WebNet

WebNet

terça-feira, 11 de março de 2014

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA DE CHAPADINHA


1. Decorreu muito bem e com a maior participação de sempre o Retiro de Carnaval promovido pelo RCC. Mais de quinhentas pessoas participaram deste tempo de reflexão e com bastante ordem e muito interesse. Foi, sem dúvida, dos melhores retiros realizados na Paróquia. Parabéns a todos que o organizaram.

2. A capela de Nª Sª de Lurdes, no bairro Recanto dos Pássaros, está telhada. Começou-se a colocar o piso morto para depois rebocar por dentro. A gruta, toda de pedra, onde vai ficar a imagem da Padroeira, também está pronta.

Capela de Nª Sª de Lurdes, no bairro Recanto dos Pássaros

3. Realizou-se com muito fruto uma reunião de pessoas provenientes de Chapadinha, Mata Roma e Anapurús sobre a situação de violência que vivemos nestes Municípios. Estiveram presentes 45 pessoas, D. Valdeci e uma advogada da Sociedade dos Direitos Humanos de S. Luís. Depois da oração e da reflexão sobre alguns textos da Bíblia que nos ajudaram a ver qual a posição de Jesus diante de situações violentas, passou-se a ouvir todos os presentes sobre o que pensavam do nosso ambiente. Notou-se uma forte incidência da violência a nível psicológico (medo dos grandes, de perder emprego...), a nível cultural (influência da colonização, escravatura, latifúndio...), a nível familiar (machismo, alcoolismo, droga, infidelidade...) a nível político (primazia e arbitrariedade da política em tudo, dependência, falta de participação do povo por ignorância...), excesso de ambiente festeiro sem controle da entrada de crianças e muita exploração da juventude, muitos bares... para exploração da juventude, muitos bares para bebidas alcoólicas, em lugares nobres e perto de colégios, muita vida noturna e sem vigilância policial, falta de lugares de recriação e de emprego, ausência de educação familiar... bebidas alcoólicas, em lugares nobres e perto de colégios, muita vida noturna e sem vigilância policial, falta de lugares de recriação e de emprego, ausência de educação familiar ... Tomou-se a decisão de promover uma escola da Doutrina Social da Igreja, denunciar acontecimentos graves, fazer manifestações públicas e incentivar a população à participação política inteligente.

Reunião de pessoas provenientes de Chapadinha, Mata Roma e 
Anapurús - sobre a situação de violência em que vivemos atualmente.

4. Temos ouvido muita gente queixando-se deste ano a organização do carnaval ter sido mais frouxa. Não ouvimos ninguém queixar-se de que os índices de aproveitamento escolar dos nossos adolescentes e jovens são dos piores do Maranhão e estes dos piores da Federação. E isto é que conta para a qualificação profissional futura dos jovens é que conta. Não é o carnaval. Temos que refletir sobre o que mais interessa e deixar de tanta brincadeira enquanto não houver responsabilidade. Faz bem um Governo que toma prioridades.

5. Pedimos a todos os interessados em participar na representação da Paixão de Cristo na Sexta Feira Santa que comuniquem seu nome à Gnú, no Secretariado, e participem nesta quarta-feira (12) da reunião no Centro, às 20h.

6. Francisco Mário e a irmã de Pe. Neves continuam nos hospitais em situação bastante crítica. Pedimos e agradecemos orações. Bonito o gesto da pequena multidão que se juntou rezando o terço pela saúde do Sr. Eduardo.

7. Muito grande a participação das comunidades no início da Quaresma com a imposição das cinzas. Nas missas de domingo daremos início à Campanha da Fraternidade.

8. No próximo Domingo (16) às 10h, haverá instituição dos Ministros da Eucaristia. Horário: Na missa das 10h.



PUBLICIDADE



Arquivo do blog