WebNet

WebNet

terça-feira, 25 de março de 2014

Prefeitura de Chapadinha Alerta a População Sobre a Tuberculose


Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, e a Prefeitura de Chapadinha através da Secretária Municipal de Saúde, junto a equipe de Controle de Tuberculose, informa à população quanto aos sintomas e diagnóstico da doença.

Dr. Sebastião Pinheiro (foto), médico do programa de tuberculose em Chapadinha, defini como uma doença grave, e que já devia ter sido extinta do mundo inteiro. Mas, mesmo com o tratamento, a doença continua campeã. “Anualmente no Brasil ocorre 6 mil óbitos por conta da doença, ano passado em Chapadinha foi comprovado um caso de óbito que é considerado grave para uma cidade com uma população de mais de 70 mil habitantes. A tuberculose precisa ser controlada e combatida é preciso cortar a cadeia de transmissão para que isso aconteça” disse Dr. Sebastião Pinheiro, acrescentando ainda que “o tratamento é quimioterápico, com medicamentos. O importante de tudo isso é cortar a cadeia de transmissão. E como isso pode acontecer? Tem que ser descobertos todos os tuberculosos para serem tratados e na hora que tratarmos o doente estaremos cortando a cadeia de transmissão, porque a tuberculose é transmitida de paciente a paciente”.

Somente ano passado foram tratadas vinte pessoas com casos da doença em Chapadinha, dessas dezoito foram curadas. Para saber se realmente possui a doença basta procurar uma Unidade básica de Saúde mais próxima de sua residência, ou ir até o Centro de Saúde Benú Mendes no bairro areal.

O indicado é que a pessoa com suspeita da doença deve evitar a auto medicação. Pois, o que facilita o tratamento é o diagnóstico precoce orientado por um profissional da saúde. A doença pode ser identificada através de exames laboratoriais de raio X, e teste do escarro.

O Ministério da Saúde aproveitou a data desta segunda-feira (24) para anunciar que as redes públicas vão disponibilizar gratuitamente o teste rápido para diagnóstico da doença. O Gene Xpert, como é chamado o teste, tem capacidade de detectar a presença do bacilo de Kock, causador da doença, em apenas duas horas e também identifica se a pessoa apresenta resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento.


Dia Mundial de Combate à Tuberculose

O dia 24 de Março foi um dia escolhido pela Organização Mundial de saúde (OMS), devido ao grande número dessa doença que ainda vem acometendo toda a população. Infelizmente é uma doença que o ministério ainda não conseguiu conter devido aos problemas que existem, como as deficiências, a questão de higiene também contribui muito para que essa doença comece a se propagar cada vez mais, então a OMS preocupada com o aumento dos casos, colocou uma data mundial de luta contra a tuberculose, então hoje Chapadinha” disse o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Geovane Lima (foto ao lado).

A data evidencia o quanto é importante manter a população quanto a doença, pois o tratamento não depende apenas da equipe médica, mas é preciso que a população contribua, levando um indivíduo suspeito, ao médico.

A Tuberculose

É uma doença infectocontagiosa que é transmitida través de um micróbio chamado “bacilo de Koch”, sendo transmitida através do ar. 

Então, todos nós estamos suscetíveis a essa bactéria. Temos que tomar cuidado sobre os Sintomáticos Respiratórios de Tuberculose. O que é isso? Os sintomáticos respiratórios de Tuberculose, são os pacientes que estão infectados com a bactéria e ainda não fizeram o diagnóstico, então essas pessoas podem vim a adoecer, e só após sentirem os sintomas que identificam o avanço da doença, é que procuram a unidade de saúde, então, devemos trabalhar em equipe para tentar diagnosticar ou precisar quem são os pacientes que estão com a tuberculose e que precisam de tratamento” – advertiu o enfermeiro do Programa de Tuberculose, Fábio Aguiar (foto ao lado).

Ascom/PMC


PUBLICIDADE



Arquivo do blog