WebNet

WebNet

quarta-feira, 9 de abril de 2014

BAIXO PARNAÍBA: Parlamentares Visitarão Obras de Irrigação Abandonadas a Pedido de Simplício Araújo



A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), requerimento do deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade/MA) que solicita a criação de uma comissão externa para vistoriar obras de irrigação inacabadas no Maranhão, em especial o Projeto Flores, na Barragem do Rio Flores, em Joselândia (MA); e Tabuleiro do São Bernardo, localizado no município de Magalhães de Almeida.

A situação dos projetos de irrigação que deveriam estar produzindo e contribuindo com a diminuição da pobreza gerando emprego e renda no Maranhão tem sido constante preocupação do parlamentar.O Projeto Flores está em completo abandono.

Segundo lembrou o deputado, o perímetro irrigado Tabuleiros de São Bernardo teve sua implantação iniciada em 1987, quando 11 mil hectares foram desapropriados pelo governo federal para implantação de 6.140 hectares de área irrigada. Após quase 30 anos, apenas cerca de 500 hectares foram realmente implantados.

Em Joselândia, a área irrigável do perímetro é de 1.720 hectares, onde chegou a ser implantada e entregue uma área de 500 hectares apenas. Encontrando-se hoje em total abandono e sucateamento, restam implantar 1.220 hectares na área em torno da Barragem do Rio Flores.

No ano passado, o parlamentar já havia protocolado requerimento de informação na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) solicitando esclarecimentos sobre o andamento dos projetos e a retomada das obras.

Simplício acredita que a recuperação imediata dos perímetros, regularização dos lotes e avanço da implantação das áreas de irrigação dos perímetros do Flores, São Bernardo e também a implantação do perímetro de Boa Esperança/Rio Balseiro são fundamentais para as famílias que esperam há décadas a execução dos projetos.

*Da Assessoria


PUBLICIDADE



Arquivo do blog