WebNet

WebNet

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

BARREIRINHAS - "Salão de Turismo da Rota das Emoções" Discute Cenário para Pequenos Negócios Turísticos

Evento reúne, em Barreirinhas (MA), saberes técnicos 
e empreendedores do Maranhão, Piauí e Ceará, numa promoção do Sebrae

Tem início nesta quinta-feira (28), na cidade de Barreirinhas (MA), a segunda edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções, uma ação de mercado promovida pelo Sebrae nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, que busca fomentar o mercado turístico dos três estados e dos 14 municípios que integram o roteiro turístico da Rota das Emoções – Jeri/Delta/Lençóis, reunindo praias, rios, lagoas, dunas, trilhas, belezas naturais, esportes radicais, artesanato e a deliciosa culinária litorânea da região.

O 2° Salão de Turismo da Rota das Emoções, marcado para o período de 28 a 30 de agosto de 2014, vem na sequência do salão realizado no ano passado, na cidade de Parnaíba (PI), trazendo exposições relacionadas ao roteiro integrado, atendimento Sebrae aos empreendedores e proprietários de pequenos negócios da região, além de ampla programação de conhecimento, incluindo palestras, oficinas e minicursos com especialistas renomados de várias partes do Brasil, além de painéis de discussão que contarão com a presença de gestores municipais, representantes dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, professores da UFMA, instrutores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Senac-MA e especialistas de diversas partes do Brasil, que trocarão experiências com representantes do cenário local.

A programação vai trabalhar quatro eixos temáticos, fundamentais para as discussões do turismo trabalhado pela Rota das Emoções, que são: a preservação ambiental, a sustentabilidade e a exploração econômica; a educação, a cultura e o turismo nos municípios; a inclusão social via turismo sustentável; e a infraestrutura e acessibilidade.

Uma das experiências a serem apresentadas é a da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul – uma referência mundial em boas práticas de ecoturismo e ordenamento turístico, contando com a presença da secretária municipal de Turismo de Bonito, Juliane Salvadori, e também de proprietários de pequenos negócios turísticos da cidade sul-mato-grossense, que contribuirão na apresentação do chamado Paraíso das Águas – como é conhecida a cidade. 

Temas como a Economia Criativa agregando valor ao destino turístico, o associativismo, a inovação em políticas públicas do turismo, rodadas de negócios e o lançamento de novos produtos turísticos estão na pauta, bem como as estratégias de marketing territorial para promover a atratividade turística. Este último tema será abordado em palestra do professor da Universidade Federal do Paraná, Marcos Aurélio Tarlombani, consultor nas áreas de Planejamento Territorial e Gestão Ambiental e Planejamento Turístico, com pós-doutorado pela Université de Paris (Pantheon – Sorbonne).

Chef francês, Olivier Anquier

Quem também participa do evento é o chef francês Olivier Anquier, que apresenta o programa de televisão “Diário do Olivier” – no ar há dez anos pelo canal por assinatura GNT – onde faz viagens em busca dos pratos que caracterizam a culinária brasileira, mostrando que a gastronomia é um dos grandes atrativos do mercado turístico. Ele estará em Barreirinhas no sábado, dia 30, às 18h30.

Olivier ao lado da apresentadora Angélica, em 
participação especial no programa Estrelas (TV Globo)

A solenidade de abertura acontece na quinta-feira (28), às 18h30, na estrutura montada na Praça do Trabalhador e cais da Beira-Rio. A programação de conhecimento tem início no mesmo dia, às 10h da manhã, com a palestra “Bem Receber – Encantando o Turista”, que será ministrada pela consultora do Sebrae, Fernanda Ramada.


SERVIÇOS:

O QUÊ: Solenidade de abertura do 2° Salão de Turismo da Rota das Emoções.

QUANDO: Quinta-feira, 28 de agosto, às 18h30.

ONDE: Estrutura montada na Praça do Trabalhador e cais da Beira Rio, em Barreirinhas – Maranhão.

Início da programação de conhecimento: às 10h, no auditório Rota do Conhecimento (montado na estrutura do evento).


Sebrae Maranhão
UMC – Unidade de Marketing e Comunicação


PUBLICIDADE



Arquivo do blog