WebNet

WebNet

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

CHAPADINHA - Sebrae e Senar Lançam Programa Sertão Empreendedor no MA

Produtores rurais de diversos municípios serão beneficiados 
com assistência técnica especializada em saber produzir na estiagem

Foi lançado, no último dia 22 – no município de Chapadinha – o programa Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido, fruto de parceria entre o Sebrae e o Senar, com o apoio de prefeituras e sindicatos rurais de 12 municípios da região, que foram selecionados para o programa.

Na ocasião, estiveram presentes a prefeita de Chapadinha, Ducilene Pontes; o secretário municipal de Agricultura, Carlo Borromeu; o presidente do Sindicato Rural de Chapadinha, José Luzia; o superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo; o executor do programa pelo Senar Nacional, Joaci Medeiros; a gerente da regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite; além de presidentes de sindicatos rurais e secretários de agricultura dos municípios de São Benedito do Rio Preto, Buriti de Inácia Vaz, Santa Quitéria, Codó, Brejo, Magalhaes de Almeida e São Bernardo.

O programa tem o objetivo de promover a competitividade e a sustentabilidade dos empreendedores rurais no semiárido brasileiro, através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

O Maranhão possui 46 municípios com características de semiárido e o programa traz um aprendizado em cima da prevenção para que produtores rurais não deixem de produzir durante a estiagem característica deste bioma. Pequenos produtores e trabalhadores rurais, incluindo seus familiares e colaboradores constituem o público alvo do projeto. Vinte produtores rurais de cada município, onde serão acompanhados durante quatro anos com assistência técnica especializada.

Acreditamos que, se existem as tecnologias para o semiárido, elas precisam sair das prateleiras para entrar no campo, então o foco do programa é ajudar ao pequeno produtor rural do semiárido, de modo que ele venha ganhar dinheiro mesmo com a seca”, afirmou o executor nacional do programa pelo Senar-MA, Joaci Medeiros.

No encontro de alinhamento ficou decidido que cada município irá agendar uma data para realização de uma palestra de sensibilização pela equipe do programa junto aos produtores, onde será escolhida a cadeia produtiva que será trabalhada durante o período de quatro anos por cada município, como consta o projeto. 

Para a gerente do Sebrae em Chapadinha, o programa é fundamental para o desenvolvimento da região. “O Sebrae e o Senar juntos estão trazendo alternativas de convivência para o semiárido e contamos também com o apoio dos demais parceiros, prefeitura municipal, sindicatos e demais órgãos que possam contribuir para esse desenvolvimento” ressaltou Larissa.

A prefeita de Chapadinha celebrou a parceria junto ao Sebrae e ao Senar com a assinatura do protocolo de intenções para implantação do programa no município. “Apoiamos essa inciativa porque acreditamos que os nossos pequenos produtores rurais vão melhorar sua produção, através do acompanhamento técnico que será oferecido e, assim, aumentar a qualidade de vida do nosso povo”, comemorou Dulcilene Pontes.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha-MA
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha-MA (98) 3471-0741


PUBLICIDADE



Arquivo do blog