WebNet

WebNet

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

VARGEM GRANDE - Inaugurada Usina de Beneficiamento de Leite de Cabra

MINI USINA DE BENEFICIAMENTO DE LEITE__MUNICIPIO DE VARGEM GRANDE__04__FOTOLEGENDA

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) participou da inauguração, esta semana, da Usina de Beneficiamento de Leite de Cabra, no município de Vargem Grande. A solenidade, que aconteceu durante a abertura da VII Exposição de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (Expovargem), teve a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), secretário Fernando Fialho.

A Usina é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Grande (Accovag), com apoio do Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA). Tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e prefeitura.


Inicialmente, a fábrica vai produzir, em média escala, leite pasteurizado e iogurte. Trezentos litros de leite serão fornecidos por criadores associados na Accovag, que serão cadastrados no Programa do Leite – uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para incrementar a merenda escolar. Além de Vargem Grande, a produção da Usina abastecerá outros municípios da região e a capital.

Além do secretário Fernando Fialho, participaram também da inauguração, o presidente da Agerp-MA, Jorge Fortes; o prefeito de Vargem Grande, Edivaldo Nascimento dos Santos; o presidente da Accovag, Antônio de Sousa Silva Filho entre outras autoridades, vereadores e criadores de ovinos e caprinos.

A indústria de leite localiza-se na Rodovia 222, km, N° 72, em Vargem Grande, município que, ao longo dos anos, tem se destacado na criação de caprinos e ovinos, proporcionando um ambiente favorável para o desenvolvimento da caprinocultura dado às características geográficas que possui. De acordo com dados da Accovag, este será o primeiro projeto de beneficiamento de leite de cabra a ser desenvolvido no Maranhão sob o registro do serviço de inspeção estadual.

O presidente da Agerp, Jorge Fortes, destacou o esforço da Accovag para a instalação da usina e elogiou a ação da governadora Roseana em executar o projeto.

Expovargem

Em sua sétima edição, a Expovargem acontece no Parque de Exposições César Viana, em Vargem Grande, por iniciativa da Accovag, da prefeitura municipal e do Governo do Estado, por meio da Egerp. A exposição tem por finalidade mostrar a importância da produção de caprinos e ovinos, bem como o fortalecimento desta atividade na região do baixo Itapecuru e a geração de renda aos criadores que veem na atividade, um futuro promissor, já que o município possui o maior rebanho do estado.

Cerca de 30 expositores participaram do evento com dezenas cabeças de caprinos. Alguns deles vieram dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí. Do Maranhão, participaram criadores dos municípios de Barreirinhas, Chapadinha, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Vargem Grande.

Além da exposição de animais, a Expovargem, proporcionou aos criadores de caprinos e ovinos, treinamento de derivados do leite, na Fazenda Baixinha, a 11 quilômetros da sede. Na ocasião, os participantes receberam orientações acerca da produção de queijo, doce de leite iogurte, todos à base do leite de cabra.



Publicidade



Arquivo do blog