WebNet

WebNet

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

CHAPADINHA - Mais um Mutirão de Combate ao Glaucoma


A Prefeitura de Chapadinha, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (09) mais uma edição do Mutirão para Diagnóstico e Tratamento do Glaucoma, mal que atinge boa parte da população na idade adulta, em especial os que se aproximam ou integram a terceira idade.

O atendimento será realizado pela equipe do Hospital Visão do Maranhão no Centro de Benú Mendes, gratuitamente a toda a população. Os pacientes que apresentam a doença no momento do diagnóstico, já saem do posto médico com o medicamento para iniciar o tratamento. No momento do atendimento o paciente deverá apresentar xerox da carteira de identidade e cartão do SUS.

O Glaucoma
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma.

O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular. O tratamento é clínico e à base de colírio.

Secom/PMC
Fotografia: Kim Pereira


Arquivo do blog