WebNet

WebNet

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Prefeitura de Chapadinha Implanta 1ª Unidade Demonstrativa para o Cultivo de Novas Culturas


A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (SEDES), iniciou o projeto experimental de desenvolvimento das primeiras unidades demonstrativas de Cultivo de Mandioca Associada ao Amendoim, do Baixo Parnaíba, sendo uma no povoado Poço de Pedra, a 17 km da cidade, e outra no município de São Bernardo.

O objetivo do projeto é melhorar a produção do município e descobrir o potencial da cultura na região. O trabalho aqui vai ser desenvolvido em equipe com as 5 famílias”, disse o técnico da secretaria municipal de Agricultura, Márcio Saraiva.

Se a prefeitura não manda as máquinas não tinha como a gente pagar o trator e não tinha como a gente desenvolver esse trabalho. Eu tô muito feliz e agradecido por esse apoio. Agora tudo só depende da gente, e braço nós temos pra fazer!” afirmou o agricultor, José Luís Saraiva da Silva.


Os trabalhos já estão avançados no local. A prefeitura de Chapadinha já mandou o trator esteira para limpar as áreas, que somadas dão 20 mil metros quadrados. E agora o trator faz a aração do terreno para receber o calcário. Produto que já está disponível aos agricultores e que ajuda na correção do solo, sendo necessários 10 quilos do produto para cada 100 metros quadrados.

Lidar com a terra exige tempo, técnica adequada e muito trabalho e, dependendo do tipo da cultura, alguns cuidados são essenciais. Aqui serão plantados o amendoim, uma novidade pra região, mandioca, milho e fava, no sistema de fileira dupla, onde a cada dois metros do pé de mandioca, por exemplo, deve ser plantada outra cultura. E para se obter o resultado desejado, o solo precisa de um tempo para absorver os nutrientes. Por isso a previsão de plantio é para o mês de janeiro.

Secom/PMC


Arquivo do blog