WebNet

WebNet

domingo, 16 de novembro de 2014

Prefeitura de Chapadinha Leva “Saúde na Escola” para Zona Rural


As escolas municipais da zona rural de Chapadinha estão recebendo ações do Programa “Saúde na Escola”, através do planejamento das Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

A escola Raimunda Batista, localizada no Tabuleiro dos Batistas, é uma das primeiras a receber o programa na zona rural, que tem total apoio da Prefeitura de Chapadinha e visa a integração e articulação permanente da educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

Com o tema “Sexualidade na Adolescência” os moradores do Tabuleiro e região receberam a equipe da prefeitura composta de enfermeiros e técnicos, professores e assistente social, que discutiram várias questões como as transformações físicas no corpo dos jovens, cuidados com a saúde, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis.


Essa é uma ação de extrema importância que a Prefeitura de Chapadinha está trazendo também para a zona rural. Uma ação dessas na escola, através de palestras educativas, leva informação, diminui o índice de patologia, de doenças que se agravam no hospital e problemas futuros como doenças no colo de útero, aids e gravidez precoce. Tanto a prefeita Belezinha quanto o secretário de saúde, acreditam que a informação é grande arma para a prevenção” – destacou o enfermeiro Túlio Peixoto.


De acordo com os professores, o índice de evasão escolar por gravidez na adolescência é alto e o tema ainda é tabu na família. Ampliar a reflexão sobre o assunto, por meio da interação entre os pais e os profissionais da educação e saúde, estimula a sexualidade responsável entre os adolescentes, ensina sobre os métodos anticoncepcionais (planejamento familiar), autocuidado e higiene pessoal.


Esse ano tivemos um índice muito alto de evasão de nossos adolescentes, iniciação muito cedo a relação sexual, as adolescentes casaram muito cedo, e por isso nós resolvemos trabalhar essa ação, para informar, para que se evite problemas futuros e diminua esse índice de evasão”- ponderou a professora Priscila Pontes.

Apesar do tema está cercado de muito tabu, o lavrador Manoel dos Santos, pai de sete filhos, revelou que em casa o assunto sempre foi discutido nas reuniões com os filhos. “Sempre converso com meus filhos a respeito dessas coisas, tantos com os homens quanto às mulheres. Porque a gente sabe que o mundo lá fora ensina de qualquer jeito e nossa obrigação é ensinar e mostrar o que é correto”- disse ele.

Os alunos mostraram muito entusiasmo com ação desenvolvida no povoado, no espaço onde aconteceu o evento eles ornamentaram com painéis e cartazes sobre os cuidados e alertas envolvendo o tema. “Esse é um tema que envolve muito preconceito, principalmente no interior, até porque o ponto de vista de quem mora aqui é bem diferente de quem mora na cidade. Foi uma iniciativa muito boa da prefeitura, pois aqui nunca tinha acontecido isso ”- declarou o aluno Yan de Sousa.

Ações de conscientização quanto aos riscos de doenças e orientações de como prevenir esses problemas estão sendo realizadas em todo o município. É o governo municipal trabalhando por todos, levando educação de qualidade para a população.

Secom/PMC


Arquivo do blog