WebNet

WebNet

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

MAGALHÃES DE ALMEIDA - Sebrae/Chapadinha Planeja Ações para o Tabuleiro de São Bernardo


Povoado do município de Magalhães de Almeida atua com agricultura irrigada

Com o objetivo de planejar ações para 2015, técnicos da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, estiveram reunidos com membros da Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiro de São Bernardo (ASITASB), onde ouviram e registraram as demandas do grupos de produtores. A reunião aconteceu no último 18 de novembro.

O povoado do município de Magalhães de Almeida - distante 156 km de Chapadinha, trabalha com agricultura irrigada, produzindo banana, milho, coco, feijão, melão, melancia em 176 hectares de terra. A associação reúne 78 famílias produtoras e, destas, apenas 42 fornecem sua produção diretamente para a prefeitura através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Apesar deste canal de distribuição, o grupo ainda enfrenta dificuldades no escoamento da grande produção. Os produtores alegam que esta é a maior necessidade do povoado.

Participaram da reunião, o secretário municipal de Agricultura, Antonio Gomes da Silva Junior; a gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite; a gestora de projetos do Sebrae, Márcia Roberta; o coordenador do PAA no município, Jorge Pontes; e o chefe da unidade regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged-MA) em Chapadinha, José Ivo Souza Cruz.

Durante a atividade, foram apresentadas algumas dificuldades enfrentadas pela associação que, além do gargalo no escoamento da produção, enfrenta problemas com a organização do grupo, já que as famílias produzem separadamente em seus hectares.

A gerente do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, afirma que a instituição vai trabalhar para a expansão da distribuição do que é produzido no povoado. “A intenção do Sebrae será prepará-los para a distribuição dessa grande produção, podendo chegar até a fornecer para os mini mercados da região. É importante também trabalhar o escalonamento da produção e o associativismo que foi outra dificuldade identificada“, ressaltou a gerente.

Com as dificuldades apontadas pela associação, a técnica do Sebrae, Márcia Roberta, adianta que serão realizadas várias atividades na comunidade para sanar tais problemas, com a oferta de capacitações em gestão de negócios e organização da associação.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha-MA.
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha-MA (98) 3471-0741


Publicidade



Arquivo do blog