WebNet

WebNet

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Mata Roma e Outros 22 Municípios Maranhenses Tiveram Adesões Aprovadas para Gestão de Recursos do SUS


Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite, nesta terça-feira (2), 23 municípios maranhenses tiveram suas adesões aprovadas para gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) de média e alta complexidade. Agora, são 77 municípios responsáveis pelas ações de média e alta complexidade, recebendo os recursos financeiros diretamente do Fundo Nacional de Saúde.

Os 23 municípios que tiveram suas solicitações aprovadas foram: Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Bacurituba, Barão de Grajaú, Bernardo do Mearim, Buriti Bravo, Cajari, Cantanhêde, Igarapé Grande, Lagoa do Mato, Lima Campos, Mata Roma, Matinha, Mirador, Olinda Nova do Maranhão, Pindaré Mirim, Pirapemas, São Domingos do Maranhão, São João Batista, São Raimundo do Doca Bezerra, São Domingos do Maranhão, Satubinha e Sucupira do Riachão.


A reunião da CIB foi presidida pelo subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite, e contou com a presença da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Lolete Arruda, da secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe e gestores de saúde de outros municípios maranhenses.

José Márcio cobrou dos gestores maior empenho no combate a mortalidade infantil. “O Maranhão tem despontado com um grande índice e precisamos, efetivamente, que o Programa Saúde da Família funcione e que seja dispensado maior atenção na alimentação dos sistemas de informação de mortalidade infantil, para que realmente retratem a nossa realidade”, solicitou.

Também receberam parecer favorável da CIB a instalação do Programa Saúde da Família em Olinda Nova do Maranhão e Palmeirândia; para implantação do Centro de Especialidades – CEO tipo 1 do município de Pastos Bons e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde em Graça Aranha.

A Maternidade Marly Sarney também recebeu aprovação para habilitação nos procedimentos de Nutrição Enteral e Parenteral e o Hospital da Mulher recebeu parecer favorável para realizar procedimentos de alta complexidade em neurocirurgia. Ainda durante o encontro foram aprovados créditos retroativos referentes aos Programas da Atenção Básica dos municípios de Colinas e Igarapé Grande.

Imirante - Com informações da Assessoria SES


Publicidade



Arquivo do blog