WebNet

WebNet

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Realizado o 1º Seminário da Balaiada: Um Grande Passo Rumo ao Reconhecimento


Texto: Do Blog da URE/Chapadinha

Aconteceu no auditório da FAP - Faculdade do Baixo Parnaíba, na sexta feira, 12, das 14 às 18 horas, o I Seminário da Balaiada, com o objetivo de promover um resgate histórico cultural do movimento com vistas, dentre outros objetivos, preparar a região nordeste maranhense para a projeção turística do movimento ocorrido na área.


O evento foi coordenado pelo professor de Filosofia, Jânio Rocha Ayres Teles, da Rede Estadual e Municipal de Ensino de Chapadinha. 

O professor, que exerce o cargo de Gestor Regional de Educação da Rede Estadual, acompanhado de sua equipe de voluntários, em sua maioria da Unidade Regional de Educação (URE), conseguiram articular municípios e instituições e promover esse grande debate sobre o tema da Balaiada.

Professor Jânio Rocha Ayres Teles

De maneira mais específica, pode-se descrever os objetivos do evento:

1) Discutir a importância de se conhecer e promover o potencial turístico-cultural do nordeste maranhense com o foco na Guerra da Balaiada, aproveitando o contingente de turistas que já se direcionam a Barreirinhas, Parnaíba, Sete Cidades, Caxias e São Luís, regiões já consolidadas no turismo regional pelo Ministério do Turismo e que já afluem grande quantidade de turistas e recursos.
2) Socializar informações sobre a história da Balaiada com as comunidades, trocando informações e promovendo um aprofundamento do conhecimento do movimento.
3) Conhecer e socializar o projeto de resgate histórico-cultural e turístico da região nordeste maranhense com foco na Guerra da Balaiaida com o título de Projeto Balaiada.
4) Elencar propostas que serão trabalhadas com vistas à promoção do projeto Balaiada.
5) Constituir comissão que promoverá estudos científicos e planejamento de execução do Projeto Balaiada em 2015.

Representantes de alguns municípios da região nordeste maranhense (Brejo, Nina Rodrigues, Anapurus e Chapadinha) participaram do encontro, contribuindo tanto com debates e explanações quanto com apresentações culturais.

Representante de BREJO


Representante de NINA RODRIGUES


Representante de ANAPURUS

PROPOSTAS ELENCADAS:

1 - Manter articulação entre os municípios, secretarias estaduais e ministérios da Cultura e Educação no sentido de promover a inclusão da região da Balaiada no Zoneamento Turístico brasileiro e, ainda, de captar capacitação, recursos e programas de orientação e fortalecimento do resgate histórico-cultural e turístico do movimento, bem como para a realização da Semana da Balaiada de 2015.

2 - Promover seminários intersetoriais (hotéis, restaurantes, escolas, Faculdades/Universidades, lideranças dos municípios, da cultura e da educação), bem como agências de turismo, para divulgação do projeto e articular ações conjuntas no sentido da consolidação do Projeto Balaiada.

3 - Busca de um espaço de referência (escritório, sala ou casa da cultura) da Balaiada em cada município, com adereços, histórico do movimento, descrição do projeto, fotos, etc.

4 - Articular junto às prefeituras, empresários e sociedade local de cada município a realização, na Semana da Balaiada de 2015, o “Arraial da Balaiada”, em praça pública, com stands para exposição, venda de artesanato, comidas típicas, apresentação de trabalhos de órgãos de cultura da prefeitura e de entidades da sociedade civil, bem como palco para apresentações culturais, especialmente de trabalhos escolares.

5 - Instituição em Lei Municipal da Semana da Balaiada.

6 - Inclusão no calendário escolar dos municípios a Semana da Balaiada como tema gerador do 4º bimestre letivo.

7 - Que a comissão estimule pesquisas escolares e acadêmicas teóricas e in-loco sobre fatos e lugares relacionados à Balaiada em seus municípios. Tais pesquisas devem incluir o levantamento de relatos populares e lendas de cada lugar, para agregar valor ao levantamento turístico.

8 - Criação de uma apostila com a história da Balaiada, incluindo fatos, lendas e lugares de cada município, para utilização conjunta pelos municípios em suas grades disciplinares do 4º bimestre letivo.

9 - Produzir material informativo (folder, jornal, cartilha, encarte, etc) referente ao tema da Balaiada para que possa haver divulgação da Semana e dos lugares de visitação, especialmente focados na Semana da Balaiada.

10 - Criação do Blog da Balaiada.


COMISSÃO

Articulação geral:
Jânio Rocha Ayres Teles

Município de Chapadinha:
Diogo Rodrigues da Silva
Adriano Nascimento Valadares

Município de Nina Rodrigues
Erickson Maxweell Bezerra Santos
Claudionor Braga da Silva Junior

Município de Anapurus
Edinalva Gonçalves Monteles
Maria Felipa A. Vieira

Município de Brejo
Ana Maria Ramalho Melo
Francisca Maria de Azevedo Silva Santos

O Encontro serviu para reativar o tema na região e projetar laços de comunicação que formarão uma teia social que pretende-se culminar com a instituição efetiva da Semana da Balaiada como patrimônio histórico, cultual e turístico da região nordeste maranhense.

Parabéns à equipe organizadora e a todos(as) os que direta e indiretamente contribuíram para a realização do Seminário e da I Semana da Balaiada.

Equipe de trabalho que promoveu a realização do evento: da esquerda para a Direita: Alcides Pereira, Ivandro, Victor Hugo, Jânio Rocha, Valéria, Cristina Franklin, Edinalva, Maria das Dores / abaixo: Wannylsonn, Romênia Berce e Isabel Gonzaga. Tem também a Vanusia Fernandes e a professora Felipa (de Anapurus), Jordelane (Nina Rodrigues) e Francinalda, de Chapadinha.

Gostaríamos de agradecer, em especial, aos parceiros mais diretos e que possibilitaram a realização estrutural das atividades:

- FAP - Faculdade do Baixo Parnaíba 
- Prefeitura Municipal de Anapurus
- Prefeitura Municipal de Chapadinha 
- Prefeitura Municipal de Nina Rodrigues 
- Prefeitura Municipal de Brejo 
- Armazém Paraíba 
- SINDCHAP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha 
- Sociedade Esportiva REAL BRASIL 
- URE Chapadinha - Unidade Regional de Educação de Chapadinha
























Publicidade



Arquivo do blog