WebNet

WebNet

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Chapadinha e Região Ganham 36 Novos Policiais


Em todo o Estado, são 1.800 novos policiais, sendo 1 mil para o interior


Foi realizada na tarde desta sexta-feira (21), na Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo), em Chapadinha, sob comando do Major Glauber, a Cerimônia de Formatura dos 36 Novos Policiais que irão atuar nos 17 municípios subordinados à 4ª CI/PM.

Diversas autoridades estiveram presentes, como a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, o prefeito e o vice de Brejo, Omar Furtado e Chico Caldas, a prefeita de Mata Roma, Carmem Neto, o procurador do município de Anapurus, Júnior Almeida, representando a prefeita de Anapurs, Tina Monteles; o deputado Magno Bacelar, representando a governadora Roseana Sarney, vereadores de Chapadinha e de cidades vizinhas, entre outras autoridades. As bênção aos novos policiais foram dadas pelo Pastor Pedro Vilella, da 1ª Igreja Batista de Chapadinha e pelo Padre Neves, pároco da cidade.

Depois de aprovados no concurso público realizado em 2012 pelo governo do Estado, os Soldados da 4ª Companhia PM Independente tiveram aulas práticas e teóricas durante quatro meses. A previsão é de que eles comecem a trabalhar já na próxima semana, depois de serem nomeados e tomarem posse. Mil policiais foram formados para trabalhar em 21 pólos no interior do Estado e 800 trabalharão na capital, São Luis.

Com a formatura dos 1.800 novos PM's, sobe para 8.800 o número de policiais militares em todo o Maranhão. É um número considerado baixo, se comparado à estimativa da ONU que prevê um policial para cada 300 habitantes. De acordo com o Censo de 2010, o Maranhão tem mais de 6,57 milhões de habitantes, assim, a média é de um PM para 746 habitantes.


PUBLICIDADE



CHAPADINHA: Prefeita e Secretário de Obras Assinam Ordem de Serviço para Construção do Poço do Povoado Santana


A prefeita Ducilene Belezinha e o secretário municipal de Infraestrutura, Aluízio Santos, assinaram na última sexta-feira (21) no povoado Santana, a ordem de serviço para a construção do poço daquela comunidade. O evento contou com a participação do secretário de assistência social, Francisco Paiva, do empresário, vencedor da licitação para realização da obra, Chaguinha Baleco (da empresa Delta Construções), do empresário Bacurau e moradores da região.

O local já foi contemplado pelo projeto firmado entre prefeitura e INCRA, ainda no ano passado, para construção da estrada e vai receber também, iluminação pública. Mudanças que seu Antônio Alcemir tanto lutou e que só agora, no governo de Ducilene Belezinha, está vendo acontecer.


A parceria do Governo Municipal com o Governo Federal, através do deputado Kleber Verde, resultou na emenda de mais de 500 mil reais que serão investidos na construção de dois poços. Um para a região do povoado Santana e outro para o Canto Ferreira, onde serão construídas mais de 5 mil metros de rede , atendendo a mais de 150 famílias.

Graças a uma emenda do do deputado federal Kleber Verde e viabilizada pelo José Inácio, via Incra, que hoje essa obra se torna realidade. Um trabalho que é importantíssimo para esta comunidade que por anos sofre com a falta de água. É uma satisfação muito grande em poder assinar hoje a ordem de serviço e saber que em média de 40 a 45 dias vamos entregar essa poço. Além do poço, com reservatório de 10 mil litros, vem a estrada pra cá, fruto do convênio com o INCRA no valor de R$ 2,5 milhões. Isso é só o começo. Vamos assinar, nos próximos dias, a ordem de serviço lá para o Canto Ferreira e ainda temos mais nove poços para assinar a ordem de serviço. Isso é garantir o direito das pessoas de terem água potável em suas casas”, declarou o secretário Aluízio Santos.


O poço vai ter uma profundidade de mais de 100 metros para proporcionar água de qualidade e quase 4 mil metros de rede. A obra vai atender a mais de 40 famílias que esperavam há muito tempo a atenção do poder público.

É mais um sonho realizado da comunidade e também nosso, que nos comprometemos e estamos hoje, aqui cumprindo. Graças às nossas parcerias com o Deputado Federal Kleber Verde e também o José Inácio do Incra, que a gente tá aqui também falando da estrada que vai atender a essa localidade e que já começou a ser feita no mês passado. Deu uma parada por conta das chuvas, mas logo, logo estaremos inaugurando estrada , poço e água nas torneiras. Estamos trabalhando incansavelmente para levar iluminação pública para todos os povoados de nosso município e Santana também será contemplado”, afirmou Ducilene Belezinha.

Ascom/ PMC


PUBLICIDADE



NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA DE CHAPADINHA


Você é nosso convidado especial para participar junto conosco da 18ª edição da Arca da Aliança, Retiro de Carnaval realizado pela Renovação Carismática Católica de Chapadinha - 
Venha fazer parte desta galera e deixe-se surpreender com o que temos preparado para você, ou melhor dizendo, com o que Deus tem reservado a todos nós!

Esse ano com o tema: "REUNIDOS NUM SÓ CORPO PELA FORÇA DA CRUZ" (EF. 2,16).

E aí?! Vamos lá?!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO VALOR DE R$ 20,00 NO SECRETARIADO DA IGREJA MATRIZ OU PROCURE SEU COORDENADOR DE GRUPO DE ORAÇÃO OU MINISTÉRIO!

1- O Grupo de Teatro "João Paulo II" está levando a efeito uma iniciativa louvável: recordar a todos a necessidade da alegria e da boa educação. Queremos que o gesto fique como incentivo, e que se repita por mais vezes para atingir toda a Paróquia. Parabéns ao Prof. Tiago e aos jovens que estão a colaborar.

2. Realizou-se, no último dia 11, no centro CBNET, uma reunião com a presença do Sr. Bispo e cerca de 25 pessoas vindas da capital São Luís e outras dioceses, preparando a Romaria da Terra e das Águas que se vai realizar aqui em Chapadinha nos dias 17 e 18 de Outubro de 2015. A análise da conjuntura da realidade em que vivemos e que nos foi apresentada é um tanto desesperada. O sistema sócio-econômico de governação privilegia uma minoria, deixando a maioria da população esquecida. Por isso a marginalidade aumenta, o que favorece a criminalidade. E o perigo é se o povo acorda e compreende a situação em que o colocaram.

3. ERRATA/Catequese: Publicamos anteriormente que a catequese começaria com as inscrições no dia 17 de março. Engano. Na verdade teve início na última segunda-feira (17). E os encontros de catequese começarão no próximo dia 7 de Março. Portanto, reforçamos o convite para que os pais procurem matricular seus filhos na Catequese!

4. Na noite do último domingo (16) depois da missa solenizada com o Coral Paroquial, foi abençoada a cobertura sobre o Palco da Praça. Um melhoramento que foi oferta do sr. Francisco Rodrigues de Araújo, dono da empresa TRIMETAL, a quem muito agradecemos.

5. Neste domingo (23) será inaugurado o Centro Catequético da comunidade de Santo Antônio (bairro Parque Independência) pelas 16h. Não haverá na capela missa pela manhã. A Missa de Ação de Graças será celebrada à tarde, antes da benção; Acontece no mesmo dia, o II Retiro das Santas Missões na Prata e na Aparecida. Na última terça-feira (18) depois da missa na igreja do bairro Aparecida, foi realizada uma reunião com os representantes desse setor que inclui o Bairro da Cruz. Terras Duras ficará para depois.

6. Esta semana que se finda, foi realizado o Cerco de Jericó. O Santíssimo Sacramento está exposto na antiga Casa das Irmãs da Caridade, junto à Praça da Matriz. Pedimos a todos que retirem um pouco do seu tempo para adorar a Deus. Estão afixados nas comunidades os papéis com os responsáveis pelas noitadas e pelas horas de adoração.

7. Foi já feita a Escritura e pago o terreno para a capela de Santo Expedito - no bairro do Sol Nascente. A construção da capela de Nª Sª de Lurdes, se Deus quiser, vai ser começada a telhar esta semana. E correu muito bem e participada a festa da Padroeira, no bairro.

8. Começaram nesta semana as matrículas para a Catequese paroquial. As matrículas devem ser feitas no bairro em que moram as crianças e os adolescentes. Vamos fazer todo o possível para que o CBNET, do Centro, sirva só para Profissão de Fé e Crisma.



PUBLICIDADE



Morre Aos 65 Anos Sr. Gonçalo - Pai do Guarda Municipal Netinho Gedeão

GONÇALO DIAS FERREIRA
*08.Ago.1948  ....  +21.Fev.2014

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do sr. Gonçalo Dias Ferreira, aos 65 anos, ocorrido na noite desta sexta-feira (21) por volta das 20h40, no Hospital São Domingos, na capital São Luís. Segundo informações de familiares, o mesmo não resistiu a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Nesta foto, sr. Gonçalo com seu filho, 
o Guarda Civil Municipal Gedeão Neto (Netinho)

O corpo está sendo velado na residência da família, na rua Ananias Albuquerque - Centro, próximo à Funasa (extinta Sucam). O sepultamento será realizado no Cemitério Nsa. Sra. Aparecida (no bairro de mesmo nome), mas sem hora definida ainda, em decorrência de espera de familiares que residem fora.

À família enlutada, nossas condolências...

*Com informações do Portal Interligado

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CHAPADINHA: Detran Leiloará Neste Sábado (22) Veículos Recolhidos no Pátio da 6ª Ciretran

Fachada do prédio da 6ª Ciretran/Chapadinha
Foto/Créditos: Sousa Neto
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realiza neste sábado (22), a partir das 10h, na sede da Vip Leilões – Km 07 da BR-135 - o segundo leilão de 2014, que é referente ao 3° lote do último leilão realizado em 2013.

Na oportunidade serão oferecidos 205 veículos para serem leiloados. Dentre estes veículos estão motos, carros e sucatas recolhidos nos pátios do Detran-MA de São Luís e das Ciretrans dos municípios de Caxias, Chapadinha, Timon, Açailândia, Imperatriz e Presidente Dutra.

De acordo com informações do presidente da Comissão de Leilão do Detran-MA, Dilson Beckman Lago Junior, outros veículos que não foram vendidos em dezembro e em janeiro de 2013 também irão a leilão neste sábado. “Alguns veículos e sucatas que não foram vendidos nos dois últimos lotes, serão colocados nesse leilão. Esperamos um bom público para o evento”, afirma Beckman.

Para participar do leilão, os interessados devem ter mais de 18 anos de idade, não ser funcionário do Detran-MA e de nenhuma Ciretran, nem das Secretarias de Trânsito e Transporte dos municípios com carros a serem leiloados. É vetada, também, a participação de policiais militares, civis e rodoviários federais, assim como funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços ao Detran/MA e às Ciretrans.

O leilão também é online, portanto os lances podem ser dados lances via internet. Para isso é necessário que o participante tenha cadastro no site da Vip Leilões.



PUBLICIDADE



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CHAPADINHA: Prefeitura Paga Servidores da Educação (Ativos, Aposentados e Pensionistas) Nesta Sexta (21)

O pagamento dos servidores municipais da Educação (Ativos, Aposentados e Pensionistas) foi depositado na agência do Banco do Brasil na manhã desta quinta-feira (20), a informação foi confirmada pela Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Administração.

Os proventos, referente ao mês de fevereiro, estarão disponíveis para saque a partir das 00h00 desta sexta-feira (21) conforme procedimento da agencia bancária.

O pagamento dos servidores da Educação, como havia anunciado a prefeita Ducilene Belezinha, estava marcado para sair nesta sexta-feira. A classe recebe seus proventos já com o novo piso de R$ 1.697,39, que sofreu um reajuste de 8,32%, mais retroativo de janeiro e ainda pagamento antecipado 50% das férias.

O montante liberado pela prefeitura- abrangendo Educação e IPC- somam mais de 4,5 milhões.



PUBLICIDADE



CHAPADINHA; Governo do Estado Anuncia Implantação de Unidade de Atendimento do Viva Cidadão

Governo Amplia Serviços do Viva Cidadão para Novos Municípios

O Governo do Estado está instalando novas unidades de atendimento do Viva Cidadão em diversos municípios do Maranhão. A medida está sendo viabilizada por meio do compartilhamento de modernos prédios das agências de atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) instaladas no interior do estado.

A cessão dos espaços pela Sefaz, que permite a expansão rápida deste importante complexo de serviços do Estado em diversos municípios, está sendo possível porque a maioria dos serviços da fazenda pública já é realizada no sistema de auto-atendimento pela Internet e não mais de forma presencial.


Os próximos prédios que serão cedidos pela Sefaz, são as agências dos municípios de Timon, Pinheiro, Codó, Chapadinha e Barra do Corda. Ainda está prevista a construção de um novo prédio da Sefaz em Grajaú, que também será compartilhado pelo Viva Cidadão.

As obras de ampliação e de adequação das instalações físicas serão licitadas pela Sefaz, que mantém uma agenda de reuniões com a gerência do Viva Cidadão para as definições das estratégias para a implantação de cada uma das unidades.

O primeiro prédio cedido pela Sefaz foi o da Agência de atendimento de Açailândia, em 2011. No final de 2013 foi inaugurado o Viva Cidadão de Pedreiras, instalado no prédio da Sefaz daquele município. O próximo complexo de atendimento do Viva Cidadão será instalado na Agência da Sefaz de Timon, em 90 dias.

Além de compartilhar as instalações, a Sefaz cede toda a infraestrutura de comunicação, conexão com Internet, móveis e equipamentos já existente para o funcionamento adequado desta grande central integrada de atendimento do Estado.

De acordo com o secretário de Estado de Fazenda, Cláudio Trinchão, a Sefaz cedeu parte de seus prédios para instalar adequadamente o Viva Cidadão, com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade à prestação de serviços públicos de qualidade.

Na opinião do secretário da Fazenda, a postura da Sefaz em compartilhar os prédios vai reduzir custos. Segundo Trinchão, os prédios possuem conforto e infra-estrutura de comunicação, o que permitiu ao Governo do Estado fazer uma rápida instalação do Viva Cidadão nestas importantes cidades do Estado e ofertar seus imprescindíveis serviços para a população.

Os prédios cedidos pela Sefaz terão seus espaços ocupados pelas diversas repartições públicas que compõem o Viva Cidadão e prestam serviços diretos à população. A Sefaz manterá a ocupação de pequenas instalações, suficientes para os seus serviços de atendimento aos contribuintes do ICMS e do IPVA, pois a maioria dos seus serviços já é realizada no sistema de auto-atendimento pela Internet.

A Central Integrada de Atendimento Viva Cidadão tem como objetivo manter um padrão de prestação dos serviços públicos oferecendo ao cidadão, atendimento de qualidade com rapidez e conforto, tudo reunido em um só espaço físico, com representações de 27 órgãos e entidades.


PUBLICIDADE



Roseana Sarney Anuncia Reajuste nos Salários dos Servidores

A governadora Roseana Sarney, dentro das ações do Plano de Valorização do Servidor, anunciou reajuste salarial de pelo menos 18,07% para os servidores efetivos, durante coletiva na tarde desta quarta-feira (19), no Palácio dos Leões.

O governo vai honrar integralmente o acordo firmado com os servidores”, afirmou a governadora. Segundo explicou Roseana Sarney, a Lei 9.664 estabelece que a aplicação do plano está condicionada ao crescimento da receita corrente líquida, entre os anos de 2011 e 2013, em pelo menos 18,07%. Contudo, o aumento da receita corrente líquida foi de apenas 13%, assim o reajuste possível seria de 62,03% sobre o total do que estava previsto.

No entanto, decidi aplicar o reajuste integral, ou seja, 100% previsto no Plano Geral de Cargos e Carreiras dos Servidores Públicos” garantiu a governadora. Ela detalhou, ainda, que o crescimento abaixo do esperado da receita corrente líquida foi impactado pela queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) - que o governo federal transfere aos estados.

O reajuste previsto no Plano de Cargos e Carreiras do Servidor beneficiará aproximadamente 61 mil servidores ativos e 26 mil inativos. O reajuste passa a valer a partir do mês de fevereiro e para os professores, será retroativo a janeiro.

Na ocasião, a governadora explicou que será necessária a adoção de cortes de custeio para garantir os recursos necessários ao reajuste. “Já determinei à Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) que adotasse as medidas necessárias para custear as despesas adicionais com esses reajustes, sem comprometer as metas fiscais” afirmou.

O plano prevê investimento de 1,6 bilhão até o ano de 2015. Do total, R$ 800 milhões serão aplicados exclusivamente para garantir o reajuste dos salários dos servidores.



PUBLICIDADE



Lançamento do Projeto "Chapadinha + Verde" Será Nesta Sexta-Feira (21)



A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Mídia Plac, e apoio da Secretaria Municipal de Obras, realiza nesta sexta-feira (21) o lançamento do Projeto "Chapadinha + Verde". O projeto tem por objetivo arborizar a cidade e chamar a atenção para a preservação do meio ambiente.

Todo o canteiro da avenida Oliveira Roma está recebendo o plantio de “ipês e nim”. De acordo com o secretário da pasta, Alex Cardoso, com as principais ruas arborizadas, a Prefeitura irá proporcionar mais sombra e melhor clima para a cidade.

O Chapadinha + Verde conta com a parceria do empresariado local, onde cada empresa amiga tem direito a divulgação da sua marca nas cercas que recebem as mudas. Quem desejar conhecer mais sobre o projeto e quiser construir, sendo também um parceiro, basta procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O lançamento será em frente ao prédio da Prefeitura, às 16h.



PUBLICIDADE



FAP/Chapadinha - Abertura do IV Fórum de Educação do Baixo Parnaíba (Fotos)


Cerca de 1500 inscritos segundo os organizadores do IV FÓRUM, dessa quantidade mais de 500 professores ganharam bolsa da prefeitura municipal de Chapadinha.

A Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP,  realiza a partir desta quarta (19) até sábado (22) o IV FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO BAIXO PARNAÍBA, que têm como tema: EDUCAÇÃO E TRABALHO: Compromisso e responsabilidade da escola com a formação social e profissional.

Importante evento que representa o crescimento social, educacional, cultural da nossa cidade e região, e tem como foco a práxis fundamentada nos fazeres e saberes docentes construídos a partir de uma visão de mundo,da mediação reflexiva e das competências: intuitiva, intelectiva, prática, emocional.

Sendo que essas competências compreendem: o pensar, o agir, o fazer e o sentir. Esses princípios são articulados com a dimensão técnica e política mediadas pela ética, para convergir na atuação competente do educador.

Nos dias 20 (quinta) e 21 (sexta-feira) no horário das 8 às 12 horas, o prof. Me. João Damiani (foto) estará desenvolvendo a OFICINA: SITUAÇÕES DE SALA DE AULA: interação, discurso e aprendizagem - onde discutirá algumas práticas que acontecem na sala de aula e buscar através da reflexão ultrapassar os paradigmas que mantém e estigmatizam essas práticas como permanentes. (Coordenador Prof. João Damiani)


Confira abaixo fotos da Abertura, que aconteceu na noite desta quarta-feira (19):

Professores fazem fila  para entrar no ginásio da FAP
Na entrada do ginásio





Nair Pontes  (Proprietária da Escola "O Pequeno Príncipe")
ao lado da conferencista Selma Pimenta Garrido

















terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Chapadinha Convoca Barraqueiros para Reunião com a Vigilância Sanitária

A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Cultura, convoca os barraqueiros que vão participar do Carnaval da Chapada 2014 para uma reunião, na tarde desta terça-feira (18) às 15h, no auditório da prefeitura, com a participação do Departamento de Vigilância Sanitária do município.

A reunião tem por finalidade tratar das regras de funcionamento das barracas durante os quatro dias de folia. Como, por exemplo, comercialização de produtos, vendas de bebidas alcoólicas para menores, padronização de barracas, e outros.

O carnaval da Chapada 2014 - “Vem Aqui é Só Alegria”, inicia no próximo dia 28 com uma programação toda especial com a animação das grandes bandas do circuito nacional, como Forró Estourado, Forró dos Plays, Solteirões do Forró, Zero Hum, Oz Bambaz, Axé Bral, Afoxé, Ivo Brown e muita marchinha, bloco de rua e os famosos “Esquentas” na praça Cel. Luiz Vieira.



PUBLICIDADE



Arquivo do blog