WebNet

WebNet

sexta-feira, 30 de maio de 2014

UFMA-Campus/Chapadinha - Oferece 160 Vagas de Graduação para o 2º Semestre


UFMA oferece 3.108 vagas de graduação para o 2º semestre

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da respectiva Pró-Reitoria de Ensino, divulgou, nesta terça-feira (27), o Edital Nº 145/2014 - Proen, que regulamenta o ingresso para os cursos de Graduação da UFMA para o semestre 2014.2. O referido edital trata das vagas que serão disponibilizadas aos alunos que desejarem ingressar na Universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) utilizando a nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Para o segundo semestre, a UFMA ofertará 3.108 vagas distribuídas por campus - São Luís, Bacabal, Codó, Pinheiro, São Bernardo, Chapadinha, Imperatriz e Grajaú -, curso, turno e categoria especificados no anexo do edital. No documento, consta que a seleção dos estudantes será feita em duas chamadas sucessivas, sendo que as vagas não ocupadas em chamadas regulares serão preenchidas pelos alunos constados na Lista de Espera, após estes confirmarem interesse pela vaga via Sisu no período específico.

O aluno deve ficar atento ao site da UFMA e ao calendário do Sisu para acompanhar o lançamento dos editais de chamada e respectivas datas. O candidato à vaga também deve ler o Edital Nº 145/2014 - Proen para saber de todos os documentos que deve ter em mãos no ato da matrícula, caso seja chamado.

Campus/CHAPADINHA

Secretaria Acadêmica
BR 222, Km 04, S/N
(98) 3272-9904 / 9908-1201 / 3272-9900 / 9902-9907

CURSOS/VAGAS:

- Agronomia ........................... 40
- Ciências Biológicas ............. 40
- Engenharia Agrícola .......... 40
- Zootecnia ............................. 40

TOTAL = 160 Vagas.

Ascom/UFMA


Atleta Chapadinhense Luciane Nunes Vence Campeonato Barsileiro de Jiu Jitsu em Fortaleza-CE


A Academia GRACIE BARRA - de Chapadinha, na pessoa dos professores Earle Pimenta e Robson Farias, vem através desta parabenizar a atleta de Jiu Jitsu Luciane Nunes pela a sua vitória obtida no Campeonato Brasileiro, neste ano de 2014, em Fortaleza-CE.


"Aproveitamos este momento para agradecer á todas as pessoas que contribuiu e vem contribuindo para que a academia GRACIE BARRA de Chapadinha continue atingindo os objetivos que entre eles citamos, a formação de novos atletas nesta modalidade e a socialização entre crianças e jovens ensinado-os a conviver com as diferenças assim como ensinar a cada atleta a respeitar os seus limites físicos e de seus colegas e ao mesmo tempo superar estes limites.


É importante reforçar que estes objetivos não estariam sendo alcançado se não houvesse uma parceria entre membros da sociedade, empresas e políticos de nossa cidade. De ante mão um agradecimento e um reconhecimento todo especial para a Associação do Boa Vontade ,na pessoa do presidente Nunes que foi a primeira entidade a abraçar este trabalho, ,também social, nos cedendo um espaço físico dentro da associação para que o esporte pudesse acontecer.


Portando, para estas pessoas que tanto contribui e acredita no poder da transformação do esporte, a GRACIE BARRA de chapadinha tem o prazer de saudá-los da forma mais respeitosa que podemos fazer dentro deste esporte que é curvando nossas cabeças e dizendo: OSSSSSSSSS..."

(Moébio Meneses Carvalho)


quarta-feira, 28 de maio de 2014

CHAPADINHA - CDP é Reconhecido pela Associação dos Magistrados do MA como Unidade Prisional Modelo no Estado

Juiz Cristiano Simas, Diretor Raimundo Peres e Juiz Gervásio Santos

Ao contrário da maioria das unidades prisionais do Maranhão que se encontram em situação de calamidade, com denúncias de superlotação e péssimas condições estruturais, o Centro de Detenção Provisória da Comarca de Chapadinha oferece todas as condições dignas necessárias para as pessoas que ali cumprem pena ou se encontram aguardando o término do processo. A observação é do presidente da AMMA (Associação dos Magistrados do Maranhão), juiz Gervásio Santos, que teve a oportunidade de conhecer o CDP durante visita à comarca, nesta terça-feira (27).

Durante a visita, Gervásio Santos conheceu todas as dependências do Centro, cujo imóvel foi reformado no ano passado, por insistência do juiz da Execução, Cristiano Simas, que juntamente com o diretor da unidade prisional, Raimundo Peres, acompanha de perto o cotidiano dos presos. De acordo com Gervásio, o ambiente é ordeiro, limpo, no qual é mantido o respeito à condição humana dos presos.


O Centro de Detenção de Chapadinha abriga 100 presos, dos quais 37 são definitivos. Atualmente são oferecidos cursos de eletricista e pedreiro, com recursos do Pronatec, e a unidade já está trabalhando na montagem de uma sala de inclusão digital. Em parceria com a Prefeitura Municipal, também já está sendo providenciado atendimento odontológico aos presos dentro da unidade prisional, atualmente essa demanda é feita em um posto de saúde do município.

Apesar dos avanços, o CDP de Chapadinha enfrenta dificuldade com número de funcionários que está aquém das necessidades, pois há apenas seis agentes penitenciários e oito servidores terceirizados (Plantonistas). Mas, mesmo assim, na avaliação do juiz Gervásio Santos, o juiz da Execução e o diretor da unidade prisional de Chapadinha estão de parabéns, pois conseguiram criar uma ilha de excelência no triste quadro do sistema prisional maranhense.

Para o diretor Raimundo Peres, o reconhecimento dado ao CDP de Chapadinha pela AMMA como uma unidade modelo, se deve exclusivamente ao empenho de todos que desenvolvem de forma direta ou indireta os trabalhos naquela unidade prisional "Sem dúvida, estão de parabéns todos os colegas serventuários da 1ª e 2ª vara da comarca de Chapadinha, aos colegas do Ministério Publico, da Defensoria Pública, a assistência prestada também por membros e ex membros do governo municipal, que na medida do possível nos auxiliam. Devo parabenizar os colegas de trabalho; agentes penitenciários, Colaboradores das empresas VTI, Atlântica e Masan, que por diversas vezes deixaram o aconchego do lar para desenvolver está tão difícil e árdua missão. Sem o empenho de cada um aqui citado este trabalho não estaria rendendo positivamente".



segunda-feira, 26 de maio de 2014

ARTIGO - As Comunidades Quilombolas Alumiam o Baixo Parnaiba Maranhense

O prefeito de Brejo, Omar Furtado, acompanhado de uma comitiva, participou no sábado (17) do último dia do 1º Congresso Regional de Comunidades Quilombolas do Baixo Parnaíba. Foto: Blogue de William Fernandes / TV Mirante
O prefeito de Brejo, Omar Furtado, acompanhado de uma comitiva, participou no sábado (17) do último dia do 1º Congresso Regional de Comunidades Quilombolas do Baixo Parnaíba


O Encontro de comunidades quilombolas do Baixo Parnaíba, alumiou muitas comunidades do município de Brejo. Algumas pessoas duvidaram de sua realização. A Secretaria de Direitos Humanos, ligada a Presidencia da República, enviou uma representante. O leste maranhense responde por um numero expressivo de defensores dos direitos humanos que o agronegócio ameaçou de morte. Esses defensores entraram no programa de proteção que a secretaria coordena.

A comunidade de Depósito se proclamou como comunidade remanescente de quilombos. Por várias vezes, os funcionários da proprietária destruíram as plantações dos quilombolas. Eles se enfrentaram pela última vez quando a proprietária arrendou a propriedade para empresários paulistas plantarem cana. A Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão fiscalizou a propriedade a pedido da SMDH (Sociedade Maranhense de Direitos Humanos) e autuou a proprietária por desmatar áreas de preservação permanente. O senhor Manoel Natal, presidente da associação de Depósito, é um dos incluídos no programa de proteção.

Os quilombolas aguentaram calados, anos a fio, os desmatamentos de seus territórios para que empresários plantassem soja e capim. As carvoarias devastaram a Chapada. Os bacurizeiros e pequizeiros predominavam na vegetação. O Cerrado deu lugar a soja. A mata ciliar deu lugar ao capim. Em qualquer um dos casos, as pessoas se sujeitam aos agrotóxicos que empresários ou até mesmo os próprios agricultores despejam. A contaminação dos veios de água é feroz.

O prefeito de Brejo, o doutor Omar, apareceu no ultimo dia do Encontro de Comunidades Quilombolas do Baixo Parnaiba. Provavelmente, ele imaginou que os quilombolas o tratariam com mesuras. Aconteceu o contrário em todos os espaços públicos onde parou para conversar. A declaração de um morador da Vila das Almas soou como uma tapa na cara do prefeito: “Eu bebo é lama”. Ele se referia ao fato que a água, que saia do poço artesiano construído a mando da prefeitura, vinha cheia de barro. Em outro momento, ele perguntou o que poderia fazer para conter o desmatamento das Chapadas. Quem sabe, propor uma lei a Câmara de Vereadores de Brejo que impeça novos desmatamentos.

As comunidades quilombolas de Milagres arquitetaram com os vereadores do município e com o CEDEPROC, de Santa Quiteria, a elaboração e a aprovação de um projeto de lei que impede mais desmatamentos no município. A iniciativa partiu das comunidades de Tucuns e São Francisco. O Syd, plantador de soja, planejava desmatar os baixos, plantar capim e criar gado próximo às comunidades. Com a lei, ele não pôde prosseguir. Os plantadores de soja no Baixo Parnaiba aplicam parte de suas rendas na compra de propriedades situadas nos baixos com o propósito de criarem gado.



PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Prefeitura Realiza Mutirão do Glaucoma Nesse Sábado (31)


A prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) em parceria com o Hospital da Visão, realizará no próximo sábado, 31 de maio, mais uma edição do Mutirão do Glaucoma. Os atendimentos irão começar as 8h no posto Benú Mendes, bairro Areal. É obrigatório que o paciente leve a Xerox da carteira de identidade e do cartão do SUS.

De acordo com informações colhida pelo titular desta página, as pessoas que forem diagnosticadas como portadores de glaucoma irão receber tratamento clínico por meio de colírios para utilização durante três meses. Após esse período, o paciente será reavaliado em novo mutirão para saber se há ou não a necessidade de cirurgia.


SOBRE O GLAUCOMA

O glaucoma é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é cegueira irreversível. O fator de risco mais relevante e estudado para o desenvolvimento da doença é elevação da PIO . Os valores normais situam-se entre 10-21 mmHg. Quando a PIO está aumentada, mas não há dano evidente do nervo óptico nem alteração no campo visual, o paciente é caracterizado como portador de glaucoma suspeito por hipertensão ocular (HO). Quando a PIO está normal e o paciente apresenta dano no nervo óptico ou alteração no campo visual, ele é classificado como portador de glaucoma de pressão normal (GPN).
Exceto no glaucoma de início súbito, chamado glaucoma agudo, a evolução é lenta e principalmente assintomática.

Essa doença afeta mais de 67 milhões de pessoas no mundo, das quais 10% são cegas (acuidade visual corrigida no melhor olho de 0,05 ou campo visual com menos de 10 graus no melhor olho com a melhor correção óptica) (2). Após a catarata, o glaucoma é a segunda causa de cegueira, sendo, porém, a principal causa de cegueira irreversível. No Brasil, há escassez de informações quanto à prevalência do glaucoma. A maior parte dos estudos mostra prevalência de 2%-3% na população acima de 40 anos. Vários fatores de risco, além da PIO aumentada, já foram identificados: idade acima de 40 anos, escavação do nervo óptico aumentada, etnia (negra para o de ângulo aberto e amarela para o de fechamento angular), história familiar, ametropia (miopia para o de ângulo aberto e hipermetropia para o de fechamento angular) e pressão de perfusão ocular diminuída.

O glaucoma pode ser classificado da seguinte forma : glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), glaucoma de pressão normal (GPN), glaucoma primário de ângulo fechado, glaucoma congênito e glaucoma secundário.

O GPAA, forma mais comum de glaucoma, é diagnosticado por PIO superior a 21 mmHg, associado a dano no nervo óptico ou a defeito no campo visual compatível com glaucoma e ausência de anormalidades na câmara anterior e de anormalidades sistêmicas ou oculares que possam aumentar a PIO.

Ascom/PMC


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Mais Educação: Escola do Povoado Vila Nova Já se Programa para o Início das Atividades


A escola Leide Pontes, do povoado Vila Nova ( Cabação ), a 17 quilômetros de Chapadinha, já recebeu todo o material para a realização do programa Mais Educação.

A escola é uma das 42 da zona rural que desenvolverão as atividades. 80 alunos serão contemplados em quatro modalidades: capoeira, dança, futebol e acompanhamento pedagógico. Os trabalhos sempre serão realizados no contra turno dos alunos cumprindo assim com a proposta do MEC que é aumentar a permanência escolar.

De acordo com a diretora, Marinete Ferreira Lima, antes do início das atividades, previstas para a próxima semana, foi realizada uma reunião com os pais dos alunos para que todos saibam o que é o programa e como deve funcionar. Na oportunidade foram apresentados os materiais que serão utilizados nas atividades.

Conversamos com os pais que gostaram do programa e aprovaram todo o material que foi apresentado a eles durante a reunião”, disse a diretora.

O Mais Educação é um programa do Governo Federal em parceria com a prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de educação, existe desde 2007, mas só agora, no governo de Ducilene Belezinha, é que passa a ser executado. Tem duração, inicial, de seis meses e será desenvolvido em 62 escolas (42 zona rural e 20 na sede), contemplará 11.103 alunos que serão orientados por 500 monitores.

Ascom/PMC


PUBLICIDADE



Partido do Maranhão: Oposição Unida em Torno de Flávio Dino


Composta por PCdoB, PSB, PDT, PTC, PP, PROS, Solidariedade, PPS e PSDB, a aliança partidária denominada de “Partido do Maranhão” mostra cada vez mais força e unidade. Ao final da reunião, os presidentes dos partidos avaliaram positivamente o momento político atual. O destaque foi para a unidade construída ao longo dos anos e que finalizou com a aliança de 9 partidos que caminharão juntos nas eleições de 2014 e com uma candidatura consolidada nas pesquisas de intenção de votos em todo o estado.

Os presidentes partidários fizeram questão de destacar também a presença do PSDB e do PPS na reunião. Tendo declarado apoio á pré-candidatura de Flávio Dino em atos políticos realizados em maio, tanto PSDB quanto PPS participaram pela primeira vez da mesa de diálogos entre as siglas de oposição. A participação de Eliziane Gama (PPS) e Carlos Brandão (PSDB) foi elogiada pelos demais presidentes partidários como o fortalecimento do campo de oposição ao atual governo estadual.

Representando os partidos estavam, respectivamente: Milton Calado (PTC), Márcio Jerry (PCdoB), Zé Vieira (PROS), Simplício Araújo (Solidariedade), Roberto Rocha (PSB), Eliziane Gama (PPS), Carlos Brandão (PSDB), Waldir Maranhão (PP) e Chico Leitoa (PDT), além do pré-candidato a governador, Flávio Dino (PCdoB).



PUBLICIDADE



Prefeitura de Chapadinha Realiza Final dos Jogos Escolares. Equipes Vencedoras Disputarão Etapa Regional em Barreirinhas


Depois de uma semana de disputa pelo título dos Jogos Escolares Chapadinhenses (JEC’s), nas modalidades futsal e futebol, as escolas, Pequeno Príncipe (Futsal/Infanto); Batista (Futsal/infantil), CAIC (Futebol/Infanto) e Amélia Mendes (Futebol/Infantil), foram as campeãs, classificadas para etapa regional, em Barreirinhas, que acontecerá em junho.

A 10ª edição do campeonato que foi promovida pela Prefeitura de Chapadinha, através das secretarias de Educação e Esportes, contou com a participação de 20 escolas, da rede pública e particular. Os jogos foram marcados por muita disputa, equilíbrio entre as equipes e torcedores que marcaram presença. A animação foi um elemento a mais para deixar o campeonato mais bonito e emocionante. A escola o Pequeno Príncipe, bicampeã, deu um show à parte com o time, que em 2013 consegui chegar até a fase Inter-Regional e disputar uma vaga em São Luís. “Aprendemos a disputar e nesse ano nos preparamos mais. Foram dois meses de treino intensivo e o resulto é esse campeão mais uma vez. Agora é rumo a Barreirinhas”- declarou eufórico o jogador Luiz Henrique.

Árbitros - Carlos Silva (Pezão) e Cesário

A secretária de Educação, Maria Coelho, enalteceu a realização dos jogos, a participação das equipes e o empenho da prefeita em promover o campeonato com louvor. “Eu só tenho e parabenizar a nossa prefeita Belezinha pelo esforço que ela faz para que as coisas aconteçam. Por sua competência e empenho em todas as ações do município através das secretarias. Parabenizo os diretores das escolas municipais, estaduais e particulares e aos nossos atletas que são os grandes heróis. Aqui é uma brincadeira, não há perdedores, todos são ganhadores, porque o que importa é a participação”- frisou a secretária.

A promoção do esporte é uma das marcas do governo municipal, que vem democratizando o acesso às atividades, através de apoio e incentivo aos torneios e campeonatos. Porque acredita que a inclusão social; educação; combate à violência e às drogas; melhoria da saúde física e mental e qualidade de vida se tem por meio do esporte e lazer.

Equipe Colégio Batista Chapadinhense - Campeão Categoria Infantil

Os jogos escolares é um dos maiores eventos esportivos do Maranhão. Em Chapadinha vem crescendo a cada edição, porque o governo municipal tem dado prioridade na realização dessas competições. Momentos como esses auxiliam na formação dos nossos jovens e isso é o mais importante. Fica aqui, os meus parabéns a todos os envolvidos nesse grande evento, aos professores, diretores, escolas e aos nossos alunos pela brilhante participação” destacou a prefeita Belezinha.

O final do campeonato foi marcado pela disputa final entre as equipes finalistas e entrega de troféus e medalhas aos grandes destaques do JEC’s. O melhor artilheiro e goleiro também foram homenageados.

RESULTADO FINAL

Futebol de Campo

CAIC 2 x 0 Paulo Ramos (Infanto)
Amélia Mendes 1 x 0 Aldalina Silva (Infantil)

Futsal

O Pequeno Princípe 3 x 1 Paulo Ramos (Infanto)
Batista 3 x 1 Almada Lima (Infantil)



Arquivo do blog