WebNet

WebNet

sábado, 16 de agosto de 2014

LUTO - Missionários da BOA NOVA Estão de Luto pelo Falecimento do Francisco Mário em MG


Francisco Mário fez seus primeiros estudos de seminário em Moçambique, donde é natural. Entrou nos Seminários do Sociedade Missionária da BOA NOVA.

Quando completou o curso filosófico veio fazer o estágio missionário em Chapadinha. Aqui passou um ano trabalhando e estudando, onde deu provas de ótimo seminarista, inteligente e trabalhador. Amigo só de fazer bem a todos. Quando teve oportunidade de passar algum tempo no hospital em São Luís, inclusive acompanhando Pe. Casimiro - na época em que fez cirurgia de próstata; ele passava seu tempo atendendo os doentes que mais precisavam.

Perdia seu sono para estar junto da cabeceira deles. Recordamos um senhor que passou mal após a cirurgia, e não dormiu um pingo de sono naquela noite. E Francisco foi o anjo da guarda dele, ficando sempre ao seu lado e perguntando sempre o que precisava, e até se prontificando-se a chamar médicos e enfermeiras.

No final de seus estudos de teologia estava indicado para vir dar um reforço na equipe dos missionários da Paróquia de Chapadinha, mas foi acometido por câncer na medula e não resistiu. Neste sábado, 16 de agosto 2014, soubemos do falecimento do nosso querido irmão Francisco Mário. Paz e glórias para você irmão Francisco Mário.




sexta-feira, 15 de agosto de 2014

VARGEM GRANDE - Presa Quadrilha Especializada em Roubos

Quadrilha presa sendo ouvida pelo Sargento Rui Costa. 
(Foto: Repórter Manoel Mendonça)


Na manhã desta quinta-feira (14) uma ação em conjunta da Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal de Vargem Grande - município distante 73 km de Chapadinha, resultou na prisão de uma quadrilha especializada em roubo que há tempos aterrorizava a cidade e região.

Foram presos Raimundo Rosa Vieira Filho, o “Velho do Graça”, Márcio Diniz Oliveira, o “Jacaré”, e Antônio Carlos Filho, o “Carrinho”.

Os três são acusados de diversos assaltos a estabelecimentos comercias e pessoas do município. Com eles ainda foi apreendida uma moto que certamente ajudava nos roubos.

Segundo informações colhidas pelo Blog, “Velho do Graça” e “Jacaré”, são bastantes conhecidos da Polícia. Os dois cumpriam pena em regime semi-aberto pelo mesmo crime. Pelo visto, não tomam jeito.


PUBLICIDADE



Chapadinha Ganha Mais um CRAS e um CREAS


A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, assinou, na última quarta-feira (13), no Palácio dos Leões, em São Luís, Ordem de Serviço para construção de mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em nosso município.

Belezinha foi acompanhada dos secretários municipais Zezinho Lima (Trabalho), Nágera Pontes (Cultura) e Francisco Paiva (Assistência Social) e do coordenador de Cultura, Arnaldo Costa.

Participaram da solenidade a Governadora Roseana Sarney e o Secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho e centenas de prefeitos municipais reunidos na parte externa do Palácio dos Leões.

Ao todo, Roseana assinou, ordem serviço para a construção de 158 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 18 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Maranhão.

Chapadinha já conta com três CRAS e um CREAS, que desenvolvem um reconhecido trabalho social voltado para milhares de pessoas em bairros carentes.



PUBLICIDADE



Prefeitura de Chapadinha Entrega Kits de Mobília Escolar

Na ocasião foi realizado também a entrega dos instrumentos 
musicais para a Banda Marcial de Chapadinha

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou na tarde da última terça-feira (12) a distribuição do primeiro lote dos kits de mobília escolar que serão entregues às escolas da rede municipal da sede. Ao todo 5.898 kits contendo mesas adaptadas para cadeirantes e mesa e cadeira para professores e diretores. Na ocasião foi realizado também a entrega dos instrumentos musicais para a Banda Marcial de Chapadinha, adquiridos com recursos próprios, no valor de quase 30 mil reais.


Toda a mobília escolar é fruto de um convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que através do Plano de Ações Articuladas contemplou o município de Chapadinha graças ao bom desenvolvimento de suas ações escolares e sua legalização com os processos governamentais.


A solenidade de entrega da mobília e dos instrumentos musicais realizada no Aldeota Clube contou com a participação da Prefeita Belezinha, da secretária municipal de Educação, Maria Coelho, demais secretários, vereadores, professores e diretores.



PUBLICIDADE



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CHAPADINHA - Obras de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água são Vistoriadas pelo MP



Promotor Douglas Nojosa inspeciona obras

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha, realizou na terça-feira, 12, vistoria nas obras de ampliação do sistema de abastecimento de água no município, localizado a 247km de São Luís.

O promotor de Justiça Douglas Assunção Nojosa (foto), titular da 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha, verificou o andamento dos serviços em diversos pontos da cidade, juntamente com membros da diretoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), que é responsável pela obra.

Com orçamento aproximado de R$ 26 milhões, a obra tem o objetivo de solucionar o problema da falta de água na cidade e ampliar a oferta e distribuição do abastecimento em diversos bairros de Chapadinha.

Entre outras medidas, estão previstos o aumento (ou elevação) da represa Itamacaoca, a construção de uma nova estação de tratamento na área da barragem e a ampliação da rede de distribuição para bairros como Vila Isamara, Cohab, Recanto dos Pássaros, Mutirão e Boa Vista, bem como perfuração de quatro poços com grande profundidade, que possibilitará um incremento no volume de água atualmente aduzido e distribuído apenas pela represa.

"O Ministério Público continuará acompanhando de perto a execução das obras para que não paralisem ou venham a sofrer atrasos, a fim de evitar que a população venha a ser penalizada novamente com racionamentos de água", esclareceu o promotor Douglas Nojosa.



Laranjas e Fantasmas: Ministério Público Abre Investigação Contra Prefeitura de Mata Roma

Prefeita Investigada Carmem e Seu Esposo Paulo Neto


Depois da denúncia do Fantástico (TV Globo), a Promotoria de Justiça da Comarca de Chapadinha determinou abertura de procedimento oficial para investigar a existência de empresas fantasmas, firmas em nome de laranjas e pagamentos por obras não realizadas em Mata Roma, que é termo da comarca de Chapadinha.

De acordo com a portaria nº 02/2014, de 21 de julho de 2014, que se encontra afixada no moral da sede do MP em Chapadinha, foi a denúncia da imprensa nacional que provocou a investigação. “Considerando que compete ao Ministério Público zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia (Art. 129, II da CR)” e com base no teor das notícias veiculas por meio da imprensa televisada (Programa Fantástico da Rede Globo/Mirante) e das mídias de internet (blogs)”, esta Promotoria decide “instaurar Procedimento Preparatório visando apurar as denúncias veiculadas nas reportagens, além da efetiva execução das obras e a prestação dos serviços públicos”, diz a determinação do Ministério Público.

Ainda conforme a portaria da Promotoria de Chapadinha, as Construtoras Santa Margarida e São Lourenço serão os alvos principais das investigações. “A Promotoria de Justiça de Chapadinha resolve investigar a “existência de empresas de fachada (fantasmas) e em nome de laranjas, dentre as quais: Construtora Santa Margarida, São Lourenço, que estariam prestando serviços e/ou fornecendo produtos ao Município de Mata Roma/MA, sem a devida qualificação técnica e/ou capacidade econômica”, detalha o MP, incluindo os contratados de locação também como foco das apurações. “A existência de empresas de transporte coletivo de fachada (fantasmas) e em nome de laranjas, dentre as quais: Locadora Matarromense Ltda; Locadora Abviagens Ltda, as quais estariam prestando serviços ao FUNDEB do Município de Mata Roma/MA, no transporte escolar, sem a devida qualificação técnica e/ou capacidade econômica”, acrescenta a promotoria.

O pagamento de valores relativos a convênios com o Governo do Estado para saneamento e abastecimento também constam da portaria 02/2014, que determinou apuração sobre: “a inexecução de projetos oriundos de Convênios firmados pelo Município de Mata Roma/MA com o Estado do Maranhão, através das Secretarias de Estado, dentre outros, destinados à implantação de sistemas de abastecimento de água e de execução de projeto sanitários”. 

O promotor de justiça Douglas Nojosa designou o servidor Gilkson Lamounier Mourão para secretariar os trabalhos investigativos e requereu uma série de informações relativas às empresas suspeitas, documentos da prefeitura de Mata Roma e deve convocar investigados e testemunhas nos próximos dias.

Confirmando os indícios de corrupção, o Ministério Público pode transformar o procedimento inicial em Inquérito Civil Público e posteriormente propor Ação Criminal contra os acusados.


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CHAPADINHA - Jovem é Alvejado com 3 Tiros no Bairro Caterpilla



O jovem Bruno Alda de Sousa, 19 anos, foi alvejado com três tiros na noite desta segunda-feira (11), no Bairro Caterpilla, em Chapadinha.

O jovem estava caminhando na pracinha, quando se aproximou dois homens em uma moto Fan e começou a disparar os tiros contra o Bruno. O jovem então correu para dentro de uma locadora de vídeo game e mesmo assim os atiradores continuaram disparando.

Uma das balas ficou alojada no tórax e outras atingiram o braço e a mão.

O jovem foi levado para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), onde passou por atendimento de emergência e iniciado uma transfusão sanguínea.

Ele será encaminhado para São Luís e o estado de saúde dele é grave.

Bruno mora na Rua Bernardo Melo, bairro Caterpilla.


CHAPADINHA - Servidores da Comarca (TJ-MA) Aderem à Greve e Sindjus-MA Divulga Nota Pública

Os servidores da comarca de Chapadinha cruzaram 
os braços e aderiram a GREVE GERAL


Os servidores do Judiciário maranhense aderiram massivamente ao 1º dia de GREVE GERAL da categoria na última sexta-feira (8).

Servidores do judiciário maranhense em GREVE GERAL da categoria por prazo indeterminado.

Servidores do judiciário maranhense em GREVE GERAL 
da categoria por prazo indeterminado



Os servidores da comarca de Arame aderiram a GREVE GERAL 
e paralisaram todas as atividades.

Durante a manhã, servidores de várias comarcas do Estado estiveram acampados em frente ao Tribunal de Justiça (TJMA), na Praça Dom Pedro II, Centro da capital São Luís, e deliberaram durante a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA em continuar com a GREVE por tempo indeterminado.

Café da manhã dos servdiores de Açailândia.

A categoria deliberou continuar com o movimento paredista até que o índice dos 21,7%, assegurado por decisão transitado em julgado pelo STF, esteja implantado nos contracheques dos servidores. Os servidores deliberaram em assembleia incluir a derrubada do veto da governadora Roseana Sarney ao projeto das Reposição Anual das Perdas Inflacionárias que corresponde a 4,3%, foi incluído na pauta do movimento grevista. E a instalação da comissão para inicio do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).

Os servidores da comarca de Açailândia aderiram a GREVE GERAL.

Os servidores ainda ratificaram a escolha de doze servidores que contribuíram com a diretoria para a continuidade do movimento.

Os servidores da comarca de Esperantinópolis 
aderiram a GREVE GERAL.

Os servidores durante o movimento paredista também protestaram pela falta de materiais de expediente, limpeza e água, assim como a falta de estrutura de muitos Fóruns.

Os servidores da comarca de Paulo Ramos aderiram a GREVE GERAL.

A diretoria do Sindjus-MA agradece a todos os servidores das comarcas do interior do estado que paralisaram todas as atividades judiciárias no dia de hoje, e aos servidores que se manteram firmes acampados em frente ao Tribunal lutando por seus direitos.

Os servidores da comarca de Guimarães aderiram a GREVE GERAL.

Os servidores das comarcas devem continuar encaminhando fotos do movimento pelo whatsapp (98) 8886-3115 e pelo e-mail imprensa@sindjus.org.br.

Os servidores da comarca de Chapadinha cruzaram 
os braços e aderiram a GREVE GERAL.

Abaixo, nota pública do Comando de Greve do SINDJUS-MA sobre a Greve dos Servidores do TJMA.

Os servidores da comarca de Paraíbano aderiram a GREVE GERAL.


Os servidores da comarca de Balsas aderiram a GREVE GERAL.


Os servidores da comarca de Timon aderiram a GREVE GERAL.


Oficiais de Justiça da Central de Mandados de São Luís 
também aderiram a GREVE GERAL.


Os servidores da comarca de Santa Helena aderiram a GREVE GERAL.


Os servidores da comarca de Brejo aderiram a GREVE GERAL.


NOTA DO COMANDO DE GREVE DO SINDJUS -MA 

1 – O SINDJUS-MA informa que os servidores do Poder Judiciário do Estado do Maranhão decidiram na manhã desta sexta-feira, 8/8, em assembleia geral extraordinária, deflagrar GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO;

2 – Durante a greve, nenhum servidor deverá registrar presença no ponto eletrônico, devendo assinar a folha do PONTO PARALELO;

3 - O SINDJUS-MA orienta que permaneçam em plantão, nas comarcas, apenas um oficial de justiça para cumprir as medidas de urgência e um servidor na distribuição;

4 – Com exceção do plantonista, o SINDJUS-MA orienta a todos os demais Oficiais de Justiça para que NÃO DEVOLVAM E NEM RECEBAM MANDADOS. Exceto, e exclusivamente:

4.1 - Mandado referente à liberdade da pessoa (Alvarás de Soltura);

4.2 - Medidas liminares referentes à saúde e à vida humana (internação hospitalar e fornecimento de medicação);

4.3 - Medidas liminares referentes à proteção da infância e juventude;

4.4 - Medidas liminares referentes à Lei Maria da Penha.

Todas as demais diligências próprias dos oficiais de justiça deverão estar suspensas até o fim da GREVE GERAL.

5 – Com exceção do servidor responsável pela Distribuição Judicial, o SINDJUS-MA orienta todos servidores Analistas, Técnicos, Auxiliares e Comissários a não praticar nenhum ato próprio de suas funções administrativas, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Maranhão;

6 – O SINDJUS-MA reafirma que a duração do movimento paredista é por tempo indeterminado, até que sejam atendidas as reivindicações da categoria. A saber:

a) Imediato cumprimento da decisão judicial transitado em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF), que assegurou a incorporação do índice de 21,7% aos vencimentos dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Maranhão, referentes à revisão geral constitucional de 2006;

b) Imediata instalação e funcionamento da Comissão do Novo PCCV - Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do TJMA;

c) Derrubada do veto da Governadora Roseana Sarney ao projeto de lei da reposição anual das perdas inflacionárias dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Maranhão, referentes a 2014; 

d) Por melhores condições de trabalho para os servidores e por condições efetivas de funcionamento da Justiça Estadual.


São Luís (MA), 08 de Agosto de 2014.

COMANDO DE GREVE DO SINDJUS-MA.


SINE/Chapadinha Está com Vagas Abertas para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais

Foto: Divulgação Internet

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) - em Chapadinha, disponibiliza nesta segunda-feira (11) vagas de emprego para pessoas portadoras de necessidades especiais.

As oportunidades de trabalho exigem: ser maior de 18 anos, estar cursando, ou já ter concluído, o ensino fundamental.

São cinco (5) vagas ofertadas para a função administrativa. Os interessados devem procurar a sede do SINE, localizada na Av. Ataliba Vieira de Almeida, próximo ao Posto Vemasa, portando Carteira de Trabalho, RG e CPF. No horário de 7h30 às 13h30.

SMTR

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTR) executa em Chapadinha a Política Pública de Emprego, Trabalho e Renda, a fim de elevar as chances dos trabalhadores, de ingresso no mercado de trabalho por meio das Agências do Trabalhador.



Prefeitura de Chapadinha Abre Chamada Pública para Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar


A Prefeitura de Chapadinha, através das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Agricultura e, da Comissão Permanente de Licitação, torna público para ciência dos interessados, que realizará no período de 11 a 26 de agosto de 2014, o cadastro e a entrega do edital de fornecedores para aquisição de gêneros alimentícios, através de Grupos Formais e Informais da Agricultura Familiar e de Empreendedores Familiares Rurais constituídos em Cooperativas e Associações para atender a demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE, nos moldes da Lei número 11.947/2009 e Resolução 38/2009 de 16/07/2009 ( FNDE ), Lei 8.666/93, art. 24 e no dia 26 de fevereiro de 2014 será realizada a abertura dos envelopes da Chamada Pública número 002/2014, conforme o cronograma abaixo relacionado:

- Dias 11 a 26 de agosto de 2014 - das 8h às 12h, no prédio da Prefeitura Municipal de Chapadinha (setor de licitações) realização do Cadastro e Entrega do Edital;

- Dia 26 de Agosto e 2014 - às 9h, no auditório da Prefeitura de Chapadinha, será a entrega dos documentos e projetos.


Documentação exigida para os Grupos Informais de Agricultores Familiares:

1 – Cópia e original de inscrição no Cadastro de Pessoa Física ( CPF );

2 – Cópia da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ( PRONAF ) DAP principal, ou extrato da DAP, de cada Agricultor Familiar participante;

3 – Para produtos de origem animal apresentar documentação comprobatória de Serviço de Inspeção, podendo ser municipal, estadual ou federal;

4 – Prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

A documentação exigida para os Grupos Formais da Agricultura Familiar (Associações, Cooperativas… ) e de Empreendedores Familiares Rurais:

1- Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica ( CNPJ );

2- Cópia da Declaração de Aptidão ao PRONAF- DAP Jurídica para associações e cooperativas;

3- Cópias das certidões negativas junto ao Município, INSS, FGTS, Receita Federal e Dívida Ativa da União, certidão de débito trabalhista e certidão negativa junto à secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ);

4- Cópias do estatuto e ata de posse da atual diretoria da entidade registrada na Junta Comercial, no caso de cooperativas, ou Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, no caso de associações. No caso de empreendimentos familiares, deverá ser apresentada cópia do Contrato Social, registrado em Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica;

5- Para produtos de origem animal apresentar documentação comprobatória de Serviço de Inspeção, podendo ser municipal, estadual ou federal.



domingo, 10 de agosto de 2014

Dia dos Pais - Nossa Homenagem


O blog congratula-se com todos os papais, pela passagem do DIA DOS PAIS...













































.................... * ....................


In Memoriam

.................... * ....................

PEDRO DE OLIVEIRA SOUSA


SANÇÃO VERAS


JOSÉ MARIA


HUMBERTO CASTRO


FRANCISCO PESSOA


Foto: O vazio permanece em nossos  corações... mas com certeza o sr. continua a nos olhar... PARABÉNS  Saul Machado, e obrigado por ter passado em nossas vidas... Cassia Machado, Janaina Machado, Lara Amelia, Rozy Oliveira, Kassandra Rego, Mauro Jose Reggo, Marlon Rêgo
SAUL


GUSTAVO BALECO


PROF. ANTONIO MARCO CUNHA


Reveja outras imagens - Clique aqui...


Arquivo do blog