WebNet

WebNet

sábado, 11 de outubro de 2014

Associação Boa Vontade Realiza Comemoração do Dia das Crianças

O presidente da Associação Boa Vontade - Nunes
ladeado de crianças em eventos anteriores

A Diretoria da Associação Boa Vontade recepciona na manhã deste sábado, dia 11 de outubro, associados e convidados para a comemoração do Dia das Crianças.

A entidade mantém uma escolinha de futebol masculino com mais de 40 crianças; e mais de 20, participam da academia, que oferece as modalidades Muay Thay, Jiu-Tsu e Karatê.

Para o evento, foram convidadas crianças da localidade Nambú. Haverá muitas brincadeiras, jogos e será servido um lanche.


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Homem é Suspeito de Matar o Próprio Irmão

José Fernandes Bias acusado
José Fernandes - Irmão da vítima, suspeito, após contradições em depoimento


A polícia de Vargem Grande - município distante 73 km de Chapadinha, tomou conhecimento de que um homem havia sido assassinado na MA 020 - no trecho compreendido entre Coroatá e Vargem Grande.

Era aproximadamente 13h30, desta quinta-feira (09) quando José Fernandes Bias - natural de Dom Pedro-MA, chegou ao Hospital Municipal de Vargem Grande, com o corpo de seu irmão perfurado por arma branca. José Fernandes disse à polícia que um elemento em uma Moto Pop 100 havia assaltado os dois e desferido duas facadas em seu irmão que veio a óbito imediatamente.

CONTRADIÇÃO
A polícia levou então José Fernandes ao local e lá ele entrou em contradição. Disse que um elemento havia abordado seu irmão José Welinton Bias, de 51 anos, pedindo papel higiênico e em seguida pediu dinheiro e depois anunciou o assalto e perfurou Welinton no pescoço e no tórax.

Corpo de Weliton foi levado, pelo seu próprio irmão (suspeito) 
para o hospital municipal de Vargem Grande 

Segundo ainda Fernandes, o elemento pegou a Pop e fugiu. Aí foi que a polícia suspeitou. Um PM que estava na diligência olhou do outro lado da MA 020 e viu uma camisa suja de sangue e a faca toda ensanguentada. Nesse momento deram voz de prisão e conduziram o acusado para a delegacia onde foi autuado em flagrante.

Aí a polícia perguntou porque ele não prestou socorro ao irmão com a camisa suja de sangue?. E porque a carteira do irmão estava do outro lado da pista, oposto onde Fernandes disse que o assaltante estava. E porque a faca foi encontrada justamente no mato junto com a camisa do suspeito. Ai ele não soube mais responder. Conversando com Fernandes ele apenas nos afirmou que não matou o irmão.

Testemunhas que passaram em um caminhão afirmaram a polícia que viram dois homens se engalfinhando e não tinha uma terceira pessoa na cena do crime. Obs. 

O nome Weliton está escrito assim, porque é dessa forma que está escrito no RG da vítima.


Publicidade



Vereador Tem Vidro do Carro Quebrado e Documentos Roubados


O vereador Raimundo Nonato Teles Viana (Mundinho) de Vargem Grande - município distante 73 km de Chapadinha, teve o vidro traseiro de seu carro quebrado e os documentos levados em São Luís.

Quarta-feira (08) no meio da tarde o parlamentar Mundinho visitou o escritório do Deputado Estadual eleito Fábio Braga no bairro do Renascença em São Luís, e quando saiu para retornar a sua viagem viu que os vidros do seu carro estavam quebrados e os documentos tirados.


Vereador Mundinho

Segundo ele, após deparar com o fato, retornou ao escritório e comunicou o ocorrido ao deputado que prontamente mandou seu motorista leva-lo ao Plantão Central da Reffesa para fazer o Boletim de Ocorrência. Quando registrava o BO, Dona Rosário, sua esposa, ligou de Vargem Grande informando que um delegado havia encontrado na calçada da casa dele uma pasta contendo todos os seus documentos.

Imediatamente Mundinho se dirigiu a residência do delegado que fez a devolução dos seus pertences.



Publicidade



PROCURA-SE Um Animal de Estimação...



Nesta quinta-feira (09) o radialista Dean Franklin (Mirante Chapadinha) postou em sua página pessoal na rede social Facebook nota em que relatava que seu animal de estimação, um cachorro saiu de casa e não retornou. Portanto, pede aos amigos que o ajudem a encontrá-lo. O cãozinho é um vira lata branco e cheio de pintas amarronzadas pelo corpo. Muito dócil e atende pelo nome de Doby. Ele inclusive está com uma coleira rosa no pescoço.

Recorte do Facebook:



Se alguém viu um cachorro perdido ou na casa de alguém com essas características por gentileza avise no Facebook ou ligue para a Rádio Mirante - 98 3471-1337.


CHAPADINHA - Justica Autoriza Saida Temporária de 13 Presos

Imagem meramente ilustrativa


Em portaria assinada pelo juiz Cristiano Simas da vara de Execuções Penais de Chapadinha, autorizou a saída temporária para visita aos familiares em comemoração ao Dia das Crianças de 13 apenados do sistema prisional. A saída, na tarde desta sexta-feira (10), tem retorno previsto para o próximo dia 16, devendo os beneficiados retornar ao estabelecimento prisional de origem até às 18h da data.

Antes de sair dos estabelecimentos, os apenados participam de reunião para advertências, esclarecimentos complementares e assinatura do termo de compromisso. O benefício da saída temporária consta do art. 66, IV, da Lei de Execução Penal – Lei 7.210/84.

Entre as exigências a ser cumpridas pelos beneficiados, “recolher-se às suas residências até às 20h; não portar armas; não frequentar festas, bares e/ou similares”. Também não é permitido aos apenados ausentar-se do Estado.

Ainda de acordo com a portaria, os dirigentes de estabelecimentos prisionais devem comunicar o retorno dos beneficiados com a medida até às 12h do dia 20 de outubro. Eventuais alterações também devem ser comunicadas pelos dirigentes no mesmo prazo.


Publicidade



Trote Solidário Leva Brinquedos para Alunos da APAE de Chapadinha


Um dia todo dedicado à elas, graças a um projeto diferente que levou alegria para os alunos da APAE de Chapadinha. Fruto de uma parceria entre a entidade, Universidade Federal do Maranhão e Prefeitura, o "dia D" do trote solidário deixou o pátio da APAE pequeno pra tanta brincadeira.

Atendimento médico

A iniciativa partiu da ideia em acabar com o trote sujo e criar uma brinquedoteca. Para que a ação fosse um sucesso, os universitários se organizaram em grupos, para buscar junto aos empresários, comerciantes, instituições públicas e particulares doações em brinquedos que a partir de agora vão fazer parte do acervo permanente da APAE e estimular o processo ensino aprendizagem dessas crianças de maneira lúdica.


Divididos em oficinas de modelar massa, caracterização de brinquedos, pinturas faciais e fantoches, os voluntários se divertiram com as crianças que não queriam perder nem um detalhe da festa.

A felicidade estava literalmente pintada no rosto dos alunos, que aproveitaram cada espaço preparado especialmente pra eles, e a recompensa de tanta dedicação veio de maneira especial e do jeito deles.

Brinquedos e material paradidáticos

A APAE ( Associação dos pais e amigos dos excepcionais ) é uma entidade filantrópica que recebe total apoio da prefeitura de Chapadinha para desenvolver ações como esta, que além das oficinas, também contou com atendimento médico, psicológico e orientação de como cuidar direitinho dos dentes. Trabalhos importantes que fazem valer a pena o esforço de todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente no funcionamento dessa instituição.


Há mais de 14 anos atuando no município e dando suporte às famílias que tem crianças portadores de necessidades especiais a APAE foi fortalecida no governo de Ducilene Belezinha, que entregou uma nova sede ampla e apropriada para o seu bom funcionamento.

Confira mais imagens do evento:

Atendimento médico

Atendimento médico-Odontológico

Brincadeiras

Bastante brinquedos


Nuby Suzenne Costa - Secom/PMC
Fotos: Kim Pereira


Publicidade



VTs de Barra do Corda, 7ª de São Luís e Chapadinha Recebem Selo de Qualidade em Prestação Judiciária

VT de Chapadinha-MA - Foto: Sousa Neto

As Varas do Trabalho de Barra do Corda, 7ª VT de São Luís e Chapadinha vão receber, no dia 23 deste mês, o Selo de Qualidade em Prestação Judiciária referente ao ano de 2013. A solenidade de entrega do Selo de Qualidade Judiciária vai ser realizada no Auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), como parte da programação da solenidade comemorativa ao Dia do Servidor Público, bem como das ações alusivas aos 25 anos do TRT-MA.

Instituído pela Resolução Administrativa nº 122/2011, o Selo de Qualidade em Prestação Judiciária é outorgado, anualmente, pela Presidência do Tribunal, às três Varas do Trabalho do Maranhão que alcançaram os melhores resultados, nos critérios de avaliação, no cumprimento de metas estabelecida.

Ascom/TRT-MA


PM Efetua Prisão de Traficantes em São Benedito do Rio Preto


No último domingo, dia 05, por volta das 15h, a guarnição recebeu uma denúncia de que havia dois indivíduos vendendo drogas nas redondezas de um bairro de São Benedito do Rio Preto - município distante 80 km de Chapadinha.

A guarnição deslocou-se até o local, logo foi identificado os indivíduos, que foram abordados e revistados, sendo encontrado com eles 06 (seis) pedras de uma substância similar ao crack, 01 (uma) porção de uma substância similar a cocaína, 01 (uma) porção similar a maconha e a quantia de R$ 632,00 reais em espécie.


Os indivíduos Joel Colins de Oliveira, 26 anos, e Alisson Araújo Soares, 23 anos, residentes em São Luís-MA, foram entregues na Delegacia local para as devidas providências.

Do Blog do 16ºBPM/Chapadinha


Cantora NATHÁLIA GALVÃO Nesta Sexta no BUTECO MUSIC


A cantora Nathália Galvão se apresenta na noite desta sexta-feira (10) a partir das 21h, no Buteco Music. O show tem repertório MPB! A gente se ver por lá!





Solidariedade: Chapadinhense Pedrina Lira de Sousa Precisa de Nossa Ajuda



Começa agora uma campanha urgente de solidariedade em favor da chapadinhense Pedrina Lira de Sousa, uma jovem simpática, conhecida em toda cidade por trabalhar durante alguns anos na Farmácia do Trabalhador, próximo a Rádio Mirante FM em nossa cidade.

Pedrina passa a maior parte do dia sedada pelo efeito de remédios ao sentir insuportáveis dores de cabeça, em consequência de uma queda, onde bateu fortemente o crânio, sendo diagnosticado um cisto cerebral nas extremidades do seu maxilar direito.

Deste então, amigos e familiares de Pedrina tiveram a iniciativa de mobilizar toda a sociedade no sentido de arrecadar dinheiro para custear o tratamento e cirurgia no valor de 8 mil reais que deverá ser realizada em Teresina-PI, uma vez que a mesma está desempregada, sem a mínima condição de bancar todas as despesas.

"Entendo que solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas". (Augusto Cury‎)

Em nome do verdadeiro amor ensinado por Jesus, pedimos as pessoas, empresários, igrejas, congregações, nossas autoridades e mídia em geral para fazermos parte dessa corrente de solidariedade em favor da vida de Pedrina, doando qualquer quantia.

Para doar qualquer valor ligue diretamente para o telefone de Pedrina:

(98) 9101-1145 (whatsapp) ou 8107-3238

Endereço: 
Avenida Presidente Vargas, Quitinete do Sr. Portela 
no prédio acima do Cartório em frente ao IBGE.
Centro - Chapadinha-MA.

Conta para depósito:
Pedrina Lira de Sousa
Banco do Brasil - Agência: 1773-6 - Conta Poupança: 6.451-3
Bradesco -= Agência: 1052-9 - Conta Poupança: 0400 799-9

Que Deus lhe abençoe e retribua em dobro sua generosidade.


LUTO - A Morte Precoce do Amigo Edmar dos Santos...



Edmar dos Santos, de 35 anos, que estaria comemorando com a esposa o aniversário dela, foi atropelado por um motociclista, quando atravessava a Avenida Presidente Vargas, por volta das 2h00 da madrugada desta sexta-feira (10).

Ele foi conduzido ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) e depois encaminhado a São Luís, mas morreu nas proximidades de Vargem Grande. Edmar, que era motorista, era casado com Estér Castro. Segundo relatos, o motociclista estaria levantando o pneu da moto. Ele também se feriu gravemente e teria sido encaminhado a São Luís.


CHAPADINHA - Mais um Mutirão de Combate ao Glaucoma


A Prefeitura de Chapadinha, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (09) mais uma edição do Mutirão para Diagnóstico e Tratamento do Glaucoma, mal que atinge boa parte da população na idade adulta, em especial os que se aproximam ou integram a terceira idade.

O atendimento será realizado pela equipe do Hospital Visão do Maranhão no Centro de Benú Mendes, gratuitamente a toda a população. Os pacientes que apresentam a doença no momento do diagnóstico, já saem do posto médico com o medicamento para iniciar o tratamento. No momento do atendimento o paciente deverá apresentar xerox da carteira de identidade e cartão do SUS.

O Glaucoma
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma.

O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular. O tratamento é clínico e à base de colírio.

Secom/PMC
Fotografia: Kim Pereira


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Prefeitura de Chapadinha Inaugura Sistema de Abastecimento de Água nos Povoados Santana e São Martins


Em clima de emoção e alegria, as comunidades de Santana e São Martins, a 41km da sede, inauguraram na tarde da última terça-feira (7) sua rede de abastecimento de água. A obra era uma reivindicação antiga dos moradores que esperavam há mais de 13 anos e que hoje, a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria de Infraestrutura, transforma em realidade.


A solenidade de inauguração contou com a participação da prefeita Ducilene Belezinha, do secretário de Infraestrutura, Aluízio Santos, da adjunta Rita Sandreya, dos secretários do Trabalho (Zezinho Lima), Assistência Social (Paiva), Meio Ambiente (George Gomes), Industria e Comercio (Brito), Agricultura (Antônio José) e da vereadora Francisca Aguiar.


A rede de abastecimento é uma emenda parlamentar particular do deputado federal Cleber Verde (PRB) através de uma parceria com a prefeitura de Chapadinha. 55 famílias estão sendo atendidas nas duas localidades, 11 em São Martins e 44 em Santana, com mais de 6km de rede levando água às casas dos moradores da região. O projeto inicial que, até então, atendia somente a área da Reserva, contemplou as duas localidades depois que a prefeita Ducilene Belezinha sensibilizada com a situação dos moradores estendeu às comunidades.


Eu vi a rotina difícil dos moradores e não poderia ficar indiferente à situação de sofrimento que eles enfrentavam. A qualidade de vida e o bem estar coletivo é a bandeira da nossa administração. Esse benefício que hoje chega aos moradores me deixa tão feliz quanto eles, pois água é um bem comum, todos devem usufruir dela”- comemorou a prefeita.

A lavradora Luzinete chora ao lembrar dos dias de sofrimento sem água

A obra mais importante da região, que também se prepara para receber a recuperação das estradas vicinais, foi recebida com lágrimas pelos moradores. A lavradora Luziane de Sousa, moradora do Jatobá, região que também foi beneficiada com a rede, não conteve as lágrimas ao lembrar do tempo de sofrimento que ela, o marido e os cinco filhos pequenos, passavam com a falta d’agua.

Secom/PMC

*Resumido. Leia na íntegra e veja mais fotos - Clique aqui.


Publicidade



Propaganda Eleitoral para 2º Turno Começa Nesta Quinta (09)


A propaganda eleitoral gratuita para os candidatos a presidente da República que disputarão o segundo turno das eleições de 2014 começa às 20h30 desta quinta-feira (9), na televisão. A decisão foi tomada na sessão administrativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizada na noite dessa terça-feira (7), atendendo a um pedido conjunto das coligações partidárias dos candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff e Aécio Neves.

De acordo com artigo 49 da Lei 9.504 (Lei das Eleições), a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV pode começar a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno, fato que foi oficializado na noite de hoje.

O artigo 37 da Resolução TSE 23.404/2014 determina que a propaganda gratuita será veiculada em dois períodos diários de 20 minutos, inclusive aos domingos, iniciando-se às 7h e às 12h no rádio, e às 13h e às 20h30 na televisão, horário de Brasília-DF. O tempo da propaganda deve ser dividido igualmente entre os candidatos que disputarão o segundo turno para presidente (dez minutos para cada um).

O horário terá início pela propaganda do candidato que obteve maior votação no primeiro turno, no caso, a candidata Dilma Rousseff, alternando-se essa ordem a cada programa (artigo 4° da Resolução 24.429/2014). A propaganda gratuita no rádio e na TV vai até o dia 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno.

No Distrito Federal e nos treze Estados onde haverá segundo turno, a propaganda gratuita no rádio e na TV dos candidatos ao governo estadual virá, imediatamente, após a propaganda eleitoral dos candidatos à Presidência.

Ascom/TSE


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Biblioteca Alternativa Promove 1º Luau Cultural Nesta Quarta (8)


Na noite desta quarta-feira, dia 08 de Outubro, a partir das 20h, a Biblioteca Alternativa "Herbert Lago Castelo Branco" estará realizando seu 1º LUAU CULTURAL - com o tema "Versos, Versos Plásticas".

Segundo o proprietário da biblioteca, o ex-secretário municipal de Cultura, poeta e escritor chapadinhense Herbert Lago, a data foi escolhida propositalmente, visto que a noite será de lua cheia - momento este que muita das vezes serve de inspiração para os pensadores (poetas, escritores, compositores, pintores, etc...).

Herbert Lago C. Branco

Ainda de acordo com Lago, idealista e organizador, durante o evento os participantes declamarão poemas de sua autoria e de outros autores Chapadinhenses. Na ocasião, acontecerá a inauguração do Galpãozinho "Um Olhar para a Leitura". Será servido um coquetel. Neste sentido, o convite está em aberto para todos aqueles que interessarem de participar do evento.

Eis alguns dos artistas locais que foram convidados:

Renardo Almeida & CasaGrande - Cantores/Compositores


Diogo Rodrigues - Artista Plástico e Pensador Contemporâneo

Tonny Cajazeiras - Cantor/Compositor (na foto com Renardo Almeida)

Chico Bolota (Poeta/Repentista) e Nego Véio Bolota (Pandeirista)

Rosy Oliveira (Poeta/Escritor) - na foto com Renardo Almeida

Anaximandro Cavalcanti - Psicológo

Victor Hugo Costa Leite - Teatrólogo

Eu (SN) - como Poeta/Escritor; 
e Blogueiro (cobertura foto-jornalística do evento




MA - Roseana Deve Deixar o Governo no Dia 30 de Outubro; Arnaldo Melo Assume


A governadora Roseana Sarney (PMDB) deve licenciar-se do Governo do Estado no próximo dia 30 de outubro. A informação foi repassada a assessores mais próximos em reunião na tarde/noite desta segunda-feira (6) no Palácio dos Leões.

Com a saída da peemedebista, assume o comando do Estado o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), que fica no posto até o dia 31 de dezembro, para passar a faixa ao governador eleito, Flávio Dino (PCdoB).

Os motivos da decisão da governadora ainda não são tratados abertamente por quem participou da reunião. Mas fala-se na “tomada de providências”.

Além da licença, a governadora deve confirmar, antes mesmo desse prazo, a saída da residência governamental do Palácio dos Leões.

O objetivo é garantir tempo para que a equipe de transição de Flávio Dino faça a troca de mobília e de objetos de uso pessoal de acordo com as opções do novo governador.



Cardiologistas Estarão Atendendo na MASTER SAÚDE MULTICLÍNICAS


Informe Publicitário

A MASTER SAÚDE MULTICLÍNICAS - Comunica que nos dias 10 e 11 de outubro (sexta e sábado) o Dr. Marco Aurélio, Cardiologista, estará consultando.

Dia 11 de outubro (sábado), o Dr. Fernando Cardoso, Cardiologista, estará realizando exames de Ecocardiograma, o Ultrassom do coração.

Mais informações pelos fones: (98) 3471-1896 / 3471-1299.

A MASTER SAÚDE MULTICLÍNICAS - fica localizada na Rua Ananias Albuquerque, 522. Centro (próximo à FUNASA).


Publicidade



Arquivo do blog