WebNet

WebNet

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CHAPADINHA - Colisão Entre Motos Próximo a Praça do Povo


Segundo informa o Blog do Peron, um acidente aconteceu logo cedo da manhã desta sexta-feira (21), envolvendo duas motocicletas, que se colidiram no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Travessa do Corrente - em frente a Multi Farma.


Um homem conhecido como Célio dos Santos, quebrou o tornozelo direito e teve lesões leves pelo corpo. Rapidamente a Polícia Militar chegou ao local que acionou o Hospital Antonio Pontes de Aguiar - HAPA, que levou a vítima para o hospital. O cidadão passa bem.


Publicidade



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Prefeitura de Chapadinha Implanta 1ª Unidade Demonstrativa para o Cultivo de Novas Culturas


A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (SEDES), iniciou o projeto experimental de desenvolvimento das primeiras unidades demonstrativas de Cultivo de Mandioca Associada ao Amendoim, do Baixo Parnaíba, sendo uma no povoado Poço de Pedra, a 17 km da cidade, e outra no município de São Bernardo.

O objetivo do projeto é melhorar a produção do município e descobrir o potencial da cultura na região. O trabalho aqui vai ser desenvolvido em equipe com as 5 famílias”, disse o técnico da secretaria municipal de Agricultura, Márcio Saraiva.

Se a prefeitura não manda as máquinas não tinha como a gente pagar o trator e não tinha como a gente desenvolver esse trabalho. Eu tô muito feliz e agradecido por esse apoio. Agora tudo só depende da gente, e braço nós temos pra fazer!” afirmou o agricultor, José Luís Saraiva da Silva.


Os trabalhos já estão avançados no local. A prefeitura de Chapadinha já mandou o trator esteira para limpar as áreas, que somadas dão 20 mil metros quadrados. E agora o trator faz a aração do terreno para receber o calcário. Produto que já está disponível aos agricultores e que ajuda na correção do solo, sendo necessários 10 quilos do produto para cada 100 metros quadrados.

Lidar com a terra exige tempo, técnica adequada e muito trabalho e, dependendo do tipo da cultura, alguns cuidados são essenciais. Aqui serão plantados o amendoim, uma novidade pra região, mandioca, milho e fava, no sistema de fileira dupla, onde a cada dois metros do pé de mandioca, por exemplo, deve ser plantada outra cultura. E para se obter o resultado desejado, o solo precisa de um tempo para absorver os nutrientes. Por isso a previsão de plantio é para o mês de janeiro.

Secom/PMC


"Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher" Tem Ações em Chapadinha


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal da Mulher, realizará ações de enfrentamento à violência contra a mulher com um calendário especial em atenção aos 16 Dias de Ativismo. A programação tem início nesta sexta-feira (21), com uma palestra sobre todos os tipos de violências sofridas pela mulher, no CRAS do Campo Velho. Na ocasião haverá atendimento psicológico e jurídico e distribuição de informativos e exemplares da lei Maria da Penha.

Com o tema: “Eu escolho uma Vida sem Violência”, os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher” segue com palestras, panfletagem educativa, apresentações culturais, documentário e gincana, finalizando no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.



PROGRAMAÇÃO

Abertura: 21 de Novembro de 2014

Às 9h30 - no CRAS do Campo Velho, Palestra sobre todas as violências contra as mulheres, atendimento psicológico e jurídico e distribuição de informativos e exemplares da Lei Maria da Penha;

Palestras

27/11/14, às 9h – Palestra sobre todas as violências contra as Mulheres, atendimento psicológico e jurídico, na UFMA, e distribuição de informativos e exemplares da Lei Maria da Penha;

28/11/14, às 9h- – Palestra sobre todas as Violências Contra as Mulheres, atendimento psicológico e jurídico, no Povoado Malhada dos Franceses, e distribuição de informativos e exemplares da Lei Maria da Penha;

02/12/14, às 9h – Palestra sobre Combate a AIDS e todas as violências contra as mulheres, atendimento psicológico e jurídico, no Povoado Rodeio, e distribuição de informativos e exemplares da Lei Maria da Penha;

ExpoChapadinha de 05 a 07 de Dezembro de 2014.

- Stand para distribuição de Exemplares da Lei Maria da Penha e informativos de Violência conta as Mulheres;
- Apresentação de Dança Lei Maria da Penha;
- Telão com Documentários Sobre Violências Contra as Mulheres;

Encerramento

10/12/14, às 8h – Grande Gincana na U.I. Francisco Isaias do Nascimento – CAIC.
Tema Lei Maria da Penha, enfatizando todas as Violências Contra as Mulheres.

O que é a campanha?

Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres(Center for Women’s Global Leadership – CWGL), iniciaram a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

O período escolhido para a Campanha é bastante simbólico, já que se inicia no dia 25 de novembro – declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finaliza no dia 10 de dezembro – dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

Hoje, cerca de 150 países desenvolvem esta Campanha. No Brasil, a campanha é realizada desde 2003 por meio de ações de mobilização e esclarecimento sobre o tema. No país, o início da Campanha foi antecipado para o dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – pelo reconhecimento da opressão e discriminação históricas contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que são as principais vítimas da violência de gênero.

Secom/PMC


...e Dentre os Aniversariantes, PARABÉNS pra mim... SOUSA NETO!!!




quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Prefeita Ducilene Belezinha Participa de Encontro da Comissão Intergestores Bipartite

Título Original: Serviços de Saúde são Temas de Encontro da Comissão Intergestores Bipartite

Técnicos da saúde e gestores municipais estiveram reunidos na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta terça-feira (18), em São Luis. O encontro teve como finalidade mostrar os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) que necessitam das parcerias municipais e, também, aprovar novas ações e investimentos para as regiões de saúde.

Entre os participantes, o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio leite; o secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro; a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda; o prefeito de Codó, Zito Rolim; e a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, além de secretários municipais de saúde e técnicos da SES.

A chefe do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Maria do Carmo Diniz Pinheiro, falou sobre o Plano Integrado de Vigilância em Saúde de populações expostas a agrotóxicos. O plano envolve a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).

Maria do Carmo explicou que o objetivo do plano é identificar os municípios prioritários, áreas de risco e tipos de culturas; identificar as substâncias químicas empregadas na qualidade da água de consumo e de maior freqüência; elaborar plano de monitoramento humano; coletar amostras de água de consumo humano, alimentos e solo para identificar presença de resíduos agrotóxicos através análises laboratoriais e, ainda, realizar pesquisa socioeconômica e ambiental. “O custeio das ações previstas neste plano de contingência será realizado com recursos do Piso Fixo e Variável da Vigilância em Saúde e Recursos Estaduais”, completou.

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência foi mostrada pela técnica da SES, Nelbe Maria de Amorim de Souza. Ela explicou que são consideradas pessoas com deficiência aquelas com incapacidade ou redução da funcionalidade temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou continua de natureza física, mental, intelectual ou sensorial (Brasil, 2011), que, em interação com diversas barreiras, têm obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

Deliberação

Durante o encontro foram aprovados os Programas de Saúde da Família para os municípios de Davinópolis, Lago da Pedra, Nina Rodrigues, Pastos Bons e Senador Alexandre Costa e de Agentes Comunitários de Saúde para Nina Rodrigues, Senador Alexandre Costa e Timon. Também foi feita a homologação do programa Saúde na Escola/PSE do município de Altamira do Maranhão.

A CIB aprovou a restituição de créditos retroativos referentes aos programas da Atenção Básica de Timbiras; o relatório de atenção básica dos municípios de Arame, Bernardo do Mearim, Carutapera, Miranda do Norte e Peri Mirim e a ampliação da área de cobertura da SAMU regional de Coroatá, com a inclusão das regiões de Itapecuru Mirim, Pedreiras, Santa Inês e cobertura das regiões de Codó dos municípios de Alto Alegre do Maranhão e São Mateus.



Publicidade



Chapadinha Recebeu a Caravana do "Programa Qualidade de Vida" do Sebrae

Expansão do programa vai levar a prática de ginástica laboral a todas as unidades; Chapadinha recebeu a caravana na última semana

Com o intuito de divulgar e incentivar os funcionários do Sebrae às boas prática de uma vida saudável durante a jornada de trabalho, a unidade de Gestão de Pessoas (UGP) da instituição, está levando às unidades regionais do Sebrae o Programa Qualidade de Vida Sebrae - A VIDA COMO DEVE SER. O programa busca estimular os profissionais a adotar hábitos mais saudáveis e a manter a prevenção a problemas de saúde.


UR CHAPADINHA

Na terça-feira, dia 11, a gestora do programa, Andrea Belfort, esteve na regional do Sebrae em Chapadinha, onde foi realizada a apresentação do programa aos colaboradores. A fisioterapeuta Fabiana Chidiack comandou a prática da ginástica laboral e efetuou o atendimento em massoterapia.

O programa já funciona na sede da instituição, em São Luis, e agora empreende uma expansão de suas atividades aos municípios do interior do estado. Andrea Belfort esclarece a importância da iniciativa: “A prática visa promover equilíbrio, o bem estar em geral e a melhoria dos aspectos da saúde física, mental, social e profissional. Expandimos o campo de atuação do programa para as unidades regionais do estado para atender os demais colaboradores da instituição e todas as regionais receberão o benefício,” esclareceu a gestora do programa.

A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios que proporcionam, ao trabalhador, bem estar, diversão, relaxamento, alívio das tensões diárias, além do preparo da musculatura frente ao esforço repetitivo.

Segundo Fabiana, a pausa para a prática da ginástica laboral favorece a saúde do profissional. “A ginástica laboral consiste em exercícios simples. Trata-se de uma ferramenta de auxílio na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho”, ressaltou a fisioterapeuta. “Os exercícios devem ser praticados sempre no início, no meio e no fim da jornada de trabalho por, no mínimo, três vezes por semana”, ressalta.

Cronograma de visitas às UR’s:

06/11 – Pinheiro

10/11-Santa Inês

11/11- Chapadinha

12/11- Bacabal

17/11-Imperatriz

18/11-Açailandia

19/11-Grajaú

20/11-Presidente Dutra

21/11-Balsas

24/11-Barreirinhas

25/11-Rosário

26/11-Caxias

27/11-Timon


Assessoria de Imprensa Sebrae no Maranhão


Publicidade



Abertas Inscrições para Exposição Agropecuária de Chapadinha

Foto/Divulgação da 1ª Edição (2013)

No mês de dezembro, Chapadinha (MA) será palco da 2ª edição da ExpoChapadinha -Exposição Agropecuária - realizada pela Prefeitura Municipal. O evento acontecerá de 5 a 7 de dezembro, no Clube Alpha Ville. A coordenação da ExpoChapadinha comunica aos expositores que as inscrições, para participar da mostra de produtos durante a feira, estarão abertas até o dia 04 de dezembro na Secretaria de Indústria e Comércio, que funciona no prédio Prefeitura.

O coordenador do evento, Alberto Junior, discutindo a II Expochapadinha com os parceiros, Secretário de Trabalho e Renda, Zezinho Lima; Secretário de Assistência Social, Francisco Paiva; Secretário de Agricultura, Antônio José; Secretário Adjunto de Agricultura, Tote e outros técnicos das secretarias municipais. 

Para realizar a II ExpoChapadinha a prefeitura está mobilizando uma rede de parceiros, que atuarão para promover um evento que ofereça entretenimento e lazer e movimente a economia local, gerando excelentes oportunidades de negócios. A programação inclui palestras, cursos práticos, eventos técnicos, concursos, mostras e vendas de animais, além de shows musicais.

Alberto Junior (Coordenador) esteve reunido com o Chefe da Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged) em Chapadinha, José Ivo e o Secretário Adjunto de Indústria e Comércio, Armando Brito, onde definiram que a II EXPOCHAPADINHA será realizada nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro. "Queremos, assim como ocorreu na primeira edição, superar as expectativas dos empresários e criadores da região do Baixo Parnaíba" - ressaltou Alberto.

"Pretendemos proporcionar o intercâmbio de experiências e informações entre técnicos e criadores para incentivá-los na prática de métodos modernos de manejo e criação, além de favorecer negócios de compra e venda de animais e tecnologias", afirma Alberto Carlos, coordenador do evento.

Do Portal Capril Virtual



terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vem Aí: RESSACA DO NATAL na Associação Boa Vontade


Espaço Publicitário

Agende aí: No dia pós-Confraternização, o point será o Ressaca de Natal - pois tá tudo confirmado: a festa tradicional do dia de Natal - 25 de dezembro, esse ano será na Associação Boa Vontade, a partir das 4 horas da tarde, com animação de uma banda local (a ser definida); às 6 da tarde, o bicho vai pegar com o "Rei da Pisadinha" - Tony Guera & Forró Sacode e, às 9 da noite, tem o "Fera do Forró" - Washington Brasileiro, fazendo o seu mais novo show com suas novas musicas!

Ingressos antecipados, com preços promocionais, somente nas lojas Noroeste. Essa é mais uma realização com a marca Luis Gomes Produções. Maiores informações, ligue (98) 99113-4484 ou 98161-8648.


Chapadinha Sediará Audiência Pública Regionalizada Sobre o I Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana



Título Original: Seir e Parceiros Promovem Audiências Públicas em Seis Municípios Maranhenses

A Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir), em parceria com Secretarias de Estado e outros organismos, realizará audiências públicas regionalizadas sobre o I Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana nos municípios de Codó (19), Cururupu (22), Bacabal (25), Itapecuru (26) e Chapadinha (27).

O objetivo das audiências é garantir a participação das comunidades e ampliar o debate sobre as propostas que compõem o plano. As audiências serão coordenadas pela Comissão Estadual para elaboração do plano, composta por representantes das Secretarias de Estado de Igualdade Racial, Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Agricultura, Saúde, Cultura; de organizações da sociedade civil: Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde/Maranhão, Fórum Estadual das Religiões de Matriz Africana; Federação de Umbanda do Maranhão; e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphaan).

Em Codó, a Seir será representada pela gestora de Ações Afirmativas, Jacinta Maria Santos, e contará com a participação da representante da Sedes, Claudia Neta; da coordenadora da Renafro/MA, Luzimar Brandão; de representantes das comunidades de matriz africana de Codó e municípios vizinhos; e dos gestores municipais da Política de Promoção da Igualdade Racial.

Na programação está a apresentação dos objetivos da audiência, seguida da plenária para apresentação e discussão da minuta do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

A primeira audiência pública foi realizada em São Luís, nos dias 31 de outubro e 4 de novembro, com a presença de aproximadamente 140 pessoas. Na oportunidade o plano foi avaliado eixo por eixo, e os participantes puderam fazer sugestões para melhoria das propostas.

A construção do I Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana foi iniciada no primeiro semestre deste ano sob a coordenação da Secretaria de Estado de Igualdade Racial.

O objetivo é elaborar o plano contendo estratégias de enfrentamento coletivo da vulnerabilidade social dessas comunidades, mais conhecidas como terreiros.


Publicidade



VÍDEO - Entrevista do Governador Eleito Flávio Dino ao "Roda Viva"

No Roda Viva, Flávio Dino defende "ciclo de prosperidade para todos”.

Governador eleito garantiu que seu governo priorizará a universalização de direitos. Ele foi entrevistado no programa da TV Cultura por jornalistas de alguns dos principais veículos do país.


O governador eleito, Flávio Dino, deu os indicativos de como pretende administrar o Maranhão a partir de 1º de janeiro de 2015. Durante entrevista ao programa Roda Viva – TV Cultura, na noite desta segunda-feira (17), ele garantiu que irá trabalhar para instaurar a universalização de direitos e um ciclo de prosperidade no estado.


Vamos alavancar um ciclo de prosperidade para todos, trabalhando desde o primeiro dia para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador eleito ao relembrar as 65 propostas que compõem seu programa de governo, apresentadas ao povo do Maranhão ao longo de toda a campanha eleitoral.

Ao discorrer sobre os caminhos que trilhou até a vitória eleitoral do último dia 5 de outubro, Flávio Dino reafirmou seus compromissos com o estado que o elegeu. “O foco principal da mudança política não pode ser a compreensão de que basta mudar os políticos. É preciso mudar o conteúdo das políticas públicas e garantir a universalização de direitos e serviços públicos.”

Abrindo o debate sobre o desenvolvimento econômico do estado, Flávio Dino apresentou as diretrizes a serem implantadas. Para ele, é necessário expandir o mercado interno com a consolidação das atividades econômicas já existentes e criando condições para que novos investimentos cheguem ao estado.

Nosso papel é garantir um ambiente favorável a quem investe no estado”, lembrando que a proposta é separar o público do privado, e promover a instalação de um ambiente institucional que priorize o livre mercado.

*Resumido.

Do Portal Vermelho - Leia na íntegra: Clique Aqui


Allaine Monteles Representa Chapadinha em Evento do Unicef em Belém (PA)


O UNICEF convidou representantes dos municípios brasileiros a participar da II Mostra Internacional das Semanas do Bebê. O evento acontece nesses dias 18, 19 e 20 de novembro, na capital Belém (PA).

Veja os estados com municípios representados na II Mostra Internacional das Semanas do Bebê: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

Dentre os municípios maranhenses, Chapadinha participa do evento com a presença da assistente social Allaine Monteles - que representa a prefeitura e as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação. Vale ressaltar que, a professora Raimunda Portela (Dadá), que é a Articuladora do Selo Unicef em Chapadinha, por motivos superiores, excepcionalmente, não pôde comparecer ao evento.

A Mostra é realizada pelo UNICEF para promover a troca de conhecimentos sobre a realização dessa iniciativa entre países, Estados e municípios brasileiros. O objetivo é discutir as formas de fazer com que essa mobilização social contribua com a garantia dos direitos da primeira infância.

A segunda edição está sendo realizada em Belém em uma parceria com o Governo do Estado do Pará. No evento, serão apresentadas as experiências com a Semana do Bebê de 12 municípios selecionados por um júri de especialistas. Também serão apresentadas outras seis boas práticas com a Semana do Bebê no Brasil e no exterior.

O evento reúne representantes do poder público, gestores das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e representantes da sociedade civil.

Foram convidados a participar do evento - representando seus municípios, prefeitos, primeiras-damas, secretários e técnicos da Assistência Social, Educação, Saúde ou áreas relacionadas aos cuidados na primeira infância.

*Com informações da Assessoria


URE/Chapadinha - Escolas de Chapadinha e Tutóia Receberão Laboratórios de Informática

Imagem ilustrativa

A Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, concluiu mais alguns procedimentos para a indicação das escolas que receberão os novos laboratórios de informática que serão utilizados pelos alunos.

As indicações foram: CE Raimundo Araújo - em Chapadinha e, CE Zilmar Melo Araújo, em Tutóia.

Com isso, a Unidade Regional de Educação de Chapadinha conclui um ciclo que se encerra com benefícios a escolas das duas maiores cidades do Baixo Parnaíba.

Alem disso, a URE destinará até o final do ano aparelhos de ar condicionado, kits de atendimento especializado a alunos com necessidades especiais, bem como novas carteiras que já foram entregues durante o ano de 2014.

Com muita alegria anunciamos esses benefícios e ainda mais as reformas e ampliações de escolas previstas:

- Construção de quadra coberta no CE Raimundo Araújo;
- Construção de escola no Residencial José de Sousa Almeida (Mil Casas);
- Reforma e ampliação do CE Dr. Otávio Vieira Passos e CE Dr. Paulo Ramos, em Chapadinha, bem como do CE Dr. José Maria Cabral Marques, em Anapurus, dentre outras.

Voltando ainda à sede da Regional, hoje o CE Raimundo Araújo passa a se constituir a escola com melhor estrutura de funcionamento de toda a URE de Chapadinha, contendo:

- Salas climatizadas;
- Laboratório de informática novo (que vai ser instalado);
- Biblioteca;
- Quadra coberta (a ser construida em breve);
- Quadro completo de professores (a ser consolidado com o novo concurso público do Estado);
- Auditório para 100 lugares. Dentre outros equipamentos de utilização.



Publicidade



CHAPADINHA - PM Faz Apreensão de Arma de Fogo e Prende Infrator

José dos Reis da Silva Filho (Zé Filho), 24 anos, 
segundo ele, reside na cidade de Vargem Grande-MA.

Na manhã do último domingo (16), a guarnição de serviço recebeu uma denúncia que havia uma pessoa em atitude suspeita, em um povoado próximo da cidade.

A guarnição deslocou-se até o local para averiguar a situação, chegando lá foi localizado o indivíduo com as características repassadas, ele foi abordado, e foi feito uma revista, com ele foi encontrado uma arma de fogo (garruncha); ele estava empurrando uma moto Fan 125, cor preta, ano 2010, sem placa, chassi 9C2JC4110AR677785, por falta de combustível.

Arma apreendida

Cabe ressaltar que a referida moto não tinha chave, pois tinha sido feito ligação direta, poderia ser produto de furto, o mesmo falou que estava trazendo a moto para ser vendida para uma determinada pessoa no bairro Recanto dos Pássaros. 

O indivíduo é José dos Reis da Silva Filho (Zé Filho), 24 anos, segundo ele, reside na cidade de Vargem Grande.

O mesmo foi entregue juntamente com a moto e a arma na Delegacia para as devidas providências.

Do Blog do 16º BPM/Chapadinha


Publicidade



CHAPADINHA - Servidora Municipal Tem Moto Tomada de Assalto na Zona Rural

Esta é a moto roubada

A servidora pública municipal de Chapadinha, Silvete Monteles, teve sua moto Broz (Honda Bros Es150 - Ano: 2013, Placa: OJE 3862 - BURITI-MA) tomada de assalto em uma estrada vicinal do município de Anapurus, no último domingo (16). Ela foi assaltada por dois elementos armados.

Qualquer informação sobre o paradeiro da moto, manter contato com Silvete, pelo fone: (98) 3471-1072.


*As informações são do Blog do William Fernandes


Ginásio Poliesportivo é Entregue aos Chapadinhenses com Grande Festa

DSC_7007

No último sábado (15) foi entregue aos chapadinhenses o maior ginásio do Baixo Parnaíba – segundo maior da região Leste do Maranhão. O espaço, que recebeu o nome do poeta e desportista Raimundo Nonato Vale, é um sonho antigo dos munícipes que esperavam pela entrega há mais de 20 anos.


O prédio, que teve a construção iniciada e abandonada na década de 90, tem capacidade para mais de mil pessoas sentadas foi concluído pelo governo do Estado e entregue à administração municipal para a grande e esperada inauguração, com toda a infraestrutura, a fim de proporcionar mais possibilidades esportivas, modernização e bem-estar à população.

Agora, Chapadinha está em condição de receber nossos atletas, desportistas, e mesmo a população. É uma obra importante, esperada e desejada por muitas pessoas. Precisávamos de um governo municipal comprometido com o povo, para correr atrás dos nossos sonhos” – destacou o secretário de esportes, Erandyr Marques (Tôta).


O evento de inauguração contou com a presença da prefeita Ducilene Belezinha, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades e associações e da comunidade que vibrou com a entrega do ginásio.


Me sinto honrado em fazer parte desse momento, de uma obra que ficará na memória e na história do município. Foram mais de 20 anos de espera, muitos gestores passaram, mas não tiveram a garra e o compromisso de correr atrás dessa reforma, de abrir as portas do ginásio para a população. Graças à força de vontade do governo municipal hoje estamos contemplando o que muitos prometeram e não cumpriram. Chapadinha hoje tem seu ginásio, porque hoje Chapadinha tem quem busque por melhorias”- afirmou o secretário de Infraestrutura, Aluízio Santos.


A solenidade de inauguração foi marcada por muita emoção. A abertura do evento contou com a participação das crianças da rede municipal de educação, mostrando um pouco do que aprenderam, com o programa Mais Educação, como o balé, a capoeira e outras modalidades.




A família Vale, que teve o patriarca homenageado, também não escondeu a felicidade com o tributo a uma das grandes personalidades chapadenses. “Esse reconhecimento enche nosso coração de alegria. Estamos em festa por esses grandes presentes que recebemos, tanto a entrega do ginásio, com a homenagem a nosso pai”- declarou o Superintendente de Recursos Hídricos do município, Carlos Borromeu, filho do homenageado.



Grandes atletas do passado compareceram para a primeira partida de futsal, numa partida amigável entre chapadinha esporte clube e Juventus, grandes clubes dos anos 70 e 80.


Além das meninas do vôlei, os garotos do futsal e do basquete também participaram da programação esportiva.


Este ginásio é do povo de Chapadinha. Hoje é um dia de festa para nossos atletas, do passado e do presente. São eles que devem desfrutar deste momento festivo e histórico”, disse a prefeita Belezinha.



Publicidade



CQC Exibe Matéria Bombástica sobre Número de Mortes de Bebes em Caxias-MA

f_277530.jpg

Mais uma vez a dura realidade de Caxias-MA, é mostrada em rede nacional. A matéria que denuncia a morte neonatal de mais de 115 de bebes em menos de ano na Maternidade Carmosina Coutinho ganhou destaque no quadro 'Proteste Já', do programa CQC (Custe o Que Custar) da Band, desta segunda (17). Em duas partes, a matéria longa e de cunho bombástico exibiu os momentos em que a equipe do programa, comandada pelo repórter Oscar Filho buscava respostas, como a tentativa de falar com o prefeito Leo Coutinho. A polemica gira em torno do número de óbitos de bebes em comparação com os dados nacionais do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial de Saúde). A expectativa em torno da exibição da matéria fez a população de Caxias 'parar'. O clima na cidade é de revolta e se estende nas redes sociais. (Blog de Raquel Sousa - 180Graus)





Nunca se viu a TV Band ter tanta audiência no último século quanto nesta segunda-feira (17), o pacote de anúncios da TV local, nunca foi tão visto pelos conterrâneos caxienses, a nova integrante da bancada do CQC era nada menos que Ana Paula Padrão, jornalista crítica que nem “ZEUS” esta dispensaria, a jornalista começa logo com a figura linguística irônica dizendo:

- Só podia ser no Maranhão, afirma Ana Paula, mostrando a imagem que o estado tem perante os olhos do país.

Ana Paula Padrão

O protesto já começa com a sistemática de como deveria ou pelo menos seria as taxas de mortalidade aceitáveis pelos padrões exigidos pela ONU.

O advogado que presta reportagem fala que os índices apresentados pela Maternidade são comparados aos de “guerra”, era depoimento atrás de depoimento, mães revoltadas e indignadas pela morte de seus futuros filhos, as falas comovem até o coração mais duro.


CLIQUE AQUI  - e confira o vídeo da reportagem completa no programa CQC (TV Band)


Ricardo Rodrigues também arroxa a administração sobre um convênio de cifra equivalente a 500 mil reais que não teria sido aplicado em prol do atendimento do pré-natal de milhares de mães caxienses, a reportagem denuncia ainda atos de improbidade administrativa por parte do atual secretário municipal de Saúde, que por coincidência ou não, é tio do atual prefeito Léo Coutinho.

Jornalista Ricardo Rodrigues
Ricardo revela documentos e afirma que mais de 3 milhões de reais, foram destinados a uma UPA que nunca existiu...




A retrospectiva do encontro no restaurante da D’Cantus foi um prato cheio aos olhos dos caxienses, o programa frisa a parte em que o assessor do prefeito Léo Coutinho identificado como Daniel teria jogado uma garrafa no repórter Oscar Filho e ainda alimenta dizendo que o mesmo faz parte da folha de pagamento da prefeitura e é marido da Vereadora Thais Coutinho, informações que todos sabem que são verídicas, Ivan Brasil, sem credibilidade por sua vez,  faz parte da folha de pagamento e apresenta o programa “CIDADE LIVRE” vinculado ao governo municipal e em uma infeliz colocação disse que se fosse ele, daria era porrada no repórter,  ”é mole"?





Oscar Filho mostra que ao tentar entrar em órgão público não obtém uma informação sequer, e leva “porta na cara” e que ninguém pode resolver ou lhe dar qualquer noção de esclarecimento sobre o (des)caso.

A jornalista da bancada Ana Paula Padrão, finaliza revoltada, pois afirma vê na matéria, ameaças e covardia, e deixa o recado de que o CQC - "Custe o Que Custar", procurou órgãos como Ministério Público e afirma que este já está de olho.

Então tem gente que precisa ficar atenta, se não o mandato vai pelo ralo assim como o da prefeita de Coroatá...

Por: Átila Uchoa


Publicidade





Arquivo do blog