WebNet

WebNet

quarta-feira, 22 de abril de 2015

CHAPADINHA - Mutirão para Diagnóstico e Tratamento do Glaucoma Acontece no Próximo Domingo (26)


A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria de Estado de Saúde, que tem como objetivo oferecer atendimento à população em geral para diagnosticar e tratar o Glaucoma.

O atendimento acontecerá no próximo dia 26 ( domingo ) a partir das 14h, no Centro de Saúde Benu Mendes (bairro Areal). Os pacientes deverão comparecer com a xerox da identidade e do cartão SUS.

O que é o Glaucoma?

O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Sintomas

Glaucoma é uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego.

De modo geral, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.

Diagnóstico

De modo geral, dois sinais merecem a atenção: pressão intraocular acima da média e alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho. Outros fatores podem ajudar a confirmar o diagnóstico.

São pacientes de risco os negros que têm maior propensão a desenvolver pressão alta, pessoas com mais de 35 anos e os portadores de diabetes. O histórico familiar também é importante para o diagnóstico, pois cerca de 6% das pessoas com glaucoma já tiveram outro caso na família.

Tratamento

Inicialmente, o tratamento é clínico e à base de colírios. Existem drogas por via oral que só são usadas em casos emergenciais. O tratamento inadequado ou falta de tratamento podem levar à cegueira.

Secom/PMC


Publicidade



Arquivo do blog