WebNet

WebNet

quinta-feira, 18 de junho de 2015

ARTIGO - Cultura Chapadinhense: Um Manancial Escondido


Por: Paulo Coêlho - Educador Chapadinhense

FOLCLORE

É tudo aquilo que o povo faz e reproduz como tradição. Para outras, é só uma pequena parte das tradições populares, folclore é a mesma coisa que cultura popular, de fato as duas palavras são sinônimas e têm origem anglo-saxônica (referente aos países do continente americano que tem como principal idioma o inglês, e possuem laços históricos, étnicos, linguísticos e culturais com o Reino Unido. Entre os países incluídos nessa definição estão os Estados Unidos e o Canadá (com exceção da província de Quebec) na América do Norte, e algumas ilhas do Caribe na América Central, e a Guiana na América do Sul), saber tradicional do povo, como: 

As narrativas, contos populares, os mitos, lendas e estórias. Costumes preservados e transmitidos oralmente de uma geração à outra. Crenças e superstições: ligados à vida e ao trabalho, dialetos. Segundo a Antropologia cultural os aspectos da cultura de um povo diz respeito à literatura tradicional, e é apenas a tradição popular em dimensões mais atuais como toadas, cantos, lendas, mitos, sabores e etc.

Pode-se dizer que Chapadinha apresenta grande pluralidade cultural, com elementos diversificados. Aqui serão abordados alguns elementos que integram a cultura de nosso município.


O carnaval é o evento popular mais famoso do Brasil, e consequentemente de Chapadinha, tem também as festas juninas, o Maranhão tem uma particularidade do Maranhão o bumba meu boi que vem ganhando destaque em Chapadinha.


Bumba meu Boi é um festejo que apresenta um pequeno drama. O dono do boi, um homem branco, presencia seu vaqueiro (um homem negro) roubando o seu animal de estimação (mimoso) para alimentar a esposa grávida que estava com vontade de comer língua de boi. Matam o boi, mas depois é preciso ressuscitá-lo.


Capoeira - Outra manifestação culturais com grande presença na cidade é a capoeira, uma manifestação cultural genuinamente brasileira criada pelos escravos africanos que encontravam na dança uma forma de desviar a atenção e omitir dos feitores seus descontentamentos (também é considerada uma modalidade de luta). A capoeira vem ganhando adeptos em toda cidade. O instrumento utilizado durante as apresentações da capoeira é o berimbau, que é constituído de arco de madeira, cabaça cortada, caxixi (cestinha com sementes), vareta e dobrão (moeda).


Tem também o Reisado que é uma manifestação cultural trazida pelos colonizadores portugueses. É um espetáculo popular das festas de Natal e Reis, cujo palco é a rua. A partir do dia 24 de dezembro, saem os vários Reisados, cantando e dançando. Os participantes dos Reisados acreditam ser continuadores dos Reis Magos que vieram do Oriente para visitar o Menino Jesus, em Belém.


Tem o Candomblé que consiste num culto de origem africana trazido pelos escravos negros, na época do Brasil colônia. No Maranhão e em Chapadinha esse culto é chamado de tambor de mina.


Na música temos muitos talentos que precisam ser incentivados, um exemplo é o alto número de jovens que buscam escolas para desenvolverem seu potencial.


Talento e criatividade resultaram em arte! Finalização do curso de reciclagem para produção de flores e arranjos, no Recanto dos Pássaros. Uma realização da Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria da Mulher.



Artesanato - Outro elemento cultural de extrema importância são os artesanatos. A variedade de produtos artesanais na região é imensa, entre eles podemos destacar as rendas, produtos de couro, de palha, cerâmica, madeira, entre outros.


A culinária é bem diversificada. Tem pratos típicos como: carne de sol, sarapatel, feijão verde, canjica, tapioca, peixes, etc. Também são comuns as frutas ciriguela, buriti, cajá, bacuri e o famoso pequi.


As festas juninas se alastram por todo o município, nas mais diferentes formas como; a tradicional quadrilha, dança portuguesa, vaqueijada e outras.

Portanto, Chapadinha tem um grande potencial cultural que precisa ser explorado.


Publicidade



Arquivo do blog