WebNet

WebNet

domingo, 23 de agosto de 2015

Confirmado Concurso Público do Estado com 3 Mil Vagas



O tão sonhado concurso público para professor da rede estadual de ensino deve sair ainda este ano, mesmo atrasado. Prometido inicialmente para o mês de agosto no inicio do ano pelo governador Flávio Dino (PCdoB), as provas devem ocorrer em novembro deste ano, pelo menos é o que revela a secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres (PDT). A contratação da empresa que vai realizar o concurso vai ocorrer em setembro. No total 3001 vagas vão ser oferecidas para docentes em diversas áreas, todas as informações foram repassadas pela gestora da Educação.

Apesar de ter sido anunciado por Flávio Dino, a realização do concurso é uma proposta do governo anterior. Em novembro de 2014, a então governadora do Maranhão, Roseana Sarney, havia anunciado que o Governo pretendia realizar concurso público com 3.000 oportunidades para a carreira de docente e que já havia enviado à Assembléia Legislativa um projeto de lei sobre o assunto.

Para chegar ao quantitativo de 3.000 postos, a Secretaria de Educação (Seduc) teve que fazer um levantamento de demanda e viabilidade orçamentária. Os motivos para a realização desse estudo foram as vacâncias em decorrência de aposentadorias e o cumprimento do novo estatuto do educador – que reduziu a carga horária dos professores em sala de aula.

No dia 25 de maio, os deputados estaduais do Maranhão aprovaram o projeto de Lei 217/2014, de autoria do Poder Executivo, que cria 3.001 vagas para professor de educação básica.

As vagas do concurso da educação serão estritamente para professor III, que exercem a profissão nas disciplinas presentes na grade do ensino médio. Ao todo, 518 ofertas serão para a área de língua portuguesa, 257 para língua estrangeira (inglês), 133 para língua estrangeira (espanhol), 341 para matemática, 286 para física, 302 para química, 291 para biologia, 131 para história, 236 para geografia, 111 para sociologia, 126 para filosofia, 148 para educação física e 121 para arte.


Publicidade



Arquivo do blog