WebNet

WebNet

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Secretária Maria Coêlho Participa de Encontro que Criou Rede Estadual de Secretários Municipais de Ciência Tecnologia e Inovação

A criação da Rede de Ciência e Tecnologia é, segundo a secretária de Educação, Maria Coelho Pimentel Gomes, do município de Chapadinha - importante para o desenvolvimento do Estado. “Para o município está bem é preciso que os municípios estejam bem. Por meio da rede buscaremos juntos formas e meios para alavancar esta área e que vai melhorar a educação nesses locais”, observou a secretária.


O Maranhão conta, deste a última sexta-feira (11), com uma Rede de Secretários Municipais da Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), que vai propiciar, dentre outras coisas, a atração de novos investimentos na área de ciência e tecnologia para o Estado e ajudar os municípios a organizar melhor as políticas públicas da área. O termo de criação da rede foi assinado pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, durante o I Encontro Estadual dos Secretários Municipais de Ciência Tecnologia e Inovação, uma iniciativa inédita do Governo do Estado.

O evento contou com a participação do coordenador Geral de Indicadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Márcio Eduardo Garcia Bezerra (palestrante).


A iniciativa, segundo explicou o secretário Bira do Pindaré, surgiu a partir da importância que os municípios também se qualifiquem e se preparem para acessar as políticas nesta área, um setor que avança bastante. “Todos nós somos cada dia mais dependentes da ciência e tecnologia e não podemos ficar alheios às políticas públicas, temos que construirmos juntos, por isso a iniciativa de criação desta rede que é a grande iniciativa deste dia, neste evento”, destacou.

Durante o encontro o secretário apresentou o Plano de Metas 2015-2018 – Ciência, Tecnologia e Inovação de Todos Nós. O plano trabalha com seis eixos: Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Democratização do Acesso à Educação Superior, Fortalecimento da Cidadania Digital, Fomento a Pesquisa e Inovação Tecnológica, Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e Potencialização do Centro de Lançamento de Alcântara.

Secretário Bira do Pindaré assina termo de criação 
da Rede de Secretários Municipais da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Bira do Pindaré apresentou com um das metas mais importantes do plano a criação de 23 unidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), cinco deles previstos para ser inaugurados já em fevereiro. “É uma estrutura completa que nós vamos montar com plataforma de ensino em tempo integral, mas também unidades vocacionais e de ensino a distância. Eu acho que desta forma nós vamos democratizar o acesso à qualificação profissional e ao ensino técnico e superior e isso vai melhorar muito a qualidade de vida do povo maranhense”, explicou o secretário.

Os programas ProUni, que é voltado para o fortalecimento e habilidades das pessoas interessadas em ingressar no ensino superior e o Cidadão do Mundo, também foram apresentados como ações importantes já instaladas pela secretaria. Por meio do programa Cidadão do Mundo jovens de escolas públicas têm a oportunidade de participar de intercâmbio internacional para aprender outra língua com todas as despesas pagas pelo governo. As inscrições para os interessados estão disponíveis no site da Secti – www.secti.ma.gov.br.

A criação da Rede de Ciência e Tecnologia é, segundo a secretária de Educação, Maria Coelho Pimentel Gomes, de Chapadinha, importante para o desenvolvimento do Estado. “Para o município está bem é preciso que os municípios estejam bem. Por meio da rede buscaremos juntos formas e meios para alavancar esta área e que vai melhorar a educação nesses locais”, observou a secretária.

Semana de Ciência e Tecnologia
Durante o encontro o secretário Bira do Pindaré fez um chamamento aos presentes. Pediu que mobilizem estudantes e a comunidade em geral para participar da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece de 19 a 25 de outubro.

Este é um dos mais importantes eventos de divulgação científica e precisamos que todos estejam engajados em seus municípios para que tenhamos um grande número de atividades acontecendo em todas as regiões. Muitas dessas atividades serão realizadas com o apoio do Governo que por meio da Fapema abriu edital para este fim”, disse o secretário.


Publicidade



Arquivo do blog