WebNet

WebNet

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

BURITI - Vereador Jorge do Sindicato (PDT) Toma Posse como Novo Prefeito



Enfim a agonia dos buritienses sobre o comando da prefeitura parece ter chegado ao fim neste entardecer de terça-feira, 3 de novembro, com a posse de Josimar Alves Lima (PDT), mais conhecido como Jorge do Sindicato, como o prefeito de Buriti.

Eleito como campeão de votos para vereador, Jorge do Sindicato se destacou quando, numa estratégia arriscada, lançou-se candidato a presidente da Câmara e foi eleito com os votos dos governistas. Sua ascensão ao cargo de chefe do executivo municipal, nesta terça-feira (3), se deu por conta da cassação do prefeito Rafael Mesquita Brasil e do seu vice Raimundo Camilo, sob acusação de abuso de poder econômico e corrupção eleitoral.

Prefeito Jorge do Sindicato ladeado dos demais vereadores

A cassação do prefeito Rafael Mesquita, no Processo nº 253, ocorreu a partir de uma Ação do Ministério Público Eleitoral que pediu a perda dos mandatos do atual Prefeito e seu Vice, por captação ilícita de sufrágio, com abuso de poder econômico nas eleições de 2012. Foram juntados documentos, gravação de voz e vídeo, entregues pela testemunha Gilberto Carlos, radiologista do município, popularmente Gilbert, conhecido também como “Homem bomba” da gestão do ex-prefeito Neném Mourão, que demonstrariam as irregularidades.

Naldo Batista cumprimenta o novo prefeito de Buriti

Diante da robustez das provas, a Juíza Maria da Conceição Privado Rego, da Comarca deBrejo, que na época respondia pela de Buriti, julgou procedente as acusações gravíssimas e DECRETOU A PERDA DO MANDATO ELETIVO dos impugnados Rafael Mesquita (Prefeito) e Raimundo Camilo (Vice Prefeito), nas eleições municipais/2012, e determinou que o segundo colocado no pleito, LOURINALDO BATISTA SILVA (Naldo Batista), deveria assumir a Chefia do Executivo.

O prefeito recorreu ao TRE/MA e se manteve, sob força de liminar, até que, no último de 15 de setembro de 2015, a Corte reconheceu, por 4 a 3, que houve corrupção eleitoral. Como ainda havia possibilidade de Embargos Declaratórios, recursos especiais opostos pela defesa contra decisão do próprio TRE/MA, o Tribunal o manteve no cargo até que julgassem tais recursos.

Ex prefeito Zé Vilar, também, cumprimenta o mais novo prefeito

No dia 27 de outubro, o Tribunal rejeitou os embargos opostos e, por unanimidade, após longo debate na Corte, os desembargadores também decidiram que o presidente da Câmara, vereador Jorge do Sindicato, assumisse, imediatamente, como novo prefeito de Buriti (MA) até que a sentença fosse transita e julgada no TSE, diferentemente do que havia decidido a justiça de base que determinara a posse do segundo colocado nas eleições de 2012, no caso Naldo Batista.

Público presente na Câmara Municipal

O desfecho encaminhado pelo TRE/MA para comando da prefeitura de Buriti ocorreu com base no novo Código Eleitoral (Lei nº 13.165/15, art. 224) aprovado no Congresso este ano.

Quem empossou foi o juiz eleitoral da 2ª Vara de Caxias, Dr. Anderson Cabral, que responde pela Comarca de Buriti(MA).


Publicidade



Arquivo do blog