WebNet

WebNet

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Chapadinha Vai Receber a Caravana do Projeto Estadual "Mais Cultura"

Jô Brandão (superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma) e assessor, foram recebidos pelos secretários municipais Nágera Pontes (Cultura) e William Fernandes (Comunicação); e por Manoel Almeida (diretor do departamento municipal de Promoção da Igualdade Racial)

*Com informações da Ascom/SECMA e da Secom/PMC

A cidade de Chapadinha recebe, nos dias 11 (sexta) e 12 (sábado) de dezembro, o projeto “Mais Cultura e Turismo”. O evento é uma promoção do Governo do Maranhão, realizado pelas Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e de Turismo (Setur), com o objetivo de celebrar a diversidade cultural maranhense.



Nos próximos meses o projeto irá percorrer um total de 22 cidades, atingindo todas as regiões do Estado. “Em cada edição vamos atingir não apenas as cidades sede do projeto, mas também os municípios vizinhos. Dessa forma, em 22 edições, vamos contemplar quase que a totalidade dos municípios maranhenses”, explicou o secretário de Estado de Cultura, Felipe Camarão.


Na edição de Chapadinha, a programação do evento inclui palestras e oficinas com foco na institucionalização da cultura e ações estruturantes, com uma série de atividades voltadas para os processos de institucionalização da cultura, geração de conhecimentos, difusão cultural, fomento e sustentabilidade.

Assim como vem ocorrendo em outros municípios onde já aconteceu o evento, a parceria com a prefeitura local também está sendo viabilizada com o intuito de que todas as condições necessárias para a organização de um evento deste porte sejam garantidas com o trabalho em conjunto de diversas esferas do poder público.

Um dos diferenciais do projeto “Mais Cultura e Turismo” é a construção do diálogo com a comunidade local, e por conta disto a Prefeitura de Chapadinha recebeu uma equipe da Secretaria de Estado da Cultura, ocasião em que foi articulado, antecipadamente, um trabalho de levantamento da realidade cultural local que subsidiou a elaboração da programação do evento.

Ao todo serão 22 edições do projeto que serão realizadas nos próximos meses em todas as regiões do estado - Território Oeste: Carutapera e Santa Inês; Território Norte: Mirinzal, Pinheiro, Viana e Chapadinha; Território Leste: Barreirinhas, Tutóia, Itapecuru Mirim e Rosário; Território Sul: Imperatriz, Carolina e Balsas; Território Centro I: Barra do Corda, Presidente Dutra e Grajaú; Território Centro II: Bacabal, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e São João dos Patos.

“Esse importante projeto atende a uma determinação do governador Flávio Dino de democratizar o acesso à cultura e de valorizar a diversidade cultural maranhense através da descentralização das ações culturais. Deste modo, o projeto cumpre seu objetivo de estabelecer a cultura como um fator de desenvolvimento humano e fortalecer o exercício da cidadania junto aos municípios maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão.

"As diversas atividades do projeto consideram, também, ações continuadas de caráter estruturante, tendo em vista a perspectiva de obtermos resultados qualitativos com as ações planejadas. A exemplo da implantação de equipamentos públicos, bibliotecas, formação de agentes culturais, cartografia social, residências artísticas, cadastramento de grupos, comunidades, artistas e práticas culturais no Sistema Estadual de Informação e Indicadores Culturais (SEIIC) e o apoio aos municípios na elaboração de seus planos municipais de cultura" - explicou a superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Jô Brandão. .

Exposição coletiva
Todas as edições do ‘Mais Cultura e Turismo’ receberão uma exposição coletiva intitulada ‘Maranhão de Identidades e Tradições’. A exposição será composta por um acervo já pertencente à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), selecionado nas Casas de Culturas e Museus, e também coletados nas comunidades. A exposição tem como cerne o reconhecimento das diferentes identidades e sua contribuição na formação da cultura maranhense.

Municípios-polo do ‘Mais Cultura e Turismo’:

Território I (Carutapera e Santa Inês);
Território II (Mirinzal, Pinheiro, Viana e Chapadinha);
Território III (Barreirinhas, Tutóia, Itapecuru Mirim e Rosário);
Território IV (Imperatriz, Carolina e Balsas);
Território V (Barra do Corda, Presidente Dutra e Grajaú);
Território VII (Bacabal, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e São João dos Patos).


Publicidade



Arquivo do blog