WebNet

WebNet

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Novembro Azul - CRAS/Vila Isamara Promove Palestra de Conscientização


Fotos: Kim Pereira

Por: Sousa Neto - Secom/PMC

Com o objetivo de conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar medidas de promoção de saúde e prevenção de doenças que, se realizadas com regularidade, podem evitar muitos agravos, a Prefeitura de Chapadinha através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma série de ações educativas em departamentos e órgãos públicos e privados.


CRAS/Bairro Vila Isamara

“Câncer de Próstata” - O Exame Precoce é Fundamental, foi o tema da palestra realizada na manhã desta quarta-feira (25), no auditório do CRAS do bairro Vila Isamara. O momento, que iniciou às 8h, inserido na programação da campanha Novembro Azul, tem o objetivo de alertar o homem quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.


A discussão sobre a saúde masculina contou com a presença de Geyziane Silva (coordenadora do CRAS), Keywellane Lima (Psicóloga), Hidamarys Garreto (Assistente Social), Dr. Alexander Del Toro (da UBSF/bairro Caterpillar - Palestrante), Dr. Juan Montero (da UBSF/bairro Novo), das Enfermeiras: Nitheyanna Araújo, Rayane Aguiar e Gillianne Gomes; Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de Alexandra Lima (diretora adjunta da escola U.E. Ana Fortes), e moradores - como principais atores do evento.

O momento expôs os cuidados a respeito do câncer de próstata, mas também abordou a saúde do homem de uma forma geral. Problemas cardiovasculares e questões psicológicas, concernentes ao receio masculino em procurar ajuda médica foram alguns dos pontos abordados na discussão.


A palestra foi ministrada pelo médico cubano, Dr. Alexander Del Toro, e contou com a participação dos presentes, que vez por outra tiravam suas dúvidas, lançando perguntas ao palestrante.


Ao final da palestra a coordenadora Geyziane Silva, agradeceu a presença e participação dos moradores e da equipe de saúde, assim, como agradeceu, também, o apoio e incentivo da prefeita Ducilene Belezinha, na campanha Novembro Azul; e avaliou o encontro. “Foi realmente de grande valor, as informações oferecidas na palestra, que abordou temas variados, de conscientização para os homens, pela importância da busca por cuidados com a saúde”, ressaltou.

Após a palestra, os médicos cubanos, Alexander e Juan, realizaram consultas com os moradores presentes.

Palestra para os Guardas Municipais e Agentes de Trânsito


Com o objetivo de alertar os homens sobre os riscos e formas de prevenção da doença, também, pela manhã desta quarta-feira (25), os Guardas Municipais (GCM) e Agentes de Trânsitos, participaram, no auditório da Prefeitura, de palestras sobre o tema, onde puderam também tirar suas dúvidas e conhecer mais sobre o assunto.


O foco da palestra foi incentivar a reflexão sobre a problemática da doença e motivar os homens à realização dos exames preventivos.


Os palestrantes, o médico cubano Dr. Rubiel Ochoa, e o enfermeiro Fábio Aguiar - ambos atendentes da UBSF da localidade Baturité (zona rural de Chapadinha), esclareceram sobre os principais fatores de risco causadores da doença. Na oportunidade, os palestrantes também elucidaram as diversas dúvidas dos presentes ao evento.

Além dos palestrantes, guardas e agentes, esteve presente o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Peres Galvão.


Publicidade



Arquivo do blog