WebNet

WebNet

sábado, 21 de março de 2015

CHAPADINHA - Fetaema na Defesa das Famílias de Tiúba


Por: Barack Fernandes - Ascom/Fetaema

Nas andanças de acompanhamento aos Conflitos Agrários no Maranhão, a Fetaema, através de sua secretária de Política Agrária, Maria Lúcia Vieira, constatou mais uma disputa pela terra envolvendo famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Desta vez na comunidade Tiúba em Chapadinha na região do Baixo Parnaíba.

Na visita o que se ouviu foram relatos dos mais variados tipos de violência e intimidação contra a população de Tiúba, a exemplo do corte da energia elétrica que abastece o local, animais queimados, ameaças de derrubada das poucas casas que ainda restam. Isso mesmo! Ainda restam. Pois boa parte das moradias já foram incendiadas covardemente por jagunços a mando de um grande proprietário de terras da região.

Como se os atos truculentos acima citados não bastassem, a única estrada que dá acesso a comunidade, foi fechada recentemente pelo “bando”. Hoje para se deslocarem até Chapadinha, distante 10km, crianças, idosos(as), mulheres e homens, têm que se arriscar por veredas mata a dentro.

E foi pela sensibilização a toda problemática vivenciada atualmente pelas mais de 10 famílias de Tiúba, que a Fetaema, representada por sua secretária de Política Agrária, Maria Lucia Vieira, juntamente com representantes da Diocese de Brejo, bispo Dom Valdeci, o superintendente regional do (Incra) no Maranhão, Jowberth da Silva, o superintendente de Polícia do Interior, delegado Decival Gonçalves, com outros representantes da sociedade civil e do poder público, estiveram presentes na comunidade para dialogar e traçar estratégias que garantam a integridade das famílias, e consequentemente o direito de permanecerem no povoado.

Entre as estratégias, está o levantamento topográfico da terra, para a partir daí, o Incra verificar se tem condições legítimas para o processo de desapropriação.


Publicidade



sexta-feira, 20 de março de 2015

Infraestrutura: Secretário Aluízio Santos Conversa com os Moradores da Travessa Coelho Neto para Explicar as Obras que Estão Sendo Realizadas no Local


A reunião foi para tirar dúvidas e explicar todas as etapas do trabalho que já está sendo realizado na Travessa Coelho Neto. O secretário municipal de Infraestrutura, Aluízio Santos,  e sua equipe conversaram com os moradores do local, que ouviram atentamente e também fizeram perguntas sobre cada serviço realizado no bairro no bairro.


O principal questionamento da comunidade foi quanto ao prosseguimento da obra, pois o asfalto, que começou ainda no bairro Terras Duras avançou para o Caterpillar até onde já havia calçamento de pedra. Já no trecho da Travessa Coelho Neto chegando na Vila Vitória os serviços de compactação do terreno já haviam sido realizados ainda no ano passado e agora deve ser preparado com meio fios, sarjetas e imprimação para receber o asfalto.


A empresa vai iniciar na segunda-feira com a preparação do terreno para que já possa iniciar o meio fio, sarjeta e, a partir daí, fazer a imprimação e colocar a camada asfáltica. Nós estamos na primeira etapa de asfalto, são 8,5km com recursos próprios do município”, explicou o secretário Aluízio Santos.


Uma obra completa prometida por muitos ex-prefeitos e que nunca foi realizada, mas que agora, no governo de Ducilene Belezinha, já começou a ser realidade. E isso os próprios moradores confirmam.


Eu tô acreditando na palavra dele. Vai fazer com meio fio, sarjeta. Vai fazer o serviço perfeito”, disse o morador, Francisco Sousa Meneses.

Tô satisfeito. Com esses serviços feitos, resolveu o problema de nossa rua”, acrescentou o morador, Edvan Vieira dos Santos.


O cuidado com a qualidade de vida da comunidade também passa pela segurança, pois depois da conclusão do serviço, o receio dos moradores é com relação ao excesso de velocidade dos motoristas e motociclistas e a solução, também, já está sendo planejada com o estudo para implantação de quebra molas no decorrer da via, em pontos estratégicos.


Nós já nos reunimos com o pessoal do DMT que vai fazer a regulamentação de distância para atender aos padrões. Vamos aproveitar o asfalto e fazer os quebra molas sinalizados nos pontos estratégicos para que os moradores e, também, para os que trafegam por essa rua, tenham a segurança necessária”, concluiu o secretário Aluízio Santos.

Suzenne Costa - Secom/PMC





Prefeitura de Chapadinha Anuncia Pagamento dos Servidores da Educação para Este Sábado (21)


A partir da meia noite, servidores efetivos e concursados da Educação estarão com o salário de março em suas contas

A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, anunciou na tarde desta sexta (20), que os proventos dos servidores da Educação, efetivos e concursados, referentes ao mês de março, estará disponível a partir da meia noite, aguardando somente a liberação do Banco do Brasil.

Segundo a prefeita, o montante liberado é de R$ 3 Milhões e Trezentos Mil Reais, que ajudarão a impulsionar o comércio e os serviços locais na Semana Santa.

Aposentados e pensionista só na terça (24)


Quanto aos aposentados e pensionistas, o Diretor-Presidente do IPC informa que, em virtude da mudança ocorrida na direção do instituto e da dificuldade de atualização cadastral junto ao Banco do Brasil, os benefícios referentes ao mês de março estarão disponíveis somente a partir do dia 24, terça-feira (leia Nota de Esclarecimento acima).

Secom/PMC


Publicidade



quarta-feira, 18 de março de 2015

Dep. Zé Inácio Reivindica Instalação de Hospitais em Pinheiro e Chapadinha


Durante audiência da Comissão de Saúde na tarde desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa, o deputado Zé Inácio (PT), cobrou do atual secretário de Saúde, Marcos Pacheco a conclusão dos hospitais macro regionais dos municípios de Chapadinha e Pinheiro.


De acordo com o parlamentar a importância desses hospitais é fundamental para a qualidade de vida da população dessas regiões. “Esses hospitais precisam ser concluídos para dar mais qualidade de vida á população dessas macrorregionais e assim com certeza irá pelo menos minimizar o cenário atual dos hospitais públicos em todo o estado, inclusive os da capital”, destacou Zé Inácio.

CHAPADINHA
A unidade de saúde do Baixo Parnaíba será instalada no município de Chapadinha. Trata-se do Hospital Geral que terá capacidade de 50 leitos e ocupará 4.297,49 metros quadrados de área construída. O valor da obra está orçado em R$ 15.075.684,99. O hospital vai atender todo Baixo Parnaíba, que abrange os municípios de Mata Roma, Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.

Ainda durante a audiência pública, o deputado Zé Inácio cobrou do secretário Marcos Pacheco a execução do convênio da construção do hospital de Sítio Novo. O convênio foi assinado entre governo do estado e o município ano passado. A obra já foi licitada e o prefeito de Sítio Novo João Piquiá está aguardando a liberação do recurso para iniciar a construção.


O secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco acenou positivamente as reivindiciações deputado Zé Inácio, afirmando que irá dá procedimento e retorno à demanda. Ressaltando que irá dá continuidade na construção das unidades de saúde regionais por achar fundamental a descentralização dos atendimentos médicos hospitalares.

A audiência foi solicitada pelo presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Stênio Rezende (PRTB).



Publicidade



Saúde: Bairro do Caterpillar Vai Ganhar uma Academia de Saúde


No bairro do Caterpillar o asfalto chegou na travessa Coelho Neto e basta olhar para o outro lado, bem na praça, que já se vê uma Academia de Saúde, em construção. A obra, fruto de uma parceria da Prefeitura de Chapadinha com o Governo Federal, já está atingindo a altura da laje.

Assim como a academia do bairro Areal, o local vai receber um benefício para a prática esportiva e de graça. Uma oportunidade para centenas de famílias terem um local apropriado para atividades físicas.

Para que tudo fique pronto o mais rápido possível, 7 homens trabalham no local, todos são de Chapadinha e entre eles tem Herivelton dos Santos Oliveira, que é morador do bairro. Aos 21 anos ele conta que a única oportunidade que teve para trabalhar, como auxiliar de pedreiro, foi no Estado do Pará na construção da barragem da hidrelétrica de Belo Monte.


Eu trabalhei um ano na barragem Belo Monte. Se eu não tivesse esse serviço aqui, com certeza já tinha saído da cidade”, disse o auxiliar de pedreiro.

Mas com tantas obras em Chapadinha, Herivelton não precisou mais sair daqui, e comemora a oportunidade de trabalhar perto de casa.


É muito melhor trabalhar perto de casa. Tô de boa agora aqui. Muito bom mesmo”, concluiu.

É assim que se administra uma cidade: com ações comprometidas com o povo, gerando emprego para a população e benefícios para todos os moradores.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



Infraestrutura: Moradores da Travessa Coelho Neto Comemoram a Chegada do Asfalto


O asfalto, que começou na Travessa Coelho Neto, bairro Terras Duras, avança para o bairro do Caterpillar. A espera, de mais de 26 anos, de dona Francisca Alves da Conceição, acabou. O benefício na rua em que ela mora vai mudar, e pra melhor, a vida da aposentada, e dos demais moradores!


Eu esperava há 26 anos. Tá sendo realizado o sonho da gente. Melhorou cem por cento. Pra mim, tá uma maravilha!” comemorou a aposentada.



Em ritmo acelerado os trabalhos avançam. Do início da obra até o ponto onde o asfalto já foi colocado nem parece mais a mesma rua. O benefício, para a comunidade, vai seguir para outros bairros da cidade. No total, só neste primeiro momento, serão mais de 8km de asfalto e com o diferencial: serão feitas as sarjetas e meio fios, assim como no Parque Independência, onde os trabalhos já foram concluídos. Essa é mais uma obra da prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de infraestrutura, que a comunidade recebe com satisfação. Como conta seu Enoque Costa Macedo, há mais de 55 anos morando bem na esquina da Travessa Coelho Neto, ele acompanha os trabalhos que estão sendo realizados não apenas no bairro onde mora, mas em todo o município.


Tô contente e feliz. A gente tá vendo a qualidade do serviço. A prefeita Belezinha prometeu e cumpriu! Tá trabalhando tanto na cidade como no interior. O trabalho tá sendo feito com seriedade”, disse o morador.


Por se tratar de um local de grande movimento, já na saída da cidade, próximo a vários estabelecimentos comerciais e de uma das maiores escolas da cidade, as vias de acesso foram interditadas, por meio de cavaletes, indicando obras, e também, agentes de trânsito fazem o serviço de orientação aos motoristas para evitar problemas nos pontos onde o asfalto está sendo implantado.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



CHAPADINHA - Secretários Municipais e Chefes de Departamentos Prestam Apoio à 12ª Romaria da Terra e das Águas


Na noite da última segunda-feira (16) aconteceu no auditório do CBNET (Centro Paroquial), mais uma etapa de reuniões de preparação para a realização da 12ª Romaria  da Terra e das Águas do Maranhão, que acontecerá nos dias 17 e 18 do mês de outubro deste ano, em Chapadinha - Diocese de Brejo-MA.



Nesse encontro, a equipe de coordenação, capiteneada pelo bispo Dom Valdeci e padre Casimiro, se reuniu com representantes das secretarias municipais: Aluízio Santos (Infraestrutura), prof. Maria Coelho Pimentel (Educação), Allan Monteles (Saúde) e Sousa Neto (Comunicação - representando o secretário William Fernandes), Mariel (Departamento de Trânsito-DMT) e do subtenente Nonato Nascimento (Guarda Municipal-GCM). Estiveram presentes, também, o vereador Manin Lopes, prof. Raimunda Portela - Dadá (equipe de coordenação / representante da comunidade São Raimundo - bairro Corrente), Junior (Pastoral da Juventude), representante da comunidade do bairro Santa Luzia, Allaine Monteles (convidada), Irmã Prudência, e o Comandante do 16º BPM, Major Gláuber.


Aluízio Santos (Sec. Mun. de Infraestrutura) participou do 
encontro e atendeu às solicitações da Coordenação do evento.


A 12ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão terá como Tema “Territórios livres para o Bem Viver dos Povos” e Lema: “Tire as sandálias: o lugar onde estás é chão sagrado”

No Maranhão o modelo “desenvolvimentista” implementado privilegia os sistemas produtivos e econômicos pautados pelos grandes projetos, sobretudo o agro e hidronegócios.

No último dia 4, a quarta reunião foi com representantes 
das 12 Dioceses do Regional Nordeste V da CNBB Maranhão

A 12ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão quer provocar um debate sobre a realidade de injustiça e negação de direitos vivenciados pelos povos do Maranhão a partir dos elementos Terra e Água, sensibilizando e articulando forças vivas da Igreja e da sociedade, denunciando assim as injustiças e celebrando a alegria da partilha para a construção e fortalecimento da paz e solidariedade entre os povos.

A Romaria acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro deste ano na cidade de Chapadinha, Diocese de Brejo.

Bispo Dom Valdeci

Segundo Dom Valdeci, bispo da Diocese, a qual acolherá o maior evento realizado pela Igreja do Maranhão, “uma das coisas importante é a mobilização das paróquias, motivar as comunidades a participarem do processo de construção deste grande evento realizado pela Igreja do Maranhão”. Ele ressalta ainda que o tema vai de confronto com as realidades gritantes da luta pela terra. E que este é um momento para a Igreja do Maranhão vivenciar seu profetismo, seu testemunho no seguimento de Jesus Cristo.


Nesta reunião foram debatidos pontos importantes para a realização deste grande evento, como o papel dos representantes convidados, no que diz respeito ao apoio e patrocínios, com a equipe de organização do evento.


Publicidade



MAGALHÃES DE ALMEIDA - Ex-Prefeito é Baleado em Tentativa de Assalto


O ex-prefeito da cidade de Magalhães de Almeida, Osvaldo Batista Filho, foi atingido por uma bala durante uma tentativa de assalto nessa terça-feira (17), nas proximidades do povoado de Melancias.

De acordo com informações, o ex-prefeito conduzia uma moto e teria sido abordado por dois homens armados que pediram que ele parasse. Ao pedir que não fosse baleado pelos criminosos, Osvaldo Batista Filho acabou sendo atingido com dois tiros: um na perna e outro no peito.

O ex-gestor chegou a pedir ajuda e foi encaminhado para um hospital no município de Parnaíba, no Piauí. Ele continua internado e não corre risco de morte.

Até o momento, nenhum dos suspeitos foi encontrado.



Publicidade



terça-feira, 17 de março de 2015

Noticiário da Paróquia de Chapadinha


Último Boletim Médico do Padre Neves (Sáb.14.Mar.)

- Está tudo bem, cada vez melhor;
- Fez uma bateria de exames e está tudo bem, muito estável;
- Rindo e dando as suas gargalhadas;
- Se tudo continuar assim nesta semana terá alta do hospital, 
continuando só com a fisioterapia.

 Agradecemos o acompanhamento

1 - Padre Francisco Sequeira já começou a maratona dos trabalhos de Chapadinha, agora nas visitas dos Bairros. Padre José Armando, que veio acompanhá-lo retornou na quinta-feira (12) para Belo Horizonte-MG, levando bastante farinha puba e outra para o Jhon Lucas da família e da gente. Vai ficar feliz, porque lá em Minas não tem.

Pe. Francisco Sequeira em missão nos bairros

2 - Próximo domingo (22) tem Ritos do Batismo dos batizandos da Páscoa, na missa das 10h. Não esqueçam!

3 - Na próxima sexta-feira (20) e sábado (21) tem a ASSEMBLEIA PAROQUIAL, começando na sexta, às 8h da manhã, com participantes da cidade e do interior. Precisamos de doações para enfrentar as despesas na alimentação. Por favor, deixem suas doações no Secretariado Paroquial - com a senhora Gnu.

4 - Os trabalhos do RINCÃO - na comunidade do bairro Nsa. Sra. Aparecida, já vão adiantados do início das fundações. Por isso, pedimos para que a verba que estão arrecadando tem que vir chegando. Já fizemos despesas na ordem dos vinte mil reais, com ferro para as colunas, cimento e baldames e salários. Esse tem que ser o presente da Paróquia para os 50 anos de ordenação sacerdotal do Padre Neves – Bodas de Ouro – que serão celebradas logo assim que ele retornar. Por isso, pedimos que todos possam colaborar com empenho e afinco tanto na venda de Cartelas para o Show de Prêmios, como em outras doações espontâneas.


Quem quiser colaborar com suas doações espontâneas para a construção do RINCÃO, deverá fazer seus depósitos na CONTA POUPANÇA DA PARÓQUIA: 36.348-0 / Agência 1773-0. Obrigado desde já para todos.

5 - Atenção, nesta quarta-feira, dia 18, pedimos a presença das seguintes pessoas no CBNET, horário às 19h30 ( Assembleia Paroquial):

- Francinete e Toinho (Pastoral Familiar); Leilda e Monteles (P.F.); Lúcia do Paulo (Campo Velho); Ana Lúcia (RCC); Fátima André (Campo Velho); Silvana (Terras Duras); Jesus (Santa Luzia); Solange (Recanto dos Pássaros); Patrícia (Recanto dos Pássaros); Dodõ (Bairro da Cruz); Antonieta (Aparecida); Maria José (Bairro do Areal); Rosimeyre (P.F.);  Jesus Veras (Centro).

6 - Na noite desta segunda-feira, dia 16, aconteceu no CBNET, uma reunião com o senhor Bispo e componentes das secretarias municipais de Infraestrutura (Aluízio Santos), Educação (prof. Maria Coelho), Saúde (Allan Monteles), Comunicação (Sousa Neto), do Departamento Municipal de Transito-DMT (Mariel), Guarda Municipal-GCM, Sgt. Nonato; do Comandante do 16ºBPM, Major Gláuber; vereador Manin Lopes; representante da Pastoral da Juventude e de algumas Comunidades. O encontro com a equipe de Coordenação, foi de articulação e preparação para a ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS - que será realizada em Chapadinha nos dias 17 e 18 de Outubro do corrente ano.




Publicidade



GCM Conduz para Delegacia Dois Homens que Invadiram Casa


Na noite da última segunda-feira (16) por volta das 23h30, a guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM) de plantão, conduziu à Delegacia dois homens por terem invadido uma residência nas proximidades do Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).

Com eles, foram encontrados uma faca de 8" e uma serra que, supostamente, seria usada para prática do delito, por essa atitude suspeita os acusados foram conduzidos à Delegacia de Polícia e apresentados, sem lesão corporal, os quais ficaram á disposição da autoridade policial.




segunda-feira, 16 de março de 2015

Travessa Coelho Neto, Bairro Terras Duras, Já Está Sendo Asfaltada


E a prefeitura de Chapadinha, atarvés da Secretaria Municipal de Infraestrutura, dar continuidade aos trabalhos nos bairros de Chapadinha. No bairro Terras Duras, as equipes estão pavimentando a Travessa Coelho Neto, uma antiga reivindicação dos moradores, que segundo o lavrador Raimundo Ferreira dos Santos, nunca tinham visto no bairro.


Moro aqui há 36 anos e afirmo que nunca antes tínhamos visto uma obra dessa na nossa rua. Já entrou e saiu prefeito, e nada. Até limparam, prometeram, mas nada fizeram. O que está bom a gente tem que falar. Já andei por outros bairros na região do Campo Velho onde a água ía até o joelho e hoje a gente passa com tranquilidade. Hoje eu posso afirmar, a prefeitura está trabalhando” - declarou ele.

Secom/PMC

Abaixo, outras fotos (Kim Pereira):








Publicidade



Arquivo do blog