WebNet

WebNet

sábado, 25 de abril de 2015

TUTÓIA - Homem é Morto a Facadas no Cais

Corpo de Veronilton no Hospital Municipal Lucas Veras 

Na noite desta sexta-feira (24), nas proximidades do mercado público de Tutóia - município distante 210 km de Chapadinha, um homem conhecido pelo nome Veronilton, de 27 anos, pescador, natural de Camocim-CE, foi morto após ser esfaqueado pelo menos por quatro vezes de forma profunda, vindo a falecer no local.

Informações de populares afirmam que a vítima estava residindo a quase 01 ano na cidade. E dois elementos teriam cometido o crime.

A polícia fará investigações no sentido de descobrir o que teria motivado tamanha brutalidade. Mas, terceiros comentam que a morte teria sido motivada por uma discussão por R$ 100,00, em uma banca de jogos.

*Com informações dos blogs do Neto Pimentel e Elivaldo Ramos



Publicidade



BREJO - Caminhão com Carga de Gás Tomba na MA- 230 (Povoado Carrapato)


Na manhã deste sábado (25), um caminhão com carga de gás tombou na MA-230, próximo ao povoado Carrapato, município de Brejo.

Segundo informações, o motorista teria perdido o controle da direção e tombou o veículo na lateral da pista.


O motorista saiu ileso e estava de viagem para o estado do Ceará.



Publicidade



CONVITE - Caminhada em Homenagem ao Pároco Pe. Neves e Missa de 7º Dia



No final da tarde deste sábado, dia 25, às 18h, a comunidade católica de Chapadinha realiza uma grande Caminhada em Homenagem ao nosso Pároco Pe. Neves. Os coordenadores convoca a todos e pedem que levem faixas, banners, mensagens de carinho e gratidão. Concentração e Saída na praça da Matriz. Em seguida (na chegada) Missa de 7º Dia em sufrágio da alma do religioso, presidida pelo senhor bispo Dom José Valdeci.


Chapadinha e Municípios que Compõe a Regional de Saúde Assinam Termo de Parceria para a Implantação do Curso de Medicina


Na manhã desta sexta-feira (24) o secretário municipal de Saúde, Allan Monteles, e os secretários municipais que compõem a Regional de Saúde (Água Doce do Maranhão, Araioses, Brejo, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão e São Bernardo) assinaram um Termo de Parceria que garante importantes passos para a vinda do curso superior de medicina para Chapadinha e que também beneficiará várias cidades da região.


O Termo de Parceria viabiliza os leitos, que serão base do ensino, para a faculdade de medicina, dos hospitais públicos da região, além dos que já disponíveis em Chapadinha, totalizando 338 leitos. A Instituição Superior vencedora da Chamada Pública poderá utilizar dos espaços dos municípios para atividades práticas de alunos do curso de medicina.

Allan Monteles

"Essa parceria reforça o desejo de toda a região pela tão sonhada busca do curso de Medicina. Não só Chapadinha será beneficiada com a implantação do curso, mas toda a região" - acrescentou o secretário Allan Monteles.

Os municípios que assinaram o Termo participaram da reunião extraordinária da Comissão Intergestora Regional (CIR), que na ocasião empossou Allan Monteles e Francisco Márcio Fernandes Oliveira (Araioses), coordenador e secretário da CIR, respectivamente. Representantes dos municípios de Santana do Maranhão, Tutóia, Mata Roma e Anapurus não compareceram.

Secom/PMC


Publicidade



Inaugurado em Chapadinha o Escritório Sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim


A prefeita Ducilene Belezinha participou na tarde desta sexta-feira (24), da inauguração do escritório sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim, presidido pelo geólogo chapadinhense Carlos Borromeu.


O evento ocorreu na Câmara Municipal com a participação de municípios vizinhos e autoridades locais.

Secom/PMC


Publicidade



Jovem Chapadinhense Morre Vítima de Tiro Acidental na ZR

Imagem meramente ilustrativa

No início da noite desta sexta-feira (24), por volta das 18h, o estudante Jéferson de Vasconcelos, de 17 anos, morreu em sequência de disparo acidental de espingarda, na localidade Pequizeiro, próximo à Boa Hora, zona rural (ZR) de Chapadinha.

O jovem era estudante do colégio C.E. Raimundo Araújo, onde cursava o 2º Ano do Ensino Médio, no turno vespertino.

Corpo no Necrotério do HAPA

Segundo as informações, o jovem estava manuseando a arma, quando ela disparou, atingindo sua cabeça e esfacelando o crânio. O corpo foi conduzido ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). Jéferson era sobrinho de Sidney, que trabalha como motorista para a Secretaria Municipal de Transportes de Chapadinha.

*Com informações do Blog WF


Publicidade



sexta-feira, 24 de abril de 2015

BREJO - Professor Comete Suicídio


Por: Luiz Carlos Jr. - CN1

Por volta das 3h da madruga desta quarta-feira (22), um suicídio foi registrado no Povoado Santa Tereza, zona rural de Brejo/MA.

Um jovem professor, identificado como Leonardo da Silva, tirou a sua vida por meio de enforcamento.

Leonardo era solteiro, e segundo informações, teria ligado para uma irmã na cidade por volta das 03h00 da manhã, dizendo que seria a última vez que ela ouviria sua voz, se despediu e desligou o telefone. A irmã do professor retornou a ligação, mas ele não atendeu.

A motivação do suicídio ainda é desconhecida.


Publicidade



quinta-feira, 23 de abril de 2015

ASA-MA Distribui Sementes Crioulas em Parceria com STTR de Chapadinha

Dirigentes do STTR e Juvenal Neres (ASA/MA)

Uma parceria da Articulação do Semiárido Brasileiro ASA, COOPRAMA, Governo Federal e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha está levando sementes crioulas para agricultores do município.

Juvenal Neres, representante da ASA Brasil - no estado do Maranhão, fala sobre a importância das sementes crioulas: "As sementes crioulas chegaram aos dias atuais pela prática da agricultura tradicional, na qual os lavradores conservam, selecionam, melhoram e as trocam entre si. Também chamadas de sementes “da paixão”, “da fartura”, “da resistência” e “da gente” elas permitem uma agricultura mais equilibrada ecologicamente e diminui o poder das grandes empresas do ramo de semente e dos transgênicos”, disse Juvenal.

Maurício - Coordenador da Chapada Limpa, levando as Sementes

As comunidades vêm se organizando para a criação de bancos de sementes crioulas, que podem ser familiares, comunitários ou regionais. Esse trabalho vem sendo desenvolvido pela ASA. A COOPRAMA em parceria com a EMBRAPA e ASA-BRASIL traz algumas destas sementes crioulas até Chapadinha com apoio do STTR e assim iniciamos este trabalho que pode render bons frutos para nossa agricultura familiar”, completou Neres.

Ainda de acordo com Juvenal Neres, nesta primeira fase do programa estão sendo distribuídos cerca de 840 quilos (feijão) e, além de Chapadinha, apenas os municípios de Pastos Bons e Codó, foram incluídos na distribuição de sementes.



Publicidade



quarta-feira, 22 de abril de 2015

Durante Operações, 16º Batalhão da PM Prende Traficante e Apreende 04 Armas de Fogo


As operações foram realizadas durante os dias - de 18 a 21 de abril, coordenada pelo Major Glauber Miranda Silva, comandante do 16º Batalhão.


A ação foi realizada em toda área do batalhão (região Baixo Parnaíba), através de abordagens a veículos e indivíduos suspeitos, com o intuito de coibir a criminalidade, reduzir índices de violência, o tráfico de drogas e todos os tipos de atos ilícitos.

Durante a operação foi intensificado o patrulhamento itinerante, nos dezessete municípios da área do 16º Batalhão da Polícia Militar, com caráter preventivo e ostensivo, com realizações ainda de abordagens a estabelecimentos comerciais, através de buscas pessoais, resultando na apreensão de armas de fogo.

MATA ROMA

No sábado, dia 18, na cidade de Mata Roma-MA, foi preso em flagrante Luís Pereira Rocha (foto abaixo), de 18 anos, por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de droga, foram encontrados em sua posse, um revolver, com 03 (três) munições, 05 (cinco) papelotes de substâncias similar ao crack, e 01 (uma) porção de substância similar a maconha.

Luís Pereira Rocha

Material apreendido

BREJO

No domingo, dia 19, na cidade de Brejo-MA, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, e ameaça Valdelino Ferreira Fernandes (foto abaixo), de 32 anos.

Valdelino Ferreira Fernades

Material apreendido

BREJO

Na segunda-feira, dia 20, na cidade de Brejo-MA, após abordagem foi recuperada uma motocicleta roubada, Honda Bros 150, de cor vermelha, que estava sendo pilotada por Jhonaton José Viana Silva.

Motocicleta recuperada

CHAPADINHA

Também, na segunda-feira (20), por volta das 16 horas , na cidade de Chapadinha-MA, no Bairro Alto Fogoso, foi preso em flagrante por tráfico de drogas Jhonatan Silva Oliveira (foto abaixo), de 19 anos, foram encontrados em sua posse uma porção grande de substância similar a maconha, três trouxas de substância similar a maconha, três papelotes de substância similar ao crack, R$ 184,00 (cento e oitenta e quatro reais).

Jhonatan Silva Oliveira

Material apreendido

CHAPADINHA

Na terça-feira, dia 21, na cidade de Chapadinha-MA, no Residencial José de Sousa Almeida II, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e ameaça, José Gomes Magalhães da Silva (foto abaixo), de 65 anos. O mesmo estava em posse de uma espingarda Vitoriense e um revolver cal. 38.

José Gomes Magalhães da Silva

Material apreendido

Todos os infratores e o material apreendido nas "Operações Saturação e Tiradentes" foram entregues à Delegacia de Polícia Civil, para serem tomadas as medidas necessárias.



Publicidade



Chapadinhense Rosânjala Portela Assume Gerência Regional da Unidade CAEMA/Chapadinha

Rosânjala, ao lado de Nelson Cavalcanti, em sua fala aos presentes

Aconteceu, na tarde da última segunda-feira (20), a solenidade de posse da nova gerente da unidade regional da CAEMA/Chapadinha,  Rosânjala Portela Chagas. O ato, contou com as presenças do diretor de Operação e Manutenção, Nelson Cavalcanti; funcionários da companhia e convidados.

Rosânjala ao lado de seu esposo (Foto/Album Pessoal)

Rosânjala Portela Chagas é natural de Chapadinha, funcionária de carreira da CAEMA, a nova diretora é Graduada em: Administração de Empresas e Filosofia, com Especialização em Psicopedagogia.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS / CAEMA:

Chefe da Agência Metropolitana Vinhais – São Luís - 1999;
Chefe da Agência Metropolitana Cidade Operária – São Luís - 2000;
Chefe da loja de atendimento da Cohab – São Luís - 2001 a 2003;
Chefe da Divisão Comercial Cohab – São Luís - 2003 a 2005;
Chefe da Divisão Administrativa e Financeira – Chapadinha -2005 a 2008.

*Com informações do Blog do Alexandre Cunha


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Prepara Ruas do Bairro Corrente para Receberem Asfalto


No Bairro Corrente, um dos maiores de Chapadinha, com exceção da Avenida Presidente Vargas, nenhuma via do bairro tem asfalto. No entanto, a partir de agora, a história será diferente.


Nesta quarta-feira (22) depois de preparar a Rua Benjamim Ferreira - no bairro Campo Velho, os trabalhos de terraplenagem realizados pela Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Obras, começaram no Bairro da Corrente.



As ruas Castelo Branco, Costa e Silva e Benedito Leite já estão sendo preparadas para receberem o asfalto. A Presidente Vargas também será beneficiada, com o tapa-buracos.

Secom/PMC


Publicidade



CHAPADINHA - Mutirão para Diagnóstico e Tratamento do Glaucoma Acontece no Próximo Domingo (26)


A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria de Estado de Saúde, que tem como objetivo oferecer atendimento à população em geral para diagnosticar e tratar o Glaucoma.

O atendimento acontecerá no próximo dia 26 ( domingo ) a partir das 14h, no Centro de Saúde Benu Mendes (bairro Areal). Os pacientes deverão comparecer com a xerox da identidade e do cartão SUS.

O que é o Glaucoma?

O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Sintomas

Glaucoma é uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego.

De modo geral, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.

Diagnóstico

De modo geral, dois sinais merecem a atenção: pressão intraocular acima da média e alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho. Outros fatores podem ajudar a confirmar o diagnóstico.

São pacientes de risco os negros que têm maior propensão a desenvolver pressão alta, pessoas com mais de 35 anos e os portadores de diabetes. O histórico familiar também é importante para o diagnóstico, pois cerca de 6% das pessoas com glaucoma já tiveram outro caso na família.

Tratamento

Inicialmente, o tratamento é clínico e à base de colírios. Existem drogas por via oral que só são usadas em casos emergenciais. O tratamento inadequado ou falta de tratamento podem levar à cegueira.

Secom/PMC


Publicidade



SÃO BERNARDO - Bebê Levado Pelo Pai é Encontrado na Capital São Luís

Thiago
Bebê Tiago com sua mãe Luciana Carvalho
Um bebê de um ano e sete meses, que estava desaparecido há dois meses, foi encontrado na noite desta terça-feira (21), no bairro do Cohatrac, em São Luís. A criança foi localizada após a denúncia de um vizinho, que viu uma reportagem na TV Mirante e identificou Brenio Bruno Lira, pai do bebê, que foi preso em flagrante por sequestrar o filho.

Clique aqui - e reveja matéria do caso.

Abaixo, recorte do Facebook, em que a mãe aparece com o filho (nesta quarta-feira, 22 de abril) e agradece os apoios:


O bebê foi levado pelos avós paternos durante uma visita a Luciana Carvalho dos Santos, mãe da criança, no dia 12 de fevereiro, no município de São Bernardo, que fica localizado a 260km de São Luís. Brenio Bruno não podia buscar a criança devido a uma medida protetiva, com base na Lei Maria da Penha, logo depois do fim do casamento de três anos. Desde então, o bebê não foi devolvido a Luciana.

thiago-facebook
A mãe, Luciana Carvalho, criou uma fanpage (Facebook) para
pedir ajuda na localização de seu filho Tiago - Clique aqui.

Duas tentativas de busca e apreensão foram feitas pela polícia, sendo uma delas em Tucuruí (PA) e a outra na casa da avó materna, mas a criança não foi localizada. O pai, que já foi encaminhado ao Plantão do Cohatrac, será autuado por sequestro e cárcere privado.

*Com informações do Portal Imirante.com


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Encaminha Projeto de Lei à Câmara que Altera Nome de Rua em Homenagem ao Pároco Padre Neves


A Prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, encaminhou nesta quarta-feira (22), à Câmara Municipal, Projeto de Lei que pede a alteração do nome da Rua Gustavo Barbosa para Avenida Padre Neves. A secretária municipal da Mulher, Nildinha Telles, protocolou o pedido pela manhã.

De acordo com o projeto, passa a denominar-se Avenida Padre Neves, a rua com início na Av. José Caetano, mais precisamente da agência do Bando do Brasil, e término na Rua Pedro Vieira Monteles, Bairro Boa Vista, anteriormente denominada Rua Gustavo Barbosa.

Clique na imagem para ampliá-la

O Projeto de Lei tem por finalidade homenagear o saudoso pároco da cidade, Padre Manuel dos Santos Neves, que durante 37 anos dedicou intensamente seus conhecimentos evangélicos à comunidade de Chapadinha, à frente da paroquia de Nossa Senhora das Dores.

O pároco de Chapadinha, Pe. Neves, faleceu no último 
domingo (19) em sua terra natal, Portugal

Padre Neves abraçou muitas causas, além das pastorais, como organização do povo em Associações de Moradores, legalização de terras e outros. Em 2002 recebeu o título de cidadão chapadinhense. Faleceu dia 19 de abril de 2015, em Portugal, aos 73 anos, vítima de pneumonia.

Secom/PMC


Publicidade



Arquivo do blog