WebNet

WebNet

quinta-feira, 30 de abril de 2015

ESTADO - Governo Divulga Resultado da 1° Fase do Seletivo para Auxiliar Penitenciário


O resultado da primeira etapa do processo seletivo para Auxiliar Penitenciário, foi divulgado nesta quinta-feira (30). No município de Rosário, o primeiro a abrir os editais, a Secretaria de estado de Administração Penitenciária (Sejap) já contratou 23 aprovados que acabaram de concluir a capacitação técnica de 70 horas/aula e devem começar a trabalhar nesta segunda-feira (4).

O seletivo abrangeu 18 municípios que sediam unidades prisionais e estão agrupados em nove regiões. O resultado pode ser acompanhado pelo site www.sejap.ma.gov.br. O total de inscritos chegou a 7.471 para 920 vagas. A Região Metropolitana de São Luís e Imperatriz, com 4.612 candidatos, respondem por mais de 70% das inscrições. Desde a quarta-feira (29), a Sejap começou a avaliar os concorrentes na segunda fase. Os municípios contemplados pelo seletivo são Rosário, São Luís, Paço do Lumiar, Itapecuru, Chapadinha, Imperatriz, Açailândia, Davinópolis, Bacabal, Santa Inês, Viana, Coroatá, Pedreiras, Balsas, Caxias, Codó, Timon e Pinheiro.

A coordenadora do processo seletivo, Vanessa Flores, explica que a segunda fase do processo, a de investigação social, inicia na próxima segunda-feira (04), e consiste na avaliação de bons antecedentes pessoais.

O secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, informou que o seletivo faz parte da política do governo do Estado de ampliar o quadro de servidores na área de segurança prisional e é uma das prioridades do governador Flávio Dino. “A secretaria persegue esse objetivo com total empenho e tenho certeza de que vamos cumprir essa meta”, declarou o secretário.



Publicidade



TUTÓIA - Homens são Presos por Porte Ilegal de Arma de Fogo



Na última terça-feira, dia 28 de abril, na cidade de Tutóia-MA - município distante 210 km de Chapadinha, foram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, Antonio Nonato Costa Rodrigues Filho, 42 anos, e José Ribamar da Fonseca Rocha, 22 anos.

Durante a "Operação Saturação" - realizada por policiais do 16º Batalhão (BPM) foi feita uma abordagem em dois indivíduos suspeitos que pilotavam uma Honda POP 100, cor vermelha, e após busca pessoal foi encontrado (01) um revólver cal. 22, com (03) três munições intactas.

Revólver e munições

Os conduzidos, e o material apreendido foram entregues na Delegacia Civil de Tutóia-MA, para as devidas providências.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Anuncia Pagamento dos Servidores para Esta Sexta-Feira (1º.Maio)


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Administração, informa que o pagamento dos servidores efetivos e contratados estará disponível nas contas nesta sexta-feira ( 1º.Maio ). Mais de R$ 2 milhões serão injetados na economia local.

E ainda tem mais! Serão pagas, este mês, aos servidores efetivos, todas as progressões e titulações dos pedidos feitos até o mês de dezembro de 2014.

Secom/PMC


Publicidade



Duplicação da Via que Dá Acesso as "Mil Casas" Inicia na Próxima Segunda-Feira (4)

Na tarde desta quarta-feira (29), a Prefeita Ducilene Belezinha e o secretário municipal de Infraestrutura, Aluízio Santos, reuniram os moradores dos conjuntos (habitacional) José de Sousa Almeida 1 e 2, para tratar do processo de duplicação da avenida que dá acesso ao bairro. A reunião contou ainda com a participação de secretários municipais, do vereador Eduardo Braga e da Assistente Social, Jarlene Nogueira.


A duplicação da avenida é uma luta antiga da Prefeitura de Chapadinha que estava impedida de iniciar as obras devido um terreno particular que passa por dentro da área que abrange as pistas. “Há dois anos lutávamos realizar os trabalhos, tivemos algumas barreiras com os proprietários dos terrenos, mas a comunidade viu quem era a favor e contra o desenvolvimento e hoje graças a Deus estamos aqui para anunciar o início das obras” - disse o secretário Aluízio.



A prefeita Belezinha anunciou o início da construção da vida de acesso, e na segunda-feira as máquinas começam o serviço de base sobre base. A avenida será duplicada e terá canteiro central, com iluminação ao longo de toda a sua extensão, de quase 2 km. A notícia foi recebida com grande alegria pelos moradores que não escondiam a satisfação.


Eu moro aqui desde que o conjunto (habitacional) foi entregue e hoje estou muito satisfeita com a notícia, porque era muito difícil sair daqui para chegar até o Centro. Só temos que comemorar” - declarou Maria Luiza.


As intervenções serão realizadas pelo poder executivo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos e suprir as demandas da comunidade. Durante a reunião foi apresentado o projeto de construção da via, a prefeita falou ainda sobre transporte coletivo no bairro, onde governo municipal está em busca de parceria com a iniciativa privada para sanar a dificuldade de locomoção no local. “Graças a Deus vamos poder iniciar os trabalhos de infraestrutura, terraplanagem, e logo em seguida vir com o asfalto. E assim melhorar a vida dos moradores” - declarou a prefeita.

Secom/PMC


Publicidade



quarta-feira, 29 de abril de 2015

AFONSO CUNHA - Mulher na Pauta: Secretária Iolandra Pereira Recebe Equipe da SEMU

Sec. Mun. de Assist. Social, Iolandra Pereira
durante reunião com técnicas da SEMU 


Técnicas da Secretaria de Estado da Mulher – SEMU, estiveram reunidas nesta terça-feira (28) em Afonso Cunha, com a secretária municipal de Assistência Social, Iolandra Pereira.


Entre os assuntos destacados na reunião está a realização de um diagnóstico para identificação do perfil da mulher da cidade, que servirá de base para criação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.

Outro tema discutido foi o planejamento das ações para que integrarão as atividades do Outubro Rosa, que busca sensibilizar a comunidade à problemática do câncer de mama.

Iolandra Pereira

Avaliamos de forma bastante positiva a presença das técnicas do Governo do Estado em nosso município para conhecer de perto nossos desafios. Acreditamos que dessa reunião e dessa parceria contabilizaremos frutos bastante positivo para as mulheres de nossa cidade”, disse a Secretária Iolandra Pereira.

A visita faz parte do cronograma de ações ligadas ao Mais IDH, voltado para promover a superação de extrema pobreza e das desigualdades sociais.


Publicidade



ARAIOSES - Operação Policial Prende Criminosos do Piauí que Agiam em Povoados do Município

Maria de Lourdes da Silva Laurentino - que responde a, 
pelo menos, cinco processos criminais


Nas primeiras horas da última segunda-feira (27), as Policias Civil e Militar de Araioses - município distante 219 km de Chapadinha, deram execução a uma nova operação – denominada de “Operação Baixão” – a fim de capturar criminosos do Estado do Piauí, que, foragidos daquele Estado, refugiaram-se e cometeram seus delitos nos povoados mais distantes do município de Araioses, retirando a paz dos moradores locais.

Dessa vez a intervenção da força policial se deu nos distantes povoados do Baixão das Vassouras e Baixão das Porteiras.

Lucas Silva de Barros, o “Luquinhas” - homicida

Mencionado cerco policial foi deflagrado após dois meses de investigações e culminou com a prisão do indivíduo Lucas Silva de Barros “Luquinhas”, homicida, com mandado de prisão expedido pelo poder judiciário da cidade de Parnaíba (PI), e Maria de Lourdes da Silva Laurentino, com mandado de prisão expedido pela comarca de Esperantina (PI), envolvida nos mais diversos tipos de crimes e que responde a, pelo menos, cinco processos criminais.

O casal de bandidos estão presos na Delegacia de Polícia de Araioses de onde serão recambiados para as suas cidades – Parnaíba e Esperantina – no Piauí.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Realiza Campanha de Vacinação Contra o Vírus HPV nas Escolas


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza campanha de vacinação contra o vírus HPV. Adolescentes de 9 a 14 anos estão recebendo a 1ª dose da vacina nas escolas administradas pelas equipes de saúde do município.

A prefeitura busca atender tanto a zona urbana como a zona rural.


A Escola Tancredo de Almeida Neves, foi uma das instituições de ensino a receber ação de prevenção da prefeitura, onde, além da administração da dose nas adolescentes houve uma palestra educativa com a presença dos pais e alunas da unidade escolar, abordando a importância da vacinação e alimentação adequada, ministrada pelo coordenador da Unidade Básica de Saúde Corrente 2, enfermeiro Tulio Peixoto.


A campanha nas escolas permanecerá até o próximo mês. A segunda dose deve ser tomada 3 meses após a primeira. Portanto, as adolescentes devem procurar nesse período o posto de saúde mais próximo.

A vacinação contra o HPV é de grande importância na prevenção do câncer do colo de útero. O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição, e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou a mucosa infectada. A principal forma de contagio é pelo contato sexual podendo ser transmitido também de mãe para filho através do parto.

A vacina contra o HPV é a forma mais eficiente de se proteger contra o câncer do colo do útero.

Secom/PMC


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Comemora Dias das Mães com Show de Tom Cleber


Para homenagear as mães chapadinhenses, a Prefeitura de Chapadinha trará no próximo dia 07 de maio, o Show do cantor romântico Tom Cleber. Dono de uma voz apaixonante, o cantor irá contagiar o público feminino.

Participação Especial de Kassio Ventury & Palloma Nunes



Além da apresentação de Tom Cleber, a prefeitura de Chapadinha através das secretarias municipais de Cultura e da Mulher, irá realizar o sorteio de vários brindes para as mães presentes. O evento acontecerá na Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo).

Secom/PMC


Publicidade



SANTA QUITÉRIA - 16º BPM Desarticula Quadrilha Especializada em Assaltos no Baixo Parnaíba

Integrantes da quadrilha


Na tarde desta segunda-feira (27), durante a Operação Saturação, foram presos em flagrante 05 (cinco) meliantes, por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e participação em roubo à agências dos Correios da região. Hilton Carlos Rodrigues da Silva, 21 anos, Denilson dos Santos Ferreira, 27 anos, Alex Ferraz Costa, James Costa Oliveira, 19 anos e Edeane Rodrigues da Silva, 26 anos.

Por volta das 13h30min, um denunciante anônimo informou que os supostos suspeitos do assalto à agência dos Correios da cidade de São Bernardo, estavam trafegando na cidade em veículo Corsa, preto, placas NXB- 1943/ Pinheiros-MA, e escondidos em uma residência na Rua Fogueirão, Bairro Fogueirão - na cidade de Santa Quitéria-MA.

Após ronda pela cidade, foi observado o veículo com as características informadas, que estava sendo abastecido em um posto de gasolina, foram abordados e estavam no Corsa, Denilson dos Santos Ferreira, Alex Ferraz Costa, James Costa Oliveira, e após busca pessoal foi encontrado uma porção de maconha.

A viatura deslocou-se até o local da residência, juntamente com os três indivíduos, ao adentrarem na residencia e após busca na residência foi encontrado:

-01 (um) revólver, este tomado do vigilante durante o assalto da agência dos Correios de São Bernardo-MA;
-05 (cinco) munições;
-01 (uma) porções de substância similar à maconha;
-R$ 140,00 (cento e quarenta reais);
-01 (uma) motocicleta Bros, placa NXM- 8357, com registro de roubo, no momento da apreensão encontrava-se sem placa;
-01 (um) veículo Corsa, preto, placa NXB- 1943/ Pinheiros-MA.

Revólver e munições

Motocicleta roubada recuperada

Os conduzidos e todo material apreendido durante a Operação Saturação foram entregues a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Santa Quitéria-MA, para averiguação das participações de cada um na quadrilha.

Hilton Carlos Rodrigues da Silva
Denilson dos Santos Ferreira
Alex Ferraz Costa
James Costa Oliveira

CHAPADINHA - Em Casa Noturna, PM Efetua Prisão em Flagrante de Homem por Porte ilegal de Arma de Fogo

Pistola e munições apreendidas


Por volta das 00:30h, da última segunda-feira, dia 27 de abril, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, Antonio Carlos da Silva Camara.

Antonio Carlos da Silva Camara

A Guarda do Quartel foi informada por meio de denúncia anônima, que um elemento estava efetuando disparos com arma de fogo no estabelecimento Elza Drink's, na cidade de Chapadinha-MA.

A guarnição saiu em diligência, e ao chegar ao local, foi feita a busca pessoal em todos os presentes, em seguida todos os veículos foram revistados, sendo encontrado no veículo Ford Focus - pertencente a Antonio Carlos da Silva Camara, o seguinte material:

01 (uma) pistola PT 58, cal.380, Taurus;
08 (oito) munições;
12 (doze) folhas de cheque preenchidas;
R$ 235,00 ( duzentos e trinta cinco reais).

Material apreendido

O material apreendido e o conduzido, foram apresentados a Delegacia Regional de Chapadinha-MA, onde foi lavrado o flagrante.


Publicidade



VARGEM GRANDE - Prefeitura Abre Licitações para Fornecimento de Equipamentos Hospitalares, Reformar Praça e Construir CRAS



A Prefeitura Municipal de Vargem Grande tornou público, através do Diário Oficial do último dia 16, três licitações na modalidade Pregão Presencial, do tipo menor preço por item, sob a égide da Lei nº 10.520/02 e subsidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores.

Clique na imagem para ampliá-la

A Primeira Licitação tem como objeto a aquisição de equipamentos hospitalares para atender a rede municipal de Saúde de Vargem Grande, e será realizada nesta quinta-feira, dia 30 de abril de 2015, às 14h30, sendo presidida pelo Pregoeiro da Prefeitura Municipal, na sala da Comissão Permanente de Licitação, situada na Av. Rua Dr. Nina Rodrigues, nº 20 – Centro.

Clique na imagem para ampliá-la

A segunda tem como objetivo "construção do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS", na sede do Município, e será realizada no dia 4 de maio de 2015, às 9h30, no prédio da Prefeitura, na Rua Dr. Nina Rodrigues, nº 20 – Centro.

Clique na imagem para ampliá-la

Já a terceira tem como objetivo "reforma da Praça Neuza Portela" na sede do Município, e será realizada no dia 5 de maio de 2015, às 9h30, no prédio da Prefeitura, na Rua Dr. Nina Rodrigues, nº 20 – Centro.


Publicidade



Deputado Zé Inácio Participa de Encontro do PT no Município de Chapadinha

Foto: Blog Japa Neews

O deputado Zé Inácio (PT) participou do Encontro Municipal Preparatório e Congresso do PT no município de Chapadinha. Na pauta foi discutida a conjuntura política nacional, estadual e municipal.

O evento também contou com a presença de outros filiados, como os vereadores locais Manin do PT, Eduardo Braga PT, Antônio Odilom do PRB. Além de representações municipais, estiveram presente a prefeita de Urbanos Santos Iracema Vale, prefeito de Belágua Adalberto Rodrigues, o ex prefeito de Brejo Zé Farias, o que caracterizou como um Encontro Regional.


Para o parlamentar, o Encontro Municipal Preparatório é um momento em que os filiados discutem as pautas locais com perspectivas para o Congresso Nacional. “Esse encontro aqui em Chapadinha é uma prévia para o nosso congresso que irá acontecer em Salvador, em junho. Um momento em que podemos discutir assuntos pertinentes da realidade municipal, regional e nacional”, disse Zé Inácio.

Os Encontros municipais discutem a pauta do 5º Congresso Nacional do PT que será realizado entre os dias 11 e 14 de junho, em Salvador (BA), que inclui a análise sobre o cenário brasileiro, a organização, a construção partidária e perspectivas. Este encontro será demarcador de uma nova fase do Partido dos Trabalhadores, no qual o partido atualizara o seu manifesto de fundação e definirá a sua forma de organização.


A pauta vai priorizar a atualização do projeto partidário e o aprimoramento da sua organização interna, como o aperfeiçoamento do Processo de Eleições Diretas do partido, que inclui a discussão sobre novas formas para a sua direção.

Além disso, as discussões abrangerão temas referentes à melhoria na qualidade de vida do brasileiro, estratégias eleitorais, atualização do projeto petista no Governo Federal, o cenário internacional, entre outros assuntos.



Publicidade



terça-feira, 28 de abril de 2015

VARGEM GRANDE - Noite de Terror Termina com um Homem Morto e Outro Baleado



O início da noite desta terça-feira (28) foi sem dúvidas uma noite de terror em Vargem Grande - município distante 74 km de Chapadinha. Um tiroteio acontecido no Morro do Santana, nas proximidades do Portal, deixou um homem morto e outro baleado.

Segundo informações, o tiroteio aconteceu por volta das 18h30, resultando na morte de um homem identificado apenas como Sebastião, conhecido como “Sebastiãozinho”, e deixou baleado outro identificado como Leonardo, conhecido como “Leozinho”.

Os dois são moradores das proximidades do referido morro e eram vistos costumeiramente no local. Por esse motivo a Polícia acredita que o que tenha motivado a ação foi acerto de contas relativo a trafico de drogas.

Inclusive, o principal suspeito de praticar os disparos é um velho conhecido da polícia, com várias passagens pela Delegacia por tráfico.



Publicidade



ESTADO - Pagamento dos Servidores Será Antecipado para Esta Sexta-Feira, 1° de Maio


Por determinação do governador Flávio Dino, o pagamento do funcionalismo estadual será novamente antecipado para esta sexta-feira (1º de Maio). Conforme o calendário, o pagamento estava previsto para ser efetuado no dia 05 de maio (2º dia útil do mês), porém, devido a viabilidade financeira do Estado, será antecipado.

A antecipação para o primeiro dia do mês beneficiará mais de 110 mil servidores do Estado, sendo 74 mil ativos (entre efetivos, comissionados e temporários) e 38 mil inativos (aposentados e pensionistas).

De acordo com o secretário de Estado de Gestão e Previdência, Felipe Camarão, apesar do calendário oficial de pagamento dos servidores apresentar os dois primeiros dias úteis do mês como as datas estabelecidas para o pagamento, o Estado tem sempre buscado formas para antecipá-los, por determinação expressa do governador.



Publicidade



Arquivo do blog