WebNet

WebNet

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Polícia Civil Apreende Carro Clonado em Tutóia

Veja mais ocorrências registradas na área do 23º BPM

Policiais Civis, por meio da Delegacia de Tutóia - município distante 210 km de Chapadinha, apreendeu um veículo clonado na Região do Baixo Parnaíba, no início desta semana. Segundo o delegado Leonardo Pereira, o veículo modelo Saveiro Cross branca, de placa NIN9651, estava com Francisco das Chagas Gomes, de 59 anos.

Ainda segundo o delegado o veículo roubado, do Estado do Piauí, está com o chassi adulterado. A apreensão ocorreu na divisa dos municípios de Tutóia e Santana do Maranhão. Francisco das Chagas foi autuado no artigo 180 do Código Penal pelo crime de receptação.



Publicidade



Convite - Visita de 7º Dia do Dr. Eduardo Luiz da Silva


A Família do saudoso Dr. EDUARDO LUIZ DA SILVA, ainda bastante consternada com sua perda, CONVIDA Parentes e Amigos para a Visita de 7º Dia, que ocorre neste Sábado (8), assim sendo:

- Visita no Cemitério Nsa. Sra. Aparecida - 6h e 17h;
- Missa na Igreja Matriz - 20h.

De já a Família enlutada agradece a todos que comparecerem a esse ato de fé, piedade e solidariedade cristã.


Belezinha Participa de Reunião em que Governo do Estado Garante Pagamento de Convênios

Encontro foi coordenado pelo presidente da entidade municipalista, prefeito Gil Cutrim e contou com a participação da prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha

Durante reunião de trabalho, FAMEM apresentou pleitos para as questões do transporte escolar, manutenção de hospitais e melhoria do setor da segurança pública.

Em reunião de trabalho realizada com prefeitos e prefeitas integrantes da diretoria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) na última terça-feira (04), representantes do governo estadual garantiram que, ainda este mês, será iniciado o pagamento de convênios firmados, ano passado, entre Estado e Prefeituras.

O encontro foi proposto pelo presidente da entidade municipalista, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), e reuniu, além de gestores municipais, os secretários Márcio Jerry (Articulação Política), Jeferson Portela (Segurança Pública), Flávia Alexandrina (Cidades), Áurea Praseres (Educação), Marcos Pacheco (Saúde) e Clayton Noleto (Infraestrutura), titulares das pastas nas quais praticamente todos os convênios foram formalizados na gestão estadual passada.

Flávia Alexandrina informou que, este mês, será liberado o pagamento de um primeiro lote de convênios para 33 municípios. Ela encaminhará à entidade municipalista relatório completo detalhando a situação de todos os municípios, assim como um cronograma de pagamento do restante dos recursos.

Recebemos um total de 600 convênios firmados, ano passado, entre Estado e Prefeituras nas áreas de implantação de novos equipamentos públicos e pavimentação, por exemplo. Juntos, eles somam mais de R$ 210 milhões. O problema é que deste total de convênios, mais de 80% não tiveram os seus recursos empenhados pelo governo passado. Ou seja, uma situação que inviabilizou o pagamento imediato e que necessitava de auditagem minuciosa. Já estamos finalizando a liberação de recursos para 33 municípios e iremos encaminhar à FAMEM um cronograma detalhado informando as datas para pagamento do restante [dos convênios]”, afirmou.

O estabelecimento de um cronograma para pagamento do restante dos recursos foi uma proposta apresentada pela Federação durante o encontro.


A direção da entidade municipalista também apresentou alternativas para outras problemáticas que estão afligindo as cidades.

Na área da segurança pública, por exemplo, foi solicitado do governo formalização de convênios com os municípios para execução de ações direcionadas ao setor (custeio de aluguéis de prédios, por exemplo), assim como aumento do efetivo policial e maior quantidade de viaturas. No transporte escolar, a proposta da entidade é estabelecer como valor de referência o km rodado para o Programa de Apoio ao Transporte Escolar, situação que aumentaria os repasses aos municípios por parte da administração estadual.

Na área da saúde, a FAMEM defendeu o retorno do repasse de R$ 100 mil para custeio dos hospitais de 20 leitos.

Os representantes do governo estadual garantiram que todas as propostas serão analisadas e o objetivo é chegar a um consenso sobre as mesmas em um encontro que ocorrerá nas próximas semanas.

O encontro foi proveitoso, uma vez que recebemos do governo uma sinalização positiva acerca de várias questões. Além disso, estabelecemos, a partir de agora, um canal permanente de diálogo e de entendimento visando beneficiar as cidades e suas populações”, avaliou Gil Cutrim.

Também participaram da reunião os prefeitos Filuca Mendes (Pinheiro), Fred Maia (Trizidela do Vale), Cristiane Damião (Bom Jesus das Selvas), José Leandro (Vitorino Freire), Omar Furtado (Brejo), Sebastião Madeira (Imperatriz), Djlama Melo (Arari), Dulce Maciel (Satubinha), Eunice Damasceno (Santa Luzia), Crisógno Rodrigues (Richão), Karla Batista (Vila Nova dos Martírios), Júnior Cascaria (Porção de Pedras), Júnior Otsuka (Grajaú), Sérgio Albuquerque (Primeira Cruz), Rafael Mesquita (Buriti), Rochinha (Balsas), Joel Dourado (Cajari), José Antônio Gordinho (Passagem Franca), Beto Pixuta (Matinha), Dulcilene Cordeiro (Chapadinha), Tancredo Lima (Paulo Ramos), Alan Linhares (Bacabeira) e Cícero Moraes (Estreito).



Publicidade



Seminário de Cultura Debateu Ações para Implantação de Política Cultural


Entidades sociais, associações, profissionais ligados a cultura e a sociedade em geral participaram nesta quinta-feira (6) do 1º Seminário de Cultura promovido pela Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento discutiu a implantação do Plano Municipal (que está sendo estruturado por meio de encontro e discussões), elegeu e empossou a diretoria do Conselho Municipal de Cultura.

O tema, “Cultura, Democracia e Participação Social no Âmbito do Sistema Municipal de Cultura de Chapadinha” foi apresentado pela professora Maria Coelho, que levantou o debate sobre a estruturação da cultura resgatando a história dos movimentos culturais do município. “A construção do sistema municipal de cultura e do conselho é um incentivo ao resgate de todas manifestações socioculturais, para que sejam reconhecidas, apoiadas de forma concreta e recorrente, tornando a cultura um instrumento de preservação, educação e liberdade na sociedade” – destacou ela.

Os representantes dos segmentos “Movimento dos Trabalhadores e Produtores Culturais” e da “Secretaria Municipal de Assistência Social”, Jânio Rocha Ayres Teles e Raimundo da Costa Silva, foram eleitos presidente e vice (respectivamente) do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Confira a lista completa aqui: Conselho-Municipal-de-Políticas-Culturais

Para a secretária de Cultura, Nágera Pontes, essa discussão é de extrema importância para que o fomento cultura seja maior no município. “Se nós queremos um grande projeto, algo estruturado e que dê sustentação a prática cultural do município a participação da sociedade é fundamental em todo esse processo. Hoje nos reunimos aqui com vários segmentos para que Chapadinha tenha um programa definido e assim colocá-la no rol dos grandes centros. Esses momentos ficarão na história. Agradecemos a prefeita Belezinha pelo apoio, sempre incondicional, deixando a secretaria em um patamar de receber fundos do ministério da cultura, o que até então não tínhamos” – finalizou ela.



Publicidade



CRAS do Bairro do Areal Está Quase Pronto!


O Bairro do Areal está sendo beneficiado com obras importantes em vários setores. Além da UPA, Creche infantil, Quadra esportiva coberta, Posto e Academia de saúde, mais uma grande conquista do governo de Ducilene Belezinha para o local, foi a aquisição, junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar ( SEDES ) com recursos do BNDES, de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) tipo 1.

A obra, que vai contar com 11 cômodos amplos e bem planejados, está sendo realizada de acordo como determina o projeto e já está bem adiantada. O piso está pronto, as partes elétrica e hidráulica instaladas, revestimento interno e externo concluídos. Os trabalhos se concentram na instalação das portas e janelas. Os acabamentos estão sendo feitos com cuidado para que a obra seja entregue o quanto antes à população, que vai contar com mais esse espaço para atividades a serem desenvolvidas junto aos idosos, realização de cursos e, também, prestação de serviços nas áreas dos programas do Governo Federal, como o Bolsa família, além de outras atividades que o local vai proporcionar.

Poder conferir a unidade quase pronta, é a certeza de que Chapadinha entrou nos trilhos do desenvolvimento urbano, e isso porque a cidade tem uma administração que não se curvou diante das dificuldades financeiras e correu atrás dos benefícios para o município, mostrando que, mesmo todo o país passando por uma grave crise econômico, é possível construir e gerar emprego e renda para dezenas de famílias da região.

*Colaboração: Alberto Carlos


Publicidade



Serviço de Retirada dos Postes da Avenida de Acesso às “ Mil Casas” Continua


Depois de muita cobrança, por parte da Prefeitura de Chapadinha, a CEMAR, que é a empresa responsável pelos serviços de remoção dos postes da avenida que dá acesso aos residenciais José de Sousa Almeida I e II, finalmente começou os trabalhos.

Nesta etapa, o serviço se concentra na instalação de outros postes nas laterais da via, e depois os postes, que estão no meio da rua, devem ser retirados, para que a obra de duplicação possa ser retomada.


De acordo com o projeto da Prefeitura de Chapadinha, que está sendo tocado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, os quase 2 km de via devem passar por uma mudança radical, que vai fazer o nome da avenida, hoje chamada de Bela Vista, ser digna do local.

Toda essa obra está sendo executada com recursos próprios do município. Já foram feitos os serviços de limpeza do terreno, alargamento da via, terraplenagem e compactação do solo e com a retirada dos postes os trabalhos devem ser reiniciados com objetivo de concluir o quanto antes.


Além de uma avenida duplicada, que vai facilitar o acesso de milhares de pessoas da região, com a redução de riscos de acidentes, o local também será todo revitalizado com a construção de canteiros, iluminação diferenciada e espaço para ciclistas, com as ciclovias sinalizadas.

O desafio de proporcionar o desenvolvimento urbano para Chapadinha foi assumido e, a cada obra realizada, a marca do governo de Ducilene Belezinha vai ficando mais forte e presente na vida de toda a população, que é a principal beneficiada com essas realizações.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



quinta-feira, 6 de agosto de 2015

CNJ Determina que TJ-MA Escolha Novo Interino para Cartório de Chapadinha

Brasília, 04/08/2015 -212ª Sessão Ordinária do CNJ. Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

Titular de cartório deve morar na cidade do estabelecimento ou perto dela. Com esse entendimento, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) escolha novo interino para assumir o cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis, Tabelionato de Notas e de Protesto de Títulos do município de Chapadinha (MA). A decisão unânime foi tomada nesta terça-feira (4/8), durante a 212ª Sessão Ordinária.

De acordo com a relatora, conselheira Gisela Gondin, houve falta de razoabilidade na escolha da interina, uma vez que o cartório do qual ela é titular localiza-se em Governador Newton Belo, a 366 km de Chapadinha. A conselheira apontou que, embora a legislação não obrigue interinidade na mesma comarca, a escolha prejudicava a continuidade dos serviços. “Existem infinitos titulares de cartórios que poderiam ser chamados a exercer a função a menos de 100 quilômetros”, destacou.

A conselheira também apontou risco de possível favorecimento pessoal, lembrando que a interina é filha de um juiz maranhense e nora de um desembargador aposentado compulsoriamente pelo CNJ. “As hipóteses de nepotismo alcançam o interino sem concurso, mas não há como dar carta branca para o concursado. Tem que ver se houve favorecimento”, disse. A conselheira lembrou que o ofício de origem da interina tinha faturamento de R$ 8 mil e o novo acumulava R$ 377 mil.

O CNJ determinou que o tribunal maranhense (TJ-MA) escolha novo interino de comarca mais próxima que já atuava como preposto na época da vacância de titularidade do 1º Oficio de Chapadinha, ocorrida em agosto de 2011.

Debora Zampier
Agência CNJ de Notícias


Publicidade



IFMA/Chapadinha - Abertas Inscrições para Seleção de Tutores Presenciais



Há a oferta de 28 vagas em dez municípios do Maranhão

Estarão abertas, até 14 de agosto, as inscrições para o processo seletivo de contratação de tutores presenciais e a distância do Programa Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Os profissionais selecionados vão atuar em regime de 20 horas nos cursos técnicos subsequentes, voltados para quem já concluiu o Ensino Médio, e no Profuncionário, que visa a formação de funcionários de escola.

O processo seletivo conta com a oferta de 28 vagas para a categoria presencial e 27 para a distância. Elas estão distribuídas nos seguintes municípios/polos: Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Colinas, Imperatriz, Morros, Pastos Bons, Porto Franco, São Luís e Tutóia.

Para se inscrever, o candidato deve ter formação em nível superior; no mínimo, um turno (matutino ou vespertino) de 20 horas semanais disponível; e experiência mínima de um ano no magistério de instituição de

As inscrições devem ser feitas na página eletrônica da Diretoria de Educação a Distância (Dead). A seleção será composta por três fases: 1) comprovação das informações contidas no Curriculum Vitae; 2) aprovação no Curso de Formação em Educação a Distância a ser ofertado pela Dead; e 3) entrevista.

O resultado provisório da seleção de tutor presencial será divulgado no dia 16 de setembro. Já o resultado final deverá sair em 21 de setembro.

O resultado da primeira fase da seleção de tutor a distância será divulgado no dia 21 de agosto no endereço eletrônico.

Clique aqui para ver o edital.


Publicidade



VARGEM GRANDE - 202 Pescadores Tiveram Benefício Suspenso por Suspeita de Fraude

Imagem meramente ilustrativa

(Fonte: Blog A Cidade de Verdade)

Após sucessivas denúncias de fraudes no Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, mais conhecido como Seguro Defeso, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), resolveu agir contra o esquema que tem enriquecido centenas de presidentes de Associações e Colônias de Pescadores em vários municípios do estado.

Em Vargem Grande, 202 benefícios foram cancelados e serão investigados.

Diante disso, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) abriu, no dia 27 de junho, prazo de 60 dias para que 24.673 pescadores do Maranhão, inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), façam o recadastramento. O objetivo do Ministério é descobrir “pescadores fantasmas” que teriam sido registrados irregularmente entre os meses de julho e outubro do ano passado, às vésperas das eleições.

Como grande parte desses registros não estava ligada a um processo ou mesmo não apresentava qualquer documentação, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) pediu à Controladoria-Geral da União (CGU) que realizasse uma auditoria para verificar a existência de fraudes.

Por determinação do Ministério da Pesca, a Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal, estão intensificando as investigações nas Colônias de Pescadores em vários municípios Maranhenses. A força tarefa tem como foco, os dirigentes que estão supostamente envolvidos em fraudes, favorecendo falsos pescadores com o Seguro Defeso. Caso constatada a materialidade do crime, sumariamente os beneficiados serão exclusos do Programa do Governo Federal. Além disso, evidentemente passarão a responder por falsidade ideológica.

O pescador que possui a carteirinha terá obrigação de apresentar um relatório anual, onde é preciso dizer onde pescou, o que pescou, como pescou, entre várias outras informações. Porém, quem insistir em usar o registro, mesmo sem comprovar que é pescador, terá que devolver os valores de seguro defeso recebidos indevidamente e responderá processo por falsidade ideológica.

Veja lista dos 202 pescadores de Vargem Grande, que estão sob suspeita de fraude: AQUI.


Publicidade



Moto Roubada em Buriti-MA é Recuperada pela Polícia em Chapadinha



Na manhã desta quarta-feira (05), a guarnição de serviço recebeu uma denúncia de uma moto que estava em um determinado local e que supostamente seria roubada.

A guarnição deslocou-se até o local para verificar a denúncia, sendo localizada a moto com as características repassadas, uma moto Honda XRE 300, vermelha, chassi 9C2ND0910BR215762, sem placa. A moto tinha sido roubada na cidade de Buriti de Inácia Vaz - município distante 68,6 km de Chapadinha.


A moto estava em uma residência no bairro Areal, mas o indivíduo ja tinha se evadido do local. A mesma foi entregue na Delegacia para as devidas providências.


Publicidade




16º BPM/Chapadinha Inicia Operação de Trânsito Visando Menos Acidentes e Circulação de Veículos Irregulares



Na tarde desta quarta feira (05), foi realizada pelo 16º Batalhão/PM, em parceria com os Agentes de Trânsito de Chapadinha, a "Operação Fecha Quartel".



Foram realizadas blitz em diversos locais da cidade, com o intuito de coibir a circulação de veículos e condutores irregulares.

Ao todo foram retidos mais de 100 (cem) veículos para averiguações de carteira de habilitação e documento dos veículos. O foco principal da operação de ontem foram os veículos sem placas e com irregularidades que comprometessem a circulação.




A operação busca ainda diminuir o número de acidentes e assaltos que são realizados em veículos com essas características.

O Comandante do 16º Batalhão, Tenente-Coronel Glauber Miranda Silva, assegura que a Operação perdurará rotineiramente em Chapadinha, e orienta aos condutores buscarem regularização de seus veículos para que não sejam apreendidos em fiscalização.



Ao final da operação 18 (dezoito) veículos foram removidas para o pátio da 6ª Ciretran e contou, também, com o apoio da Guarda Municipal de Chapadinha.


Publicidade



BURITI - Jovem é Morto ao Tentar Roubar Dinheiro da Arrecadação de Festa

Imagem meramente ilustrativa


Mais uma face da violência de Buriti foi exposta na madrugada do último domingo (2): um jovem de 19 anos foi morto após tentar roubar o dinheiro arrecadado em uma festa no povoado Mangueira, a 12km da sede de Buriti/MA - município distante 68,6 km de Chapadinha.

De acordo com informações policiais, Marcos Luís Brito Cardoso, conhecido por Marquinhos, 19 anos, estava bebendo na festa que acontecia no Mangueira, povoado próximo ao Saquinho, em Buriti, quando, então, teria decidido destrocar as fichas de cerveja que ainda tinha pelo dinheiro, e se dirigiu ao ponto de vendas e teria tentado roubar a caixa com todo o dinheiro arrecado com a venda das cervejas. Diante da resistência da vendedora em entregar o dinheiro, ele apontou uma faca, avançou na caixa e tentou fugir.

A vendedora avisou ao dono da festa que logo perseguiu o assaltante e desferiu um tiro certeiro no seu pescoço. Ele ainda foi socorrido, mas não resistiu e morreu em seguida no local. O crime ocorreu por volta de 1h20 da madrugada.

Marquinhos morto com um tiro no pescoço

Marquinhos já era conhecido da polícia por participação em vários roubos e furtos no município e foi ele quem, em 2013, matou com duas facadas o jovem Francisco Eusébio Carvalho Vereas, popularmente Zebinha, por motivação passional. (Clique aqui e relembre este caso)


Publicidade



JEM's 2015 - Escolas de Chapadinha Participarão de Disputa no Basquete Infantil e Futsal Infanto em SL


Duas escolas de Chapadinha estão classificadas para a disputa da etapa estadual dos JEM's 2015: A escola estadual C.E. Raimundo Araújo, campeão da etapa regional do futsal infanto, em Barreirinhas e a escola privada "O Pequeno Príncipe" (OPP), que entra de forma direta, sem disputa municipal nem regional, por não ter havido adversários.


A equipe da Escola "O Pequeno Príncipe", com apoio da prefeitura, no transporte, já está em São Luís e participou da abertura, realizada nesta quarta-feira (5). Meiry Aragão, representante da Secretaria Municipal de Esportes de Chapadinha, viajou com a delegação do OPP (foto acima).

O time do Raimundo Araújo vai viajar somente em setembro, quando começam as disputas no infanto.

A abertura dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) edição 2015 foi realizada na última terça-feira, 4 de agosto, com festa que percorreu as ruas de São Luís. Durante o acendimento da tocha olímpica, o governador Flávio Dino recebeu comitivas de estudantes de diversos municípios e, ao lado do brasileiro campeão paraolímpico de atletismo, Tito Sena, deu a largada oficial para o maior evento esportivo do Estado.

*Resumido. Continue lendo no Blog do William Fernandes


Publicidade



16º BATALHÃO INTENSIFICA O COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS EM CHAPADINHA



DROGAS APREENDIDAS NO BAIRRO AREAL

José de Ribamar dos Santos e Carliane da Rocha Pereira

Na noite desta quarta feira (05), por volta das 20h, a guarnição recebeu uma denúncia que estava acontecendo venda de drogas em uma residência no bairro Areal.

A guarnição deslocou-se até o local para averiguar a situação, e ficou observando a atitude dos indivíduos e o local, assim que tiveram provas suficientes do crime de tráfico, adentraram a residência e foi constatado venda e consumo de drogas, foi dado voz de prisão em flagrante aos indivíduos José de Ribamar dos Santos, 29 anos e Carliane da Rocha Pereira, 27 anos.

Material apreendido

Com eles foram encontrados 50 (cinquenta) pedras de uma substância similar ao crack e R$ 32,00 (trinta e dois reais) em espécie.


Os indivíduos e todo o material foram entregues na Delegacia para as devidas providências.


DROGAS APREENDIDAS NO BAIRRO CAMPO VELHO


Na tarde desta quarta feira (05), por volta das 15h30, a guarnição recebeu uma denúncia que estava acontecendo venda de drogas na praça do bairro Campo Velho.

De imediato a viatura deslocou-se até o local para averiguar a situação, e ficou monitorando a atitude dos indivíduos e o local, quando obtiveram provas suficientes do crime de tráfico, deram voz de prisão em flagrante aos indivíduos.

Material apreendido

Foram presos em flagrante um menor de idade e a senhora Rayanne Siqueira da Silva, 25 anos. Com eles foram encontrados 19 (dezenove) pedras de uma substância similar ao crack e 02 (duas) poções de uma substância similar a cocaína.

Os indivíduos e todo material foram entregues na Delegacia para as devidas providências.

O 16º Batalhão da Polícia Militar de Chapadinha (16ºBPM) agradece a participação da sociedade e reitera o compromisso de averiguar toda denúncia de tráfico, visando coibir o tráfico de drogas em nossa região.


Publicidade



quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Infraestrutura: Ruas do Bairro Campo Velho São Preparadas para Receber Asfalto


Depois das ruas do Bairro da Corrente, agora chegou a vez das ruas do Bairro Campo Velho serem preparadas para receberem a pavimentação asfáltica. Os serviços, de terraplenagem e nivelamento das vias, já foram realizados. O que os moradores conferem agora, é a parte de imprimação do solo, que consiste na impermeabilização do terreno para a colocação do asfalto.



As ruas beneficiadas são Benjamim Ferreira, e as travessas no entorno. Os moradores, que por muito tempo, esperavam por essa obra, hoje, comemoram a ação da Prefeitura de Chapadinha - através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, na administração Ducilene Belezinha.


O sonho desses moradores está sendo realizado com recursos próprios do município, ou seja, graças a uma administração competente que soube economizar e investir na hora e local certos!

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



Arquivo do blog