WebNet

WebNet

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Divulgado Edital de Programa de Intercâmbio para Jovens Maranhenses


O Programa Cidadão do Mundo, teve edital lançado, nesta quinta-feira (20), na sede da secretaria. Ao todo, 100 jovens oriundos da rede pública de ensino serão selecionados para fazer intercâmbio em países cujos idiomas são francês, inglês e espanhol. As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria da Ciência Tecnologia e Informação até o dia 30 de setembro.

Secretários Bira do Pindaré (no centro) e Tatiana Pereira com o presidente da Fapema, Alex Oliveira, no lançamento do edital do Programa Cidadão do Mundo.

As bolsas serão pagas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico (Fapema). Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), ter presença de, pelo menos, 80% nas aulas regulares e sete como nota mínima nas disciplinas já cursadas. Os candidatos podem estar cursando ou já ter concluído o ensino básico.

Mobilização de jovens 

Os Secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Juventude (Sejuv) anunciaram uma Oficina voltada para gestores e movimentos de jovens. No espaço, que acontecerá no dia 10 de setembro, serão apresentadas as ações de Governo voltadas para este público.

*Resumido. Leia na íntegra - Clique aqui.


Publicidade



quinta-feira, 20 de agosto de 2015

6ª Ciretran/Chapadinha - Novos Assistentes de Trânsito Serão Empossados Nesta Sexta (21)


O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão empossa, nesta sexta-feira (21), 176 candidatos excedentes do concurso público realizado pelo órgão em 2013. Os aprovados foram convocados, nos dia 21 e 22 de julho, pelo Diário Oficial do Estado. Os novos servidores fazem parte da segunda lista de convocações de excedentes feita pelo Governo do Estado em menos de três meses.

CHAPADINHA - 6ª Ciretran
Cargo: Assistente de Trânsito 
Cidade de Lotação: CHAPADINHA 

- KEYLLA VIEIRA DA CRUZ
- LUCIANO PEREIRA DE SOUSA
- ANTONIO REIS ALVES DA SILVA
- FABIO HENRIQUE MACEDO FERREIRA

Com a posse dos novos servidores, o Governo do Estado prevê o fim da terceirização de mão de obra nas 15 Ciretrans do estado, conforme estabelece o acordo feito este ano com o Ministério Público do Trabalho. Pelo acordo, até 2017, um terço da mão de obra terceirizada do Detran-MA será substituída a cada ano por servidores aprovados em concursos público.

Confira a lista completa dos convocados Aqui.

*Com informações do portal do Detran-MA



Publicidade



PCdoB de Chapadinha Unifica sua Base e Define Candidatura Própria



Atendendo orientações do Diretório Estadual, o PCdoB de Chapadinha, em reunião realizada na noite da última segunda-feira (17), decidiu por candidatura própria.

A unidade é o centro da tática política do partido para as eleições municipais de 2016. E para fazer vitoriosa essa tática, o poeta e escritor Herbert Lago Castelo Branco - que também se colocava como pré-candidato do partido retirou sua intenção em apoio ao presidente municipal do PCdoB, Gilnei Baggio, que foi aclamado por todos como candidato único.


Desde já está lançado o desafio da criação das condições partidárias, políticas e materiais, que possam assegurar a construção de uma ampla unidade política. No caso das disputas para a Câmara Municipal, o partido avaliará qual a melhor possibilidade de vitória, se em coligação ou em chapa própria.


Foi aprovado também pelo Diretório Municipal um calendário de reuniões e a realização da conferência municipal em data a ser definida.

Nosso amigo Herbert Lago Castelo Branco, definitivamente deixou de ser pré-candidato a prefeito para concorrer à candidatura de vereador.

*Editado. Leia na íntegra no Blog do Chiquinho Carneiro.


Publicidade



BOTE FÉ 2015 - "Arrastão Pela Fé" Acontece na Noite Desta Quinta (20)


A pré abertura do Bote Fé Celebre 2015, evento promovido pela comunidade católica da Igreja Nossa Senhora das Dores de Chapadinha, acontece no início da noite desta quinta-feira (20), a partir das 18h, com uma grande passeata "Arrastão Pela Fé". Grupos, movimentos, pastorais, toda nossa paróquia está convocada a juntos írmos às ruas e anunciarmos essa grande alegria de mais uma edição do Bote Fé.

ARRASTÃO PELA FÉ... VENHA DE CARRO, MOTO, BICICLETA, A PÉ. SAÍDA ÀS 18h DA IGREJA MATRIZ, NESTA QUINTA-FEIRA (20).

BOTE FÉ - Celebre!

Nesta Sexta-feira (21) e Sábado (22), na Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo), ocorrerá o evento mais esperado do ano - o Bote Fé Celebre! Uma mega estrutura será montada pra receber você e sua família, que nesse ano também conta com mais de 7 atrações nas 2 noites de evento, tudo feito com muita dedicação e alegria pra recebermos o Festejo de Nossa Senhora das Dores (que acontece de 05 à 15 de Setembro).


E as atrações são...

- MISSIONÁRIO SHALOM 
- BANDA EMUNAH 
- BANDA SKY HEAVEN
- MINISTÉRIO CORRENTE DE GRAÇAS 
- MINISTÉRIO SOBRE AS ÁGUAS 
- MINISTÉRIO DE DANÇA TEMPO DE GRAÇA 
- CORAL DA PARÓQUIA

... E MUITOOOOOOOOOOOOOO MAIS LOUVOR E ADORAÇÃO!!!



Publicidade



Fatalidade - Criança de 8 Anos Morre Enforcada com Punho de Rede

Uma tragédia aconteceu no povoado Guanaré, município de Itapecuru Mirim. O pequeno Cauã, de apenas oito anos, brincava em uma rede, o garotinho se enrolou para depois desfazer ou melhor, se desenrolar, só que em um determinado momento os pés do menino toparam no chão e os punhos da rede o sufocaram e ele morreu asfixiado.

O avô do Cauã achou estranho, o jeito que a rede estava enrolada e quando foi olhar percebeu que o pescoço da criança estava preso nos punhos. Ele gritou os vizinhos porém não havia muito o que fazer, levado para o hospital de Itapecuru e depois para São Luís, mas infelizmente, foi constatado o óbito.

O corpo foi velado no povoado, onde dezenas de pessoas, familiares e coleguinhas do garoto, não acreditam em sua partida tão prematura. O sepultamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (20).

*Com informações de Willian Vieira (TV Record/Itapecuru Mirim)


Publicidade



Infraestrutura - Ruas do Bairro Campo Velho Estão Recebendo o Asfalto!


Os moradores do Bairro Campo Velho estão satisfeitos com as ações da prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura.


Depois do serviço de imprimação do solo, chegou a vez do asfalto!


Dona Eunice é só felicidade. Moradora da rua Benjamim Ferreira há mais de 20 anos, o sonho da aposentada era poder ver a via digna de circulação.


Eu confiei na Belezinha e não me arrependi. Meu sonho era que colocassem, pelo menos, piçarra na minha rua. E olha só o que a Belezinha fez! Minha rua está sendo asfaltada! Tô muito feliz”, comemora dona Eunice Pereira dos Santos Sousa.


As ruas que receberão o benefício são: Benjamin Ferreira, Antônio Sérgio de Oliveira, João de Deus Lago Castelo Branco e rua da Faixa, todas no bairro Campo Velho. E para quem pensava que o trabalho iria parar com toda essa crise econômica, pela qual passa o país, se enganou, porque aqui, em Chapadinha, tem uma administração comprometida com a população.


Promessas muitos sabem fazer, agora realizar as ações, ficou para poucos e a prova de que não adianta tentar enganar, está aí para que todos possam ver.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



SÃO BERNARDO - Idoso é Preso em Flagrante por Tráfico de Drogas na Zona Rural

Alcione Carvalho de Almeida, 63 anos.


Na tarde desta quarta-feira (19), foi informado ao 16º Batalhão, que estava acontecendo uma venda de drogas no povoado Acampamento Mamorana 02, zona rural de São Bernardo - município distante 127 km de Chapadinha.

Disque Denuncia


A guarnição deslocou-se até o local para averiguar a situação, e ficou observando a atitude dos indivíduos e o local, assim que tiveram provas suficientes do crime de tráfico, deflagaram a ação que culminou com a prisão em flagrante do senhor Alcione Carvalho de Almeida (foto acima), de 63 anos.


Com ele foi encontrado:
03 (três) tabletes de uma substância similar a maconha prensada;
34 (trinta e quatro) pedras de uma substância similar ao crack.

O mesmo foi apresentado na Delegacia daquele município para as devidas providências.


Publicidade



Polícia Recupera Moto Roubada, Prende Receptor e Apreende Armas de Fabricação Caseira



Na manhã desta quarta-feira (19), a guarnição de serviço recebeu uma denúncia de uma moto que estava no povoado Quandus, na zona rural de Chapadinha, e que supostamente seria roubada. A moto foi furtada por um menor de idade e repassada a outra pessoa.



A guarnição deslocou-se até o local para verificar a denúncia, sendo localizada a moto com as características repassadas, uma moto Biz 125, cor preta, placa OJO-5428. A moto estava na residência de Maria José Chaves Frias, 53 anos, que foi conduzida à Delegacia de Chapadinha pelo crime de receptação. A mesma confessou que comprou a moto por R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Disque Denuncia

Também foi encontrado algumas armas de fabricação caseira

Os dois indivíduos foram apresentados na Delegacia, juntamente com todo material apreendido para as devidas providências.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Retoma Trabalhos de Pavimentação no Bairro Campo Velho



Um sonho antigo dos moradores da cidade de Chapadinha, está se tornando realidade. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura começou nesta quinta-feira (20), o serviços de pavimentação asfáltica das Ruas: Benjamin Ferreira, Antônio Sérgio de Oliveira, João de Deus Lago Castelo Branco e Fio - trecho bairro Campo Velho. As obras estão sendo realizadas com recursos próprios.

O sentimento de esperança renovada é geral entre os moradores, que já preveem muitos benefícios com a pavimentação.

Veja mais fotos:







Publicidade

Adquira já sua Cartela da 17ª Extração!!!


Estuprador é Preso em Flagrante em São Benedito do Rio Preto



A polícia militar do Destacamento de São Benedito do Rio Preto prendeu um elemento em flagrante após ter abusado sexualmente de uma mulher e agredido sua filha de 3 anos, o fato aconteceu no bairro São Paulo, por volta das 12h da última terça-feira (18).


O suspeito identificado como Carlos André de 32 anos, vulgo “Peixe”, foi apresentado no DPC em Urbano Santos para as devidas providencias.

Disque Denuncia

De acordo com as informações da polícia, o suspeito tem várias passagens pela polícia. "Peixe" já foi preso anteriormente por estuprar uma criança de 8 anos de idade.

Após uma denúncia anônima, a polícia foi informada de um suspeito ter abusado sexualmente de uma mulher que em seguida estava agredindo sua filha de 3 anos.

Ao chegar no local, o suspeito tinha evacuado do local, e de imediato, a polícia fez buscas na cidade de Urbano Santos na tentativa de capturar o meliante. Por volta das 18h (de terça, 18), o suspeito foi localizado nas proximidades do bairro Cidade Alta - em São Benedito do Rio Preto, e logo foi preso. O suspeito foi conduzido até à Delegacia de Polícia de Urbano Santos e responderá pelo ato cometido.


Publicidade



MEC Confirma: Corte de Verbas no Orçamento da UFMA Será Mantido



O Ministério da Educação (MEC), em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (19) em Brasília com o deputado federal Pedro Fernandes (PTB) - coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional - informou que por enquanto não há como repassar novos recursos para a manutenção do funcionamento da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). De acordo com o reitor da UFMA, Natalino Salgado, entrevistado por O Estado e que esteve presente ao encontro com o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, ficou acertado apenas o repasse de R$ 4 milhões dos R$ 9 milhões prometidos à instituição antes do agravamento da crise na universidade.

Segundo ele, os R$ 4 milhões serão “imprescindíveis” para a manutenção das obras ainda vigentes nos campi da instituição em São Luís e no interior do estado. Ainda conforme o dirigente, o MEC solicitou um prazo até o próximo mês para que a pasta viabilize novas verbas para a instituição federal no Maranhão. “Acertamos um novo encontro entre a UFMA e o Governo Federal para setembro deste ano. Até lá, o Ministério da Educação se prontificou a conseguir recursos para manter o custeio da instituição que, ainda neste momento, está inviável”, disse.

Hospital - Ainda de acordo com o reitor, as dificuldades de manutenção da atual estrutura da instituição se estendem ao hospital universitário. “Além dos cortes feitos pelo MEC, o Ministério da Saúde limitou o repasse para a viabilização dos projetos no hospital mantido pela UFMA. Nos próximos dias, vamos buscar estreitar os contatos com a pasta da saúde para também resolver esta situação”, disse Natalino Salgado.

Em entrevista a O Estado publicada dia 18 deste mês, o reitor Natalino Salgado informou que a UFMA “vive uma crise sem precedentes”, em virtude do corte – autorizado pelo Governo Federal - de mais de R$ 28 milhões da verba destinada à instituição. Ele confirmou, na ocasião, que pouco mais de 140 trabalhadores terceirizados da universidade e que prestavam serviços em diferentes setores, entre eles assessoria de comunicação, foram demitidos.

Considerando o que deixou de receber em 2014, pouco mais de R$ 34 milhões, e o corte de 50% no orçamento previsto inicialmente na Lei Orçamentária Anual (LOA), o déficit financeiro da UFMA é atualmente de R$ 109 milhões. Além disso, a UFMA também não recebeu os R$ 18 milhões previstos no orçamento e que seriam oriundos de emendas parlamentares.

MAIS

Ainda segundo o reitor, além dos danos administrativos e no andamento das obras, os cortes no orçamento da UFMA afetarão o funcionamento de serviços essenciais, como o restaurante universitário, a assistência estudantil e atividades de pesquisa, de extensão e programas especiais.

"Acertamos um novo encontro entre a UFMA e o Governo Federal para setembro deste ano. Até lá, o Ministério da Educação se prontificou a conseguir recursos para manter o custeio da instituição que, ainda neste momento, está inviável” - Natalino, reitor da UFMA.


Publicidade



quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Casa Sampaio é Assaltada em Vargem Grande

Imagem meramente ilustrativa


No início da tarde desta quarta-feira (19), por volta das 13h, a loja Casa Sampaio, localizada na Rua Hemetério Leitão, no centro de Vargem Grande, foi vítima de assalto.

Segundo as informações que chegam ao Blog, dois homens armados chegaram em uma bicicleta, isso mesmo leitor, você não leu errado, chegaram em uma bicicleta e anunciaram o assalto.

Os assaltantes levaram uma pequena quantia em dinheiro que estava no caixa e os celulares do gerente e de uma funcionária.

Em seguida, os dois empreenderam fuga e até o momento não se tem qualquer notícia deles. A Polícia e a Guarda Municipal já foram informadas do caso e estão tentando efetuar as prisões.


Publicidade



BAIXO PARNAÍBA - Divulgadas Prioridades Escolhidas pela População no Orçamento Participativo


O governador Flávio Dino conheceu nesta terça-feira (18) o resultado final da votação das propostas para o Orçamento Participativo 2016, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). O envolvimento da população nas decisões do poder público é uma das diretrizes da gestão do governador Flávio Dino. Mais de 23 mil pessoas participaram da escolha das prioridades de investimentos no Maranhão.


Na ocasião, a Secretaria de Planejanento e Orçamento (Seplan) apresentou ao governador relatório com as propostas do Plano Plurianual. A Secretaria de Articulação Política (Seap) também participou do encontro de avaliação do processo, que começou com a realização das escutas territoriais.

As propostas foram ouvidas nas escutas territoriais que aconteceram em 16 regiões do estado, com a participação de 3.082 pessoas que compareceram às reuniões regionais e 23.006 usuários que interagiram na plataforma digital ‘Participa MA’. O governador Flávio Dino definiu como exitosa a participação da população nas políticas públicas do estado. “Os resultados são expressivos e nos mostram que quanto maior a participação popular, melhor será o desempenho do Governo”, disse Flávio.

CHAPADINHA (Região Baixo Parnaíba)

Dentre as 03 propostas votadas na plataforma para a região do Baixo Parnaíba, venceu com 217 votos (63,27%) a que sugere [ Construir, reformar, ampliar e equipar as escolas estaduais com laboratórios (informática, de ciências e de matemática), bibliotecas, quadras cobertas com vestiários, assegurando sua manutenção na zona urbana e rural ]. A sugestão foi levantada durante a escuta territorial no Baixo Parnaíba, realizada no auditório do campus IV/UFMA - em Chapadinha.




*Resumido. Leia na íntegra no site do Governo do Estado - Clique aqui.


Publicidade



Aluísio Santos é o Novo Presidente do Partido da República (PR) de Chapadinha

Aluízio (D) ao lado do dep. Josimar do Maranhãozinho


Aluísio Santos e o vereador Toinho Marinheiro foram anunciados como presidente e vice-presidente, respectivamente, do PR (Partido da República) em Chapadinha, pelo Deputado Estadual e Presidente Estadual da sigla no Maranhão, Josimar do Maranhãozinho.

Vereador Toinho Marinheiro

O novo Presidente do partido pretende brevemente reunir toda cúpula do partido para tratar dos novos rumos do partido em Chapadinha.

Pretendemos fazer uma grandiosa reunião em Chapadinha com a intenção de fortalecer o partido na cidade e em toda a região” – destaca o presidente.

Aluísio também agradeceu o empenho do seu amigo, Dr. Carlos Sérgio, pelo empenho e dedicação em concretizar mais este momento, em prol de uma política séria.

Agradeço ao meu amigo, Dr. Carlos Sérgio, pelo empenho e dedicação de está sempre querendo o bem para Chapadinha e pela articulação que fizemos para hoje estarmos aqui, neste momento, com mais uma sigla, fortalecendo o grupo político de Ducilene Belezinha” – declara Aluísio Santos.

Ele também informa que o partido vai aumentar seu foco no pleito de 2016. Diz que estarão filiando mais pessoas que acreditam na política como um veículo de políticas públicas ao seu objetivo fim.

Convocaremos todos os atuais filiados e de antemão convidamos a todos a se filiarem no PR, para juntos continuarmos levando políticas públicas ao seu objetivo, que é melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Tenho certeza que desta forma continuaremos mudando Chapadinha para melhor e colocando-a como uma das cidades que mais cresce em todo o Maranhão. Em um segundo momento, após a definição de todos os filiados, serão escolhidos os possíveis candidatos a vereadores, e nossa meta para 2016 é aumentar o número de vereadores eleitos pelo partido em Chapadinha e região” – afirma o Presidente do Partido.


Publicidade



Arquivo do blog