WebNet

WebNet

sábado, 26 de setembro de 2015

BURITI - Vereador é Preso por Porte Ilegal de Arma de Fogo


O vereador Francisco das Chagas Santos Martins (PSDB), conhecido por "Rosin", foi preso na madrugada deste sábado (26), por volta de 1h, por porte ilegal de arma de fogo.

De acordo com as informações colhidas pelo Correio Buritiense, o vereador estava dormindo na descida da ladeira do Tubi, com o carro com o motor ligado e alguém teria desconfiado da situação e acionado a polícia, que ao chegar no local revistou o veículo e encontrou um revólver 38 sem procedência.

Questionado sobre a documentação referente à arma, ele disse não ter o porte legal. Ele foi preso em flagrante e permanece na Depol de Buriti, fora da cela, aguardando decisão judicial para poder responder em liberdade.


Publicidade



BUTECO MUSIC - Neste Sábado (26) Tem PALLOMA NUNES & KÁSSIO VENTURY


Informe Publicitário

O BUTECO MUSIC apresenta na noite deste Sábado (26) o melhor da MPB e Sertanejo, com show da dupla PALLOMA NUNES & KÁSSIO VENTURY, com início às 21h. No entanto, a casa estará em funcionamento a partir das 18h30.

Estão todos convidados!!! Vamos apreciar a cerveja mais gelada da cidade e degustar os mais deliciosos petiscos acompanhados de bebidas variadas.

A gente se ver por lá!!!



Chapadinha na Rota dos Programas Nacionais de Agricultura

Prefeita Ducilene Belezinha faz abertura do seminário de sensibilização do Programa Especial ABC CERRADO que reune aproximadamente 30 municípios do Maranhão

*Colaboração: Alberto Carlos

A prefeita Ducilene Belezinha com compromisso e determinação consegue colocar Chapadinha na rota dos programas nacionais de agricultura. Dos 217 municípios do estado do Maranhão, apenas Chapadinha e Presidente Dutra recebem o Seminário de Sensibilização do Programa Especial ABC CERRADO.

O programa dissemina práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico, preservando o meio ambiente.


O evento aconteceu na manhã deste sábado (26) no auditório da Faculdade do Baixo Parnaíba -FAP, situada na avenida Ataliba Vieira de Almeida, 1.452, (próxima à Rodoviária), o Seminário de Sensibilização do projeto ABC Cerrado. Participaram produtores rurais, técnicos e gestores de instituições relacionadas ao agronegócio, além de estudantes, professores e profissionais da área.


Publicidade



Governo irá Promover Melhorias na Estrutura Física de 53 Escolas Estaduais da URE/Chapadinha

Imagem ilustrativa

Título Original - Governo promove melhorias na estrutura física de escolas estaduais

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou um conjunto de obras de reformas e manutenção das escolas do Sistema Estadual de Ensino em todo o Maranhão. A ação, que já foi iniciada em vários municípios do estado, integra a macropolítica de educação definida pelo governo Flávio Dino, o programa ‘Escola Digna’, no eixo gestão educacional.

O pacote de obras visa recuperar a estrutura física de centenas de escolas estaduais deixadas em condições precárias por gestões anteriores, ameaçando a segurança dos estudantes matriculados nessas unidades de ensino. É o caso do Centro de Ensino Paulo VI, na Cidade Operária, cuja reforma geral deveria ter sido iniciada em julho de 2014 e finalizada em 30 de setembro do mesmo ano, com recursos do BNDES, mas a empresa abandonou a obra e o recurso não foi aprovado pela instituição financeira, por apresentar irregularidades no projeto licitado.

Em julho deste ano, a atual gestão conseguiu a aprovação e liberação dos recursos junto ao BNDES para 102 obras de reforma e construção neste segundo semestre de 2015. Essas obras tiveram os recursos bloqueados pelo banco, por falta de fiscalização e de regularidade na documentação, pela gestão passada. Das 102 aprovadas, 31 reformas estão em andamento em todo o estado e 39 já foram concluídas.

Tesouro Estadual

Em Vitória do Mearim, o CE Estado do Espírito Santo será uma das 65 escolas de Ensino Médio, que passarão por reforma com recursos do Tesouro Estadual, na parceria Seduc e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). No início do ano letivo, os estudantes tiveram que ser deslocados para dois prédios da rede municipal porque a escola sinalizava riscos em sua estrutura física.

Além desta unidade, haverá reformas em escolas localizadas nos municípios de: São Luís, Bacabal, Presidente Dutra, Açailândia, Balsas, Riachão, Tuntum, São Mateus, Peritoró, Coroatá, Caxias, Timbiras, Tutóia, Chapadinha, Imperatriz, Porto Franco, Itapecuru Mirim, Belágua, Axixá, Icatu, Morros, Rosário, Igarapé do Meio, Lago da Pedra, Gonçalves Dias, Pinheiro, Timon, Bacurituba, Matinha, São Vicente Ferrer, Carutapera, Candido Mendes, Zé Doca, Alcântara, Governador Edson Lobão, Santa Inês, Timon e São José de Ribamar.

A Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, ressalta a importância da participação da comunidade no controle social dos recursos públicos e fiscalização das obras. “Contamos com o apoio da comunidade escolar para acompanhamento dessas obras nos municípios e bairros, para garantir a qualidade dos serviços e, inclusive, poderão acionar a Seduc através da ouvidoria (0800 280 4343 e email:ouvidoria@educacao.ma.gov.br)”, destacou.

Manutenção

Com a finalidade de fazer a manutenção preventiva das escolas públicas estaduais, o Governo do Estado está contratando empresas para execução dos serviços de forma regionalizada.

Já foram licitadas três empresas para a regional de São Luís, para o atendimento de 159 unidades de ensino do sistema estadual, abrangendo Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís.

Em fase da homologação, para a assinatura de contrato, estão as empresas que serão responsáveis pela manutenção em escolas das regionais de: Bacabal (ao todo, 25 escolas em todos os municípios jurisdicionados à regional); Zé Doca (30); Viana (47); Pedreiras (36); Pinheiro (60); Açailândia (32); Imperatriz (48); Rosário (29), Santa Inês (28), Balsas (30) e Chapadinha (53). Também foram licitadas e estão fase de recurso as empresas para atuar nas regionais de Timon (22) e Codó (27).

O espaço escolar deve ser um ambiente agradável, que possibilite a realização das ações educativas com qualidade. E a manutenção da infraestrutura, há muito esperada pela comunidade escolar, foi um compromisso firmado pelo governador Flávio Dino para propiciar às nossas crianças, jovens, adultos e idosos, escolas dignas e transformadoras”, frisou a secretária Áurea Prazeres.



Publicidade



Empresários de Chapadinha Participam de Palestra que Orienta Sobre Enfrentamento a Crise


Atividade integra movimento Compre do Pequeno e recebe apoio da prefeita Dulcilene Pontes

Lidiane Reinaldo - Ascom-Sebrae/UR Chapadinha

Como parte da programação do Movimento Compre do Pequeno em Chapadinha, o Sebrae realizou na última quinta-feira (24) o evento Café com Empreendedores, trazendo a palestra “Gestão Financeira: Minimizando os impactos da crise”, ministrada pela consultora do Sebrae, Antônia Santana. A ação tem parceira da Prefeitura de Chapadinha por meio da Sala do Empreendedor e secretaria municipal de Indústria e Comércio.


Estiveram presentes à ação a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, o secretário municipal de Industria e Comércio, Armando Brito, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Allan Monteles, a gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, além de empresários do município.

A palestra destacou os desafios empresariais a serem superados diante da crise, onde a consultora apresentou aos participantes algumas soluções e métodos que podem fazer toda a diferença na gestão da empresa, fazendo com que o momento vivido pelo país possa ser minimizado dentro dos negócios.

Rodrigo Teles (Mercadinho Maythá)
Foto/Arquivo

Para o empresário Rodrigo Teles, do Mercadinho Maythá, simples atitudes fazem toda diferença nos momentos em que todos falam sobre crise. “Para crescer e se manter no mercado é preciso usar de estratégias, adequando a empresa às necessidades verificadas, criando alternativas para atrair clientes. No nosso mercadinho, por exemplo, fechamos parceira com o banco e temos o próprio cartão de compras, facilitando a vida dos clientes. Também formalizamos uma parceria com a Caixa Econômica Federal e recebemos pagamentos do bolsa família” - conta Teles.


Durante o evento, a prefeita Ducilene Belezinha recebeu das mãos da gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, o material de divulgação do Movimento Compre do Pequeno, mostrando o seu apoio à campanha que tem mobilizado a cidade e o Maranhão todo.

Mostrar a importância de comprar dos pequenos negócios é incentivar o desenvolvimento local, o que prevê um aumento nos números de emprego. Em Chapadinha percebemos que há um aumento significativo em aberturas de empresas, lembrando que outras estão ampliando seus negócios e o Sebrae em vem somar com essa realidade positiva”, ressaltou a prefeita.

Larissa Leite
Gerente da UR Sebrae/Chapadinha
De acordo com Larissa, a palestra promovida pelo Sebrae veio sensibilizar o empresariado local também sobre a necessidade de uma melhor gestão dos seus negócios. “Em tempos de crise, o maior desafio é manter as empresas no mercado, para isso apresentamos o tema Gestão Financeira para discutir com os empresários maneiras de minimizar esses impactos. Diante dessas incertezas do cenário econômico precisamos buscar alternativas de fortalecer as MPE para se adequar à essa nova realidade, basta uma simples atitude comum a todos e esse é o objetivo do movimento Compre do Pequeno Negócio” - ressaltou a gerente do Sebrae.

Durante toda essa semana o Sebrae de Chapadinha vem promovendo várias ações para capacitar os pequenos negócios como palestras, oficinas e cursos, tudo em busca de gerar confiança e credibilidade das empresas para a sociedade, com vistas a preparar o empresariado a receber seus clientes no 5 de outubro, dia D do movimento.


Publicidade



sexta-feira, 25 de setembro de 2015

BUTECO MUSIC - Nesta Sexta (25) Tem MARKUS LIMA & IVAN LINS


Informe Publicitário

O BUTECO MUSIC apresenta na noite desta sexta-feira (25) o melhor da MPB & Pop Rock, com show dos músicos MARKUS LIMA (Cachoeira) & IVAN LINS, com início às 21h. No entanto, a casa estará em funcionamento a partir das 18h30.

PALLOMA NUNES & KÁSSIO VENTURY


E neste SÁBADO (26) - A dupla PALLOMA NUNES & KÁSSIO VENTURY, se apresentam no palco do Bar & Restaurante BUTECO MUSIC, fechando com chave de ouro a Agenda deste final de semana.

A gente se ver por lá!!!



Tenda São Jorge Guerreiro Realiza Ação Social no Bairro Recanto dos Pássaros


Na manhã do próximo domingo (27) - Dia de Cosme e Damião, a partir das 8h30, a Tenda de Umbanda São Jorge Guerreiro CONVIDA todas as crianças do bairro Recanto dos Pássaros para comemorarem juntos a data, com a realização de uma ação social, com distribuição de brinquedos, bolos, refrigerantes e bombons para as crianças do bairro Recanto dos Pássaros, onde a entidade está localizada.


Marcos Oliveira com sua esposa

Segundo o babalorixá, Marcos Oliveira - chefe espiritual e administrador da casa, o simbólico evento comemora a chegada do "Menino Novo" Erê - que rege a Tenda na linha de Cosme e Damião, chamada comumente pela comunidade de Linha das Crianças.

Alguns dos brinquedos que serão distribuidos

A Tenda São Jorge Guerreiro estã situada na Rua da Águia, s/nº - no bairro Recanto dos Pássaros. O CONVITE se estende a todas as crianças do citado bairro, as quais poderão ír acompanhadas de seus pais ou responsáveis.


Publicidade



PM Apreende (mais) Duas Motos Roubadas em Chapadinha

Motocicleta apreendida


Na noite desta quarta-feira (23) a guarnição de serviço no patrulhamento de rotina no bairro Areal, apreendeu uma motocicleta roubada.

Disque Denuncia

Durante o policiamento pela cidade a guarnição se deparou com dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta em atitude suspeita, ao avistar a patrulha, os mesmos empreenderam fuga. A guarnição, então, iniciou a perseguição, que mais a frente os meliantes abandonaram a motocicleta na estrada e se evadiram no matagal.

Após consultar a placa no Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública (SINESP CIDADÃO) foi constatado que o veículo era produto de roubo, sendo que a motocicleta foi encaminhada para Delegacia regional para as providências cabíveis.


NO CENTRO DE CHAPADINHA-MA


Na tarde desta quinta-feira (24) a guarnição de serviço no patrulhamento pelo Centro da cidade de Chapadinha, observou um cidadão em uma motocicleta em atitude suspeita, foi feita uma busca pessoal e o levantamento do veículo.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

A guarnição após a consulta da placa pelo Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública (SINESP), foi constatado que o referido veículo se tratava de produto de roubo e estava na posse do senhor Paulo Ricardo Santos Sousa, 21 anos, o mesmo foi encaminhado juntamente com a motocicleta apreendida para a Delegacia regional para as medidas cabíveis.


Publicidade



“A Carroça é Nossa” Arranca Aplausos e Muitas Gargalhadas na Praça da Bandeira


Brendha Gomes - Secom/PMC

A noite desta quinta-feira (24) foi de comédia, emoção e muitas gargalhadas em Chapadinha, com o projeto “Carroça na Estrada” que apresentou o divertidíssimo espetáculo a “Carroça é Nossa” na Praça da Bandeira. Oferecido pela Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o grupo Xama Teatro do Maranhão, a peça contou o sonho de Pedoca, em que vê a si próprio, cantando, tocando sanfona e sendo feliz, em uma carroça puxada por um burro.


Acompanhados dos pais, a criançada marcou presença, brincou e participou do espetáculo, que além de resgatar a cultura local, trouxe encantamento e euforia para a galerinha que nunca presenciou um evento desses no município. O teatro de rua apresentou o ator-contador, que interage o tempo todo com o público, lembrando dos contadores de histórias.


 “Esse projeto surgiu da necessidade de levar o teatro de rua às comunidades que não tem acesso a arte. O nosso projeto 'Rota dos Balaios' traz como herança uma grande história para o Maranhão, que é a balaiada, essa importante luta e guerra civil que aconteceu no Estado. Nós trabalhamos com a oralidade, com a memória e a tradição” – destacou Gisele Vasconcelos, atriz e contadora de histórias.



A apresentação movimentou a praça e quem passava pelo local era contagiado pela magia do teatro. Crianças e adultos de todas as idades não escondiam a alegria. A pequena Geovana Mendes, de 6 anos, gostou tanto que ficou triste quando acabou. “É muito legal, eu queria assistir de novo” – pediu ela. E não foi só a Geovana que ficou encantada com o espetáculo. A vovó Marizou Silva, 65, era só alegria. “Aqui não tem como não se divertir. Eu vim para trazer os netos e acabei gostando tanto quanto eles” – acrescentou ela.



A prefeita Ducilene Belezinha também esteve no local acompanhada de secretários municipais e foi só elogios à apresentação. “Esse momento lúcido nos enche de entusiasmo, eles são maravilhosos, sabem encantar. O projeto é riquíssimo. Além de contar um pouco da história do Maranhão às nossas crianças, usam uma linguagem fácil e enriquecedora. Temos o desejo de trazer para Chapadinha mais eventos desse porte” – disse ela.


Publicidade



16° BATALHÃO EFETUA PRISÃO DE ARROMBADORES DE LOJAS EM CHAPADINHA

Carlos Vinicius da Rocha Castro, 25 anos, e Ronaldo Santos de Moraes, 23 anos. com os produtos de furto (20 celulares)


Na madrugada desta sexta-feira (25) a guarnição de serviço recebeu uma denúncia anônima de um arrombamento a um estabelecimento comercial no centro de Chapadinha-MA.

Disque Denuncia

A guarnição deslocou-se até local para averiguar a denúncia, ao chegar foi constatado o arrombamento na loja Isabela Celulares e Acessórios, os indivíduos se encontravam dentro do estabelecimento e empreenderam fuga ao avistar a viatura da polícia, após perseguição foram presos em flagrante dentro do cemitério central de Chapadinha, os elementos Carlos Vinicius da Rocha Castro, 25 anos e Ronaldo Santos de Moraes, 23 anos. com os produtos de furto (20 celulares).

Os indivíduos foram conduzidos para a delegacia local para as providências cabíveis.


Carlos Leandro Learte Araújo, 24 anos, e Idaildo de Araújo Mendes, 21 anos

NO BAIRRO AREAL

Nesta madrugada a guarnição no patrulhamento de rotina observou um comércio (Comercial Marques) com as portas arrombadas, visto isto, os policiais adentraram no estabelecimento para averiguar a situação e encontraram 02 (dois) indivíduos Carlos Leandro Learte Araújo, 24 anos, o mesmo portava uma arma caseira (garruncha) e, Idaildo de Araújo Mendes, 21 anos, que estavam com um facão e com as mercadorias nas mãos. Ao avistar a patrulha tentaram fugir do local, porém sem êxito. Sendo que os mesmos foram conduzidos para a Delegacia de polícia civil para as medidas cabíveis.


Materiais apreendidos:

06 (seis) caixas de bombom Garoto;
05 (cinco) pares de sandálias;
01 (uma) caixa de Nescau com 27 unidades;
01 (um) quepe; 
01 (um) Moldem roteador;
01 Tv led 24 polegadas;
01 (um) Celular e 37,00 (reais).


Publicidade



Governo Anuncia Curso de Formação Gratuito para Mototaxistas e Motoboys de Chapadinha e Outros 7 Municípios


Título Original: Governo anuncia novos benefícios para motoboys e mototaxistas no estado

No Dia do Mototaxista (24), o governador Flávio Dino anunciou um conjunto de ações voltadas para a Segurança Pública, Saúde e Regularização de Documentos dos condutores que usam motocicletas para trabalhar. Os convênios firmados pelo Governo do Estado têm como objetivo diminuir a informalidade no exercício da profissão e estimular a regularização de documentos da categoria.

Ao lado de representantes da Federação das Associações e Sindicatos de Mototaxistas, Motoboys e Motofretistas (Fessimoto), o Governo do Estado firmou convênio que concede descontos de 25% a 50% na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motociclistas sindicalizados.

Através de convênio com o Sest/Senat, o Governo assegura ainda 1.000 vagas gratuitas em aulas presenciais dos Cursos de Formação, sendo 300 vagas para São Luís e 700 vagas para os municípios de Pinheiro, Santa Inês, Caxias, Presidente Dutra, Balsas, Grajaú e Chapadinha. A partir de 2016, a Uema disponibilizará, através da internet, vídeoaulas teóricas dos Cursos de Formação para os mototaxistas dos demais municípios conveniados ao Detran.

*Resumido. Leia na íntegra - Clique aqui.


Publicidade



Juízes de Vargem Grande e Caxias são Empossados Após Permuta


A presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em exercício, desembargadora Anildes Chaves Cruz, deu posse, nesta quinta-feira (24), aos magistrados Anderson Sobral de Azevedo e Paulo de Assis Ribeiro, conforme decisão do Órgão Especial, na última sessão plenária administrativa de 16 de setembro.

O juiz Anderson Sobral de Azevedo, da 1ª Vara da Comarca de Vargem Grande, permutou com o juiz Paulo de Assis Ribeiro, da 2ª Vara da Comarca de Caxias, ambas da entrância intermediária.

O ato solene de assinatura do Termo de Compromisso e Posse foi realizado no gabinete da vice-presidência, com a presença do desembargador Jamil Gedeon e do diretor-geral do TJ, Hebert Leite.

Após a solenidade, os desembargadores presentes desejaram êxito aos magistrados em suas novas comarcas.

Helena Barbosa
Ascom/TJMA


Publicidade



ANAPURUS - Acidente Deixa uma Pessoa Morta e Outra Gravemente Ferida no Povoado Angical



Um acidente de moto na madrugada desta sexta-feira (25) deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida na estrada que liga Anapurus ao povoado Angical.

Segundo informações preliminares, o acidente aconteceu por volta de 1h da manhã quando as vítimas, ainda não identificadas, voltavam do levante do Mastro do povoado Angical. 

As causas do acidente ainda não foram apuradas, sabe-se que as duas vítimas são da cidade de Mata Roma.


Publicidade



Abertura da 1ª Conferência Municipal da Juventude Acontece Nesta Sexta (25)


Grafitagem e grupos de dança, rap, hip hop, com as presenças confirmadas dos MCs Ajhamor e P5, além de apresentações de skatistas estão entre as atrações da abertura da I Conferência Municipal da Juventude, que acontece nesta sexta-feira (25), às 19h, em Chapadinha, no Ginásio de Esportes Nonato Vale.


Maiores informações, falar com Adriana Cardoso, via WhatsApp: 99221-5674

A 1ª Conferência Municipal de Juventude de Chapadinha tem por objetivo geral atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceitos.

Com o tema: “As Várias Formas da Juventude Mudar Chapadinha” - a 1ª Conferência Municipal da Juventude ocorrerá nos dias 25 e 25 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Nonato Vale.

Promovido pela Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com os movimentos jovens chapadinhenses, o evento tem por objetivo discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos com foco no controle social das políticas públicas de juventude. Bem como, atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito.

Dentro do tema, o evento busca saber A sua cidade? O seu bairro?’. Na programação, palestra, debates e eleição dos delegados para a Conferência Estadual da Juventude.

Todos os jovens estão convidados para participar da conferência que já é um marco na construção de uma nova história para Chapadinha, tendo em vista que poucos municípios se dispuseram a fazer a mesma reflexão.

*Com informações da Secom/PMC e Blog do William Fernandes


Publicidade



Arquivo do blog