WebNet

WebNet

sábado, 17 de outubro de 2015

Horário de Verão Começa Oficialmente Neste Domingo (18)

 
 
Neste domingo (18), parte dos brasileiros deverão adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do Horário de Verão nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, de São Paulo, Santa Catarina e do Rio de Janeiro; do Espírito Santo, de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. A mudança vai até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2016.

O horário de verão deste ano deverá resultar em uma economia de R$ 7 bilhões em investimentos no setor elétrico. O governo tem a expectativa de que deixarão de ser consumidos 2.610 megawatts. “É um investimento economizado”, justificou o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barat.
A estratégia é aproveitar o aumento da luz natural ao longo do dia para reduzir o gasto de energia.

Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

O horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o carnaval, caso em que é transferido para o domingo seguinte.
 
 
Publicidade
 
 
 

Lavrador Morre e Filha Fica Ferida em Acidente na Entrada de Chapadinha

 
Do Blog do William Fernandes

Por volta das 16h40, deste sábado (17), aconteceu um grave acidente no retorno do Angelim, entrada de Chapadinha. Uma moto se chocou violentamente com um carro deixando uma pessoa morta e outra ferida.

O lavrador Francisco das Chagas Lima Mesquita, de 48 anos, ia de moto, de Chapadinha para a localidade Cipoal, com a filha de 14 anos, na garupa. Quando tentou atravessar a BR 222, não percebeu a aproximação de um automóvel, que seguia sentido Vargem Grande, e foi atingido violentamente.

Ambos foram socorridos e conduzidos ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). Francisco não resistiu e morreu quando estava sendo atendido na emergência. A filha teve várias escoriações e sofreu uma forte pancada na cabeça.

Ela foi atendida e será feita uma avaliação do seu quadro de saúde, para saber se deve ser encaminhada à capital São Luís.
 
 
Publicidade
 
 
 

Prefeitura de Chapadinha Parte para Fase Regional da Campanha "Outubro Rosa"

 
Suzenne Costa - Secom/PMC
 
A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma nova fase da campanha Outubro Rosa. Além das palestras educativas sobre o câncer de mama, que estão sendo realizadas na cidade, pela Secretaria Municipal da Mulher, as atividades agora atingem as cidades vizinhas.
 

As orientações tratam da importância do auto exame e também da mamografia para um diagnóstico precoce. E se algo for detectado, a paciente conta com o acompanhamento para tratamento. Até agora já foram realizados mais 200 exames na cidade.
 

E para intensificar as ações, na manhã deste sábado (17), o atendimento no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) para exames de mamografia foi para 30 mulheres vindas da cidade de Araioses.
 

A prefeita Ducilene Belezinha esteve presente acompanhando as atividades no hospital, juntamente com os secretários municipais Nildinha Teles (Mulher), Aluisio Santos (Articulação Política) e Allan Monteles (Saúde).
 
 
 
O sucesso dessa campanha só está sendo possível porque está havendo diálogo e parceria entre as prefeituras dos municípios, que fazem parte da regional de Chapadinha.
 
Allan Monteles - Sec. Mun. de Saúde

Com o diálogo e parcerias estamos potencializando a campanha do Outubro Rosa em várias cidades de nossa regional. Hoje, atendemos pacientes de Araioses e temos uma agenda extensa até o fim do mês. Nossa meta é a realização de mais de 400 exames de mamografia só para mulheres da região”, informou o secretário municipal de Saúde, Allan Monteles.
 
 
Na próxima terça-feira (20), o atendimento será para mulheres da cidade de Milagres do Maranhão, na sequência será Água Doce do Maranhão. No dia 27 será Magalhães de Almeida. No dia 28 será Santa Quitéria do Maranhão. No dia 29, será a vez de Brejo; e no dia 30, Tutóia.
 
 
Publicidade
 
 

 

TUTÓIA - Operação Policial Apreende Carga de Cigarros Contrabandeados

 
 
Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar de Tutóia - município distante 210 km de Chapadinha, apreendeu na madrugada desta sexta-feira (16) um barco, dois veículos Toyota, um caminhão e 2 mil caixas de cigarros contrabandeados.

 
Na operação um homem foi baleado e encaminhado a um hospital na cidade de Parnaíba-PI, os veículos e o cigarros levados à Delegacia de Polícia de Tutóia-DEPOL Os veículos estão no pátio da Depol e o barco ancorado no porto da cidade.


 
 
A droga foi apreendida no povoado Jardim que fica a 22km da sede e teria como destino o comércio de Tutóia e municípios vizinhos.
 
Os veículos estão no pátio da Depol e o barco ancorado no porto da cidade.
 
 

Segundo informações a Polícia há dias vinha trabalhando com a investigação e toda a droga pode ser proveniente das áreas fronteiriças do Brasil com a Guiana Francesa, pois o carregamento vem do Oiapoque, no estado do Amapá.

Não temos os nomes dos envolvidos e a Polícia ainda está apurando o caso.

 
Publicidade
 
 
 

ROBSON JR. se Apresenta Neste Sábado (17) no BAZZAR

 
Informe Publicitário
 
O músico Robson Jr. se apresenta na noite deste sábado (17), a partir das 22h, no BAZZAR - na Praça da Bandeira.

 
No repertório, o melhor selecionado da MPB & Pop Rock, na apresentação peculiar deste grande intérprete da música, sempre aplaudido por seu público cativo!

A gente se ver por lá!

 

BRUNO & MARRONE - Compre seu Ingresso e Ganhe Copo Oficial

 
Informe Publicitário
 
Começou a contagem regressiva para o maior show dos últimos tempos em Chapadinha e região: faltam, precisamente, 20 dias, para a apresentação de uma das melhores duplas sertanejas do Brasil, em Chapadinha - BRUNO & MARRONE, estarão AO VIVO, na QUADRA DO FAC, no próximo dia 06 de Novembro!
 
A noite memorável terá a participação especial do cantor Leonardo do Arrocha e da banda Originais do Forró!
 
GANHE COPO OFICIAL
 
E na próxima segunda-feira, dia 19, acontece a promoção: As 100 (cem) primeiras pessoas que comprarem seus ingressos (Pista ou Front) na loja Noroeste, vai ganhar COPO OFICIAL do Bruno & Marrone! Garanta logo o seu!!!

 

Primeiro lote de ingressos quase esgotado, por isso garanta logo seu ingresso na loja Noroeste, e na Ótica Canaã (no cartão de crédito).

* Três atrações;
* Duas grandes estruturas;
* Segurança total.
 
 
Publicidade
 
 
 

Agente Comunitário de Saúde é Baleado no Centro de Chapadinha

 
Do Blog do William Fernandes
Por volta das 22h10, desta sexta-feira (16), o agente comunitário de saúde, Gutemberg Costa, foi alvejado com um tiro de arma de fogo - provavelmente garrucha - durante uma tentativa de assalto. O fato ocorreu na Rua do Comércio, por trás do Armazém Paraíba, em frente à residência da vítima, no Centro de Chapadinha. Guto, como também é conhecido, foi conduzido ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), onde foi atendido e passa bem.


Segundo informações preliminares, ele teria reagido, quando dois elementos, que chegaram em uma moto Pop, tentavam roubar-lhe o celular.

 
Publicidade
 
 
 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Polícia Civil Recaptura 1º Foragido dos 04 que Fugiram da Delegacia de Brejo-MA

 
Por: Luiz Carlos Jr. - Blog CN1
 
Na madrugada desta sexta-feira (16), uma equipe da Polícia Civil  - composta pelos delegado José de Sousa Almeida e os investigadores Fernando Negreiros, Livya Mara e Itamar Macedo, prenderam um dos quatro fugitivos da Delegacia de Brejo.
 
Maconha apreendida

O fugitivo, Ivan Lima Pimentel, foi preso e autuado em flagrante novamente por tráfico de drogas e lesão corporal contra a sua companheira, com o acusado, os policiais encontraram uma quantidade de maconha. Ivan foi preso no dia 30 de Setembro último, juntamente com mais três pessoas da mesma família, na madrugada do dia seguinte (1º.Outubro.2015), o quarteto fugiram da Delegacia de polícia.
 

Entenda o caso aqui.

De acordo com o delegado José Sousa, as buscas continuam com objetivo de prender os outros três fugitivos da Delegacia de Brejo.
 
 
Publicidade
 
 
 

Prefeita de Chapadinha Lamenta Morte do Prof. Danilo Monteiro e Decreta Luto Oficial

 
Secom/PMC
 
A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, lamentou a morte do jovem professor Frank Danilo Monteiro, da rede municipal de ensino, ocorrida no final da manhã desta sexta-feira (16), em São Luís, e decretou luto oficial de três dias.

É comovente perder uma pessoa tão jovem. Nos causa dor e sofrimento, principalmente aos familiares, amigos e aos alunos. Lamentamos profundamente a morte do professor Danilo e pedimos a Deus que conforte o coração de sua mãe, a professora Ângela Monteiro e a todos da família, pois é uma perda irreparável”, disse a prefeita.

A secretária municipal de Educação, Prof. Maria Coêlho, também lamentou a morte do professor. "Lamentamos muito, pois era muito jovem, inteligente e participativo. Deixa uma lacuna enorme na nossa educação. Fará muita falta", enfatizou a secretária.

Danilo trabalhava atualmente nas escolas UI Agostinho Ribeiro de Aguiar (bairro Novo Castelo) e UI Nossa Senhora das Dores (bairro Boa Vista/Mutirão).
 
 

16ºBPM - Policiais Cumprem Mandado de Prisão em Araioses-MA

 
 
Na manhã desta sexta-feira (16), a Guarnição de Serviço, em conjunto com a Polícia Civil, cumpriu um mandado de prisão temporária em Araioses-MA - município distante 219 km de Chapadinha.

Disque Denuncia
 
A guarnição executou o mandado expedido pelo Juiz da 1° vara da comarca de Araioses-MA contra os cidadãos conhecidos por "Bôga" e "Dena".

 
Ao chegar no povoado Cana Brava, município de Água Doce-MA, os mesmos foram localizados e após ser dada voz de prisão foram encaminhados para a Delegacia de Araioses, juntamente com um veículo marca Volkswagen - modelo Fox.
 
 
Publicidade
 
 
 

Prefeitura de Chapadinha Apoia Realização da 12ª Romaria da Terra e das Águas

 
Lidiane Reinaldo - Secom/PMC
 
O município de Chapadinha sedia nos dias 17 e 18 de Outubro, a 12ª Romaria da Terra e das Águas, organizada pela Diocese de Brejo, que tem como tema “Territórios livres para o bem viver dos povos’, com concentração e vigília no bairro do Areal - em frente a Escola João Gomes. A Romaria propõe um debate sobre a valorização dos povos e comunidades tradicionais na defesa de seus territórios e seus modos de vida.

O lema da 12ª Romaria é um chamado para o apoio ás organizações de povos e comunidades tradicionais em processo de lutas pela defesa e conquista de territórios livres e, denunciando os impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos de projetos que prejudiquem os seus direitos.

O evento tem como parceiros a Prefeitura de Chapadinha por meio das secretarias municipais de Infraestrutura, Saúde, Educação (Semed) e Assistência Social; Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Na abertura da Romaria, que acontece no sábado (17), a partir das 15h, caravanas das 12 dioceses de todo o Estado serão recepcionadas para o grande encontro com expectativa em reunir cerca de 20 mil pessoas. A programação conta com apresentações das Dioceses, celebrações de Quilombos, dos Mártires e dos Indígenas.

A celebração eucarística acontece no domingo (18), às 5h da manhã, seguida da grande caminhada até a Praça do Povo, com duas paradas, sendo uma em frente o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha-STTR e outra na Igreja Matriz - no Centro da cidade.

A Prefeitura de Chapadinha disponibilizará toda a estrutura necessária para o melhor andamento do evento que contará com ambulâncias para atendimento de primeiros socorros, equipes de saúde dos postos de saúde do bairro, espaços das escolas CAIC, João Gomes, Dom Pedro I e Luís Rocha Júnior. Além de sinalização das vias, reforço na limpeza do local do evento e banheiros químicos.
 
Publicidade
 
 
 

O Adeus ao Amigo, Prof. DANILLO MONTEIRO...

 
É com imenso pesar que informamos o falecimento do prof. DANILLO MONTEIRO, aos 36 anos - ocorrido no final da manhã desta sexta-feira, dia 16 de Outubro, na capital São Luís.
 
Segundo informações do Blog do William Fernandes, Danillo - que era professor da rede municipal, teria sentido fortes dores abdominais e foi transferido às presas para São Luís, onde seria submetido a uma cirurgia, mas não resistiu.

Prof. Danillo lecionava nas escolas UI Agostinho Ribeiro (bairro Novo Castelo) e UI Nossa Senhora das Dores (bairro Boa Vista/Mutirão).
 
 

Prefeitura de Chapadinha Comemora Dia do Professor com Jantar Oferecido à Categoria

 
Secom/PMC
 
A noite foi dedicada aos profissionais que formam todos os outros profissionais no mundo: o professor. A valorização da categoria, no governo de Ducilene Belezinha, vai além do respeito aos direitos adquiridos por essa classe ao longo dos anos, trata de respeito e reconhecimento de que um país se faz com educação.
 
 
 
 
E foi por isso que aconteceu na noite do 15 de outubro, quando se comemora o Dia do Professor. A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma grande festa, no Parque Aquático Torre do Sol, para homenagear todos os servidores da Educação - tanto da cidade, quanto da zona rural.
 
 
 
 
 

Destacar a importância do trabalho de cada um, que contribui com a educação de nossas crianças e adolescentes, e assim proporcionar um momento de descontração, ao som de boa música, e ainda, tendo a oportunidade de concorrer a vários prêmios, preparados especialmente para a ocasião, só mesmo tendo uma administração que reconhece e entende que o caminho certo para melhorar nossa cidade, com mais chances de sucesso profissional, depende de um trabalho em conjunto, onde toda a sociedade e poder público caminhem juntos em busca de um só objetivo: a educação!
 
 
Publicidade
 
 

 

Arquivo do blog