WebNet

WebNet

sábado, 5 de dezembro de 2015

Vila Isamara Recebe Ação Integrada do “Giro Semas” e “Vem pro CRAS”



Com o slogan: “Você conhece o CRAS? Quais os serviços que os CRAS oferecem?" - a Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a primeira edição do “Giro Semas e Vem Pro CRAS”, uma ação integrada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que tem por finalidade mostrar à comunidade as ações desenvolvidas pelas equipes de cada unidade.



Nesta sexta-feira (4) foi a vez do CRAS da Vila Isamara receber a ação , onde os moradores puderam usufruir durante todo o dia de diversos atendimentos como, consultas, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, oficinas, recreação, dinâmicas, palestras ministradas sobre o “Bolsa Família, etc.



Durante toda a semana a equipe comandada pela coordenadora Geysiane Silva, realizou o Giro Semas, percorrendo as casas no bairro, falando sobre o evento e apresentando os serviços às famílias.


Realizamos mais de 2 mil visitas e hoje trouxemos a comunidade para compreender melhor as ações que são ofertadas. Aqui temos um leque de profissionais disponíveis para a comunidade, onde muitos desconheciam. E o resultado do “Giro Semas” estamos colhendo hoje, através do “Vem pro CRAS”, com casa cheia, as famílias participando ativamente e podendo desfrutar do que elas têm direito. Foi um grandioso projeto, que claro, só saiu do papel, graças a prefeita Belezinha. Porque a gente pode sonhar, mas se não tiver retorno, não sai dali. E ela abraçou e deu todo apoio”- comemorou ela.


No próximo dia 11 será a vez do bairro Areal realizar a ação que tem apoio também das secretarias de Saúde, Cultura, Educação e toda equipe da Assistência Social. Além de todos os serviços oferecidos, as famílias mais carentes receberam cestas básicas. Os CRAS possuem uma equipe de profissionais capacitados para atender as demandas específicas de cada faixa etária, onde o planejamento e a execução de cada atividade está associado aos objetivos dos serviços.



O nosso objetivo era levar a prefeitura para mais perto da comunidade. Sentimos que faltava mais entrosamento, o que encontrar no CRAS além do Bolsa Família? Então era essas questões que queríamos mostrar para os moradores de cada bairro. E graças a Deus, o projeto está sendo um sucesso, a participação e aproveitamento está sendo a maior possível”- destacou o secretário de Assistência Social, Francisco Paiva.


Seu Raimundo Viana, lavrador e morador antigo da Vila Isamara não escondeu o contentamento com as ações. Chegou cedo e aproveitou todos os serviços. “Um evento desse aqui fortalece a gente demais. Tudo que fazem aqui é uma animação muito grande e a gente vem mesmo, faz é gosto (sic). Cheguei cedo e vou ficar até o final do evento. Aqui é nossa casa. ”- festejou ele.


Publicidade



MATA ROMA - TAC Prevê Recolhimento de Contribuições Atrasadas ao Ipam


Débitos do Município são referentes ao período de setembro de 2008 a outubro de 2011

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) firmou, em 30 de novembro, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura de Mata Roma para garantir o repasse das contribuições descontadas de servidores públicos ao Instituto de Aposentadoria e Pensões do Município (Ipam).

Proposto pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapadinha (da qual Mata Roma é termo judiciário), Douglas Assunção Nojosa, à prefeita Carmem Silva Lira Neto, o documento prevê que o Município transfira ao instituto os valores referentes aos encargos empregatícios devidos pela administração municipal.

Pelo TAC, resultado do Inquérito Civil nº 02/2012, a gestora se compromete a encaminhar, trimestralmente, ao MPMA cópias das transferências feitas ao instituto, até o vencimento da última prestação do termo de parcelamento de débitos, firmado em 2012 e ratificado pela Lei Municipal nº 407, de 8 de junho daquele ano.

O contrato previa o pagamento, em 60 parcelas, das contribuições e encargos referentes ao período de setembro de 2008 a outubro de 2011.

Outro compromisso previsto pelo Termo de Ajustamento de Conduta é o encaminhamento, até 30 de janeiro de 2016, à 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha, dos comprovantes mensais dos recolhimentos ao Ipam, relativos a 2015.

O TAC estipula multa por descumprimento no valor de R$ 500 diários, cujo montante deve ser recolhido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

O município de Mata Roma fica localizado a 280 Km de São Luís.

Redação: CCOM-MPMA


Publicidade



BUTECO MUSIC - Na Noite Deste Sábado (05) Tem Wilson Zara & Nosly

Wilson Zara
Informe Publicitário

Dois grandes artistas maranhenses fazem show na noite deste Sábado, dia 05 de Dezembro, a aprtir das 22h, no Buteco Music. Se você curte uma boa música venha se divertir hoje no Buteco!


Wilson Zara é conhecido pelo belíssimo repertório que inclui músicas de Raul Seixas e muita música internacional. O cantor Nosly, com experiência na Europa, interpreta grandes artistas, mas, tem muita música autoral.

Não fique de fora dessa festa!!!


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Dra. Mottinha é Eleita Delegada Durante IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Allaine Monteles (Assitente Social), Dra. Mottinha Souza (Pres. do Conselho 
Municipal dos Direitos do Idosos de Chapadinha) e Ezenilde.




*Com informações da Secom

Durante a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, os delegados definiram propostas que serão dirigidas ao poder público e elegeram os representantes para a etapa nacional do encontro, que acontecerá em Brasília entre os dias 25 e 27 de abril de 2016. A etapa estadual da conferência – realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso no Maranhão (Cedima) – aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro.


O segundo dia de encontro contou com a participação do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Paulo Roberto Martins Maldos.


O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, avaliou positivamente o resultado do encontro, que teve como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”.

Dra. Mottinha Souza (à direita) foi eleita delegada (Sociedade Civil) e vai 
participar da Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília-DF


No total, 21 delegados foram eleitos para a IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, sendo 60% representantes da sociedade civil e 40% do poder público. A representante da Defensoria Pública Estadual e membro do Cedima, Izabel Lopizic, foi uma das eleitas. “Ser delegado significa ter o compromisso de levar as necessidades dos idosos do nosso Estado, a fim de que sejam implementadas políticas públicas que atendam a este segmento da população”, disse.

Entre as propostas deliberadas durante a conferência estão a criação de um sistema que possa interligar toda a rede de proteção do idoso; a ampliação da Delegacia de Proteção do Idoso para atender às macro regiões do Estado; e a criação de um projeto de lei que puna as pessoas ou entidades que não respeitem as normas de calçadas.

Além da definição das propostas e da eleição dos delegados e delegadas, a programação do encontro nesta quinta-feira (3) incluiu o painel “Cultura, Esporte e Lazer, Turismo e Segurança Pública”. Também foram realizadas visita à exposição dos trabalhos científicos do I Workshop da Cientificidade da Renadi/MA.

Workshop da Cientificidade

O I Workshop da Cientificidade da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi/MA), realizado simultaneamente à conferência, resultou na instalação do Fórum Permanente da Cientificidade sobre as Questões do Envelhecimento. A equipe reúne instituições comoa Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o Grupo de Estudo Direito e Envelhecimento (GED), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Universidade Ceuma e a Pastoral do Idoso.

O Fórum Permanente da Cientificidade sobre as Questões do Envelhecimento tem o objetivo de reunir as instituições que vão trabalhar ou que trabalham com pesquisas sobre o envelhecimento, para que possam dar suporte ao Estado, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que auxiliem na implementação de políticas públicas voltadas para os idosos.

HOMENAGEM AO SAUDOSO DR. EDUARDO SILVA

Ao final do evento foi prestada uma emocionante homenagem ao saudoso enfermeiro, Dr. Eduado Luis da Silva, que deixou em seu legado como um dos maiores representantes desta classe da terceira idade. Betânia Oliveira, sua filha, estava presente e recebeu uma Comenda do Conselho Estadual dos Direitos da pessoa Idosa do Maranhão (Cedima). Veja fotos abaixo:







Publicidade



AGED - Prorrogado o Período de Vacinação Contra a Febre Aftosa


O prazo de vacinação contra a febre aftosa, na segunda etapa, foi prorrogado até o dia 15 de dezembro, segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged). A prorrogação considera problemas por causa das condições climáticas, em virtude da intensa estiagem que assola o Estado, causando uma maior quantidade de queimadas.

Somente em outubro, foi registrado o maior índice de queimadas do ano, resultando em enormes dificuldades para a realização dos procedimentos de vacinação, com os pastos secos e uma menor quantidade de água, o que deixa o gado em condições muito frágeis.

A solicitação de prorrogação foi feita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para que se tenha a garantia da vacinação de todo o rebanho maranhense.

Decidimos pela prorrogação desta segunda etapa da campanha para não corrermos o risco de diminuir o índice recorde de cobertura vacinal, mantido na campanha passada, acima dos 98%. Assim, o trabalho de defesa e inspeção agropecuária no Estado manterá sua meta”, afirmou o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.


Durante a primeira etapa da campanha de vacinação que ocorreu do dia 1º ao dia 31 de maio, foram vacinados 98.82% de bovinos e bubalinos e a expectativa, para esta segunda etapa, é de que sejam vacinados 100% de bovinos e bubalinos em todos os 217 municípios maranhenses.

A comprovação da vacinação contra a febre aftosa ocorrerá até o dia 30 de dezembro e deverá ser feita no escritório da Aged, onde o criador realizou o cadastro do rebanho. Para fazer a comprovação, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra das vacinas e realizar a atualização do cadastro do rebanho junto à agência agropecuária.

O criador que não vacinar o rebanho está sujeito à multa de R$ 5 por cabeça de animal não vacinado. Quem vacinou o rebanho, mas não comparecer dentro do prazo a um escritório da Aged para comprovar a vacinação, também está sujeito a uma multa de R$ 400.



Publicidade



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Olympia Fitness, com Parcerias, Promove "Natal Solidário"


Informe Publicitário

A Olympia Fitness, em parceria com a Loja Maçônica Oliveira Roma e as freiras (Irmãs Da Caridade), realiza a Campanha Natal Solidário. Participe você também, doando cestas básicas, roupas e brinquedos para as famílias carentes de nossa cidade. A academia funcionará como ponto de recebimento das doações.

A seleção das famílias que receberão os donativos será feita pelas Irmãs da Caridade, por seu trabalho social nos bairros mais necessitados. A entrega das doações acontecerá no sábado, dia 19/12/2015, às 9h da manhã, na sede da loja maçônica.

"A escolha de quem vai receber as doações vai ficar sob a responsabilidade das freiras, irmãs da Igreja Católica pelo trabalho social que elas tem nos bairros carentes, então elas vão entregar a senha pra quem realmente precisa e no dia quem tiver com a senha receberá" - ressalta Tacilla Lyra Meira, da academia Olympia Fitness.

Contamos com sua colaboração e solidariedade!



CasaGrande se Apresenta Nesta Sexta (03) e Sábado (04) no Restaurante Barão Grill


Informe Publicitário

O cantor e compositor chapadinhense CasaGrande, se apresenta na noite desta Sexta (03) e de Sábado (04) no Restaurante Barão Grill, a partir das 21h, tocando e cantando o melhor da MPB.

Acompanhado de Convidados e da Banda Som da Terra, CasaGrande apresenta seu estilo musical em mais um grande show que o público da boa música já conhece.




O Restaurante Barão Grill está localizado na avenida Ataliba Vieira de Almeida - Centro (ao lado da Rodoviária), funcionando de Segunda a Sábado com almoço self-service e churrasco todos os dias. Nas noites de quinta, sexta e sábado, oferece Carne na Chapa. Temos Wi-Fi. - Contatos: (98) 98239-4000.



I Torneio Interclasse da Escola Municipal U.I. Aldalina Silva Machado


Foi realizado nesta quarta-feira, dia 02, no ginásio poliesportivo Ranovale, as finais do I Torneio Interclasse da escola municipal Unidade Integrada Aldalina Silva Machado, nas modalidades infantil e infanto.


Na categoria Infantil (de 12 à 14 anos) o campeão foi a equipe do 7º Ano 3 X 1 6º Ano;
No Infanto (de 15 à 17) o título ficou para o 9º Ano 2 X 0 8º Ano.


O torneio foi organizado pelo Prof. Orlando Oliveira e a Prof. Amélia Almeida, e teve o apoio da prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais de Educação e a de Esporte e Lazer.



A Secretaria Municipal de Esporte parabeniza a iniciativa dos organizadores e os atletas que participaram da competição e a todos alunos que marcaram presença.

*Com informações da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Chapadinha


Publicidade



Chapadinhense se Destaca em Curso Técnico em Agronegócio do SENAR

Joseane Rodrigues

Título Original - Curso Técnico em Agronegócio do SENAR alia conhecimento e prática

Aos 22 anos, Joseane Rodrigues é uma jovem que não gosta de perder tempo e já acumula uma boa bagagem para atuar com sucesso na profissão que escolheu. Está quase concluindo o curso superior de Agronomia, depois de ter passado um ano como bolsista de Engenharia Agroambiental na Espanha. Mas ela se ressentia da falta de experiência prática e buscou o Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para preencher essa lacuna em sua formação.

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR do polo de Chapadinha
Alunos do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR do polo de Chapadinha

Joseane foi uma das aprovadas no último processo seletivo, realizado em julho pelo SENAR e é aluna do Polo de Chapadinha, no Maranhão. “Esse curso oferecido pelo SENAR tem ampliado muito minha visão sobre o setor tão importante para a economia do país, porque permite que a gente possa aprofundar os conhecimentos e também aplicá-los de forma prática”.

Joseane na Espanha



Para Joseane, o aspecto funcional do curso do SENAR não se restringe às aulas presenciais e visitas técnicas a fazendas e agroindústrias, que ocupam vinte por cento do programa - oitenta por cento das aulas são na modalidade a distância. A aluna enfatiza, principalmente, a associação do conhecimento técnico à prática e o conteúdo do curso, inteiramente voltado para a realidade do campo.

Joseane em Porto, em Portugal


Joseane em Paris, na França


Joseane em Roma, na Itália


O que é mais importante nesse curso do SENAR é que a gente aprende realmente como usar o conhecimento no dia a dia de uma fazenda. Por exemplo, até os exercícios de Matemática Básica e Financeira são baseados em problemas que se aplicam ao meio rural. Tudo é abordado em profundidade”.

Alta qualidade

Aula prática no polo de Balsas (MA)

Todos os conteúdos do curso ficam disponibilizados no portal da rede, http://etec.senar.org.br/. As aulas presenciais são realizadas nos 43 polos de apoio, instalados atualmente em 15 estados (Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins), além do Distrito Federal.

No Maranhão, onde a rede já conta com polos em Chapadinha, Balsas e Colinas, o Curso Técnico em Agronegócio do SENAR vem despertando um interesse cada vez maior entre estudantes, profissionais do setor agropecuário e mesmo de outras áreas. “Há uma grande mobilização em torno do curso, muita gente nos procurando, querendo saber quando haverá uma seleção para novas turmas”- conta a pedagoga Thaysa Michele Correa, coordenadora da rede no estado.

Muito dessa repercussão, segundo Thaysa, se deve ao excelente conceito alcançado pelo curso do SENAR junto aos próprios alunos. “A maioria dos nossos alunos no Maranhão está na universidade ou já tem curso superior, e todos são unânimes em dizer que estamos oferecendo um ensino de nível muito elevado. Me sinto privilegiada em participar dessa estreia do SENAR na educação formal”.

Alunos do polo de Colinas (MA)

Com larga experiência acumulada ao longo de 23 anos atuando na formação profissional rural, o SENAR enfrenta agora o desafio de levar ao campo o ensino de nível técnico. E, pela opinião de alunos como Joseane, com o mesmo padrão de qualidade de ensino por que é reconhecido. “O curso é de alta qualidade em todos os aspectos e está superando nossa expectativa. Foi uma excelente iniciativa do SENAR”.



Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Promove Ação Social “GIRO SEMAS e VEM PRO CRAS”


Secom/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promove nos dias 04, 11 e 17 de Dezembro, uma ação integrada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos bairros Vila Isamara, Campo Velho e Areal, respectivamente. O projeto GIRO SEMAS e VEM PRO CRAS tem por objetivo mostrar à comunidade todos os serviços oferecidos nos CRAS.


No dia das ações serão apresentados os programas, projetos e serviços, como Bolsa Família; o PETI, programa que trabalha a erradicação do trabalho infantil, além de consultas médicas, aplicação de flúor, atendimento psicossocial, palestras, apresentação de brincadeiras, oficinas de manicure, cabelereiro e reciclagem, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, que ajuda a fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Toda a população está convidada para participar do projeto, que será realizado das 08h às 18h, conforme a data de cada CRAS:

- 04.Dez. = Bairro Vila Isamara;
- 11.Dez. = Bairro Campo Velho;
- 17.Dez. = Bairro Areal.


Publicidade



Assaltantes são Baleados pela Polícia Militar em Nina Rodrigues



Na noite desta quarta-feira (02), por volta das 20h30, dois homens em uma moto Yamaha Factor vermelha estavam praticando uma onda de assaltos nos municípios de Presidente Vargas e Nina Rodrigues. Eles foram identificados como Joelson dos Santos de Souza e Carlos Victor Silva Carvalho, ambos de 18 anos.

Joelson e Carlos assaltaram algumas pessoas em Presidente Vargas e seguiram em direção a Nina Rodrigues. Em Nina Rodrigues, assaltaram clientes em uma lanchonete localizada no Bairro Piçarreira e seguiram em direção ao centro da cidade. No centro, tentaram roubar uma moto e foi aí que foram abordados por policiais militares.

Os dois resistiram a voz de prisão sacando uma arma contra os policiais, onde deu-se início a uma troca de tiros. Os assaltantes levaram a pior e foram atingidos. Mesmo baleados, eles tentaram fugir, mas foram pegos por populares nas proximidades do Hospital Madalena Braga e um princípio de linchamento foi contido.

Joelson e Carlos foram encaminhados para o Hospital, onde foram prestados os primeiros socorros. Com eles a polícia encontrou um celular Samsung, um tablet preto e um revólver taurus calibre 38 com duas munições intactas.

O Blog parabeniza a coragem dos policiais, que mesmo com situações adversas, desempenham um excelente papel perante a sociedade.


Publicidade



Arquivo do blog