WebNet

WebNet

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Governo Realiza Capacitação para Equipes de Zoonoses em Chapadinha



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou treinamento das equipes de zoonoses da Unidade Regional de Saúde de Chapadinha sobre investigação de casos e manejo clínico da febre maculosa, hantavirose e leptospirose.

A ação reuniu, no auditório do hotel Creuza, em Chapadinha, cerca de 40 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e endemias (ACE).

O departamento de Controle de Zoonoses, da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES é responsável por capacitar e treinar os profissionais para o correto manejo dessas doenças vinculadas a roedores e outros agravos. Segundo o chefe do departamento, Daniel Saraiva, iniciativas como estas são importantes para capacitar os profissionais que lidam diretamente com estes e outros agravos.

Nossa intenção é sensibilizar os profissionais sobre a importância de estarem aptos a lidar com qualquer doença transmitida por vetores e zoonoses. O foco dessa capacitação foi nos cuidados primordiais ao se ter contato com roedores por serem animais que transmitem doenças de forma direta ou indireta para nós, seres humanos”, justificou.

Desde o ano passado estão sendo realizadas as capacitações que, a cada mês, alcançam uma regional de saúde. No dia 23 de junho, a equipe estará na regional de Imperatriz onde será promovida capacitação sobre ‘Raiva e animais peçonhentos’. Todas as capacitações vão além do conhecimento dos conceitos científicos envolvidos na vigilância e controle destas doenças e de sua epidemiologia, mas também aproximam os profissionais da prática dos serviços.


Publicidade



Arquivo do blog