WebNet

WebNet

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Prefeitura de Chapadinha, em Parceria com o Senar, Realiza "Curso de Artesanato de Fibras de Buriti"



Na tarde deste sábado (11), foi realizado no Espaço do Artesão, a solenidade de entrega de certificado do Curso de Artesanato de Fibras Naturais de Buriti, o curso foi realizado através de uma parceria da Prefeitura de Chapadinha, Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha.

Durante a realização do curso, de 40 horas, 12 participantes tiveram a oportunidade de confeccionar acessórios e utilitários como: bolsas, cestas, crochê em fibra, tapetes entre muitas outras peças, o curso foi ministrado pela instrutora do SENAR.

De acordo com a instrutora Antonia, a folha da palmeira buriti tem inúmeras aplicações e ela ensina o processo desde a retirada na mata, os cuidados que se deve ter para não danificar a planta, o processo de secagem, até a aplicação final em peças artesanais. A fibra do buriti é tecida e pode ser utilizados para fabricação de bolsas, chapéus, sandálias, redes, colares e cintos, além de se constituir como uma fonte de renda para as famílias.

Para a instrutora "foi um sucesso, são trabalhos dessa natureza, com alcance social imediato, que nos gratificam e os alunos obtiveram uma boa absolvição dos conteúdos durante esses cinco dias de ministração foi muito bom”, afirmou Antonia.

Segundo Batista, um dos cursistas que a muito tempo trabalha com o artesanato. É um dos mais entusiasmadas com o curso: “Estou feliz aprendi novidades com a fibra do buriti que não sabia”.

O presidente do Sindicato José Luzia enfatizou “o curso é de grande importância onde podemos proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas, principalmente aquelas que mais precisam, através de capacitação, aproveito para agradecer a instrutora que foi fundamental nesse processo e principalmente a Prefeita Belezinha pela parceria, pois foi fundamental da vinda do curso para nossa cidade”. Disse José Luzia.


Publicidade



Arquivo do blog