WebNet

WebNet

sexta-feira, 8 de julho de 2016

PASCOM - Decreto da Criação da Paróquia de CRISTO REI em Chapadinha


PASCOM (Pastoral da Comunicação)
*Extraído do Blog da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores - Chapadinha/MA

Foi realizada no último domingo (03), Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, onde o Bispo Diocesano de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes, presidiu a Missa de Criação da paróquia Cristo Rei, no Bairro Areal, em Chapadinha. Na celebração, o Bispo deu posse ao Administrador Paroquial, Padre Joel Teixeira Araújo.


A paróquia de Chapadinha até então Paróquia de Nsa. Sra. das Dores, com uma área territorial geograficamente muito grande, com 108 comunidades na zona rural, 18 na zona urbana, uma população de mais de 80 mil habitantes. Realidade esta que levou o nosso saudoso Pároco Pe. Manoel Neves a manifestar sempre ao Bispo Diocesano a necessidade de dividir esta paróquia em duas, e com a partida de padre Neves, padre Casimiro assume a paróquia e juntamente com os paroquianos, retomam a iniciativa.


Depois de várias reuniões com nosso Bispo Dom Jose Valdeci, avaliando as necessidades no que se refere ao atendimento as demandas das comunidades, pastorais e movimentos, chegamos a este grande momento de realizar este sonho de padre Neves, a Paróquia de Nsa. Sra. das Dores foi oficialmente dividida em duas.

Paróquia de Nsa. Sra. das Dores com 54 comunidades na zona rural e 08 na zona urbana e a Paróquia Cristo Rei com 54 comunidades na zona rural e 10 na zona urbana.

Padre Joel Teixeira, que recebeu sua provisão 
como administrador da nova paróquia

Dom Valdeci presidiu a missa que foi acompanhada pelo pároco da paróquia Nsa. Sra. das Dores, padre Casimiro João, o chanceler da Diocese, Pe. Adalberto Rodrigues, o reitor do seminário Divino Salvador, padre Ribamar, o representante do Clero, padre James Teixeira, e os padres Orlando e Oriosvaldo (Barreirinhas), padre Adauto (Belágua) e o padre Joel Teixeira, que recebeu sua provisão como administrador da nova paróquia.


Igreja do Cristo Rei ficou lotada durante o evento religioso

Dom Valdeci manifestou sua satisfação, pela alegria dos missionários que vieram das diversas paróquias, como também das comunidades da cidade de Chapadinha, especialmente os moradores do Bairro Areal pela criação da paróquia. Enfatizou que “a criação de uma paróquia não é apenas um ato formal, jurídico, mas é a busca de responder às exigências pastorais e espirituais do povo de Deus, em uma sociedade em mudanças e com muitos desafios para a evangelização. Daí a necessidade de a nova paróquia, ser missionária, espaço de comunhão, e comunidade de comunidades, onde todos, principalmente os pobres, sintam-se acolhidos e possam realizar o encontro pessoal com Cristo", afirmou.


Pertencem á Paróquia CRISTO REI as comunidades:

Zona Rural: Região 01 - Setor Maceno: Maceno, Barro Branco, Curralinho, Canto dos Bois e Pé do Morro; Região 02 - Setor Baturité: Baturié, Barroca da Vaca, Assentamento Santa Rita. Centro dos Buracos, Buqueirãozinho, Malhadas dos Franceses, Inhambú, Tamburí, Baixão e Sobradinho; Região 03 - Setor Chapada Limpa: Chapada limpa 02, Uncuranas, Barrocão, Jerônimo, Santa Maria do Graco, Vacas, Lagoa dos Farias, Jenipapo, Guariba, Chapada limpa 01, Santana e Loiola; Região 04 - Setor Conceição do Louro:Conceição do Louro, Santa Maria do Ercílio, Gavião, Bom Princípio e Ninas; Região 05 - Setor Canto do Ferreira: Canto do Ferreira, Madeira Cortada, Soledade, Boca da Mata dos Cardoso, São Joaquim, Bacuri do Louro, Centrão, Cajazeiras do Osmar, Retiro dos Oliveiras e Nova Belém; Região 06 - Setor Lagoa Amarela:Lagoa Amarela, Pitombeira, Chapadão, Murici, Poções do Rio Preto, Escondido,Tutanguira e Cocal das Domingas Oiteiro; Região 07 - Setor Laranjeira: Laranjeira, Rodeio, Cercadinho.

Zona Urbana: Setor 1: Bairro Novo Castelo, padroeiro Santa Margarida, Bairro Santa Luzia, padroeiro Santa Luzia e Recanto dos Pássaros, padroeiro Nossa Senhora de Lourdes; Setor 02: Bairro Areal, padroeiro São Camilo e Residencial José de Sousa Ameida - padroeiro São José (mil casas); Setor 03: Bairro Aparecida, padroeiro Nossa Senhora Aparecida; Setor 04: Bairro Terras Duras, padroeira nossa da Conceição e Santo Expedito, padroeiro Santo Expedito; Setor 05: Bairro Novo, padroeiro Sagrada Família e Vila de Fatima, padroeiro Nossa Senhora de Fatima.

A Paróquia CRISTO REI faz limites:

Com as paróquias: na área urbana, a paróquia N. Sra. das Dores, em Chapadinha, paróquia São Benedito, no município de São Benedito do Rio Preto, paróquia São Bernardo, no município de Anapurus, paróquia N. Sra. da Natividade, no município de Urbano Santos, paróquia São Sebastião e São Raimundo, no município de Vargem Grande, paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no município de Timbiras, estas duas últimas da Diocese de Coroatá.

Por fim, ao final da Missa o padre Joel recebeu os cumprimentos dos paroquianos da paróquia de Barreirinhas (sua antiga paróquia) e de seus novos paroquianos da paróquia Cristo Rei. Os paroquianos da paróquia Nsa. Sra. das Dores ofereceram um almoço comunitários para os padres, as religiosas e demais fiéis no CBNET.


Publicidade



Arquivo do blog