WebNet

WebNet

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Chapadinha e Itapecuru - Sebrae e Senar Avançam com Turmas do "Programa Negócio Certo Rural"


Duas turmas iniciaram recentemente em Chapadinha e Itapecuru-Mirim

Dando continuidade as capacitações realizadas pelo Programa Negócio Certo Rural (NCR), o Sebrae, por meio da regional em Chapadinha, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), deu início as aulas nas comunidades Canto do Ferreira, em Chapadinha e Quilombo Pedrinhas, no município de Itapecuru-Mirim. As turmas foram iniciadas na última semana do mês de julho.

Ao longo do Programa, este ano, pela regional de Chapadinha, cinco turmas já foram capacitadas e aconteciam nos municípios de Belágua, Urbano Santos, Magalhães de Almeida e Santana do Maranhão.

A presidente da Associação das Quebradeiras de Coco da comunidade Canto do Ferreira, Gracilene Cardoso disse está feliz com a proposta da capacitação que irá ajuda-los nos projetos que a comunidade está planejando.

Nós temos um propósito de construir uma agroindústria de polpas de frutas na nossa comunidade. Recebemos a proposta do Sebrae para esse curso e resolvemos aceitar, pois temos certeza que irá nos ajudar muito em nosso projeto”, ressaltou Gracilene.

Larissa Leite
Para a gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, o Programa Negócio Certo Rural visa contribuir para o aumento da renda dos produtores.

Nossa proposta é levar mais conhecimento aos produtores rurais da região, proporcionando uma melhoria na renda das famílias envolvidas nesse processo e a expansão desses produtos para outros lugares tudo de forma organizada”, disse Larissa.

A metodologia do Programa Negócio Certo Rural orienta o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio, elaborar plano de negócio e gerenciar o empreendimento.

De acordo com superintendente do Senar no Maranhão, Luiz Figueiredo, o programa é desenvolvido de forma muita tranquila e próxima da realidade dos participantes. “A capacitação conta com uma didática precisa e uma linguagem próxima da realidade dos produtores rurais, tudo para que possam ter o maior aproveitamento possível do conteúdo. Sem conhecimento não chegamos há lugar nenhum e para produzir bem, deve-se aprender como gerenciar o dinheiro”, ressaltou Figueiredo.

O PROGRAMA

A continuidade das turmas do negócio Certo Rural no ano de 2016 se deu pela consolidação da parceria entre o Sebrae e Senar, onde o Sebrae reforçou o comprometimento com os pequenos negócios rurais, injetando R$1,5mi para o desenvolvimento de 140 turmas do Programa no Estado.

O Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais que auxilia os participantes tanto na melhoria de negócios existentes quanto na implantação de novas atividades. O objetivo é estimular a inovação nas pequenas propriedades rurais e até mesmo na criação de novas oportunidades.

É desenvolvido durante três meses, com aulas que acontecem quinzenalmente, com direito a consultorias e material didático. O participante ainda recebe certificado ao final do curso. Com uma carga horária de 46 horas, é possível a participação de duas pessoas por propriedade.

Sensibilização

Antes do início das turmas do Negócio Certo Rural em Chapadinha e em Itapecuru – Mirim, o Sebrae por meio da regional em Chapadinha, juntamente com o Senar no Maranhão, realizou palestras de sensibilização do Programa, com o objetivo de apresentar a proposta do NCR e a metodologia adotada. As palestras foram acompanhadas pela gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, pelo superintendente do Senar no Maranhão, Luiz Figueiredo e pela técnica do Sebrae, Jacirema de Cássia.

Por: Lidiane Reinaldo - Ascom - SEBRAE/UR Chapadinha



Publicidade



Arquivo do blog