WebNet

WebNet

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Governador Entrega Títulos de Terra que Vão Beneficiar 79 Famílias de Boa Vista do Gurupi e Santa Quitéria do Maranhão

O Governador Flávio Dino entregou títulos de terra para 79 famílias de Boa Vista e Santa Quitéria. Foto: Handson Chagas/Secap


Dando continuidade à política prioritária de regularização fundiária a associações de trabalhadores rurais do Maranhão, o governador Flávio Dino entregou títulos de terras comunitárias para famílias de Boa Vista do Gurupi e Santa Quitéria do Maranhão. A solenidade, realizada no Palácio dos Leões, contou com a participação de representantes de associações de 79 famílias dos municípios.

O título de terra é uma forma do Governo do Estado, por do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), reconhecer a propriedade plena da terra, pelos agricultores que a ocupam, como promover dignidade ao fortalecer a agricultura familiar. Ao todo, 34 famílias, da Associação de Trabalhadores Rurais de Japariquara – no município de Bela Vista – e 45 da Associação Comunitária do Baixão da Coceira – de Santa Quitéria – receberam a titulação.


O governador Flávio Dino destacou que essa é uma política prioritária para o Governo porque é uma conquista de direitos, pois é o título de terra que dará acesso a obtenção de crédito, financiamento e segurança jurídica. “A gente fica muito feliz porque reconhecemos que é um passo a mais para que vocês possam obter aquilo que desejam e que é direito. Esse título representa um passo para outras conquistas”, enfatizou.

A presidente do Iterma, Margareth Teixeira Mendes, explicou que a concessão desses títulos irá beneficiar 79 famílias com 2800 hectares de terra. “Essa regularização é a realização de um sonho porque a partir daí eles terão a segurança jurídica que serão donos dessas terras. O Estado fez o seu papel transferindo para essas pessoas de baixa renda e agricultores familiares de verdade”, reiterou.


A presidente da Associação Comunitária do Baixão da Coceira - de Santa Quitéria do Maranhão, Francisca da Silva, disse que esse título de terra representa a vitória de uma batalha que se estende há 10 anos. De acordo com ela, a associação deu entrada no Iterma em 2006, mas só agora, graças ao governador Flávio Dino, eles poderão comemorar essa conquista. “Não dá nem par externar o tamanho da alegria. Estou muito feliz. Foi muito tempo lutando. Toda a comunidade com certeza vai festejar", sublinhou.


Publicidade



Arquivo do blog