WebNet

WebNet

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Maior Superlua do Século Ocorre na Próxima Segunda-Feira (14)


A lua já é um dos satélites mais adorados ao redor da terra. Agora, imaginem quando ela estiver em seu ápice de luminosidade e de tamanho? Esse dia está mais próximo do que se imagina. Preparem os smartphones: no próximo dia 14 (segunda-feira), a lua estará 14% maior e 30% mais brilhante.


Para que este fenômeno ocorra, a lua precisa estar na fase cheia. Ela precisa estar do lado oposto à Terra (em relação ao sistema solar) para estar completamente iluminada. Além disso, ela precisa estar o mais próximo possível da terra. E isso ocorre porque a órbita da lua é elíptica, portanto, o caminho que ela percorre não é um círculo perfeito. Ela precisa estar no perigeu (período em que a lua está mais próxima da Terra).

Em astronomia, chama-se super lua ou super lua cheia à ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita. As consequências de uma superlua nas marés não são tão significativas. Ela contribui sim para o seu aumento, mas não ao ponto de gerar desastres naturais.

Para o Brasil, uma má notícia: o fenômeno estará no ápice às 10h52 do dia 14 (por volta das 12h, no Brasil), mas, no dia anterior, a noite estará mais iluminada e com a lua bem maior que o normal. Vale a pena conferir.

Fonte: Imirante.com


Publicidade



Arquivo do blog