WebNet

WebNet

terça-feira, 29 de novembro de 2016

MARANHÃO - Chapadinha Entre os 33 Municípios em Situação de Alerta de Dengue, Chikungunya e Zika


O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios, aponta que, no Maranhão, 33 municípios estão em situação de alerta de surto de dengue, chikungunya e zika.

Os quatro municípios com maior risco são Amarante do Maranhão, Barra do Corda e São Domingos do Maranhão e São Mateus do Maranhão.


Os dados do levantamento foram apresentados nesta semana pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que também divulgou a nova campanha deste ano para combater o mosquito transmissor das três doenças. Durante a apresentação, o ministro reforçou a importância de eliminar os focos do Aedes.

É uma doença incapacitante, gera muitas dores, as pessoas vão ficar no auxílio doença, custa caro para o governo. Então nossa preocupação é sensibilizar a população para que se proteja, para que use repelentes, para que evite a exposição ao mosquito. Nós queremos que a pessoa perceba que é muito melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer pelo resto da vida a consequência de não ter feito esse gesto” - ressaltou o Ministro.

Atualmente, o levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti de 2016 é feito a partir da adesão voluntária de municípios. Mas o ministro Ricardo Barros vai propor aos gestores estaduais e municipais que a participação dos municípios com mais de dois mil imóveis seja obrigatória, a partir de 2017. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.

Lista de Municípios em RISCO:


Lista de Municípios em ALERTA:


Lista de Municípios em Situação SATISFATÓRIA:


*Com informações: O Imparcial e Ministério da Saúde



Publicidade



Arquivo do blog