WebNet

WebNet

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Chapadinha Ganha “Selo Unicef” e Belezinha Recebe Troféu por Desenvolver Políticas Públicas para as Crianças



O município de Chapadinha recebeu na tarde da última sexta-feira (dia 2 de dezembro), o tão sonhado Selo Unicef Município Aprovado. Chapadinha foi o único município do Baixo Parnaíba a receber o certificado, por ter alcançado bons resultados na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Durante cerimônia estadual, 42 municípios recebem o troféu e certificado de reconhecimento do Selo UNICEF.

A solenidade foi realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, e contou com a presença do governador do Maranhão, Flávio Dino, do representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl e de outras autoridades.


Em sua fala, Gary destacou os avanços destes municípios na implementação de políticas públicas de Saúde, Educação e de Assistência Social à criança e ao adolescente. Ele destacou também a importância de cada um dos articuladores do selo nos municípios.

Belezinha com parte da equipe responsável 
pela conquista do Selo para Chapadinha


Serve de incentivo, um prêmio internacional pela melhoria dentro do município. Os dois indicadores que se destacam nessa edição aqui no Maranhão é a queda na taxa de mortalidade infantil, que estamos muito felizes de ver, uma queda muito forte, e a queda também na taxa de distorção idade-série, que é aquele adolescente que tem 16 anos e está estudando com crianças de 12 anos”, relatou Gary Stahl.

Belezinha, que levou uma comitiva com cerca de 20 pessoas, parabenizou todos os envolvidos na luta por esta conquista, coordenada pela articuladora Raimunda Portela, a “Prof. Dadá”.

Foram quatro anos de muita luta, com ações conjuntas de vários setores de nossa gestão. Desde 2103 que assumimos um compromisso com o Selo Unicef, de desenvolver as ações propostas, de cumprir metas e melhorar os indicadores sociais. Foi um grande desfaio. Houve momentos que pensamos até em desistir, por acharmos que não alcançaríamos as metas, mas não desistimos e, com a força conjunta, principalmente das secretarias de Saúde, Educação e de Assistência social. Agradecemos a todos que se envolveram, direta e indiretamente nesta luta”. Disse a prefeita de Chapadinha, que logo após a cerimônia, ofereceu um jantar à sua equipe.

Para receber o Selo Unicef, foram avaliados três eixos: impacto social, gestão de políticas públicas e participação social. Nesta edição, foi dado destaque a diminuição da taxa de mortalidade infantil, redução da distorção idade-série, diminuição da desnutrição em crianças menores de dois anos. Nas ações de mobilização social os municípios também se destacam pelos esforços no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Além de avaliar, o Unicef acompanha todos os municípios integrantes do programa ao longo dos quatro anos. “No primeiro ano, o município conta com todas as lideranças, prefeitos e secretários, fazendo uma linha de base de indicadores, e eles fazem um plano de quatro anos apontando quais serão as prioridades, os problemas graves que eles querem realmente enfrentar. Oferecemos capacitação, duas vezes ao ano e acompanhamento técnico e com os indicadores. No final vemos quem melhorou mais rapidamente”, explicou Gary.


Publicidade



Arquivo do blog