WebNet

WebNet

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

MA - Governo Inicia Entrega de Sementes de Arroz e Milho em Todo o Estado

Governador Flávio Dino fez a entrega simbólica das sementes na última sexta-feira (2), durante a Agritec Chapadinha. Na foto, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Chapadinha, recebe um pacote (simbólico!) das mãos do governador.

Para a safra 2016/2017, agricultores familiares e pequenos produtores já contam com sementes de arroz e milho para o plantio. O Programa ‘Mais Sementes’, iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), iniciou a entrega das sementes antes do período do plantio, cumprindo o calendário produtivo do estado.

A entrega simbólica das sementes foi feita pelo governador Flávio Dino, durante a Agritec, em Chapadinha, no último final de semana, em que ressaltou a produção como um dos caminhos para o desenvolvimento do estado. “Hoje, temos a Agritec, que não existia, temos a distribuição de sementes como nunca teve no nosso estado, tem tecnologia e assim estamos melhorando a produção para que haja mais alimentos e oportunidades de emprego”, frisou.

Nesta etapa, serão 353 toneladas de sementes de arroz e 1.006 toneladas de sementes de milho distribuídas nos 217 municípios do estado, com atenção especial aos 30 municípios com menor IDH. Unidades regionais da Agerp, Aged, secretarias municipais de Agricultura e sindicatos rurais estão entre os pontos de distribuição.

Publicidade
Com quase 2000 toneladas de sementes de arroz, feijão, milho e hortaliças distribuídas ao longo de 2015 e 2016, o Programa ‘Mais Sementes’ vem apoiando os agricultores na produção desses itens essenciais para a segurança alimentar dos maranhenses.

Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, “o Mais Sementes foi lançado pelo Governo do Maranhão para melhorar o abastecimento, levando mais comida para a mesa dos maranhenses e demonstrando a preocupação em pensar e gerir a agricultura no estado com o objetivo de aumentar a produtividade, combatendo a pobreza e gerando renda”, disse.

Pré-cadastro

Desde o final do ano passado, é possível aos produtores interessados em receber sementes de arroz, feijão, milho, hortaliças ou frutas acessarem o site da Sagrima (www.sagrima.ma.gov.br) e fazerem o pré-cadastro. Uma vez cadastradas, as informações vão para o banco de dados da Sagrima e permitem ao Governo do Estado melhor gestão da compra e distribuição dos insumos, com maior abrangência do programa e atendimento às demandas dos maranhenses.

A distribuição está sendo feita priorizando quem primeiro se cadastrou e está sujeita à disponibilidade para cada região/município. Para os produtores que não puderam fazer o pré-cadastro, será possível fazê-lo nos pontos de distribuição e garantir, assim, as sementes.


Publicidade



Arquivo do blog