WebNet

WebNet

sábado, 16 de janeiro de 2016

16ºBPM - Reconhecimento: PM's são Promovidos e Agraciados com Medalhas



Na manhã da última quarta-feira (13), o 16º Batalhão de Polícia Militar de Chapadinha realizou Formatura Geral, para homenagear os policiais militares promovidos e agraciados com Medalhas do Corpo de Bombeiros.

A Solenidade contou com a presença do Comandante do 16º Batalhão Ten. Cel. Glauber Miranda Silva; do sub Comandante da Batalhão, Major Maurício Robson Carvalho Bezerra, comandantes de seções e comandantes dos destacamentos da área do batalhão.

Foram 18 (dezoito) policiais militares promovidos na área do 16º Batalhão e 08 policiais agraciados com medalhas do Corpo de Bombeiros.

Em sua fala, o Ten. Cel. Glauber pontuou que "a promoção do policial militar é mais que um dever do Estado como forma de reconhecer o profissional e alimentar a motivação no desenvolvimento de tão complexa atividade".

Tropa do 16º Batalhão e familiares de promovidos 

PROMOVIDOS:

Sub. Tenente:
MIGUEL COSTA DOS SANTOS

1º Sargento:EUCLIDES DOS SANTOS SILVA

2º Sargento:
FLORISMAR BATISTA COSTA
RAIMUNDO DA CONCEIÇÃO COSTA
JOSÉ RIBAMAR PEREIRA DA SILVA
FRANCISCO ROCHA DE AZEVEDO
IVÁ SALDANHA LIMA DA COSTA
NERON CUNHA SILVA

3º Sargento:
IVANILSON ALVES PASSOS
MARQUES LUTHERKING SOARES DE SOUSA
ANILTON ROSA LIMA
JOÃO CALAZANS COSTA

Cabo:
RAIMUNDO JOÃO SILVA DE ARAÚJO
ÁTILA HAWDNES MATOS COSTA
FABRÍCIO SILVA DUARTE
MÁRIO LIMA COSTA FILHO
COSME MENDES CARVALHO
ELEISON SILVA MEDEIROS

Promovidos 

A promoção de patentes significa a ascensão profissional a um grau hierárquico, o seu ingresso para posterior investidura só será aceito quando satisfeitas as exigências legais previstas em Legislação Específica. Para os policias promovidos, trata-se muito além de um ato público, mas o próprio reconhecimento pelos serviços prestados.

MEDALHISTAS:

Medalha Corpo de Bombeiro

Medalha Corpo de Bombeiro

MEDALHA "ALFERES MORAES SANTOS":

GLAUBER MIRANDA SILVA 
JOELSON LIMA DA ROCHA
MANOEL PACHECO DE AZEVEDO NETO
NAILTON MARQUES PINHEIRO
MARQUES LUTHERKING SOARES DE SOUSA
WASHINGTON PEREIRA COSTA
GERSON DE OLIVEIRA SOUSA
LUIS FELIPE GONÇALVES MONTELES

Agraciados com Medalhas

As Medalhas, concedidas aos policiais militares como reconhecimento pelo efetivo serviço prestado à corporação e a sociedade, boa conduta e ações meritórias.


Publicidade



URE/Chapadinha - Empossados os Diretores Escolhidos pela Comunidade Escolar

Dentre os gestores da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, empossados, a foto destaca a profa. Conceição Gois - Gestora Geral do Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirante), recebendo os parabéns e votos de sucesso nos trabalhos, do Governador Flávio Dino, ao final da solenidade.

Ainda de Chapadinha, a profa. Genicleidy Serra, tomou posse como Gestora Geral do C.E. Dr. Paulo Ramos.

Título OriginalEmpossados os diretores escolhidos pela comunidade escolar

O Governo do Maranhão empossou nesta sexta-feira (15) 468 gestores da rede estadual de ensino. Pela primeira vez no estado, os diretores foram eleitos pela comunidade escolar, pondo fim às indicações políticas.


Hoje concretizamos uma história escrita a muitas mãos, luta de muitos que sonharam com uma gestão escolar democrática e transparente. Essa é uma obra profunda de transformação das pessoas e da sociedade maranhense. É mais um importante passo, coerente com a nossa meta de governar bem e com seriedade para mudar a vida das pessoas”, disse o governador Flávio Dino.

Antes da eleição, os candidatos participaram de curso de formação e fizeram uma prova de conhecimentos. No dia da posse, na última sexta-feira (15) os gestores selecionados e eleitos assinaram um termo de gestão por uma escola pública de qualidade, com metas a serem executadas.

A secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres, comemorou o dia como um marco histórico na educação maranhense e afirmou que esta é mais uma ação integrante do conjunto de metas do Executivo Estadual para garantir ensino de qualidade para todos.

Escola Pública de Qualidade

No dia da posse, os gestores assumiram o compromisso de melhorar a qualidade do ensino e os indicadores educacionais das escolas. Uma das diretrizes do termo firmado é garantir que o estudante tenha todas as condições necessárias para aprender em sala de aula. A consolidação e construção de projetos; a liderança, o diálogo e a garantia do exercício da cidadania em sala de aula são alguns dos princípios que norteiam os compromissos firmados pelos diretores escolares.

Cumprir os prazos de prestação de contas, cuidar do patrimônio escolar, preservar o acervo bibliográfico, acompanhar as reformas e informar sobre as principais necessidades para melhoria do funcionamento das escolas são algumas das metas que devem ser alcançadas pelos diretores escolares.

Resumido. Leia na íntegra - Clique aqui.


Publicidade



TRT-MA - Correição Acontece em Abril na VT/Chapadinha

Prédio da Vara do Trabalho (VT) de Chapadinha - Divulgação

Título original TRT-MA define calendário de correições para 2016

A primeira correição de 2016 será realizada na Vara do Trabalho de Açailândia, no período de 15 a 19 de fevereiro, de acordo com o calendário de correições divulgado pela Secretaria da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA). Mas o calendário está sujeito a alterações, uma vez que depende da agenda institucional da vice-presidente e corregedora do TRT.

Prevista na Consolidação das Leis do Trabalho, a correição deve ser realizada, pelo menos, uma vez ao ano. Entre os itens analisados, estão o andamento processual e o cumprimento de procedimentos previstos no Regimento e no Provimento Geral Consolidado da Corregedoria do TRT.

De 29 de fevereiro a 4 de março, a Corregedora e a equipe de servidores da Corregedoria farão visita correicional no Fórum Astolfo Serra (FAS), sede das Varas do Trabalho de São Luís, e no Núcleo de Pesquisa Patrimonial. Também em março, de 14 a 18, correição será realizada na Vara do Trabalho de Pedreiras. Em seguida, a correição vai ser realizada na Vara do Trabalho de Santa Inês.

Imagem meramente ilustrativa

Em abril, as correições serão efetuadas nas Varas do Trabalho de Chapadinha e Pinheiro. No mês de maio, as visitas correicionais ocorrerão na 2ª Vara do Trabalho de São Luís, Barreirinhas e Presidente Dutra. Para junho estão previstas correições nas 1ª e 6ª Varas do Trabalho de São Luís, além da Vara do Trabalho de Bacabal. No mês seguinte, no período de 4 a 8 de julho, a equipe correicional estará na Vara do Trabalho de Caxias e 7ª Vara do Trabalho de São Luís.

No mês de agosto, as correições serão na Vara do Trabalho de Timon, 5ª Vara de São Luís e na Vara Trabalhista de Estreito. Imperatriz receberá a equipe correicional no período de 12 a 16 de setembro. As Varas do Trabalho de Barra do Corda e de São João dos Patos passarão por correição no mês de outubro. No mês de novembro, a equipe correicional estará na Vara do Trabalho de Balsas.

iMirante - Com informações da Ascom/TRT-MA.


Publicidade



Mulheres de Chapadinha Aprendem Técnicas de Pintura em Tecido


Secom/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal da Mulher, iniciou, nesta sexta-feira (15), o curso de capacitação e qualificação de Pintura em Tecidos.


A turma do bairro do Areal está tendo aulas no CAIC. As aulas acontecerão até o dia 25 desse mês.


"Essa é mais uma oportunidade de qualificação profissional que a prefeitura de Chapadinha, por meio da secretaria da mulher, está oferecendo às mulheres de nossa cidade. Acreditamos que através dessa capacitação muitas mulheres irão começar um negócio próprio e melhorar a renda familiar", disse a secretaria municipal da Mulher, Nildinha Teles.


Publicidade



sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Carnaval 2016: Prefeitura de Chapadinha e Autoridades Definem Esquema de Segurança

Com as contas do município equilibradas, a Prefeitura de Chapadinha garante a realização do melhor carnaval do Baixo Parnaíba e reúne autoridades para discutir esquema de segurança aos foliões chapadinhenses e visitantes que estiverem aproveitando um dos maiores carnaval do Maranhão.

Por: Sousa Neto
(*Colaboração: Alberto Carlos)

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Cultura, está focada em realizar um evento de qualidade e com máxima segurança para o seu público. Assim, na última quarta-feira (13) a secretária Nágera Pontes reuniu-se com os representantes de órgãos de segurança para tratar da festa carnavalesca. Na pauta do encontro, o firmamento de uma ação conjunta das instituições presentes, buscando garantir segurança e ordenamento do Carnaval de Chapadinha, que acontece de 05 à 09 de fevereiro.

Entre os presentes, Major Gláuber Miranda (Comandante do 16ºBPM), Jairon Timbó (Delegado Regional); Francisca das Chagas Cardoso e Maria Seredânia de Oliveira (Conselho Tutelar da Criança e Adolescente); Peres Galvão (Chefe da Guarda Civil Municipal/GCM), representante do Departamento Municipal de Transito (DMT) e Agentes de Trânsito, representante do Departamento Municipal de Iluminação Pública, dentre outros.

Atrações confirmadas!

Durante o encontro, que aconteceu na prefeitura, os representante de cada setor expuseram seus planejamentos e fizeram sugestões, visando garantir um carnaval mais tranquilo e com muita segurança para os foliões. Na ocasião foi discutido horário de funcionamento, policiamento, atuação da vigilância sanitária, fiscalizações, segurança patrimonial e dos foliões, poluição sonora, padronizações elétricas, iluminação pública e outros, visando disciplinar e ordenar as atividades no Carnaval 2016.

Para a secretária municipal de Cultura, Nágera Pontes, a reunião foi bastante importante, uma vez que, objetivou eliminar toda a forma de conflito que possa ocorrer no evento. “Com esse encontro, buscamos na verdade prevenir todas as situações possíveis de qualquer problema que possa ocorrer no Carnaval. É preciso que juntos, prefeitura e instituições de justiça e segurança, possamos construir uma situação de tranqüilidade para os foliões que participarão do Carnaval de Chapadinha. A questão de segurança, sem dúvida é nossa preocupação e, também é o diferencial do nosso Carnaval”, destacou.


Publicidade



Mais Cultura - Secretários Articulam Projetos e Ações para Chapadinha


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Cultura - representada pela secretária Nágera Pontes, está na capital São Luís cumprindo agenda e na tarde desta quinta-feira (14) esteve reunida com o secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão, o secretário adjunto de Estado da Cultura, Diretores e Superintendentes, articulando importantes projetos e ações culturais para Chapadinha.



Na ocasião, a secretária Nágera esteve acompanhada de Manoel Almeida (da Secretaria Municipal de Cultura de Chapadinha) e da secretária adjunta de Cultura do município de São Benedito do Rio Preto.

*Contribuição: Alberto Carlos



Publicidade



A Chapadinhense Suzanne Deyna Será Subcomandante da PM em Coroatá-MA



A aspirante a oficial, PM Suzanne Deyna Ribeiro (foto), natural da cidade de Chapadinha-MA, será a primeira oficial feminina a trabalhar em Coroatá-MA. Ela chega para ser subcomandante da Polícia Militar. Será a primeira vez também que Coroatá terá dois oficiais.

Suzanne deve se apresentar logo na próxima semana e vai somar forças à frente da Polícia Militar, juntamente com o atual comandante Capitão Ricardo.

A PM Suzanne Deyna que, presta serviço na cidade de Codó-MA, ingressou na Polícia Militar do Maranhão em outubro de 2010, através do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e assumiu o compromisso de se dedicar inteiramente ao serviço policial-militar ao ser declarada aspirante a oficial.


Publicidade



Chapadinha Recebe "Mutirão do Glaucoma" Neste Sábado (16)

12557163_165064873860908_806238220_o

Por Brendha Gomes

A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que tem como objetivo oferecer atendimento à população em geral para diagnosticar e tratar o Glaucoma.

O atendimento acontecerá neste sábado (16) à partir das 13h, no Centro de Saúde Benú Mendes. Os pacientes deverão comparecer com a xerox da identidade e do cartão SUS.

Na ocasião, serão realizadas as consultas e exames oftalmológicos e, nos casos diagnosticados de glaucoma ou outras doenças, o paciente receberá o medicamento (colírio) pela SES e fará o tratamento na Oftalmo Day Clinic.

O glaucoma

Freqüentemente chamado de “inimigo oculto”, o glaucoma atinge mais de 1 milhão de brasileiros. Trata-se de uma doença isolada multifatorial, que envolve danos ao nervo óptico, responsável por enviar sinais visuais ao cérebro. A doença não tem cura, mas o diagnóstico precoce pode evitar a perda da visão. Na maioria dos casos, um tratamento à base de colírios pode ser o suficiente para manter a enfermidade sobre controle. Mas medicamentos orais e intervenções cirúrgicas também podem ser necessários.


Publicidade



quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Jogador Chapadinhense Gllawcyo Disputará Campeonato Pernambucano pelo Serra Talhada

O meia, Gllawcyo, já treinou com o restante do grupo, na tarde da última segunda-feira (11), no Estádio Nildo Pereira (Foto: Geovane Oliveira).

Título Original - Serra Talhada anuncia mais um meia para a disputa do Pernambucano 2016

Trata-se do maranhense, de Chapadinha, Gllawcyo, de 20 anos, que veio do Santa Cruz; atleta já treinou nesta segunda (11).

Serra Talhada-PE

O Campeonato Pernambucano já começou, mas a equipe do Serra Talhada ainda continua apresentando reforços para a disputado do Estadual. A mais recente contratação foi a do meia, o chapadinhense Gllawcyo, de 20 anos, que veio do Santa Cruz. O jovem atleta já treinou, nesta segunda-feira (11), com o grupo sertanejo e espera a regularização para ficar à disposição do técnico do clube.


Com a chegada do jogador, o Serra Talhada passa a ter 22 jogadores no elenco e segundo a diretoria do clube outros atletas serão anunciados ao longo da semana. No último domingo (10), o time do Serra Talhada estreou com um empate, em 1 a 1, diante do Vitória-PE, fora de casa. Nesta quarta-feira (13), pela segunda rodada, o Cangaceiro enfrentou o América, no Estádio Nildo Pereira, às 20h, e novamente ficou no empate. O próximo jogo do Serra Talhada, valendo pela 3ª rodada, é contra o Pesqueira, no próximo domingo (17), às 16h, no estádio Joaquim Brito.


Publicidade



Prefeita Belezinha Articula com Simplício Araújo Demandas para Chapadinha


A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, focada em continuar desenvolvendo o município, esteve na manhã desta quarta-feira (13), na capital São Luís, acompanhada do presidente da Federação da Agricultura do Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho, reunida com o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, buscando a viabilidade da instalação do Parque Industrial, Abatedouro Misto e a Homologação do Aeroporto de Chapadinha.

*Contribuição: Alberto Carlos


Publicidade



16º BPM Efetua Prisões por Porte Ilegal de Armas de Fogo em Chapadinha

Marcelo Davson Freire Costa


BAIRRO BOA VISTA

Na tarde do último sábado (09), por volta das 14h30, a guarnição durante policiamento no Clube Alpha Ville - no Bairro Boa Vista, observou o indivíduo Marcelo Davson Freire Costa, 21 anos, em atitude suspeita, ao efetuar abordagem no mesmo, foi encontrado em seu poder uma arma de fogo (revólver) com numeração raspada.

Disque Denuncia

Em seguida, foi dado voz de prisão pelo porte ilegal de arma de fogo e encaminhado à Delegacia para as medidas cabíveis.


Materiais apreendidos:
01 (um) Revólver calibre .38;
04 (quatro) Munições intactas calibre .38;
R$ 142,00 (cento e quarenta e dois reais, em espécie);
01 (um) Aparelho celular. 
.............................................................................

BAIRRO AREAL

Francisco da C. dos Santos e Cosme Bezerra de S. Paiva

Na tarde do último sábado (09), por volta das 15h50, a guarnição de serviço durante policiamento de rotina recebeu informação que houve um acidente de trânsito nas proximidades do Residencial José de Sousa Almeida ("Mil Casas") - Bairro Areal.

A guarnição deslocou-se ao local informado para averiguação, sendo localizado as vítimas, onde foi solicitado o apoio da ambulância para o socorro dos mesmos e encaminhados para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).

Disque Denuncia

Sendo arroladas testemunhas do acidente, as mesmas relataram à guarnição que uma das vítimas havia repassado uma arma de fogo a terceiros.

A guarnição deslocou ao Hospital (HAPA) e abordou o individuo Cosme Bezerra de Sena Paiva, 28 anos, com o mesmo foi encontrado uma arma de fogo (revolver), ao indagar sobre a arma o mesmo relatou que o individuo Francisco da Conceição dos Santos, 31 anos tinha repassado a arma ao mesmo. Em seguida sendo dado voz de prisão aos mesmos e conduzidos à Delegacia para as devidas providências.

Arma de fogo e munições

Material apreendido:

01 (um) Revólver calibre .32;
02 (duas) Munições intactas.


Publicidade



16ºBPM - Moto Roubada é Recuperada Pelo Serviço de Inteligência em Chapadinha



Na manhã da última segunda-feira (11), a equipe do serviço de inteligência do 16º Batalhão da Polícia Militar de Chapadinha conseguiu recuperar uma motocicleta roubada nas proximidades da escola U.I. Isaías Fortes - no Bairro Tigela.

Disque Denuncia

A equipe do serviço de inteligência recebeu uma denúncia anônima que dois indivíduos estavam em uma residência com uma motocicleta suspeita de roubo.

Moto apreendida

De imediato a equipe deslocou-se até o local informado para averiguar a situação, sendo localizado e abordado os indivíduos, José de Ribamar Rodrigues Oliveira Filho - vulgo "Neguinho da Rocha", 25 anos, e Romário Siqueira da Silva, 22 anos, com uma motocicleta chassi 9C2KC1676DR458086. Ao consultar no SINESP, foi constatado registro de roubo. Em seguida dado voz de prisão aos mesmos e encaminhados para à Delegacia para as providências cabíveis.


Publicidade



CARNAVAL 2016 - Prefeitura de Chapadinha Confirma Chicabana, Ivo Brown e Márcia Felipe


*Colaboração: Alberto Carlos

Mantendo o controle financeiro e superando a crise econômica que afeta os municípios brasileiros, a Prefeitura de Chapadinha mais uma vez demonstra que está empenhada em proporcionar aos chapadinhenses e visitantes, o melhor e maior carnaval do Baixo Parnaíba e confirma algumas das atrações que irão animar os foliões no carnaval de 2016. Confira:


Para abrir a temporada, nada mais - nada menos, que a banda CHICABANA!


... Na segunda noite, sábado (06), tem IVO BROWN...




... Na segunda-feira (08), é a vez de ROMIM MATA ...


... E no encerramento, tem ela: MÁRCIA FELIPE!!!



Publicidade



Arquivo do blog