WebNet

WebNet

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Começou Nesta Sexta (26) Grande Mobilização Contra a Dengue em Chapadinha


Por: William Fernandes - SECOM/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - e com apoio de todas as secretarias municipais, iniciou uma grande mobilização contra a Dengue, Zica Vírus e Chikungunya, na manhã desta sexta-feira (26), na Praça do Bairro Areal, saindo do Posto de Saúde, percorrendo todas as casas do Bairro.


Participaram da abertura alunos e professores das escolas João Gomes, D. Pedro I, Amélia Mendes Ferreira e Caic. A prefeita Ducilene Belezinha, que fez a abertura, e vários secretários municipais participaram do ato.


A campanha se estenderá por toda a cidade. As ações acontecerão nas 32 escolas da rede municipal de ensino e também nos bairros com a participação dos agentes de endemia.

Allan Monteles - Sec. Mun. de Saúde

Essa ação visa conscientizar a população para os cuidados que se deve ter quanto a limpeza de terrenos e também dentro de casa. Orientar e alertar para os riscos que essa doença apresenta à saúde humana e assim, por meio, desse trabalho juntarmos forças no combate ao mosquito” - disse o secretário municipal de Saúde, Allan Monteles.


Na oportunidade a Prefeitura de Chapadinha apresentou o mais novo serviço de combate ao Aedes Aegypti: o DISQUE DENÚNCIA - 99125-2527, serviço que está disponível à população para denunciar locais onde possam ser possíveis criadouros do mosquito. E também, na oportunidade, foram entregues 3 pulverizadores aos agentes de endemias para potencializar o serviço nas residências.



Chapadinha contra a Dengue. Você participa e a Dengue acaba!



Publicidade



URE/Chapadinha - Governo Realizará Oficinas de Comunicação e Arte para Estudantes do Ensino Médio

Técnicos da Seduc recebem formação sobre as oficinas que serão realizadas em todo o estado


Como parte das ações do ‘Programa Ensino Médio de Qualidade para Todos’, com foco na educação em tempo integral, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizará a partir do próximo mês nas escolas estaduais localizadas nos municípios-sede das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), oficinas de comunicação e informação e arte e cultura. O treinamento é destinado a professores e estudantes.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico das Seduc (www.educacao.ma.gov.br). As vagas estão distribuídas entre as cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente-Dutra, Rosário, Santa-Inês, São João dos Patos, São Luís, Timon, Viana e Zé Doca.

As oficinas abrem espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades a partir da vivência e produção interdisciplinar, devendo articular e problematizar os conteúdos tratados em sala de aula”, destacou a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.

Técnicos da Seduc recebem formação sobre as oficinas que serão realizadas em todo o estado

Nesta semana, a Seduc promove no auditório da Fundação da Memória Republicana Brasileira, em São Luís, uma formação intersetorial envolvendo técnicos da secretaria que serão multiplicadores e divulgadores das oficinas nas escolas.

Como forma de dar voz aos estudantes como corresponsáveis por sua própria aprendizagem, as oficinas pedagógicas, de caráter teórico-prático, utilizarão diversos saberes, pesquisa investigativa, registro e síntese. Fomentam das práticas de leitura e escrita em todas as áreas do conhecimento, na perspectiva da formação de identidades e soluções científicas voltadas para a prática social dos estudantes.

No eixo comunicação e informação serão realizadas as oficinas de rádio, jornalismo, audiovisual, fotografia, sites e blogs, roteiro e dramaturgia, informática e artes visuais. Na área de arte e cultura: capoeira, percussão, teatro, circo, dança, violão, canto e coral.


Publicidade



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Mobilização de Combate Aedes Aegypti Movimentará Chapadinha Nesta Sexta (26)


SECOM/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizará toda a cidade nesta sexta-feira (26) para o combate ao mosquito Aedes Aegypit, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya.


As escolas já estão recebendo palestras de conscientização quanto ao perigo do mosquito e como evitar que ele se prolifere em suas casas. Agora, a Prefeitura parte numa busca intensa em casas por toda a cidade, com a ajuda dos Agentes de endemias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS's).


Também a partir dessa sexta-feira (26), será disponibilizado o serviço Disque Denúncia a toda a população, e novos equipamentos - para ajudar no combate ao mosquito, serão entregues aos agentes de endemias.


Chapadinha contra a Dengue. Você participa e a Dengue acaba!



Publicidade



Valorização ao Homem do Campo: Ações da Secretaria Municipal de Agricultura na Zona Rural de Chapadinha



O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Chapadinha, Antônio José, quando este esteve reunido com o Superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário, Antonio Jorge - da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Maranhão, viabilizando sementes junto ao Governo do Estado, que foram prontamente disponibilizadas aos pequenos produtores do município.


Por: Sousa Neto - SECOM/PMC


A Prefeitura de Chapadinha, em ação através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, levando apoio ao homem do campo.


Nesta terça-feira, dia 23, o coordenador técnico Valdir Abreu acompanhado dos técnicos Vanderley e Jairlana, estiveram nos povoados Paiol e Pai Gonçalo, distribuindo sementes de arroz e milho para os produtores rurais.


Esse trabalho está sendo feito em todo município tanto na distribuição de sementes como também com o apoio técnico.

Preparação da terra para o plantio



Em mais uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento: A preparação da terra para o plantio. O técnico Márcio segue fazendo o acompanhamento dos trabalhos do trator na preparação das roças para o plantio na zona rural.





Publicidade



Chapadinha Promove Primeira Conciliação em Cartório do Maranhão



O Cartório do 2º Ofício Extrajudicial da Comarca de Chapadinha (MA) é o primeiro a realizar audiência de conciliação no estado, desde a assinatura do provimento 04/2014, da Corregedoria-Geral de Justiça, que autoriza o serviço. As partes envolvidas procuraram o cartório em razão da compra e venda de uma motocicleta. Ambas discordavam da negociação, propriedade e transferência do veículo.

A audiência foi conduzida pela tabeliã Carolina Miranda Mota Ferreira, titular do cartório, que em novembro de 2015 participou da primeira turma do curso de formação de conciliadores composta apenas por notários e registradores de cartórios, realizado em Timon. No acordo, a vendedora deu quitação de R$ 4 mil recebidos pela motocicleta, e a compradora comprometeu-se a transferir o veículo em 30 dias, ficando responsável pelos custos do processo. Ao final, receberam a cópia da ata com os termos do acordo extrajudicial.

Carolina Miranda destaca que a população ganha mais uma via para resolver questões sem necessidade de iniciar um processo judicial. "É a primeira de muitas outras demandas que poderão ser resolvidas nos cartórios", disse. “É essencial conhecer as técnicas da conciliação e mediação para o desenvolvimento mais efetivo das sessões de mediação e das audiências de conciliação”, completou a tabeliã.

Capacitação – Os notários foram capacitados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB/MA), na cidade de Timon. A formação foi ofertada a 23 notários e registradores que estão autorizados a realizar audiências de conciliação e mediação, nos tabelionatos de notas (cartórios) do interior e da capital.

Segundo o núcleo, é a primeira turma do curso de formação de conciliadores voltado para notários no Brasil, já que apenas quatro estados, entre eles o Maranhão, permitem que as atividades de conciliação e mediação sejam realizadas no ambiente das serventias extrajudiciais. A atuação dos registradores e notários como conciliadores é regulamentada pela Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A iniciativa maximiza a efetividade dos meios adequados de solução de conflitos nas serventias extrajudiciais no Maranhão, bem como difunde para a população que os cartórios são mais uma alternativa para a resolução de conflitos de forma consensual”, avaliou o presidente do Nupemec, desembargador José Luiz de Almeida.

Apenas direitos patrimoniais disponíveis podem ser objeto das mediações e conciliações extrajudiciais. “Os tabeliães, substitutos e seus colaboradores que atuarão como conciliadores deverão observar os princípios da confidencialidade, competência, imparcialidade, independência, respeito à ordem pública e às leis vigentes”, orientou o juiz.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Convida População para Participar de Audiência Pública


SECOM/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, através da Controladoria Geral e Contabilidade, convida a população em geral para participar da Audiência Pública, que será realizada no plenário da Câmara Municipal, nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, às 9h.

Na oportunidade será apresentado e avaliado, o cumprimento das metas fiscais do 3º Quadrimestre de 2015, conforme disposto no artigo 9º, § 4º da Lei Complementar no 101/2000 ( Lei de Responsabilidade Fiscal ).


Publicidade



Ex-Vereador de Chapadinha Tenta Suicídio e Foi Transferido em Estado Grave para SL


O ex-vereador Elói Mendes de Araújo (foto), de 79 anos de idade, foi transferidos em estado grave a São Luís, por volta das 20h, desta quarta-feira (24), com uma faca encravada na altura do estômago.


O ex-Vereador  é idoso, que atualmente anda de cadeira de rodas, teria tentado o suicídio. Ele teria tentado furar a barriga e depois introduziu a faca no estômago, de cima para baixo.

Não temos informações sobre seu atual estado de saúde.



Publicidade



Plano de Saneamento Básico de Chapadinha é Aprovado em Conferência

Cobertura Fotojornalística: KIM PEREIRA

*Com contribuição (edição) de Sousa Neto - ASCOM/PMC

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no Auditório da Prefeitura, a Conferência Municipal do Plano de Saneamento Básico da cidade de Chapadinha. 


O município de Chapadinha, assim como todos os municípios do Maranhão e do Brasil, devem elaborar seus Planos de Saneamento Básico, segundo determina a Lei de Saneamento, nº 11.445/2007 - que estabelece as diretrizes nacionais e Política Federal de Saneamento Básico.

Prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha - durante sua fala


"O Plano de Saneamento Básico Participativo juntamente com a Política Municipal de Saneamento Básico de Chapadinha, se tornarão importantes ferramentas de gestão pois conterá o planejamento dos serviços de saneamento básico dos próximos anos. Tal planejamento, é necessário para se avançar na melhoria da prestação dos serviços e, consequentemente, na melhoria da saúde, da salubridade e das condições de vida da população chapadinhense. Estamos todos de parabéns, pela elaboração e aprovação deste importante plano de desenvolvimento para nosso município" - destacou Ducilene Belezinha - prefeita de Chapadinha.




No evento, foram apresentadas as propostas para a estruturação do saneamento básico no município, e reuniu representantes do Executivo e Legislativo municipal, estudantes, além de entidades civis organizadas.



O Plano de Saneamento de Básico de Chapadinha, apresentado durante a conferência, contém diretrizes que contemplam as áreas de abastecimento d’água, drenagem urbana e esgotamento sanitário para as zonas urbana e rural do município. O manejo dos resíduos sólidos, serviços de limpeza pública e coleta de resíduos domiciliares também constam nas estratégias e ações do plano.

O Pároco de Chapadinha, Pe. Casimiro


O Dr. Renato Borralho, representante da Empresa Gestão Ambiental, responsável pela a confecção do documento, explica que o mesmo atende às diretrizes do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades.

Dr. Renato Borralho, representante da Empresa Gestão Ambiental

O plano, de acordo com Dr. Renato Borralho, norteará as ações para o desenvolvimento do saneamento básico no município, sendo possível elaborar projetos específicos e estudos que apontem as demandas de cada eixo do saneamento básico.

Chapadinha está entre os municípios maranhenses que já concluíram o plano. Isto significa que já podemos partir para a execução das estratégias.

George Gomes - Sec. Mun. de Meio Ambiente

"A conferência, e suas etapas, teve a finalidade de promover a participação popular, com abertura para perguntas técnicas e contribuições coletivas. E hoje estamos satisfeitos com os resultados que culminaram com a conclusão e aprovação deste importante projeto (Plano) que beneficiará todos nos, chapadinhenses" - ressaltou George Gomes - secretário municipal de Meio Ambiente.

Aluízio Santos - Sec. Mun. de Infraestrutura

"O Plano Municipal de Saneamento Básico, que vale ressaltar - foi participativo, foi desenvolvido com o apoio da Equipe Técnica da empresa Gestão Ambiental e da coordenação do município, e as apresentações das versões sintetizaram todas as fases que foram desenvolvidas durante todas as etapas até que se chegasse a sua conclusão e aprovação. Ainda cabe mencionar que todos os produtos elaborados tiveram aprovação, inclusive, com elogios ao excelente trabalho e qualidade técnica" - enfatizou Aluízio Santos - secretário municipal de Infraestrutura.



Após a aprovação do plano caberá ao município buscar os recursos necessários para executar as estratégias elaboradas para melhorar a oferta de serviços de abastecimento d’água, esgotamento sanitário, drenagem urbanas e tratamento de resíduos sólidos. Os recursos poderão ser pleiteados em níveis estadual, federal ou através de Parcerias Públicas e Privadas.

Abaixo, confira mais imagens do evento:












Publicidade



Arquivo do blog