Dra. Maryane Veras

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INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

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Hortifruti Fernandes

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Travessa 15 de Novembro - Centro (ao lado da extinta Escola Amélia Almeida / Semáforo)

Star Drinks

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Posto Ipiranga / Chapadinha

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sábado, 16 de abril de 2016

UFMA - Abertas Inscrições de Seletivo para Professor

As vagas abrangem as áreas de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Licenciatura em Teatro, Engenharia Agrícola, Engenharia da Pesca, Medicina e Economia.


Estão abertas as inscrições para ingresso na Carreira do Magistério Superior na Universidade Federal do Maranhão. São fornecidas onze vagas para cargo de professor do Magistério Superior, nas classes Adjunto A, Assistente A e Auxiliar.

As vagas abrangem as áreas de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Licenciatura em Teatro, Engenharia Agrícola, Engenharia da Pesca, Medicina e Economia.

Para este concurso serão aceitas pré-inscrições de candidatos graduados, com pós-graduação stricto sensu-doutorado e/ou pós-graduação stricto sensu-mestrado e/ou lato sensu-especialização, no período de 8 de abril a 6 de maio.

O candidato aprovado e nomeado exercerá a docência em qualquer dos campi da UFMA. A Universidade promoverá curso de capacitação, de participação obrigatória, durante a atuação do docente, de modo a complementar, ampliar e desenvolver o nível de conhecimento teórico-prático necessário ao futuro desempenho das atribuições relacionadas ao cargo.

O valor da taxa de pré-inscrição será no valor de R$ 180 para a classe de Professor Adjunto A, R$ 160 para a classe de Assistente A, e de R$ 120 para a classe de Auxiliar. 

Para solicitar pré-inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:

a) Requerimento dirigido à Subunidade Acadêmica promotora do Concurso, conforme modelo de Requerimento em Anexo;

b) Curriculum Vitae no modelo Lattes / CNPq, devidamente comprovado, encadernado e paginado. Para facilitar, em caso de indeferimento da pré-inscrição ou não aprovação do candidato, o resgate dessa documentação;

c) Documento de identidade que possua fotografia e válido em todo o território nacional – cópia autenticada;

d) Cadastro de Pessoa Física/CPF – cópia autenticada (dispensável se constar no Documento de Identidade);

e) Comprovante de quitação com a obrigação eleitoral – cópia autenticada ou formulário eletrônico;

f) Comprovante de quitação com o serviço militar (sexo masculino), nos casos previstos em lei – cópia autenticada;

g) Diploma(s) de Graduação acompanhado(s) do(s) Histórico(s) Escolar(es) correspondente(s) – cópias autenticadas;

h) Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União / GRU (Código de Recolhimento: 28883-7, Número de Referência: 021), referente à Taxa de Pré-inscrição no Concurso, disponível em anexo (GRU). 

Os concursos consistirão de Prova Escrita, de caráter teórico, eliminatório e classificatório; Prova Didática, de caráter prático-pedagógico, eliminatório e classificatório; Prova Prática, a critério da Subunidade Acadêmica promotora do Concurso e Projeto de Pesquisa, a critério da Subunidade Acadêmica promotora do Concurso; além de Julgamento de Títulos, de caráter classificatório.

Para obter mais informações é necessário acessar o edital que viabiliza Quadro de Vagas, distribuídas por Unidade, Subunidade, Área e Subárea de Conhecimento, Regime de Trabalho, Requisitos de Formação Básica (Graduação) e de Titulação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado), Anexos, contendo todos os procedimentos, recursos, critérios de avaliação e tudo o mais necessário à realização do concurso.


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Projeto Técnico Social Realiza Oficina para Moradoras do Bairro Areal em Chapadinha

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Moradoras do bairro areal participaram de oficina de reciclagem ofertada pelo Ministério das cidades por meio do Projeto Técnico Social em parceria com a Prefeitura de Chapadinha. A oficina foi realizada na sala de reuniões do Centro de Assistência Social –CRAS do areal. Antes do início da oficina, as mulheres assistiram palestra sobre a importância da reciclagem. As participantes receberam a visita da prefeita, Ducilene Belezinha, que elogiou os trabalhos.


Usando como materiais, latas de leite e frascos de vidros, e retalhos de tecidos, as participantes receberam orientações para a transformação desses materiais, que poderiam está prejudicando a natureza, transformando-o em decorações para as suas próprias residências.

Segundo a bióloga Meiriane de Jesus Costa, o principal alerta as participantes foi que o lixo é um fenômeno humano e não natural, sendo uma responsabilidade de todos nós. “Com essa iniciativa é possível tentar retirar ao máximo o lixo inorgânico de dentro do lixo, e transformar esse lixo em um utensílio útil dentro da sua própria casa, podendo ser feitos vasos de plantas. Vamos transformar o lixo em luxo, ” disse Meiriane.


A mesma oficina será realizada no Residencial José de Sousa Almeida ("Mil Casas"), na próxima quarta-feira (20), às 5h da tarde, na escola Joaquim Nunes.


Sobre o Projeto Técnico Social, uma das assistentes sociais do projeto, Jarlene Nogueira, explica a aplicabilidade da atividade. “Nós trabalhamos 5 eixos dentro do projeto, um deles é meio ambiente e por isso estamos trazendo essa oficina para que a população possa esta apreendendo a reaproveitar todo esse material, assim, evitar a poluição do meio ambiente,” explicou.


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URGENTE! Beneficiários do Residencial José de Sousa Almeida II Devem Assinar a Vistoria dos Imóveis

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A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), informa aos beneficiários do "Minha Casa, Minha Vida" (MCMV) - do Residencial José de Sousa Almeida II, que ainda não assinaram os contratos, que devem comparecer, em caráter de urgência, ao escritório da empresa Amorim Coutinho, localizado próximo ao residencial, munidos dos documentos pessoais para assinatura das vistorias dos imóveis.

A lista, contendo 90 nomes, dos que ainda faltam assinar o documento está disponível nos CRAS's da cidade e, também, na secretaria de Assistência Social.

Confira aqui!



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UFMA: Divulgada 7ª Chamada da Lista de Espera do Sisu 2016.1

CCAA/UFMA - Campus Chapadinha


A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (Proen/UFMA) divulgou nesta sexta-feira (08) a sétima e última lista de convocação de candidatos para matrículas da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Abaixo, os selecionados para o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA/UFMA, Campus de Chapadinha:

CAMPUS DE CHAPADINHA
Curso: ZOOTECNIA / Integral / Bacharelado
01 - FERNANDA DA SILVA BOTELHO
02 - CAMILA ZENITH FREIRE MENDES  

As matrículas serão realizadas nos dias 18 e 19 de abril, no campus de oferta do curso. Em São Luís, serão realizadas na Pró–Reitoria de Ensino, localizada no CEB Velho - Cidade Universitária Dom Delgado, e nos demais campi, nas secretarias acadêmicas.

A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (Proen/UFMA).

Para efetivar a matrícula, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos no ato da matrícula: duas fotos recentes 3x4 coloridas; Registro Geral de Identidade (RG); Cadastro Geral de Pessoas Físicas (CPF); prova da quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos, além do título de eleitor acompanhado da prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 e menores de 70 anos; certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio; e comprovante de residência atualizado.


Para saber mais acesse o Edital Nº 365/2015, que regulamenta o ingresso nos cursos presenciais de graduação da UFMA em 2016.1 e o Edital Nº 34/2016, que regulamenta os procedimentos específicos para a Lista de Espera da UFMA – SiSU 2016.1.


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MARCOS PAPELARIA
Av.: José Caetano (Praça da Bíblia)
(98) 3471-0994 / 99133-9270



Chapadinha Continua um Verdadeiro Canteiro de Obras

A prefeita realizando um acompanhamento da construção do canteiro central da Av. Bela Vista

SECOM/PMC
A prefeitura de Chapadinha continua com obras no município, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Nas avenidas Vitorino Freire (bairro Terras Duras) e Chico Pontes (antiga avenida Rodoviária) e os canteiros centrais da avenida principal do bairro do Areal passaram por uma revitalização!

Também foi dado inicio a construção do meio fio da Avenida Bela Vista, que dá acesso aos residênciais José de Sousa Almeida I e II ("Mil Casas").


E assim continua o governo municipal dando ênfase ao desenvolvimento de nossa cidade, mostrando como se administra, em meio a crise que assola o pais. Isso se denomina competência administrativa.




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SÃO BERNARDO - Recuperação da Iluminação Pública é Determinada a Pedido do MPMA



Com base em uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão, em 26 de janeiro, a Justiça determinou, em Liminar, no último dia 6, que o Município de São Bernardo providencie a recuperação e instalação da iluminação pública na sede do município e nos povoados Enxu, Pau D'Água, Nova Esperança, Santa Maria, Entroncamento, São Miguel e Loteamento Santa Maria.

De acordo com o promotor de justiça Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira, a ação foi proposta após esgotadas as tentativas de resolução extrajudicial do problema, inclusive com a realização de audiência com o secretário municipal de Infraestrutura e representantes dos diversos povoados. Apesar do pagamento mensal de uma taxa destinada à iluminação pública, o Município afirmava que não haveria recursos para a adequação do serviço.

Na ação, o Ministério Público afirma que a falta ou a má prestação do serviço violam o princípio da eficiência na administração pública, o direito à cidade e à segurança pública. Além disso, o direito fundamental à educação também fica prejudicado. "Para aqueles que frequentam o ensino noturno, a utilização das vias públicas sem iluminação traz inúmeros empecilhos, desestimulando, inclusive, a frequência escolar". Raphaell de Oliveira ressalta, ainda, que já foram registrados casos de depredação do patrimônio público e roubo de merenda escolar, facilitados pela falta de iluminação adequada.

Na decisão, a Vara Única da Comarca de São Bernardo determinou que seja apresentado, no prazo de 10 dias úteis, o plano detalhado de ações para recuperação ou instalação de iluminação pública adequada. Deverá ser apresentado, também, o quantitativo de materiais a serem adquiridos e utilizados no serviço, com o cronograma de atividades e identificação dos servidores responsáveis pelo serviço.

Após a apresentação do plano, a prefeitura tem 30 dias úteis para executar a totalidade dos serviços, sob pena de multa diária de R$ 500, a ser aplicada pessoalmente ao prefeito de São Bernardo.

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)


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Conheça Orientações para Evitar o Desgaste de Documentos


Perder os documentos é sem dúvida uma situação que ninguém deseja passar. Mas, eventualmente, a perda pode ocorrer por descuido, extravio, ou até mesmo por roubo ou furto. Quando isso acontece, alguns transtornos são inevitáveis, como, por exemplo, ter que correr atrás de tirar um novo documento. Para evitar isso, alguns cuidados podem ser adotados para a preservação dos documentos.

O Viva, órgão estadual que presta serviços de emissão de documentos como Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), sempre orienta os cidadãos para que evitem o desgaste da documentação com a adoção de cuidados simples, porém efetivos para a conservação.

O diretor-geral do Viva, Duarte Júnior, orienta o cidadão a ter mais cuidado com a conservação dos documentos, guardar em local seguro e sempre que possível, optar por portar uma cópia ao invés do original.

“O documento é um instrumento de segurança do cidadão, que possibilita o acesso às políticas públicas, garantia de direitos e acesso a serviços diversos. É importante o cuidado com o local onde é guardado e como é portado, sempre buscando evitar que seja danificado, rasurado ou perdido”, orientou o diretor-geral do Viva.

Conservação
Para evitar transtornos e reforçar os cuidados com a conservação dos documentos, o Viva orienta os cidadãos a não saírem de casa com todos os documentos originais, exceto quando for necessário. Opte por portar sempre uma cópia simples ou autenticada. Evite usar materiais oxidantes próximo aos documentos e atenção ao transportá-los. Não dobre os documentos e mantenha sempre as mãos limpas ao manuseá-los.

Algumas medidas já foram adotadas no sentido de tornar os documentos mais duráveis e protegidos de desgaste, como é o caso da Carteira de Trabalho. Na nova carteira, são valorizados os mecanismos contra fraudes. O documento tem capa azul em material sintético mais resistente, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo.

A carteira de identidade também passou por mudanças recentes e atualmente é um documento informatizado. A fotografia é tirada na hora, a assinatura é eletrônica, é usada a biometria (identificação por meio da coleta das digitais por meio de scanner) e as informações coletadas passam a constar em uma base de dados estadual. Ela também traz informações importantes como o número do CPF e PIS/PASEP.

Extravio
Os riscos de ter o documento extraviado envolvem atos de estelionato, como abertura de contas em bancos, solicitação de empréstimos, compras de produtos em lojas, solicitação cartão de crédito e outros crimes. O primeiro passo que o cidadão deve fazer em caso de perda, roubo ou furto é Registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). Em caso de perda, o B.O. pode ser feito no próprio VIVA, no Balcão do Cidadão, antes da solicitação da segunda via do documento extraviado.

Em caso de roubo ou furto, o ideal é registrar a ocorrência imediatamente na delegacia de polícia mais próxima de onde o fato aconteceu. Para saber mais informações sobre o Viva e a localização da unidade mais próxima, acesse o site www.viva.ma.gov.br.



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SÃO BERNARDO - MPMA Requer Nomeação de Professores Excedentes Aprovados nos Concursos de 2011 e 2013

Imagem meramente ilustrativa

Devido a contratações irregulares existentes no quadro da Prefeitura de São Bernardo, principalmente na rede de educação, o Ministério Público do Maranhão ingressou, em 6 de abril, com Ação Civil Pública contra o referido Município, solicitando a nomeação de todos os aprovados excedentes para o cargo de professor, dos concursos de 2011 e de 2013.

A manifestação ministerial foi formulada pelo promotor de justiça Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira.

Também foi requerido, no prazo de cinco dias, a lista de todos os professores contratados precariamente. Em caso de descumprimento, foi sugerido o pagamento de multa no valor de R$ 10 mil por dia de atraso.

IRREGULARIDADES

Consta nos autos que o Município de São Bernardo possui e mantém diversos servidores contratados temporariamente, de forma irregular, mesmo existindo excedentes dos concursos públicos realizados em 2011 e 2013.

Devido ao problema, o Ministério Público recomendou que a administração municipal anulasse a contratação de pessoal sem concurso público para os cargos de agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, professor e auxiliar de enfermagem, entre outros da estrutura municipal. Segundo o promotor de justiça, a manifestação foi ignorada.

O MPMA constatou que existem mais de 250 servidores contratados irregularmente pelo Município. "O que se viu, ao longo da investigação, foi a contratação contumaz da administração municipal em todas as áreas do serviço público, notadamente no campo educacional", ressaltou o promotor.

De acordo com depoimentos colhidos durante a apuração da Promotoria, as contratações dos professores são precárias, inclusive na forma, porque não há contrato escrito, somente acerto verbal e inúmeros professores não são formados nas áreas em que atuam. "Além de afrontar os princípios básicos da administração pública, esta prática prejudica o direito à educação", enfatizou Raphaell de Oliveira.

IMPROBIDADE

Pelos mesmos motivos, o Ministério Público do Maranhão propôs, em 28 de março, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de São Bernardo, Coriolano Silva de Almeida. A manifestação é também de autoria do promotor de justiça Raphaell de Oliveira.

Nesta ação, foi pedida a condenação do gestor de acordo com o inciso III, artigo 12, da Lei nº 8.429/1992 (Lei da Improbidade Administrativa), cujas sanções são: ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração recebida pelo agente.

Igualmente é prevista a proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

O município de São Bernardo fica localizado a 375Km de São Luís.

Redação: Eduardo Júlio (COM-MPMA)


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MATA ROMA - Assalto a Banco Termina com um Suspeito Morto


MATA ROMA – Na manhã desta sexta-feira (15), cerca de cinco homens armados assaltaram uma agência do banco do Bradesco na cidade de Mata Roma - município distante 34,7 km de Chapadinha, no interior do Maranhão. Após a fuga dos criminosos, a polícia iniciou uma perseguição e acabou matando um dos suspeitos de participar do bando.



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terça-feira, 12 de abril de 2016

CHAPADA FELIZ - Ganhadores da 50ª Extração (Domingo, 10.Abril)

Compre já a sua Cartela(s) da 51ª Extração!!!

Ganhadores da 50ª Extração - Domingo, 10.Abril.2016


1º Prêmio - (R$ 2.000,00 - Dois mil reais)
Nome: Leila Maria Silva do Nascimento
Cartela: 10776-69
Rua: do Estádio, S/N - Bairro: Areal
Chapadinha-MA
Vendedor: Nagela


2º Prêmio - (R$ 2.000,00 dois mil reais)
Nome: Antônia dos Milagres dos S. Cardoso
Cartela: 08780-71
Av. Primavera, S/N - Bairro: Recanto dos Pássaros
Chapadinha-MA
Vendedor: Iraque


3º Prêmio - (R$ 2.000,00 - Dois mil reais)
Nome: Dorenildes de Paulo Oliveira
Cartela: 01388-97
Av. Bela Vista, S/N - Bairro: Areal
Chapadinha-MA
Vendedor: Marliane Mader


4º Prêmio – (R$ 2.000,00 - Dois mil reais)
Nome: Elvis Machado do Nascimento
Cartela: 14325-13
Rua: Bentivi - QD-A 2 - Nº 02 - Bairro: Mil Casas 
Chapadinha-MA 
Vendedor: Talvane Pinho da Silva


5º Prêmio – (R$: 30.000,00 - TRINTA MIL REAIS)
Nome: Emanuele Guimarães Sousa
Cartela: 19297-75
Rua: Miguel Paraibano, S/N - Bairro: Açude
Mata Roma-MA
Vendedor: Dioli de Mata Roma.


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segunda-feira, 11 de abril de 2016

Emissão da Carteira de Identidade (RG) Fica Mais Cara a Partir Desta Segunda (11)

O valor sofreu reajuste de 11,30%.
Imagem meramente ilustrativa


A partir desta segunda-feira (11) entra em vigor a nova taxa para emissão da segunda via da Carteira de Identidade (RG). O valor sofreu reajuste de 11,30%, que corresponde a R$ 3,33. Assim a taxa que antes era de R$ 29,50, passa a custar R$ 32,83.


De com a determinação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), órgão responsável pela emissão da RG juntamente com o Instituto de Identificação do Maranhão (Ident), o reajuste teve como base o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC/IBGE).

Apesar do aumento, o Ident afirmou que o Maranhão se mantém entre os estados com o menor valor da taxa no Brasil. Em outros estados, o custo da emissão da segunda via pode chegar a R$ 93,00 como é o caso do Mato Grosso do Sul.

No Viva, órgão que presta o serviço de emissão, a nova taxa passa a vigorar a partir desta segunda-feira (11) em todas as 16 unidades. A primeira via do documento de identidade continua sendo gratuita e pode ser tirada em qualquer idade. Para emitir a identidade é preciso levar a certidão de nascimento (ou casamento ou separação), CPF e comprovante de residência. Para saber a localização da unidade do Viva mais próxima de sua residência basta acessar o site www.viva.ma.gov.br.

Mais segurança

A carteira de identidade é o documento nacional de identificação civil no Brasil. Atualmente o RG é um documento informatizado. A fotografia é tirada na hora, a assinatura é eletrônica, é usada a biometria (identificação por meio da coleta das digitais por meio de scanner) e as informações coletadas passam a constar em uma base de dados estadual.

Para Lúcio Flavo Cavalcante, diretor do Ident, o atual modelo do RG vem contribuindo para a redução de crimes de estelionato. “O uso da biometria garante mais segurança para o cidadão, coibindo fraudes e uso indevido de seus dados pessoais. No mês de março, por exemplo, conseguimos evitar 296 tentativas de fraude, de pessoas que tentavam se passar por outras e também que tentaram tirar mais de uma RG”, afirmou.


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MARCOS PAPELARIA
Av.: José Caetano - Centro (Praça da Bíblia)
Fones: (98) 3471- 0994 / 99133-9270


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