WebNet

WebNet

sexta-feira, 22 de julho de 2016

ALERTA! Montagens em Áudios com Políticos de Chapadinha Podem Render Processos na Justiça


Tanto os autores das montagens quanto quem as repercute podem ser penalizados

Do Blog do William Fernandes

Nem começou oficialmente a campanha política em Chapadinha e já há sinais de desespero despontando pelos lados de opositores da pré-candidata à reeleição, Ducilene Belezinha.

Baseados em diversas pesquisas, que eles mesmos encomendaram, os “graúdos” da oposição já perceberam que a situação está quase irreversível e, numa tentativa desesperada de encontrar uma saída para enfrentar o favoritismo da pré-candidata, estão atirando pra todos os lados e de todas as formas.

Uma destas tentativas é através de montagens de áudios utilizando falas de Belezinha e Aluízio Santos, com o objetivo de causar revolta entre pessoas que os apoiam.

Uma dessas montagens, de fácil percepção, já está circulando em redes sociais e a assessoria jurídica do grupo alerta que isto é crime e chama a atenção para o risco que as pessoas correm ao repercutirem áudios dessa natureza, podendo sofrer ações na Justiça.

A assessoria jurídica informa que medidas judiciais já estão sendo tomadas com o objetivo de evitar danos à imagem das vítimas, punir os culpados e prevenir futuras infrações.


Publicidade



quinta-feira, 21 de julho de 2016

De Brasília, Mulher Procurar por Familiares em Chapadinha


A redação do Blog do Alexandre Cunha foi procurada pela advogada Raquel Bezerra, da cidade de Brasília-DF, a mesma está à procura dos familiares da chapadinhense Maria Telma Conceição de Carvalho, que perdeu contato com sua família há muitos anos.

Maria Telma (foto) procura seus familiares em Chapadinha, ela é filha da sra. Osita Conceição de Carvalho, que faleceu em 1986, nesta cidade.

Maria Telma teria três irmãos que são eles: Regina, Raimundo Nonato e Francisco, sua mãe era moradora do bairro Novo Castelo. Maria Telma tinha um padrasto conhecido como Luisinho.

Ainda em contato com o blog, ela nos relatou que sua família era amiga da família de Zé Tomás.

Quem souber alguma informação que possa levar ao paradeiro de alguns de seus familiares entrar em contato através do Telefone: (61) 9808-5447 (WhatsApp) - Falar com Raquel Bezerra.

Maria Telma mora e trabalha com Raquel na cidade de Brasília DF.


Publicidade



SÃO BERNARDO - Município Recebe Equipamentos do MS para Unidades Básica à Saúde (UBS's)


Por: Raimundo Santos - Do Portal Opiniao 10

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na tarde desta quarta-feira (20), centenas de novos equipamentos que serão utilizados nos serviços prestados na área da Atenção Básica à Saúde, no município de São Bernardo - distante 127 km de Chapadinha.



São Refrigeradores de 280Lts, TV-LCD 42”, Ar Condicionados SPLIT, Aparelhos de DVDs, Bebedouros, nobreaks, Baldes lixeira, Compressor Odontológico, Estetoscópio (adulto e infantil), Cadeiras de rodas, Balanças antropométrica (adulto e infantil), Aparelhos de Raio X odontológico, Bomba de Vácuo 2HP-CV, Seladoras, Ventiladores de teto, Cadeira odontológica completa, Armários arquivo para pastas suspensas, Armários de aço, Cadeiras com assento e encosto estofado, Carro maca simples, Longarinas 03 lugares, Mesas de escritório, Mesa ginecológica, Mesa para impressora, Mesa de exames em aço, Negatoscópio, Suporte de soro, Biombo duplo, Amalgamador odontológico, Reanimador pulmonar manual (adulto e infantil), Otoscópio, Dermatoscópio, Oftalmoscópio, Laringoscópio (adulto e infantil), Eletrocardiógrafo, Desfibrilador externo automático, computador completo, mesa cirúrgica inox, entre outros itens.




Segundo o prefeito Coraninho, todos os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio firmando entre a Prefeitura de São Bernardo e o Ministério da Saúde (MS) e serão distribuídos nas diversas unidades de saúde da sede e da zona rural, com ênfase na melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica do município.


Publicidade



NINA RODRIGUES - Pai é Preso Suspeito de Estuprar a Própria Filha, na Zona Rural

Adalberto Alves - Pai acusado


Adalberto Alves, de 45 anos de idade, foi preso na manhã desta quarta-feira (20) no Povoado São Domingos do Chiquito, zona rural de Nina Rodrigues - município distante 82,6 km de Chapadinha.

Pesa sobre o mesmo, a suspeita de ter estuprado a própria filha - menor de idade. A prisão se deu após uma denúncia do Conselho Tutelar daquele município.

Após a prisão o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Nina Rodrigues, ele negou a autoria do crime, mas continua detido e aguardando a decisão da justiça.


Publicidade



ARAIOSES - Homem é Preso Acusado de Estupro; Vítimas são Menores de Idade

Homem é suspeito também de estuprar outra criança de 12 anos.
Homem é suspeito também de estuprar outra criança de 12 anos.
(Foto: Divulgação / Polícia Civil)

O suspeito foi denunciado após violentar sexualmente a sobrinha de 14 anos.


Um homem identificado como Antônio Maria da Silva, também conhecido como "Tonhão", foi preso, nesta quarta-feira (20), pelo crime de estupro majorado pela menor idade da vítima após violentar sexualmente a própria sobrinha, de 14 anos, no município de Araioses - distante 219 km de Chapadinha.

Segundo informações da Polícia Civil, o homem atacou a adolescente durante a madrugada, enquanto a jovem dormia. Ao amanhecer, a avó da menina e mãe de Antônio da Silva, compareceu à Delegacia de Polícia Civil denunciando o crime. O homem foi capturado e autuado em flagrante.

Ainda segundo a Polícia, foram acionados o Conselho Tutelar e o psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para fazer o acompanhamento e evitar a revitimização da adolescente.

Durante as investigações, o suspeito confessou a autoria do crime. Os policiais investigam ainda a possível autoria de outro abuso, praticado contra outra sobrinha de Antônio da Silva de apenas 12 anos de idade, no ano passado.


Publicidade


Escolha SEMPRE a QUALIDADE do Laboratório UNILAB!!! Em Chapadinha, 2 unidades: -------- ✅Unidade Central - ao lado da Ultra Clínica (lateral do Banco do Brasil) na Rua Gustavo Barbosa, 102 - Centro - Fones: (98) 3471-1546 / 99171-1500 - Email: unilab.analisesclinicas@hotmail.com -------- ✅Unidade Cemed - Clínica Cemed na Av. Ataliba Vieira de Almeida, 1258 - Centro - Fones: (98) 3471-1038 / 99174-0985.


AGERP/Chapadinha Participa de Capacitação de Técnicos do Sistema SAF para Realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Técnicos do Sistema SAF durante aula prática sobre o CAR no Cinturão Verde. (Foto: Divulgação)

Título Original - Técnicos do sistema SAF são capacitados para realização do Cadastro Ambiental Rural


Após a prorrogação oficial do prazo para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), estendida para 31 de dezembro de 2017, o Sistema de Agricultura Familiar promoveu, de segunda (18) até esta quarta-feira (20), na sede da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), em São Luís, capacitação para 28 técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e para técnicos que atuam no Plano Mais IDH. O Sistema de Agricultura Familiar é formado pela Agerp, SAF e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

O objetivo da capacitação foi formar facilitadores que auxiliarão nas inscrições do CAR e em ações de fomento do projeto ‘Sustentabilidade no campo para a agricultura familiar no Maranhão’. Na programação, temas como legislação sobre o CAR, capacitação para o uso do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), cartografia e noções de Sensoriamento. Outro assunto é o Programa Trackmaker, que realiza captura de dados com aparelhos GPS. Serão realizadas aulas teóricas e práticas na área do Cinturão Verde, zona rural de São Luís.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. A finalidade é integrar e monitorar as informações ambientais referentes a situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL), áreas remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada das propriedades e posses rurais, compondo mapa digital e base de dados para controle, garantindo desde o planejamento ambiental até a recuperação de áreas degradadas.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, destacou a importância de capacitação. “O CAR está agora sob coordenação do Sistema da Agricultura Familiar e a Agerp é nossa parceira nessa missão. A adesão ao CAR será requisito para acesso ao crédito rural a partir de 2018. Então, entendemos que essas capacitações são fundamentais para ampliarmos o número de imóveis no CAR e desenvolver a agricultura no estado”, afirmou.

Secretário Adelmo Soares e o presidente da Agerp, Julio Mendonça, no encerramento da capacitação. (Foto: Divulgação)

Para o presidente da Agerp, Julio Cesar Mendonça, a presença da Agência na execução do CAR é muito importante. “Preparamos nossos técnicos para esse grande desafio, que é executar o CAR de forma satisfatória nas nossas regionais, mostrando que a Agerp assume, de maneira concreta, um papel fundamental e estratégico no Governo do Estado, como órgão executor do CAR no Maranhão”, explicou. A Agerp já capacitou técnicos das regionais de Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês e Zé Doca.

Muito se conhecia na teoria, mas tivemos a oportunidade de ter acesso, na prática, a todas as técnicas necessárias para a realização de um trabalho de qualidade junto às famílias no campo”, comentou Jaci Silva, engenheira agrônoma e técnica do escritório regional da Agerp em Chapadinha.

Para a coordenadora-geral do CAR, Adelana Santos, o cadastro foi umas das principais contribuições trazidas pelo Novo Código Florestal, com o objetivo de acelerar a regularização ambiental de cerca de 3,7 milhões de imóveis rurais em todo país. “Com esta capacitação daremos mais um importante passo para alavancar o CAR dos imóveis rurais, contribuindo assim, para melhorar o ambiente de produção rural, em concordância com as responsabilidades ambientais”, disse.


Publicidade



quarta-feira, 20 de julho de 2016

Banda ASAS LIVRE Realiza Show, na Quadra do FAC, Próximo Dia 29


Conteúdo Publicitário

A banda Asas Livres, pioneira no ritmo arrocha, vive um novo momento. Com álbum recém-lançado, a banda comemora o sucesso da nova música de trabalho, "Machuca", e dá continuidade à turnê "Para Sempre Como Sempre" do disco homônimo.

Durante esta semana, a banda está gravando o clipe da canção, que será produzido pela ShowMix Produções.

No próximo dia 29 (uma sexta-feira), o show é aqui na cidade de Chapadinha-MA, e o grupo promete não deixar ninguém parado. "Estamos preparando um repertório repleto de clássicos e inéditas do novo CD, que já conta com mais de 300 mil downloads na plataforma Sua Música. Só temos a agradecer aos fãs e admiradores do nosso trabalho", comemora o vocalista Alan Delon.

Aproveite o 1º Lote de Ingressos Antecipados
Aqui em Chapadinha, a apresentação acontece na Quadra do FAC, no próximo dia 29, a partir das 22h. Já comprou seu ingresso antecipado? Se ainda não, então corra e aproveite o 1º lote ao preço promocional de R$ 20,00 - No Chico do CD e Zé Napoleao, e ganhe inteiramente grátis um Cd!!!

Realização: Jr. Carneiro

FORRÓ DAS ANTIGAS

... e dia 12 de Agosto, acontece o grande show anual FORRÓ DAS ANTIGAS 2016. Este ano conta com a apresentação das bandas Mastruz com Leite e Cavalo de Pau. Participação especial da cantora Nathalia Galvão! Aguardem!!!



Homem é Preso Após Praticar Direção Perigosa nas Ruas de Chapadinha



No último dia 15, Dorival Pereira dos Santos, de 19 anos, estava praticando direção perigosa em sua moto (empinando pneu), uma POP 100, pelas principais ruas de Chapadinha. Ao avistar a Barreira Policial que estava acontecendo na Travessa 15 de Novembro - Centro (próximo ao prédio do IBGE), o mesmo tentou fugir mas acabou sendo detido.



Após revista no mesmo, foi constatado que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), onde foi dado voz de prisão a Dorival pela prática de crime de trânsito, de imediato o infrator tentou empreender fuga em sua moto, sendo impedido pelos Policiais Militares de serviço.



A prática deste tipo de crime nas ruas de Chapadinha esta sendo combatida de forma intensa pelo 16º Batalhão. A Equipe Águia (Policiamento de Motos) tem feito varias prisões de infratores e feito apreensão de seus veículos e apresentado aos órgãos competentes.



Publicidade



TSE Divulga Limites de Gastos - Em Chapadinha, Candidatos a Prefeitos Terão Teto de R$ 1.072.464,70; Vereador, R$ 28.941,92


Candidatos a prefeito de Chapadinha - município que tem 54.515 eleitores aptos para as eleições 2016, poderão gastar até R$ R$ 1.072.464,70 (hum milhão e setenta e dois mil e quatrocentos e sessenta e quatro reais e setenta centavos). Já os candidatos a vereador poderão desembolsar até R$ 28.941,92 (Vinte e oito mil novecentos e quarenta e um reais e noventa e dois centavos) - Confira no recorte (print) abaixo:


Para conferir todos os municípios maranhenses, clique aqui.

Os valores foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta quarta-feira (20), o valor máximo para as campanhas ao Executivo nas cidades pequenas é de R$ 108 mil; para o Legislativo, R$ 10,8 mil. São 3.794 municípios do país (ou seja, 68% do total) que têm esse teto para os dois cargos.

As tabelas com os limites de gastos foram publicadas no Diário de Justiça Eletrônico do TSE e podem ser acessadas no site. Veja todos os valores.

O TSE atualizou os valores de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE.

O índice de atualização dos limites máximos de gastos foi de 33,8%, o que corresponde ao INPC acumulado de outubro de 2012 a junho de 2016.

Para os municípios de até 10 mil eleitores e com valores fixos de gastos de R$ 100 mil para prefeito e R$ 10 mil para vereador, o índice de atualização aplicado foi de 8%, que corresponde ao INPC acumulado de outubro de 2015 a junho de 2016, já que esses valores fixos foram criados com a promulgação da lei nº 13.165, de 2015.

Índice de atualização

O índice de atualização dos limites máximos de gastos foi de 33,7612367688657%, que corresponde ao INPC acumulado de outubro de 2012 a junho de 2016. Para os municípios de até 10 mil eleitores e com valores fixos de gastos de R$ 100 mil para prefeito e R$ 10 mil para vereador, o índice de atualização aplicado foi de 8,03905753097063%, que corresponde ao INPC acumulado de outubro de 2015 a junho de 2016, visto que esses valores fixos foram criados com a promulgação da Lei nº 13.165/2015 (Reforma Eleitoral 2015).

Limites para contratação de pessoal

A Reforma Eleitoral 2015 também estipulou limites quantitativos para a contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais, em consonância com o art. 36 da Resolução TSE nº 23.463/1995.

Segundo a Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997), em seu art. 100-A, parágrafo 6º, para fins de verificação dos limites quantitativos de contratação de pessoal não são incluídos: a militância não remunerada; pessoal contratado para apoio administrativo e operacional; fiscais e delegados credenciados para trabalhar nas eleições; e advogados dos candidatos ou dos partidos e das coligações. Com informações do TSE.

Fonte: TSE
*Com colaboração dos blogs do Valdivan Alves e Correio Buritiense.


Publicidade



"TIQUIRA" Foi Em Cana - Homem é Preso ao Furtar Fios de Cobre nas "Mil Casas", em Chapadinha



Policiais militares prenderam, na tarde do último domingo (17), por volta das 17h30, em Chapadinha, Francisco da Silva Santana, 21 anos, conhecido por "TIQUIRA", por furto de fios de cobre.


Ao avistar a viatura, Tiquira iniciou uma fuga, mas foi capturado pela polícia que, após revista, encontrou com o suspeito uma faca tipo peixeira de 15 cm e aproximadamente 5 Kg de fios de cobre. Ele assumiu sua ação criminosa e disse que os fios tinham sido furtados na área do Residencial José de Sousa Almeida ("Mil Casas").


Com a confissão não deu outro: Tiquira foi em cana, sendo conduzido, junto com material apreendido, pela PM até a Delegacia de Polícia de Chapadinha, para as providencias cabíveis.


Publicidade



TUTÓIA - Decisão Judicial Condena Município a Implantar Sistema de Abastecimento de Água

Em contestação, o município alega que o Ministério Público pretende violar o princípio da separação dos poderes, tentando fazer com que o Judiciário substitua o Poder Executivo no mérito administrativo para a introdução de serviços da alçada do último.


Uma decisão assinada pelo juiz Rodrigo Otávio Terças determina que o Município de Tutóia implante desde já um sistema de abastecimento de água encanada de qualidade a todos os moradores. A decisão observa que o sistema abasteça a sede do município. Sobre o assunto, já existe um convênio e um termo de compromisso. Deverá ainda o Município iniciar o fornecimento de água encanada à população, conforme projeto dos referidos convênios. Em contestação, o Município alega que o requerente (Ministério Público) pretende violar o princípio da separação dos poderes, tentando fazer com que o Judiciário substitua o Poder Executivo no mérito administrativo para a implementação de serviços da alçada do último. Rodrigo Terças é titular de Tutóia.

O pedido do Ministério Público expõe que o Município de Tutóia recebeu investimentos da ordem de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) para a implantação do sistema de abastecimento de água na cidade, advindos de dois acordos firmados com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA (Convênio nº. 0802/07 e Termo de Compromisso TC/PAC nº. 1080/08). O Convênio nº. 0802/2007 foi no valor de R$ 3.000.000,00 e tinha vigência de 12 meses, tendo o requerido que concluir as obras objeto do pacto até 31.12.2008.

Ocorre que, ao fim do repasse total da verba, feito em 04 parcelas, a municipalidade não terminou as obras, bem como não prestou contas da última parcela, levando à instauração de Tomadas de Contas. Já em relação ao Termo de Compromisso TC/PAC nº. 1080/08 firmado no valor de R$ 2.000.000,00, o prazo para execução das obras expirou em 07.10.2012, não tendo o requerido cumprido o mesmo. E mais uma vez, dos seis repasses recebidos através deste acordo, o município deixou de apresentar contas do último.

Destaca o juiz na decisão: “O convênio nº. 0802/2007 firmado entre o Município de Tutóia e a Fundação Nacional de Saúde em 31.12.2007, teve vigência de 12 meses a partir da assinatura, sendo que foram destinados R$ 3.000.000,00 para a execução de obra de implantação do sistema de abastecimento de água na sede do município. Contudo, verifico que apesar de ter apresentado duas prestações de contas que foram aprovadas, apenas 80,05% da obra foi concluída, conforme Relatório e Parecer de Visita Técnica feita entre 04 e 05/12/2009 e por isto, o prazo para conclusão do objeto do convênio foi prorrogado para 16.10.2010, conforme notificação nº. 1573 de fls. 3130/3131, devendo o requerido apresentar a prestação de contas no período de 17.10.2010 a 15.12.2010".

A decisão ressalta que o Município deixou de prestar contas da última parcela do convênio no valor de R$ 600.000,00 e mais R$ 200,00 repassados ao ente municipal. Por este motivo, o município foi incluso na condição de inadimplente junto ao SIAFI e encaminhado o processo para instauração de Tomadas de Contas Especial, conforme despacho nº. 059/2011 (fls. 3151). “Por si só, tal fato já demonstra que a obra não foi concluída, visto que não foram comprovados os gastos referentes à parcela discutida, bem como não foi entregue o relatório de conclusão do objeto do convênio, como solicitado em notificação nº. 1573 de fls. 3130/3131”, observa a liminar.

Quanto ao Termo de Compromisso TC/PAC nº. 1080/2008, também firmado entre FUNASA e Município Tutóia, ficou comprovado que foram repassados R$ 2.000.000,00 para a execução de obra de implantação do sistema de abastecimento de água na sede do município. “E assim, como o convênio anteriormente analisado, este também não teve seu objeto concluído apesar de todas as parcelas de verbas serem repassadas para o município. Essa constatação é reforçada pelo Relatório e Parecer de Visita Técnica da FUNASA de fls. 3226/3228, onde se verificou que até 21.01.2012, havia apenas 70,51% da obra objeto do pacto, concluída”, relatou o juiz na decisão.

O município tentou afastar sua responsabilidade alegando que a Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (CAEMA) é quem estaria responsável por finalizar as obras, estando a municipalidade responsável pela cobrança da concessionária de abastecimento, para que conclua a implantação dos sistemas com a maior brevidade possível. “Porém, restou demonstrado nos autos que como dito, a concessionária informou claramente que as obras feitas pela municipalidade não foram concluídas em sua totalidade, levando a CAEMA a fazer os incrementos de serviços e materiais necessários”, diz a liminar.

E segue: “Além disso, é fato público e notório que a cidade de Tutóia, mesmo após a decisão de tutela de urgência deferida por este juízo, continua sem sistema público de abastecimento de água potável, sendo que a população se utiliza de poços artesianos particulares para terem água, sem nenhum tipo de tratamento, em suas residências, até a presente data. Inclusive, o fornecimento de água do Fórum da cidade provém de um poço localizado no próprio imóvel”.

O magistrado explicou que “não se trata a presente demanda de qualquer violação ao princípio da separação dos poderes, posto que o Ministério Público ingressou com a presente demanda visando resguardar direito fundamental, in casu, a saúde e saneamento básico, com o fornecimento de água potável, que constitui bem essencial à vida, como bem já alhures fundamentado, assim como visando resguardar o interesse público ofendido pelo Município Requerido no descumprimento de convênio com objeto certo, claro e delimitado, que não fora cumprido pelo Executivo Municipal não obstante ter recebido todas as verbas destinadas à consecução de seu objeto”.

Por fim, decidiu a Justiça condenar o Município de Tutóia a implantar o sistema de abastecimento de água encanada de qualidade a todos os moradores da sede do Município de Tutóia, conforme especificações dos planos de trabalhos referentes ao Convênio nº. 0807/07 e Termo de Compromisso nº.1080/2008, bem como iniciar o fornecimento de água encanada à população, conforme projeto dos referidos convênios, de forma imediata, posto que em vigor a liminar já concedida, cujo prazo já se escoou sem que o abastecimento da cidade tenha iniciado até a presente data, sob pena da multa diária já imposta, a ser destinada ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos – FEDD, instituído pela Lei n.º 10.417/2016 do Estado do Maranhão.


Publicidade


Escolha SEMPRE a QUALIDADE do Laboratório UNILAB!!! Em Chapadinha, 2 unidades: -------- ✅Unidade Central - ao lado da Ultra Clínica (lateral do Banco do Brasil) na Rua Gustavo Barbosa, 102 - Centro - Fones: (98) 3471-1546 / 99171-1500 - Email: unilab.analisesclinicas@hotmail.com -------- ✅Unidade Cemed - Clínica Cemed na Av. Ataliba Vieira de Almeida, 1258 - Centro - Fones: (98) 3471-1038 / 99174-0985.


PIRAPEMAS/MA - Homem que Ateou Fogo em Família é Preso Todo Queimado

Antonio da Silva Cruz - acusado


Dois dos homens que participaram da ação criminosa que culminou com uma família inteira queimada, em Pirapemas, foi preso por homens da Polícia Civil.

Um deles é Antônio da Silva Cruz. Ele também sofreu várias queimaduras durante a ação criminosa. O outro é Adriano Rocha Nunes.

Adriano Rocha Nunes

Durante o assalto, eles diziam a todo momento saber que a família guardava R$ 15 mil em casa.
queimadura
Algumas vítimas chegando ao hospital

Como não encontraram nada, e diante da negativa dos moradores sobre a existência da quantia, eles atearam fogo na casa e fugiram.


Publicidade



FAP - VESTIBULAR 2016.2 - CURSO DE LETRAS: Inscrições Abertas para Turma 2016.2 com Preços Promocionais.

Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP

*Colaboração: Prof. Márcio André

A língua é a principal ferramenta de comunicação humana, por isso, o curso de Letras torna-se fundamental na formação de profissionais da área de linguagens, das expressões literárias e ensino de língua materna, língua estrangeira, além do desenvolvimento de técnicas de redação e revisão ortográfica.

Principais atividades desse especialista:

- Atuar no ensino das línguas portuguesa, inglesa e/ou espanhola, das literaturas portuguesa, brasileira, inglesa, norte-americana e/ou espanhola;

- Trabalhar na elaboração, revisão e correção de textos em editoras e órgãos de imprensa;

- Fazer versões de um idioma para outro de textos técnicos e literários, bem como atuar em conferências e simpósios, efetuando interpretações simultâneas ou consecutivas;

- Desenvolver pesquisas, estudos, análises e teses de linguística e literatura.

O futuro profissional licenciado em Letras - pela Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP, poderá atuar em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, universidades, áreas jornalísticas, editoras, empresas privadas e também como autônomo preparando relatórios, pautas e atas para reuniões importantes do empresariado.

Ressalta-se que essa habilitação encontra o mercado em franca expansão e é uma ótima opção para quem pretende exercer a profissão na área do ensino.

Então, não perca tempo faça já sua inscrição para o vestibular agendado. Acesse: www.fapeduca.com ou se preferir, visite-nos ou ligue (98) 3471-1955.



FAP – Aqui é o meu lugar!


terça-feira, 19 de julho de 2016

Terror em Pirapemas: Bandidos Ateiam Fogo em Casa com Família Dentro

Populares na frente do Hospital Gertrudes Melo


Sete pessoas, sendo duas mulheres e cinco homens foram vítimas de um crime brutal na noite desta terça-feira (19), no povoado Tiquaras, zona rural de Pirapemas - município distante 194 km de Chapadinha.

Por volta das 19h30, duas pessoas chegaram a residência de um morador da localidade anunciando assalto, após renderem as vítimas e não conseguirem o objetivo que seria levar 15mil reais que a dupla suspeitava que o dono da casa estivesse com o dinheiro guardado na residência, amarram os familiares que estavam na casa e atearam fogo, na sequência fugiram. Os vizinhos das vítimas foram os primeiros a chegarem na residência e a socorrer todas as sete pessoas.


Entre as vítimas está a filha do ex-vereador Pedro Vieira, identificada por Bibi, o seu esposo por nome de Naldo, um outro homem identificado apenas por Rivelino que seria filho da Mariazinha, moradora da Avenida João Castelo. As outras quatro vítimas, entre elas, o dono da casa e pai do homem identificado por Naldo não tiveram os nomes divulgados.


Todas as 7 vítimas tiveram os primeiros atendimentos no hospital do município Gertrudes Melo e estão sendo transferidas neste momento para a capital São Luis em duas ambulância de Pirapemas e duas da cidade de Cantanhede.

Até a publicação desta matéria não conseguimos obter nenhuma informação sobre os assaltantes.


Publicidade



Do Atual 7 - TCE-MA Não Enviou Lista de Fichas Sujas à Justiça Eleitoral


Prazo encerrou-se desde o último dia 5. Convenções partidárias e a deliberação sobre coligações começam nesta quarta-feira (20).

Do site Atual 7

A um dia para o início das convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão ainda não enviou à Justiça Eleitoral a relação daqueles que tiveram suas contas julgadas irregulares ou reprovadas nos últimos oito anos. A informação foi confirmada pelo ATUAL7 junto à Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, na tarde desta terça-feira 19.

Pela legislação, o prazo para que o Tribunal de Contas da União (TCU) e os tribunais de contas de todo o Brasil enviem essa relação encerrou-se desde o dia 5 de julho. Como alguns dos conselheiros mantêm estreitas relações políticas com diversos pré-candidatos a eleição e, principalmente, reeleição – a exemplo do presidente Jorge Pavão, do ex-presidente Edmar Cutrim, e do ouvidor Washington Luiz Oliveira – há suspeitas de que o atraso possa ter sido proposital, para livrar os aliados dos membros do TCE-MA das barras da Justiça.

Entre os que devem estar nessa lista que já deveria ter sido entregue pelo TCE-MA à Justiça Eleitoral está, por exemplo, o ex-prefeito de São José de Ribamar, Júlio César de Sousa Matos, o Dr. Julinho. Ficha suja, ele teve duas prestações de contas julgadas irregulares pelo tribunal de contas, referentes ao exercício financeiro de 2007 e de 2008, respectivamente como diretor geral e ordenador de despesas da Maternidade Benedito Leite.

Outro que também deve estar na relação de fichas sujas é o ex-presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande, Antonio Gomes Lima, vulgo Toinho do Juvenil (PCdoB). Ele teve suas contas referentes ao exercício financeiro de 2009 e de 2010 rejeitas pelo pleno do tribunal, por unanimidade. Toinho do Juvenil foi condenado ainda a devolver aos cofres públicos do Estado e do Município valores subtraídos quando comandava as contas da Câmara Municipal de Vargem Grande.

Há ainda milhares de outros nomes que, por terem suas contas rejeitadas ou reprovadas nos últimos 8 anos, apareceriam na lista que, estranhamente, não foi entregue à Justiça Eleitoral.

Entre os mais conhecidos estão os prefeitos, ex-prefeitos de Itapecuru-Mirim, Miguel Lauande; Timon, Socorro Waquim; Buriti, Rafael Mesquita Brasil; Lago Verde, Raimundo Almeida; Nina Rodrigues, Iara Quaresma; São Luís, João Castelo; Chapadinha, Danúbia Carneiro; Urbano Santos, Abnadab Leda; Paraibano, Maria Aparecida Queiroz Furtado; Cajari, Joel Dourado Franco; Grajaú, Mercial Lima Arruda; São Benedito do Rio Preto, Creomar de Mesquita; e de Matinha, Marcos Robert Silva Costa, mais conhecido como Beto Pixuta.

LEIA TAMBÉM - TCE Desaprova as Contas da Ex-Prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro - Clique Aqui e reveja.

Fichas sujas

Caso algum deles realmente se candidate nas eleições deste ano, é com base nessa lista que já deveria ter sido enviada pelo TCE-MA que o Ministério Público Eleitoral, os partidos políticos, as coligações e os próprios candidatos adversários poderão propor ação de inelegibilidade. O próprio juiz eleitoral pode também, por conta própria, analisar os casos e declarar os candidatos inelegíveis, sem necessidade de ser provocado, conforme previsto na Lei da Ficha Limpa.

A impugnação do registro de candidatura é baseada Lei de Inelegibilidade, que define inelegíveis os que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso – quando há intenção - de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente. Enquadram-se nessa categoria de fichas sujas, por exemplo, quem omitiu informação na prestação de contas, desrespeitou normas ou causou danos ao erário. Mas para isso as decisões precisam ser irrecorríveis.

Conforme a legislação, os condenados não podem se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas por força do tapetão, isto é, se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

A eleição municipal deste ano será no dia 2 de outubro (primeiro domingo do mês), quando estarão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.


Publicidade



Nasce os Filhos Gêmeos do Casal Kelly Rodrigues & Igor Rodrigues


Coluna Social

O blog felicita o casal amigo, Kelly Rodrigues & Igor Rodrigues, pela chegada dos filhos Ítallo André & Dayv Nícollas, que vieram ao Mundo na tarde desta segunda-feira, dia 18 de julho, por volta das 15h30.


O parto (cesáreo) aconteceu na clínica Cemed, pela equipe do médico Carlos Alberto. Ítallo André com peso de 2,950Kg e Dayv Nícollas com 2,850Kg.


À toda Família, nossos sinceros votos de muita saúde e felicitações!


Publicidade



Arquivo do blog