WebNet

WebNet

sábado, 8 de outubro de 2016

Dia das Crianças Solidário - Contribua com Doações!!!


Conduzido por Camila Martins e colaboração de outros moradores, há dois anos - no mês de outubro, é realizado um trabalho voluntário com crianças do Bairro Corrente 2. O acontecimento depende de doações. 

Torne o "Dia das Crianças" (do bairro Corrente) mais alegre e feliz, cooperando para essa comemoração que acontecerá frente a residência de Camila (frente ao Mercadinho Rei Sadan - por trás do C.E. Raimundo Araújo). Pode ser brinquedos, bolos, refrigerantes, pipoca, balas, doces, balões, etc. Não fique de fora dessa festa. Torne uma criança mais feliz.


A ação consiste em arrecadar os ítens mencionados acima para a realização da festinha que será realizada no próximo dia 12 de outubro (quarta-feira). Precisamos da sua colaboração para o evento que beneficiará a comunidade.



A doação em sua função mais essencial promove a solidariedade como instrumento de crescimento pessoal social. Essa atitude diante da vida gera constante transformação no próprio sujeito e em seu entorno, pois ações solidárias têm em sua natureza a força e a capacidade de gerar ondas sempre construtivas. Dentro desse enfoque entendemos que essa transformação tem a competência de beneficiar não só a quem recebe, mais e sobretudo a quem doa!
Para DOAÇÃO e Informações, entre em contato:

(98) 99151-2777 - Eliane;
(98) 99152-8936 - Lidiane Reinaldo;
(98) 99112-4614 /98147-8831 - Camila.


Publicidade



Sistema de Abastecimento de Água Beneficia Municípios da Região Baixo Parnaíba


Título Original - Governo abre licitação para levar sistema de abastecimento de água a mais municípios


O Governo do Estado vai construir na zona rural dos municípios de Bacuri, Cururupu, Pirapemas, Pastos Bons e São Mateus novos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água. A licitação na modalidade concorrência para contratação de empresa para execução das obras nestes municípios será realizada no próximo dia 10 de novembro. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Além destes municípios, o Governo do Maranhão já assinou ordem de serviço para a implantação de outros 39 sistemas simplificados de abastecimento de água, em municípios maranhenses que registram os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Ao todo, o projeto contempla a instalação de 92 sistemas de abastecimento de água, sendo que em parte dos municípios beneficiados as obras estão em plena execução.

Com investimento da ordem de R$ 21 milhões, a ação é desenvolvida com o objetivo de levar água potável de qualidade às comunidades que ainda não usufruem desse benefício essencial. Visa, ainda, proporcionar mais saúde, qualidade do saneamento e dignidade às famílias maranhenses beneficiadas pelo projeto.

Entre os municípios contemplados, os sistemas simplificados de abastecimento de água já tiveram todas as ordens de serviço assinadas e já estão sendo construídos na zona rural dos municípios de Água Doce, Belágua, Cajari, Genipapo do Vieitas Santana do Maranhão, Satubinha, Serrano, Itaipava, Araioses, Milagres do Maranhão, Arame, Brejo de Areia, Conceição do Lago Açu, entre outros municípios do interior do Estado. Comunidades rurais de São Luís também foram contempladas pelo programa, beneficiando moradores das localidades de Santa Helena e Gapara.


Publicidade



sexta-feira, 7 de outubro de 2016

TUTÓIA - Inscrições para Casamento Comunitário são Prorrogadas


Todos os atos referentes ao casamento comunitário são gratuitos.

Estão prorrogadas até às 18h do próximo dia 14 as inscrições para o casamento comunitário que a comarca de Tutóia promove no dia 17 de novembro, às 17h, em local a ser posteriormente definido. A prorrogação consta de portaria assinada pelo juiz Rodrigo Otavio Terças Santos, titular da unidade.

De acordo com o documento (Portaria 51422016), a medida se deve ao exíguo tempo para finalização das inscrições para a cerimônia, bem como ao número de casais interessados em participar do casamento e informado ao magistrado através de ofício encaminhado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Para se inscrever, os interessados devem se dirigir ao Cartório Extrajudicial de Registro Civil das Pessoas Naturais de Tutóia (Rua Sabino Conceição, s/n, Centro), sempre a partir das 14h30.

Entre os documentos exigidos para a inscrição, certidão de nascimento, carteira de identidade (ou carteira de trabalho, carteira profissional, carteira de identificação funcional, carteira nacional de habilitação), declaração de estado civil, domicílio e residência atual dos nubentes e dos pais (se forem conhecidos), entre outros.



Publicidade



NINA RODRIGUES - MPMA Requer Pagamento de Salários Atrasados de Servidores Municipais


Devido ao atraso no pagamento dos salários de parte dos servidores da Prefeitura de Nina Rodrigues, o Ministério Público do Maranhão solicitou, em Ação Civil Pública de obrigação de fazer, que seja efetuada a quitação das remunerações em atraso. A manifestação foi ajuizada, em 4 de outubro, contra o prefeito José Ribamar da Cruz Ribeiro ("Riba do Xerém") e contra o referido Município. Formulou a ACP o promotor de justiça Benedito Coroba, titular da Comarca de Vargem Grande.

Representações encaminhadas por servidores e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nina Rodrigues (SINSPUNR) apontaram que a prefeitura de Nina Rodrigues atrasou a remuneração de funcionários que se manifestaram a favor do candidato adversário. Aqueles que declararam voto ao atual prefeito teriam recebido regularmente seus salários.

Ao todo, 74 servidores - entre agentes operacionais, guarda de endemias, guardas municipais, auxiliares administrativos, professores, fiscais de tributos, auxiliares de enfermagem, vigias, motoristas e nutricionistas - compareceram à Promotoria de Justiça informando que estavam com seus salários atrasados.

Em 4 de outubro, documento apresentado pelo SINSPUNR ratificou a informação, denunciando que "a atual gestão municipal promoveu, no dia 30 de setembro, o pagamento do vencimento mensal dos servidores públicos efetivos, relativo ao mês de setembro de 2016, de forma parcial, pagando apenas poucos funcionários, deixando a grande maioria sem receber qualquer valor". A Prefeitura de Nina Rodrigues não deu nenhuma justificativa para o problema.

O relato do sindicato igualmente apontou a seletividade do pagamento, porque teriam sido contemplados somente os amigos e partidários do atual prefeito.

Como prova do atraso, os servidores apresentaram extratos bancários e contracheques, provando que não receberam seus vencimentos na data prevista para o pagamento. Benedito Coroba acrescentou que os funcionários contratados estão em situação ainda pior que os efetivos, porque não recebem há três meses. "A receita do município tem sido creditada regularmente não havendo, portanto, justificativa para o atraso da remuneração dos servidores", enfatizou o promotor de justiça, na ação.

PEDIDOS

O Ministério Público do Maranhão pede que a Justiça determine o bloqueio de todos os recursos municipais, incluindo Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb), Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Fundo Municipal de Saúde (FMS) e Fundo Municipal de Assistência Social e de outros recurso destinados ao pagamento de pessoal. O objetivo é garantir o pagamento do salário do mês de setembro de 2016, além dos de outubro, novembro, dezembro e do 13º.

Solicita também que os referidos recursos sejam disponibilizados aos ordenadores de despesas do Município para que sejam efetuados os pagamentos.

Localizado a 186 km de São Luís, o município de Nina Rodrigues é termo judiciário da Comarca de Vargem Grande.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)


Publicidade



SEDUC - Governo Nomeia Mais Excedentes do Concurso de Professores



O Governo do Estado nomeou mais 28 candidatos aprovados em cadastro de reserva no Concurso Público para Professor do Estado. Os aprovados integrarão o Quadro Permanente da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) e serão lotados nas unidades de ensino da Rede Estadual.

Ao todo, 219 professores aprovados em cadastro já foram convocados, conforme determinação do governador Flávio Dino. Os 28 aprovados são das disciplinas de Língua Estrangeira – Espanhol (11), Geografia (5), Arte (1), História (4), Biologia (5) e Sociologia (2).

Esta é mais uma etapa de chamada de candidatos aprovados em cadastro de reserva, o que demonstra o compromisso do Governo Flávio Dino com a educação do Maranhão e com a valorização dos professores de nosso Estado”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

O edital de nomeação dos aprovados foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 03.

Lançado em novembro de 2015, o concurso para professores do Estado contou com a participação de mais de 83 mil candidatos de todo o país, que concorreram a 1.500 vagas ofertadas para convocação imediata e 300 para o cadastro de reserva.


Publicidade

Fones: (98) 99134-8591 / 98133-7957


ANAPURUS - Dupla Presa com Arma de Fogo é Suspeita de Vários Assaltos na Região



Na manhã desta sexta-feira (07), por volta das 8h30, após denúncia via telefone, os Policiais Militares de serviço na cidade de Anapurus, efetuaram a prisão em flagrante de Gabriel Vinicius Cardoso, 19 anos de idade, e um menor de 17 anos, ambos naturais da cidade de Brejo-MA, por porte ilegal de arma de fogo. Com os mesmo foram encontrados um revolver calibre 32, uma moto CG Titan 160 de cor vermelha, e a quantia de 150,00 (cento e cinquenta reais).

Esta dupla já vinha sendo monitorada e é suspeita de praticar vários assaltos à mão armada em Anapurus e toda a região.


Ao serem apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Anapurus, a dupla foi reconhecida por uma vítima, como sendo os responsáveis pelo roubo de uma moto na última segunda-feira (04) na MA 230, próximo da Fazenda Europa. Os conduzidos juntamente com a arma de fogo, o veículo e o dinheiro foram entregues na Delegacia de Polícia Civil de Anapurus, para conhecimento e providências que o caso requer.


Publicidade



Traficante é Preso em Flagrante com Drogas no Bairro Recanto dos Pássaros, em Chapadinha



No enfrentamento diário à criminalidade, o Grupo de Serviço Avançado (GSA) do 16º Batalhão da Polícia Militar, após denúncia de venda de drogas, prendeu em flagrante Brenno Assunção de Sousa, 18 anos de idade, residente no bairro Cohab - em Chapadinha, com o mesmo fora encontrado uma sacola contendo 20 (vinte) porções de substâncias análogas a Maconha e a quantia de R$ 94,00 (noventa e quatro reais). Brenno foi apresentado no plantão central da Delegacia de Policia Civil da cidade de Chapadinha, para conhecimento e providências que o caso requer.


Os Policiais Militares que compõe o 16º Batalhão estão a cada dia que se passa mais empenhados no combate a criminalidade, são ações rotineiras e que vem tirando de circulação várias pessoas que vivem a margem da lei, o combate ao tráfico de drogas é uma constante, são vários traficantes presos em Chapadinha e região. São ações iguais a esta que contribuem para a manutenção da paz em nossa sociedade.


Publicidade



16º BPM - Equipe Águia, Após Perseguição, Prende Dupla com Moto Roubada, em Chapadinha



Nesta quinta-feira (06), a Equipe Águia quando realizava uma patrulha pelas ruas de Chapadinha, deparou-se com uma dupla em uma moto Honda de cor preta, que ao avistarem os Policiais Militares empreenderam fuga pelas ruas da cidade em alta velocidade, fazendo várias manobras perigosas e colocando em risco a vida de terceiros. De imediato os Policiais saíram no encalço dos mesmos, e conseguiram prender os dois na BR 222 nas proximidades do povoado Placas, zona rural de Chapadinha.

Foram presos: Gabriel da Silva Carvalho, 21 anos de idade, e um menor, após consulta ao SINESP, foi constatado que a Moto Bros de cor preta, Chassi 9C2KD0520AR0054522, constava como roubada. Os conduzidos, juntamente com a motocicleta, foram encaminhados ao plantão central da Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para conhecimento e providências cabíveis.


Publicidade



Ednarg Marques é Eleito Diretor das Promotorias de Justiça da Capital


Foi eleito nesta quinta-feira, 6, como novo diretor das Promotorias de Justiça de São Luís, o promotor de justiça Ednarg Fernandes Marques. O vencedor recebeu 54 votos na eleição realizada na sede das Promotorias de Justiça da Capital.

Também concorrendo, a promotora de justiça Sirley de Castro Aires Rodrigues teve 42 votos. Foram registrados dois votos em branco e um nulo.

Para Ednarg Marques, titular da 3ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís, a função de diretor exige uma atuação proativa e em harmonia com a Administração Superior, membros e servidores das promotorias.

A posse do novo diretor, com mandato de um ano, será realizada no próximo dia 20 de outubro, em solenidade presidida pelo procurador-geral de justiça.

Redação/Fotografia: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

*Dr. Ednarg Fernandes Marques, é filho do Dr. Raimundo Marques; e irmão do Dr. Carlos Henrique Marques (atual gestor regional da AGED/Chapadinha).


Publicidade



Três Novos Núcleos da DPE Serão Inaugurados em Santa Quitéria, Santa Helena e Presidente Dutra



O governador Flávio Dino recebeu o defensor-público Geral do Estado do Maranhão (DPE), Werther Lima Junior, na quarta-feira (5), no Palácio dos Leões. Na pauta do encontro, a inauguração de três novos núcleos da Defensoria Pública (DPE) nas cidades de Santa Helena, Santa Quitéria e Presidente Dutra que beneficiarão a população de três importantes regiões do estado.

Governador Flávio Dino, defensor-público Geral do Estado do Maranhão (DPE), Werther Lima Junior e secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Desde a posse do novo defensor-geral, no último mês de junho, o governador Flávio Dino ratificou o apoio do Governo para a expansão no número de Defensorias e dos serviços na defesa de cidadãos que precisam de suporte jurídico. “Nosso objetivo é que a Defensoria chegue ao maior número de comarcas, para que seja descentralizada e seja democratizada no que se refere à proximidade aos cidadãos em todas as regiões”.

De acordo com Werther Lima Junior, a DPE tem uma agenda mensal de diálogo com o governador Flávio Dino que tem sido muito importante para transmitir ao Governo do Estado a realidade atual e buscar apoio para o fortalecimento da instituição. “Nessa reunião tratamos da interiorização da Defensoria, em especial da inauguração de três novos núcleos: Santa Helena, Santa Quitéria e Presidente Dutra”, explicou.

O defensor-geral informou ainda que os novos núcleos da DPE já começam a ser inaugurados em novembro, na cidade de Santa Quitéria. Em dezembro é a vez de Santa Helena e Presidente Dutra contará com uma unidade da Defensoria a partir de janeiro do próximo ano.

O Governo tem demonstrado todo apoio à Defensoria Pública do Estado, compromisso este que tem sido fundamental à interiorização das nossas atividades. Precisamos, por ditames constitucionais, estar até 2022 em todas as comarcas, garantindo aos maranhenses o acesso à justiça”.


Publicidade



MAGALHÃES DE ALMEIDA - Homem é Preso em Flagrante por Espancamento e Tortura Contra sua Companheira



Na manhã desta quinta-feira (05), por volta das 10h20, compareceu ao Destacamento de Policia Militar na cidade de Magalhães de Almeida/MA, a Sra. Fabiana de Sousa Coelho, 21 anos de idade, com várias escoriações pelo seu corpo, a mesma informou aos Policiais Militares de serviço que as mesmas teriam sido provocadas pelo seu companheiro, que ele a levou até as proximidades de um cemitério daquela cidade, onde lhe torturou com um pedaço de madeira batendo em várias partes de seu corpo, e ainda lhe ameaçou de morte, logo em seguida levou a mesma até sua residência, vindo a cortar os seus cabelos com um facão.

De imediato os Policiais Militares saíram em busca de capturar o agressor, e logo em seguida lograram êxito e prenderam Marcone Lopes Matias, 35 anos de idade, residente naquela cidade. O agressor foi encaminhado ao plantão central da delegacia de São Bernardo, para conhecimento e providências que o caso requer.

O 16º Batalhão, repudia qualquer ato de violência contra a mulher, bem como não medirá esforços para prender e levar a justiça tais infratores, para que respondam pelo seus atos.


Publicidade



16º BPM e Policiais Civis de Chapadinha Prendem Assaltante que Atuou Contra a Distribuidora DILINO



Nesta quinta-feira (05), o Serviço de Inteligência do 16º Batalhão da Polícia Militar, juntamente com Policiais Civis de Chapadinha, conseguiram prender Anselmo Rocha (foto acima), 19 anos de idade, residente no bairro Terras Dura em Chapadinha, após averiguação o mesmo confessou ser um dos autores do assalto à Distribuidora DILINO, onde eles juntamente com um comparsa levaram a quantia de R$ 12.000 (doze mil reais) daquele estabelecimento.

Dinheiro, arma e objetos encontrado com o acusado

Com o mesmo foi encontrado a quantia de R$ 2.175,50 (dois mil cento e cinquenta reais e cinquenta centavos), um revolver de marca Rossi nº D773456 com 06 (seis) munições intactas, uma motocicleta CG de cor preta, com Chassi 9C2KC1670FR206012, várias peças de roupas que segundo o conduzido foram compradas com o dinheiro do assalto.

O acusado, juntamente com o revolver, a moto e roupas apreendidas, foram encaminhadas para o plantão central da delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para conhecimento e providencias que o caso requer.


Publicidade



quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Escolas Particulares de Chapadinha Estão Entre as 60 do MA com Maiores Médias no Enem 2015


Médias das provas objetivas foram divulgadas pelo MEC. Entre as 100 primeiras do estado, apenas nove são escolas públicas.

*Com informações do G1

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (4) os resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2015. Veja as 100 escolas do estado do Maranhão com as maiores médias nas provas objetivas:


Nome da escola (cidade) - rede de ensino - média nas provas objetivas:

1) Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil (São Luís) - privada - 637,73
2) Colégio Educallis (São Luís) - privada - 626,14
3) Jardim Escola Crescimento (São Luís) - privada - 620,18
4) Centro Educacional Internacional (São Luís) - privada - 602,53
5) Colégio Literato (São Luís) - privada - 596,96
6) Upaon Educacional (São Luís) - privada - 587,74
7) Colégio Dom Bosco (São Luís) - privada -583,89
8) Complexo educacional Dom Bosco de Balsas (Balsas) - privada 583,65
9) Instituto Educacional Sul Maranhense - COC - Imperatriz (Imperatriz) - privada - 568,45
10) Escola Santa Teresinha (São Luís) - privada - 567,89
11) D Pedro II Empreendimentos Educacionais Ltda (São Luís) – privada - 567,38
12) Colégio O Bom Pastor (São Luís) - privada - 565,91
13) Colégio Marista Aracagy (São José de Ribamar) - privada - 565,84
14) Aevslm Colégio São Vicente de Paula (São Luís) – privada - 563,99
15) Colégio Santa Luzia (Imperatriz) – privada - 561,78
16) Colégio Santa Teresa (São Luís) – privada - 561,65
17) Complexo Educacional Dom Bosco (Imperatriz) - privada - 560,86
18) Escola Maria Regueira dos Santos (Coelho Neto) – privada - 560,18
19) Colégio Batista Eleutério Rocha (Pedreiras) – privada - 559,64
20) Colégio São José (Caxias) – privada - 556,88
21) Sistema Educacional Master (São Luís) – privada - 555,17
22) Colégio Batista Daniel de La Touche (São Luís) – privada - 550,41
23) Universidade Infantil Rivanda Berenice Ltda (São Luís) – privada - 548,36
24) Colégio Metropolitano Aliança (Imperatriz) – privada - 547,94
25) Centro Educacional Arco Iris Ltda (Porto Franco) – privada - 547,94
26) UFMA - Colégio Universitário (São Luís) – federal - 547,52
27) Invictus Educacional (São Luís) – privada - 545,70
28) Escola O Pequeno Príncipe (Chapadinha) – privada - 543,43
29) Colégio São Francisco de Assis (Lago da Pedra) - privada - 542,24
30) Centro Educacional Nossa Senhora de Nazaré - Cenaza (São Luís) – privada - 541,86
31) Colégio Reis Magos (Bacabal) - privada - 541,86
32) Colégio Batista Daniel de La Touche (São Luís) – privada - 541,51
33) Associação Educacional Professora Noronha (Dom Pedro) – privada - 539,80
34) Escola Rui Barbosa Ltda (Imperatriz) – privada - 536,83
35) Colégio São Pio X (Balsas) – privada - 536,19
36) Colégio Adventista de Imperatriz (Imperatriz) – privada - 535,81
37) Colégio Santa Fé (São Luís) – privada - 535,48
38) Educandário Ágape (São Luís) – privada - 535,11
39) Colégio Adventista de São Luís (São Luís) – privada - 534,76
40) Colégio Militar da Polícia Militar do Maranhão (São Luís) – estadual - 530,69
41) Cooperativa Educacional do MA Colégio São Marcos (São Luís) – privada - 529,80
42) Grupo Educacional Paralelo Ltda (São Luís) – privada - 527,38
43) Colégio Aprender Cohatrac - Cac (São Luís) – privada - 525,23
44) Escola Horas Alegres (Santa Inês) – privada - 524,97
45) Escola Nosso Mundo (São Luís) – privada - 524,11
46) Escola Cristã Evangélica (Presidente Dutra) – privada - 524,07
47) CE Balão Mágico (Imperatriz) – privada - 523,72
48) Escola Anna Adelaide Bello (São Luís) – privada - 522,54
49) CE João Paulo II (Açailândia) – privada - 522,14
50) Escola Arte de Educar E Ceb (Imperatriz) – privada - 521,41
51) Sociedade Educacional Master (São Luís) – privada - 520,38
52) Colégio São Francisco (Pedreiras) – privada - 519,95
53) Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco (São Luís) – privada - 519,78
54) Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco (Pinheiro) – privada -518,83
55) Colégio Militar 2 de Julho (São Luís) – estadual - 517,75
56) Colégio Batista Chapadinhense - (Chapadinha) - privada - 517,26
57) Colégio Adventista da Cohab (São Luís) - privada - 515,95
58) Colégio Batista Pastor Genésio Guimaraes Lima (Codó) - privada - 512,50
59) Colégio Francisco Almeida Carneiro (Chapadinha) – privada - 512,32
60) Colégio Nossa Senhora de Fatima (Barra do Corda) – privada - 510,79
61) Colégio Filantrópico Efraim (São Luís) – privada - 510,59
62) Escola Batista (Bacabal) – privada - 510,11
63) Instituto Educacional Deputado Waldir Filho (Lago da Pedra) – privada - 508,97
64) Centro Educacional Cenecista Corrêa de Araújo (Pedreiras) – privada - 507,47
65) Colégio Diocesano de Coroatá (Coroatá) – privada - 507,25
66) Centro Educacional Cristão (Barra do Corda) – privada - 506,89
67) Ibec-Instituto Bernardense de Educação e Cultura (São Bernardo) – privada - 506,81
68) Colégio Olympus - Yesi (Codó) – privada - 506,18
69) CE Aprender Pensando (Balsas) - privada - 505,41
70) CE Liceu Maranhense (São Luís) – estadual - 505,18
71) Colégio Santo Antônio (Grajaú) – privada - 505,09
72) Colégio Solução Maranhense (São Luís) – privada - 504,13
73) Complexo Educacional Laune (São Luís) – privada - 504,13
74) Colégio Batista Ludovicense (São Luís) – privada - 503,25
75) Colégio Militar Tiradentes II (Imperatriz) – estadual - 503,23
76) Escola Peniel (Imperatriz) – privada - 503,20
77) Centro de Ensino Professora Maria do Socorro Costa Mourão (Buriti) – privada - 502,83
78) Centro Educacional São Francisco de Assis (Paço do Lumiar) – privada - 502,45
79) Centro de Ensino Dom Daniel Comboni (Balsas) – privada - 502,42
80) Colégio Militar Tiradentes (Bacabal) – estadual - 502,13
81) Instituto Educacional Magnólia (São Luís) – privada - 501,41
82) CE Concordia (Itinga do Maranhão) – privada - 501,07
83) Escola Dom Quixote (São Luís) – privada - 500,91
84) Colégio Pinheirense (Pinheiro) – privada - 500,80
85) UE Eden Ltda (Timon) – privada - 499,61
86) Escola Castro Alves e JI Moranguinho (Caxias) – privada - 499,37
87) Colégio Exclusivo Global Ltda (São Luís) – privada - 499,23
88) Colégio Vinicius de Moraes e JI Balão Mágico (São Luís) - privada - 498,84
89) CE Thales Ribeiro Goncalves – Sede (Caxias) – estadual - 498,81
90) Escola Dom João Antônio Farina (Vargem Grande) – municipal - 498,25
91) Instituto Educacional Galileu Galilei (Pio XII) – privada - 497,63
92) Colégio Cristo Rei (São Luís) – privada - 496,80
93) Colégio Professor Ronald Carvalho (Santa Luzia) – privada - 494,54
94) Escola São José (São Luís) – privada - 494,21
95) Colégio Imperial (São Luís) – privada - 492,89
96) Colégio Leonel Amorim (Itapecuru Mirim) – privada - 492,89
97) IE Adonai Objetivo (Açailândia) – privada - 492,84
98) JI Rosa Menina e Colégio Santo Expedito (São Luís) – privada - 491,29
99) CE Luzia Aires Maranhão (Carolina) – estadual - 490,92
100) CE Nascimento de Moraes (Imperatriz) – estadual - 489,67

Entenda a nota do Enem por escolas

Todos os anos, o governo federal divulga a nota média que os alunos de uma escola tiveram no Enem. O requisito para a escola ser incluída na divulgação é que pelo menos 50% dos alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em um determinado ano tenham feito a prova do Enem. Se a sua escola não aparece na planilha geral, o motivo pode ser que ela não preencheu este requisito.

Em relação ao Enem 2015, foram divulgadas as notas de 14.998 escolas públicas e privadas brasileiras. O governo sempre divulga as médias de cada uma das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza) e da prova de redação. A média aritmética das provas objetivas que originou a listagem acima foi calculada pelo G1.

O MEC ressalta que a comparação de escolas apenas pela nota do Enem não é adequada, porque não leva em consideração outros fatores determinantes para a qualidade de ensino de cada instituição, como a formação e professores, o tamanho da escola, a seleção de alunos e o padrão de vida das famílias dos estudantes.


Publicidade



quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Chapadinha Entre os Municípios Maranhenses em Situação de Emergência em Decorrência da Estiagem


Título Original - Governo amplia monitoramento da seca e estiagem no Maranhão

Com o maior índice estiagem registrado nos últimos anos, o Maranhão obteve percentual de quase 60% de seca extrema. Para monitorar a incidência do fenômeno, o Governo do Maranhão, por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, lançou, nesta terça-feira (04), o estudo “Análise da Incidência da Seca e Estiagem no Estado do Maranhão”.

Realizado pelos pesquisadores Ribamar Carvalho e Yata Anderson Masullo, a pesquisa analisa os indicadores socioambientais que influenciam a incidência de seca e estiagem no território maranhense, a partir de uma abordagem sistêmica e multidisciplinar, sendo uma ampliação de estudos sobre focos de queimadas já realizadas pelo Imesc.

Segundo o geógrafo do órgão, Ribamar Carvalho, o Maranhão não se diferencia da realidade da maior parte da Região Nordeste, que possui como uma das suas principais características ambientais a problemática da seca. Mesmo com uma considerável rede hídrica, não é suficiente para suprir a necessidade do estado, devido aos tipos climáticos com um período chuvoso de chuvas mal distribuídas e outro período seco, fato que agrava a ocorrência de secas e estiagens.

O Maranhão possui características ambientais bem diferenciadas ao longo do seu território, em relação a fatores climáticos, a mesorregião Leste é a que mais próxima do clima semiárido nordestino e assim a mais propícia a processos de estiagem.

Segundo o estudo, em agosto deste ano, poucas chuvas contribuíram significativamente para ampliar a área de seca extrema, avançando para as regiões centrais e sul do estado. Além da agricultura de grande porte como o agronegócio, os pequenos agricultores também sofrem com perdas de suas plantações e animais.

No último mês tivemos o maior índice de estiagem no Maranhão com uma porcentagem de 57% com seca extrema, colocando em risco a população, produção agrícola e rebanhos”, pontuou Ribamar Carvalho.

Incêndio próximo a Barragem Itamacaoca, em Chapadinha (2015)

Diante dessa realidade, os oitos municípios entraram em situação de emergência decorrente da estiagem, desses, três sofreram com maior incidência dessa problemática no ano passado: Chapadinha, Tufilândia e Formosa da Serra Negra. Cinco municípios já figuraram nessa lista de estiagens em anos anteriores: Balsas, Paraibano, Pastos Bons, São João dos Patos e Sítio Novo.

Incêndio próximo a Barragem Itamacaoca, em Chapadinha (2015)

Para encontrar a pesquisa completa, basta acessar o link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/1/111

Outras publicações sobre o tema

O Imesc realiza também o monitoramento de incidências dos focos de queimadas no Maranhão, com a publicação trimestral do Relatório de Queimadas Maranhenses abrangendo todo o território maranhense.

O órgão disponibiliza ainda, estudos trimestrais sobre incidências de focos de queimadas nas 21 Terras Indígenas do Estado. Todos esses trabalhos estão disponíveis no site do Imesc acessando o endereço: www.imesc.ma.gov.br



Publicidade



Acidente no Campo de Perizes Deixa 04 Feridos, Nesta Quarta (05)



Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente no km 32,5 da BR-135, no Campo de Perizes, por volta de 10h50 desta quarta-feira (5).

Os feridos estavam em um veículo Corsa Sedan que seguia da cidade de Olinda Nova para a capital.

Pelas informações, o motorista foi surpreendido pela manobra de uma caçamba, que entrou de forma brusca para o canteiro de obras da duplicação da BR 135, sem sinalização da manobra.


Para evitar uma colisçao na traseira da caçamba, o motorista do Corsa Sedan desviou para o acostamento, derrapou na brita, colidiu frontal com uma fenda nas proximidades da adutora do Italuis e tombou em seguida.


Quatro pessoas tiveram lesões leves. O condutor teria levado uma pancada no peito e uma passageira feriu o pulso na colisão. Duas crianças estavam no veículo, mas saíram ilesas. Nenhuma vítima, aparentemente, sofreu fratura.

Várias viaturas da PRF, SAMU e Bombeiro foram para o local.

Fonte: PRF


Publicidade



ANAPURUS - Prefeitura Selou Contrato no Valor de Quase R$ 1 Milhão para Aquisição de Combustível

Do Blog do Garrone



Publicidade



16º BPM - 39 Motos Roubadas Recuperadas e 20 Armas de Fogo Apreendidas, em Setembro/2016



Durante todo o mês de setembro o empenho e a dedicação dos Policiais Militares da área do 16º Batalhão da Polícia Militar de Chapadinha (região Baixo Parnaíba), resultou em alta produtividade. São muitas armas de fogo apreendidas, bem como várias motos roubadas recuperadas. Este resultado é fruto do trabalho de enfrentamento à criminalidade, realizado por estes bravos profissionais que diuturnamente não medem esforços no cumprimento da missão:

MOTOS ROUBADAS RECUPERADAS
Chapadinha
20
Anapurus
02
Araioses
03
Buriti
02
Brejo
02
Paulino Neves
01
Santa Quitéria
02
São Bernardo
01
Santa Quitéria
02
Santana do Maranhão
02
Urbano Santos
02
TOTAL
39


Vinte armas de fogo também foram retiradas das mão de infratores em toda região que compõe o 16º Batalhão, conforme planilha a seguir:


ARMAS APREENDIDAS
Chapadinha06
Anapurus03
Araioses01
Buriti01
Paulino Neves01
Santa Quitéria02
São Benedito do Rio Preto01
Tutoia01
Urbano Santos03
TOTAL20



Publicidade



Arquivo do blog