WebNet

WebNet

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O Adeus à D. Josefa Costa Cardoso...


É com pesar que informamos o falecimento de D. Josefa Costa Cardoso, aos 81 anos, ocorrido por volta das 7h30 da manhã desta sexta-feira (18).

Dona Josefa deixa dez filhos, dentre eles o empresário José Odélio (proprietário da Cibraza Construções), professora Maria dos Milagres, e D. Antonia Cardoso (viúva do ex-vereador Antonio Tote). Dentre os netos, Geyziane Silva (coordenadora do CRAS/Bairro Vila Isamara) e Jeziel Silva (da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Chapadinha).


O velório acontece na residência da família, situada à Rua do Comércio, Nº 20 - Bairro Caterpillar (frente a Praça do Caterpillar). O sepultamento, será na manhã deste sábado (19), às 7h, no Cemitério do bairro Caterpillar.

Aos Familiares e Amigos enlutados, nossas sinceras Condolências.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Juiz Acolhe Pedido da Defensoria Pública e Determina que Governo do MA Conclua a Construção do Centro de Hemodiálise de Chapadinha no Prazo de 180 Dias

O juíz Dr. Cristiano Simas de Sousa, Titular da 1ª Vara da Comarca de Chapadinha, acatou o pedido de liminar que determina a construção desta unidade de saúde no município. (Foto: Arquivo/Divulgação)


A Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Comarca de Chapadinha, ajuizou uma ação contra o Governo do Maranhão, exigindo que o Estado construa no prazo de 180 dias o Centro de Hemodiálise em Chapadinha.

O juiz Dr. Cristiano Simas de Sousa, Titular da 1ª vara da Comarca de Chapadinha, acatou o pedido de liminar que determina a construção desta unidade de saúde no município.

O pedido foi feito após a notícia ser exibida no Jornal Nacional, que mostrou como os pacientes de Chapadinha peregrinam em busca de tratamento de hemodiálise em São Luis. Na época, em entrevista ao JN o governo do Maranhão anunciou que iria construir uma unidade de hemodiálise na cidade de Chapadinha e em mais cinco municípios. Mas o governo não informou um prazo para entregar essas unidades.

Após 3 meses da notícia, o Governo do Maranhão não tomou as providências cabíveis, e a Defensoria Pública juntamente com o Juiz da Comarca de Chapadinha determinaram que o Estado conclua a construção do Centro de Hemodiálise no prazo de 180 dias.

Reveja a matéria, clique aqui. ou Aqui.

Abaixo, confira a determinação do Juíz:





Veja mais imagens da reportagem do Jornal Nacional.











Publicidade



Moradora da Localidade Mata do Brigadeiro (Mata Roma) Sofre Grave Acidente na MA 230

De acordo com testemunhas, ela tinha acabado de descer de uma van, 
quando foi atingida por um carro que passava pela rodovia.


Na manhã desta quinta-feira (17), uma mulher identificada como Maria Liziane, moradora da localidade Mata do Brigadeiro - município de Mata Roma, sofreu um acidente, na MA 230, na altura do povoado Fazenda Fé em Deus, em Chapadinha.

De acordo com testemunhas, ela tinha acabado de descer de uma van, quando foi atingida por um carro que passava pela rodovia. Ela foi conduzida ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) - em Chapadinha, e deve ser transferida para São Luís. O filho dela, de 11 anos, que também estava na van, não foi atingido, mas passou mal, no HAPA, ao ver o estado de saúde da mãe.


Publicidade



Ladrões Assaltam (de novo!) Agência do Bradesco, de Vargem Grande, Nesta Quinta (17)

Fachada da agência do Bradesco, em Vargem Grande-MA,


A agência do banco Bradesco de Vargem Grande voltou a ser vítima de assalto. A ação aconteceu nesta quinta-feira (17), por volta do meio dia, e foi muito parecida com a de setembro. Quatro homens (ou cinco) armados chegaram ao local, renderam funcionários e em seguida fugiram levando uma quantia em dinheiro. O valor ainda não foi informado.

No momento da fuga, ainda levaram uma moto Honda Bros de um homem que estava nas proximidades da agência, localizada no centro da cidade. A polícia já foi informada e já está no encalço dos assaltantes, inclusive, uma equipe de Itapecuru-Mirim já foi acionada.


Publicidade



Logo Após Assalto, Homem é Preso com Simulacro de Arma de Fogo, no Centro de Chapadinha



Nesta madrugada, por volta das 00h30 desta quinta-feira (17), os Policiais Militares da Força Tática foram informados de que houve um assalto na Rua Sebastião Almeida - Centro de Chapadinha, a vítima do assalto seguiu o assaltante e informou aos Policiais Militares a localização do mesmo, ao chegarem no local a equipe de Força Tática foi avistada pelo suspeito que empreendeu fuga, mas quando trafegava na avenida Bela Vista - que dar acesso ao habitacional "Mil Casas", foi interceptado pelos Policiais Militares.

Moto apreendida com Francisco e usada no assalto

Foi preso em flagrante, Francisco Felipe Silva Santos, 20 anos de idade, residente na Rua Brasil, residencial "Mil Casas" em Chapadinha, com o mesmo foi encontrado um Simulacro de arma de fogo ("pistola"), e uma motocicleta Yamaha modelo YBR 125 Factor, Chassi 9C6KE1520B0051444. Francisco já tem várias passagens pela Delegacia.


O conduzido juntamente com o Simulacro, e a moto foram entregues no plantão central da Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para conhecimento e as providências cabíveis.


Publicidade



Pai é Esfaqueado ao Deixar Filha na Escola, no Bairro Areal, em Chapadinha

Fachada da Escola U.I. Amélia Mendes, no bairro Areal. (Foto: Portal CN1)

O agressor foi identificado apenas pela alcunha de "Jamil" e segundo informações apuradas pela PM evadiu-se do local, após a agressão.


A manhã desta quinta-feira (17), está sendo marcada por atos da violência em escolas de Chapadinha. Depois de noticiarmos o esfaqueamento de uma jovem nas dependências do Centro de Ensino Médio "Raimundo Araújo", da rede estadual de ensino, o 16° BPM confirmou uma tentativa de homicídio na porta da escola municipal Unidade Integrada "Amélia Mendes Ferreira", no bairro Areal.

A vítima em questão seria o pai de uma aluna, por descordar dum relacionamento da filha passou a deixá-la na unidade de ensino, que fica na avenida Raimundo Oliveira, via de grande circulação de veículos e pessoas.

O pai foi surpreendido com a violência do pretenso companheiro da filha, que desferiu um golpe com um objeto cortante em seu abdômen. O homem - o qual ainda não conseguimos sua identificação, foi levado ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA)  e segundo informações, não corre risco de morte.

O agressor foi identificado apenas pela alcunha de "Jamil", e segundo informações apuradas pela PM, evadiu-se do local, após a agressão.

A PM registrou o caso como lesão corporal, e ainda não tem notícias do paradeiro do agressor. O fato ocorreu por volta das 7h25 da manhã desta quinta-feira (17).


Publicidade



Aluna é Esfaqueada Dentro da Escola C.E. "Raimundo Araújo", em Chapadinha

A vítima foi atingida em três partes do corpo: um corte no pulso, outro na axila e um no pescoço - que por sinal é o mais profundo.


Uma aluna do Centro de Ensino "Raimundo Araújo", na cidade de Chapadinha, identificada pelas iniciais C.A., foi esfaqueada na manhã desta quinta-feira (17), por uma outra estudante de iniciais E.L. Toda a ação violenta aconteceu dentro do ambiente escolar.


Segundo apurou a reportagem do Pirapemas.com, a vítima foi atingida em três partes do corpo: um corte no pulso, outro na axila e um no pescoço - que por sinal é o mais profundo.

A vítima foi socorrida por um professor e levada para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), já a estudante - que desferiu as facadas, foi imobilizada por um professor, identificado por Nemésio.

No momento da confusão, o diretor da escola, professor Valter não se encontrava na unidade.


Publicidade



quarta-feira, 16 de novembro de 2016

PMs Recuperam Moto e Prendem Dupla de Assaltantes em Flagrante, em Chapadinha

Dupla presa em flagrante de posse do veículo


Na noite desta terça-feira (15), por volta das 21h, Policiais Militares de serviço, foram avisados de que uma dupla de ladrões de porte de arma de fogo, acabara de tomar de assalto uma moto BROS de cor branca, placa PSF 8849, havia sido tomada de assalto próximo ao sinal localizado no cruzamento da Avenida Presidente Vargas e Rua Coronel Pedro Mata (próximo ao INSS).

Moto roubada recuperada

A vítima procurou os Policiais que com ajuda de um dispositivo de rastreamento instalado na motocicleta, conseguiram localizar a mesma, bem como prender em flagrante os acusados do assalto, que se encontravam em uma residência localizada na Rua do Comércio, no Bairro Caterpila, em Chapadinha.


Foram presos: Evandro Alves Viana, 26 anos de idade, e Paulo Sérgio Dias, ambos residentes no bairro Caterpila - em Chapadinha. A motocicleta roubada já estava escondida no interior da residência de Evandro.

Os conduzidos, juntamente com a moto, foram entregues no plantão central da Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para conhecimento e providências necessárias ao caso.


Publicidade



Serviço de Inteligência do 16º BPM Recupera (Mais Duas!) Motos Roubadas



Na tarde da última segunda-feira (14), por volta das 14h30, o Grupo de Serviço Avançado (G.S.A.) do 16º Batalhão da Polícia Militar - de Chapadinha, após denúncia de que uma pessoa estaria vindo da cidade de Vargem Grande-MA, em um veículo que seria produto de roubo, ao avistar o suspeito os Policiais Militares interceptaram o mesmo, que não portava os documentos do veículo, não soube explicar a procedência do mesmo, que após consulta ao SINESP foi constatado como sendo produto de roubo/furto.


Foi apreendido um menor, residente na Rua da Jandaia, no Bairro Recanto dos Pássaros - em Chapadinha, com ele foi apreendida uma moto BROS 150 de cor preta, Chassi 9C2KD04209R011521. O conduzido juntamente com a motocicleta foram encaminhados para o plantão da Delegacia de Polícia Civil da cidade de Chapadinha, para as providências pertinentes ao caso.


Na manhã desta terça-feira (15), por volta das 11h13, o Grupo de Serviço Avançado (G.S.A.) do 16º Batalhão conseguiu apreender um menor residente no Bairro Campo Velho -  em Chapadinha, de posse de uma motocicleta marca Honda, modelo FAN 125 de cor preta, Chassi 9C2JC41209R089734, que após consulta ao SINESP, foi constatado como sendo produto de roubo/furto.

O menor apreendido, juntamente com o veículo, foram entregues ao plantão central da Delegacia de Polícia Civil da cidade de Chapadinha - MA, para as providências que o caso requer.


Publicidade



16º BPM - Uma Moto e 02 Armas de Fogo são Apreendidas, no Bairro Vila Isamara, em Chapadinha



No final da tarde da última segunda-feira (dia 14), por volta das 17h45, quando Policiais Militares de serviço realizavam rondas ostensivas na rua Projetada I, no Bairro Nsa. Sra de Fátima (Vila Isamara), depararam-se com 05 (cinco) elementos em atitudes suspeitas, os mesmos estavam em duas motocicletas, sendo uma de marca Yamaha (modelo Lander), e uma Honda (Titan) de cor preta. Ao avistarem os Policiais Militares os suspeitos empreenderam fuga. De imediato foi solicitado mais reforço Policial, pouco tempo depois os suspeitos que andavam na moto Lander, abandonaram o citado veículo, juntamente com duas armas de fogo, e evadiram-se por um matagal existente naquela região.


No local foi apreendido: um revólver calibre 38, com numeração raspada, e três munições intactas; um revólver de marca Taurus calibre 32, de nº 132240 com quatro munições intactas; uma moto de marca Yamaha, modelo Lander de cor preta.

Os suspeitos já possuem passagem por diversos crimes cometidos em Chapadinha e região. O veículo foi encaminhado ao Ciretran, por está em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito e as armas de fogo foram entregues na Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para conhecimento e providências cabíveis.


Publicidade



"DETINHA" - Família Convida Parentes e Amigos para Visita de 7º Dia


A Família da saudosa Delsita Santana Carneiro ("DETINHA"), ainda bastante consternada com sua perda, CONVIDA Parentes e Amigos para a Visita de 7º Dia, que ocorre nesta quinta-feira (17), assim sendo:

- Visita no Cemitério Nsa. Sra. das Dores (Central) - 5h30;
- Missa na Igreja Matriz (Centro) - 17h30.

De já a Família enlutada agradece a todos que comparecerem a esse ato de fé, piedade e solidariedade cristã.


terça-feira, 15 de novembro de 2016

Prefeitura de Chapadinha Entrega 40 Coletes Balísticos a Guardas e Agentes de Trânsito


A prefeita vai aumentar o efetivo dos Agentes de Trânsito. Atualmente há 19 atuando nas ruas da cidade.


Como parte do projeto de reestruturação da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de trânsito, a prefeita Belezinha entregou na manhã desta segunda-feira (14), 40 coletes à prova de balas, sendo 25 para a GCM e 15 para o DMT. Estiveram presentes o vereador eleito Alberto Carlos (PR), o diretor do Departamento Municipal de Transito (DMT), Mariel Resende, do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Raimundo Peres e, do secretário municipal de Esportes, Herasmo Nunes.



"Quando assumimos a gestão em 2013, a Guarda Municipal vivia em situação de calamidade. Sem espaço adequado, sem banheiro, sem viaturas, sem combustível para atender a uma diligência, sem telefone, sem rádio de comunicação, enfim, sem a menor condição de trabalho. Na verdade, não existia nem uma lei que regulamentasse a Guarda. Mas, na nossa gestão isso mudou. Formalizamos a lei e criamos de fato a Guarda. Sem isso, não haveria a menor possibilidade de adquirirmos este material [coletes], que teve a autorização do Exército Brasileiro” disse a prefeita.


A prefeita vai aumentar o efetivo dos Agentes de Trânsito. Atualmente há 19 atuando nas ruas da cidade. “Estamos chamando mais 14 dos excedentes do Concurso Público, pois a gente viu que esse trabalho conjunto entre agentes e guardas está dando bons frutos para a sociedade chapadinhense. Ficamos felizes por honrar mais um compromisso, oferecendo estrutura física e material e mantendo os salários destes agentes em dia”, conclui a gestora.


"Durante muitos anos a nós ficamos jogados e esquecidos por gestões passadas, que não davam a menor importância para a gente. Hoje nossa realidade é diferente. Somos tratados com respeito e dignidade pela gestão municipal. Somos muito gratos por isso" - guarda Luís, sub-comandante da GCM.


Publicidade



segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Governador Entrega Títulos de Terra que Vão Beneficiar 79 Famílias de Boa Vista do Gurupi e Santa Quitéria do Maranhão

O Governador Flávio Dino entregou títulos de terra para 79 famílias de Boa Vista e Santa Quitéria. Foto: Handson Chagas/Secap


Dando continuidade à política prioritária de regularização fundiária a associações de trabalhadores rurais do Maranhão, o governador Flávio Dino entregou títulos de terras comunitárias para famílias de Boa Vista do Gurupi e Santa Quitéria do Maranhão. A solenidade, realizada no Palácio dos Leões, contou com a participação de representantes de associações de 79 famílias dos municípios.

O título de terra é uma forma do Governo do Estado, por do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), reconhecer a propriedade plena da terra, pelos agricultores que a ocupam, como promover dignidade ao fortalecer a agricultura familiar. Ao todo, 34 famílias, da Associação de Trabalhadores Rurais de Japariquara – no município de Bela Vista – e 45 da Associação Comunitária do Baixão da Coceira – de Santa Quitéria – receberam a titulação.


O governador Flávio Dino destacou que essa é uma política prioritária para o Governo porque é uma conquista de direitos, pois é o título de terra que dará acesso a obtenção de crédito, financiamento e segurança jurídica. “A gente fica muito feliz porque reconhecemos que é um passo a mais para que vocês possam obter aquilo que desejam e que é direito. Esse título representa um passo para outras conquistas”, enfatizou.

A presidente do Iterma, Margareth Teixeira Mendes, explicou que a concessão desses títulos irá beneficiar 79 famílias com 2800 hectares de terra. “Essa regularização é a realização de um sonho porque a partir daí eles terão a segurança jurídica que serão donos dessas terras. O Estado fez o seu papel transferindo para essas pessoas de baixa renda e agricultores familiares de verdade”, reiterou.


A presidente da Associação Comunitária do Baixão da Coceira - de Santa Quitéria do Maranhão, Francisca da Silva, disse que esse título de terra representa a vitória de uma batalha que se estende há 10 anos. De acordo com ela, a associação deu entrada no Iterma em 2006, mas só agora, graças ao governador Flávio Dino, eles poderão comemorar essa conquista. “Não dá nem par externar o tamanho da alegria. Estou muito feliz. Foi muito tempo lutando. Toda a comunidade com certeza vai festejar", sublinhou.


Publicidade



Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, Recebe "Seminário do Plano de Educação Ambiental"

Os seminários têm como objetivo assegurar a implementação das linhas da Política Estadual de Educação Ambiental. (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), realizou na última sexta-feira(11) o 15º Seminário de Estruturação do Plano Estadual de Educação Ambiental, na Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha.

Os seminários têm como objetivo assegurar a implementação das linhas da Política Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, por meio de programas e projetos ambientais. 

O Seminário em Chapadinha, também, reuniu representantes dos municípios de Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Brejo, Buriti, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paulino Neves, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Bernardo e Tutóia.

A Política e o Sistema Estadual de Educação Ambiental estabelecem que o Plano em questão é o principal instrumento balizador das políticas, dos programas e projetos voltados para a área, devendo ser construído de forma participativa e democrática. “Por isso, estamos construindo as ações nestes seminários regionais, envolvendo as 19 UREs. Não é interessante fazer um plano de gabinete, é necessário ouvir todos os municípios do Estado e conhecer a realidade de cada um”, explicou a Superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Ana Paula Rios.


A mobilização para todos os seminários é direcionada às cooperativas; federações; associações e sindicatos; tomadores de decisões de entidades públicas e privadas (políticos, executivos e dirigentes, Câmara de Vereadores, promotorias de Justiça, secretarias municipais e afins, setor empresarial); educadores, gestores educacionais; organizações não-governamentais; gestores ambientais; povos e comunidades tradicionais (lideranças indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, produtores rurais, pescadores, grupos de marisqueiras, ribeirinhos); e outros interessados no tema.

Na ocasião, os presentes tiveram acesso às seguintes palestras: Gestão de Educação Ambiental no Maranhão; Plano Estadual de Educação Ambiental para a linha prioritária: educação ambiental como apoio às escolas sustentáveis; apresentação da forma como o Plano está sendo estruturado e, em seguida, o brainstorming sobre propostas que farão parte do documento. 

Para o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus Chapadinha foi muito importante receber o seminário na cidade, sendo relevante para a realidade enfrentada no dia a dia. “O seminário trará resultados satisfatórios para todos, pois, vemos cada dia mais a necessidade de discutir sobre a preservação do meio ambiente, e como educar nossos alunos no trato com ele. A educação ambiental de maneira formal ou informal abrange todos os campos da sociedade”, destacou ele.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Chapadinha, George Gustavo Gomes Júnior, “é muito importante a participação da sociedade junto ao poder público para discutir as propostas para o Plano de acordo com as necessidades de cada localidade”. Ao final dos seminários serão ouvidos todos os 217 municípios do Estado.



Publicidade



Arquivo do blog