WebNet

WebNet

quinta-feira, 9 de março de 2017

Sagrima Inicia, por Chapadinha, Capacitações em Agricultura de Baixo Carbono de 2017

Ao longo de 2016 mais 600 profissionais
participaram dos 13 cursos e eventos ligados ao ABC.


A etapa 2017 das capacitações em Agricultura de Baixo Carbono (ABC), promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), começou nesta terça-feira (7), com o curso de Elaboração de Projetos, no município de Chapadinha.

Com duração de três dias, o curso aborda as linhas de crédito dos bancos para financiamento de projetos ligados às tecnologias de baixa emissão de carbono e promove a capacitação dos técnicos do setor agropecuário participantes na elaboração de projetos nessa área. Eles serão multiplicadores dessas informações, de modo a facilitar o acesso dos produtores maranhenses a mais essa oportunidade de acesso a crédito.

É nosso papel fazer do nosso estado uma terra cada vez mais produtiva, sustentável e que gere riquezas e oportunidades para todos. Nesse contexto, a difusão de novas tecnologias, a exemplo do ABC, e a capacitação, são fundamentais para alcançarmos esse novo patamar produtivo”, explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser.

A Agricultura de Baixa Emissão de Carbono tem como base estratégias, processos, métodos e sistemas que permitam conciliar a produção de alimentos, madeira e bioenergia com redução de emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEEs). O ABC, também, busca desenvolver processos que permitam a geração de energia renovável nas próprias fazendas, para utilização das instalações agrícolas e residências em substituição da energia gerada a partir de fontes não-renováveis.

Com o objetivo de difundir essas tecnologias, a Sagrima vem realizando, desde 2015, capacitações com técnicos do setor agropecuário. Depois, eles compartilham as informações em pequenas e médias propriedades do estado. Ao longo de 2016, mais 600 profissionais participaram dos 13 cursos e eventos sobre ‘Recuperação de pastagens degradadas’, ‘Sistema de integração lavoura-pecuária-florestas’, ‘Sistema de plantio direto’ e ‘Florestas Plantadas e Elaboração de Projetos’. No programa ‘Mais Produção’, essa tecnologia já vem sendo aplicada, na cadeia produtiva da carne e couro, com a implantação de Unidades de Integração Lavoura e Pecuária (UDILPs), em nove municípios.


Publicidade



Arquivo do blog