WebNet

WebNet

terça-feira, 27 de junho de 2017

BRASIL - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) Será Aplicado em Outubro

Encceja é gratuito e as inscrições serão abertas em agosto; Prova é voltada para jovens que não concluíram ensinos fundamental e médio.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) marcou para 8 de outubro a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Quem quiser obter o certificado de conclusão do ensino médio e do ensino fundamental precisa realizar a prova.

O Encceja foi retomado neste ano, depois que o Ministério da Educação decidiu que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixaria de valer como comprovante de conclusão dessa etapa de ensino.

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas de 7 a 18 de agosto. As provas terão 30 questões de múltipla escolha para área de conhecimento. Os candidatos têm de atingir a pontuação mínima de 50 pontos para serem aprovados. Na redação, que vale 10 pontos, os inscritos têm de chegar aos 5 pontos.

O exame é a ferramenta mais adequada para avaliar as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. Pessoas com no mínimo 15 anos na data da realização das provas podem pleitear certificação do ensino fundamental. Já as com no mínimo 18 anos completos na data da realização das provas que desejam pleitear a certificação do ensino médio.


Arquivo do blog