WebNet

WebNet

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Quebradeiras de Coco Babaçu de Chapadinha são Contempladas com Agroindústria


Ascom ASA-MA

Mulheres extrativistas organizadas na Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu dos Projetos de Assentamento de Chapadinha (MA), situado no Povoado Canto do Ferreira, obtiveram uma grande vitória, não só para as mulheres do Canto do Ferreira, mas para todo o campesinato do Baixo Parnaíba.

Nesta terça-feira (27) de junho, foi assinado o contrato do Convênio que firma a execução do projeto de construção da Agroindústria de Beneficiamento de Babaçu. Os recursos são oriundos da Fundação Banco do Brasil (FBB) de aproximadamente 245 mil reais para a construção, compra de equipamentos e capacitações que estão previstas dentro do Projeto.


A presidenta da Associação, a Srª Gracilene Cardoso, afirma que não seria possível a realização deste projeto sem a ajuda dos parceiros envolvidos: Articulação do Semiárido Brasileiro - MA (ASA-MA), da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Campus de Chapadinha.


Para as mulheres que serão as verdadeiras donas e beneficiárias diretas do projeto, é de grande valor estar recebendo este ‘sonho’, pois não melhorará apenas a vida financeira das famílias, melhorará o empoderamento delas mesmas através da sua renda, a educação dos seus filhos e filhas, a qualidade da comida na mesa, a preservação dos babaçuais e a adoção de manejos agroecológicos. A agroindústria não representa apenas a melhoria de vida econômica das famílias envolvidas, é uma série de realizações envolvidas.



Publicidade



Arquivo do blog